Acessibilidade / Reportar erro

Cinema e contraluz: limiares da repressão na cultura midiática argentina

Cinema and backlighting: on the threshold of repression of Argentine media culture

Resumos

Este artigo busca examinar em filmes argentinos (notadamente valentín, Kamchatka e O segredo dos seus olhos) o procedimento da contraluz, entendido como um modo de composição narrativa em que eventos relacionados a ditaduras e outras formas de repressão movem-se no escuro, porém atuando agudamente sobre a trajetória das personagens. A partir de uma breve recuperação do movimento de internacionalização da cinematografia argentina, que, já em meados de 1980, articula estruturas dramáticas convencionais e denúncia política, pretende-se analisar o modo como parte do cinema deste século representa a violência de estados autoritários. Seja pelo investimento imaginativo, pela metalinguagem ou pela alegoria, essas narrativas renunciam às imagens explícitas da violência dos aparatos repressores e engendram dramaturgias de grande eficácia comunicacional. Coloca-se, assim, em discussão, a capacidade reflexiva desses filmes no que se refere às relações entre o ficcional, o midiático e o social.

cinema argentino; autoritarismo; cultura midiática


This paper examines the backlighting technique used in Argentine movies (mainly valentín, Kamchatka, and The Secret in Their eyes), seen as a kind of narrative composition in which events related to dictatorships and other forms of repression operate in the dark, but strongly affect the fate of the characters. Starting from a brief overview of the internationalization of the Argentine film industry, which, as early as the mid-1980s, had already articulated conventional dramatic structures and political denunciation, this study analyzes how part of the cinema of this century represents the violence of authoritarian states. Be it through imaginative investment, metalanguage, or allegory, these narratives renounce graphic images of the violence of repressive apparatuses and create dramaturgical compositions of highly effective communication. Thus, this work discusses the reflective capacity of these films as it pertains to the relationship between the fictional, mediatic and social contexts.

Argentine cinema; authoritarianism; media culture


  • ANDERMANN, Jens. New argentine cinema London: I. B. Taurus, 2012.
  • ARISTÓTELES. Poética São Paulo: Ars Poetica Editora, 1981.
  • AUFDERHEID, Patricia. Awake Argentina!. In: Film comment Vol. 22, no.2, 1986. p. 54.
  • BLACK, Joel. The reality effect - film culture and the graphic imperative. New York: Routledge, 2002.
  • CAMPANELLA, Juan José. Campanella às claras. O globo Rio de Janeiro. 17 de agosto de 2012. Segundo Caderno, p. 1 Entrevista concedida a Rodrigo Fonseca.
  • CANCLINI, Néstor García. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.
  • FALICOV, Tamara. Argentina's blockbuster movies and the politics of culture under neoliberalism, 1989-98. In: Media, culture & society. Vol. 22, 2000. pp. 327-342.
  • ______. Film production in Argentina under democracy, 1983-1989: The official Story (La historia oficial) as an international film. In: Southern Quartely, Vol 39, no. 4, 2001. pp. 123-134.
  • GOMES, Renato Cordeiro. Por um realismo brutal e cruel. In: MARGATO, Izabel e GOMES, Renato Cordeiro (Org.). Novos realismos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. pp. 71-89.
  • O'DONNELL, Guillermo. Contrapontos: autoritarismo e democratização. São Paulo: Vértice, 1986.
  • PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
  • RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
  • ______. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
  • ROSSET, Clément. O princípio da crueldade. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
  • SACHERI, Eduardo. O segredo dos seus olhos. Rio de Janeiro: Objetiva: 2011.
  • SARLO, Beatriz. Tempo passado São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
  • XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
  • A história oficial/La historia oficial (Luiz Puenzo, Argentina, 1985, 112', ficção)
  • Abutres/Carancho (Pablo Trapero, Argentina/Chile/França/Coréia do Sul, 2010, 107', ficção)
  • Contra todos (Roberto Moreira, Brasil, 2004, 96', ficção)
  • Kamchatka (Marcelo Piñeyro, Argentina/Espanha, 2002, 105', ficção).
  • Nove rainhas/Nueve reinas (Fabián Bielinsky, Argentina, 2000, 115', ficção)
  • O filho da noiva/El hijo de la novia (Juan José Campanella, Argentina/Espanha, 2001, 124', ficção)
  • O segredo dos seus olhos/El secreto de sus ojos (Juan José Campanella, Argentina, 2009, 127', ficção)
  • Um conto chinês/Un cuento chino (Sebastián Borensztein, Argentina/Espanha, 2011, 93', ficção)
  • Valentín (Alejandro Agresti, Argentina/Holanda, 2002, 86', ficção).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    Out 2013
  • Aceito
    Dez 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com