Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre experiência e desempenho docente e aprendizagem de universitários

O objetivo deste estudo foi relacionar a experiência dos docentes com a apresentação dos conteúdos e a aprendizagem de estudantes no nível universitário. É de se esperar que professores com mais experiência educacional sejam adaptáveis a novos contextos e que não apenas ensinem conteúdos a serem avaliados posteriormente. Metodologicamente, o projeto teve esquema quase-experimental tipo pré-teste/pós-teste. Foram escolhidos três professores de Ciências Exatas: professor experiente, auxiliar com nível superior e auxiliar estudante. Um texto-fonte lhes foi entregue com os conteúdos que deveriam ser ensinados a dez estudantes. As características do ensino foram analisadas quanto ao ajuste das aulas ao texto-fonte e avaliadas por juízes externos à pesquisa e pelos próprios estudantes. A aprendizagem dos conceitos foi avaliada por um pós-teste e uma autoavaliação dos estudantes, ambos de múltipla escolha. Apresentaram-se diferenças nos aspectos analisados nas aulas estudadas. A análise realizada permite evidenciar diferenças nos papéis, possibilitando fortalecer, assim, aspetos diferentes das aprendizagens dos estudantes em futuras aulas que venham a ministrar.

Nível de conhecimento; Ensinamento; Aprendizado


Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br