Acessibilidade / Reportar erro

Exercícios com carga inspiratória na função muscular respiratória no pós-operatório de gastroplastia: um ensaio clínico randomizado

Resumo

Introdução:

O pós-operatório de gastroplastia pode alterar a mecânica respiratória e predispor a complicações respiratórias.

Objetivo:

Avaliar os efeitos de exercícios com carga inspiratória na função muscular respiratória e na prevalência de atelectasias após gastroplastia.

Método:

40 voluntárias foram alocadas randomicamente em: Grupo Controle (GC), que recebeu Fisioterapia Respiratória Convencional (FRC) e Grupo Carga Inspiratória (GCI), que executou exercícios com carga inspiratória linear pressórica com 40% da pressão inspiratória máxima (PImáx), associados à FRC. Os tratamentos foram realizados duas vezes no pós-operatório imediato e três vezes no primeiro dia pós-operatório. Além da PImáx, foram avaliadas a pressão inspiratória nasal (PIN) e a pressão inspiratória máxima sustentada (PImáxS) antes e após o tratamento. Foi realizada análise de variância seguida de ajuste de Bonferroni, e o nível de significância estatística foi de 5% (p < 0,05).

Resultados:

Não houve diferença significativa nos valores de PIN e na PImáxS no GCI quando comparados o pré e pós-operatório, diferentemente do GC, no qual esses valores foram significativamente menores além de diferença entre os grupos no valor de PIN. A prevalência de atelectasias foi de 5% para GCI e 15% para GC, sem diferenças intergrupos.

Conclusão:

Houve manutenção da força muscular inspiratória e da resistência dos músculos respiratórios no grupo que realizou exercícios com carga inspiratória, associado a FRC com baixo índice de atelectasias após gastroplastia.

Palavras-chave:
Exercícios Respiratórios; Fisioterapia; Cirurgia Bariátrica; Obesidade; Força Muscular

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br