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A avaliação trienal dos programas de pós-graduação da Área 21

EDITORIAL

A avaliação trienal dos programas de pós-graduação da Área 21

O segundo semestre de 2013 foi marcado pela intensa atividade da Avaliação Trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), especificamente a Área 21, na qual a Fisioterapia está inserida, além da Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Ao término desse triênio, pode-se constatar que a Área 21 cresceu 22%, passando de 41 programas no triênio 2007-2009 para 51 no triênio 2010-2012, sem considerar a abertura dos cursos de Doutorado nos programas já existentes, sendo que, hoje, 50% dos Programas de Pós-graduação (PPGs) têm curso de Doutorado. O crescimento da área ocorreu não apenas de forma quantitativa, mas também em seus aspectos qualitativos, os quais podem ser visualizados pelo crescimento do número de cursos classificados com notas mais elevadas. Pela primeira vez na história da área, há um PPG com conceito 7 - Educação Física/USP, além dos outros 4 com conceito 6 - Ciências da Motricidade/UNESP de Rio Claro, Fisioterapia/UFSCar, Ciências da Reabilitação/UFMG e Distúrbios da Comunicação Humana/UNIFESP, o que referenda a qualidade das atividades, o empenho e a contribuição dos programas para estabelecer padrões de referência.

No que se refere à distribuição dos PPGs, a Educação Física apresenta maior uniformidade, estando presente na maioria das regiões brasileiras; a Fonoaudiologia concentra-se nas regiões Sudeste e Sul e a Fisioterapia, nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Já a Terapia Ocupacional apresenta somente um programa na região Sudeste. Em uma análise mais ampla, podemos associar a distribuição dos PPGs com os Cursos de Graduação, que mantêm distribuição semelhante, com uma demanda por mestres e doutores.

A Área 21 necessitou de intenso trabalho de reestruturação para atender à sua demanda. No triênio 2010-2012, foram incorporados 10 PPGs, sendo que um deles foi um Mestrado Profissional e outro que pode ser ofertado com Cursos de Mestrado e Doutorado. Destaca-se a preocupação da área com a baixa proporção de propostas aprovadas (aproximadamente 30%), em especial quanto aos cursos de natureza profissional que apresentam demanda expressiva na área e ainda possuem problemas em suas propostas. Ações são necessárias para que as novas propostas possam atender aos requisitos quantitativos e qualitativos mínimos requeridos para a abertura de novos cursos, como descrito no Documento de Área.

Uma das grandes mudanças nas diretrizes da Área 21 refere-se ao número de orientações por docente, que teve um aumento importante nesse triênio, passando de 3 a 6 orientações por docente para 4 a 8, quando do oferecimento de cursos de Mestrado e Doutorado. Tal ação visa aumentar especialmente o número de doutores formados na área.

Outro ponto bastante discutido e implementado nesse triênio diz respeito à produção intelectual, especialmente valorizando itens de produção nos estratos mais elevados, o que permitiu apontar para a necessidade de uma maior qualificação dos produtos em detrimento de aspectos apenas quantitativos. Apesar da valorização da qualidade, houve um aumento importante na quantidade de produtos, em relação ao triênio anterior. Além disso, a média e a mediana da área tiveram aumentos expressivos e saíram de 500 e 300 pontos para 600 e 400 pontos, respectivamente.

Um aspecto que necessita do contínuo acompanhamento da Área é o reduzido número de periódicos internacionais indexados que atendem satisfatoriamente às Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa dos programas, isto é, apresentam uma forte aderência às subáreas.

Por fim, a distribuição dos conceitos demonstra que a Área 21 está em consolidação, já que, nesse triênio, houve um aumento no número de PPGs com conceito 4 ou superior, apesar do grande percentual de programas com conceito 3, decorrentes da sua recente entrada no sistema.

André Luiz Felix Rodacki

Coordenador da Área 21

Maria Cecilia Martinelli Iorio

Coordenadora-adjunta da Área 21

Rinaldo Roberto de Jesus Guirro

Coordenador-adjunto de Mestrado Profissional da Área 21

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013
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