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Futuridade e novas temporalizações da educação contemporânea: da reforma brasileira do ensino médio à agenda internacional

RESUMO:

Este artigo analisa a relação entre educação e o futuridade na sociedade contemporânea. Quais implicações as mudanças em nosso senso de futuro - cada vez mais marcada pelas ideias de risco e segurança - têm no projeto de progresso da modernidade, a força motriz por trás da educação moderna? Embora a estrutura das instituições de ensino não pareça ter mudado drasticamente, as práticas pedagógicas incorporam cada vez mais novos sentidos e significados. À medida que o conhecimento se torna cada vez mais dependente dos cálculos do futuro, uma nova lógica entra em vigor, justificando mudanças pedagógicas, sistemas de vigilância nas escolas e reformas educacionais, como a reforma do ensino secundário realizada no Brasil, em 2017. Isso também exige reajustes nas atividades e nas rotinas escolares, bem como a formulação de novas promessas educacionais segundo as agendas internacionais neoliberais.

Palavras-chave:
Futuridade; História da educação; Neoliberalismo; Reforma educacional; Risco

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