Acessibilidade / Reportar erro

Imersão em games narrativos

Immersion in narrative games

Resumos

O texto discute as expressões utilizadas para caracterizar a experiência de imersão em games narrativos. O ponto de partida é uma revisão dos significados associados à suspensão de descrença na literatura, no cinema e na televisão, orientada pelo questionamento do mito da audiência ingênua, incapaz de distinguir entre a representação e a realidade. Duas características das narrativas midiáticas interativas - o exercício da agência e as disparidades entre as interfaces de hardware e software - evidenciam o caráter ativo do envolvimento do público com as representações midiáticas. Propõe-se que, no caso dos games, essa habilidade que permite agir simultaneamente no mundo do jogo e no mundo real estaria melhor caracterizada como uma encenação de crença.

games; imersão; suspensão de descrença; agência; interatividade; interfaces; encenação de crença


This paper discusses the expressions used to refer to the experience of immersive in narrative games. The starting point is a review of the meanings associated with the suspension of disbelief in literature, cinema and television, challenging the myth of the naïve audience that cannot distinguish between representation and reality. Two characteristics of interactive media narratives - the possibility of agency and the disparities between hardware and software interfaces - reveal the active nature of the audience's involvement with media representations. It is proposed that, in the case of games, this ability, which allows for simultaneous actions in the world of games and in the real world, is better described as a performance of belief.

games; immersion; suspension of disbelief; agency; interactivity; interfaces; performance of belief


  • AARSETH, Espen. Genre Trouble: narrativism and the art of simulation. In: WARDRIP-FRUIN, Noah e HARRIGAN, Pat (Orgs) First Person: new media as story, performance and game Cambridge: MIT Press, 2004, pp. 45-55.
  • BOLTER, Jay D. e GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding new media Cambridge: MIT Press, 1999.
  • COLERIDGE, Samuel T. Biographia Literaria EBook #6081, Project Gutenberg, Release date Julho de 2004, Última atualização Janeiro de 2013. Disponível em http://www.gutenberg.org/ebooks/6081 [05/02/2013]
  • DOUGLAS, J. Yellowlees e HARGADON, Andrew. The Pleasures of Immersion and Interaction: schemas, scripts and the fifth business. In. WARDRIP-FRUIN, Noah e HARRIGAN, Pat (Orgs) First Person: new media as story, performance and game Cambridge: MIT Press, 2004, pp. 192-206.
  • FRAGOSO, S. Situação TV. In. MALDONADO, E. et al. (Orgs) Mídias e Processos Socioculturais São Leopoldo: Unisinos, 2000, pp. 101-114. Disponível em http://www.academia.edu/2537713/Situacao_TV [20/10/2013]
  • FRAGOSO, S. de interações e interatividade. Revista Fronteiras - estudos midiáticos 3 (1), 2001, pp. 83-95. Disponível em http://www.academia.edu/247813/de_interacoes_e_interatividade [20/10/2013]
  • FRAGOSO, S. Cunctus ergo Sum: crítica à compreensão cartesiana de sujeito nos estudos da cibercultura. In. TRIVINHO, E. e dos REIS, A. P. (Orgs) A cibercultura em transformação: poder, liberdade e sociabilidade em tempos de compartilhamento, nomadismo e mutação de direitos. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2010. Disponível em http://www.abciber.com/publicacoes/livro2 [20/10/2013]
  • GENETTE, Gérard. Narrative discourse revisited New York: Cornell University Press, 1988
  • GROMALA, Diane. Response to Stuart Mouthrop. In. WARDRIP-FRUIN, Noah e HARRIGAN, Pat (Orgs) First Person: new media as story, performance and game Cambridge: MIT Press, 2004, pp. 56-60.
  • GUNNING, Tom. An Aesthetic of Astonishment: Early Film and the (In)Credulous Specator. In. BAUDY, Leo and COhen, Marshall (Orgs) Film Theory and Criticism New York: Oxford University Press, 1998, pp. 114-133
  • KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • LAUREL, Brenda. Computer as Theatre Reading :Addison-Wesley, 1993.
  • LLANOS, Stein C. e JØRGENSEN, Kristine. Do Players Prefer Integrated User Interfaces? A Qualitative Study of Game UI Design Issues. Proceedings of DiGRA 2011 Conference: Think Design Play, Utrecht, Holanda, 14-17 de setembro de 2011. Disponível online em http://www.digra.org/dl [05/02/2013]
  • MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério São Paulo: SENAC, 2000.
  • MACHADO, Arlindo. Regimes de Imersão e Modos de Agenciamento. Anais do XXV Intercom, Salvador, 1-5 de setembro de 2002. Disponível online em http://comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/Imersao%20e%20Agenciamento%20-%20Machadotexto5.pdf [05/02/2013]
  • MANGEN, Anne. Hypertext Fiction Reading: haptics and immersion. Journal of Research in Reading 31(4), 2008, pp. 404-419.
  • MANNONI, Octave. La Outra Escena: Claves de lo imaginario Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1997.
  • McGONICAL, Jane. A Real Little Game: the performance of belief in pervasive play. . Proceedings of DiGRA 2003 Conference: Level Up, novembro de 2003. Disponível online em http://janemcgonigal.files.wordpress.com/2010/12/mcgonigal-a-real-little-game-digra-2003.pdf [05/02/2013]
  • METZ, Christian. The Imaginary Signifier: psychoanalysis and the cinema Bloomington: Indiana University Press, 1982.
  • MURRAY, Janet. Hamlet on the Holodeck: the future of narrative in cyberspace Cambridge: MIT Press, 1998
  • O'HARA, Kenton; GRIAN, Hazel e WILLIAMS, John. Participation, collaboration and spectatorship in an alternate reality game. Proceedings of the 20th Australasian Conference on Computer-human Interaction: Designing for Habitus and Habitat - OZCHI'08, pp. 130-139. DOI 10.1145/1517744.1517787 [05/02/2013]
  • 22
    OLIVEIRA, Thaiane e ANDRADE, Luiz Adolfo de . Um jogo de realidades e ficcionalidades. Ciberlegenda 22, 2010. Disponível online em http://www.proppi.uff.br/ciberlegenda/um-jogo-de-realidades-e ficcionalidades [05/02/2013]
  • SALEN, Katie e ZIMMERMAN Eric. Rules of Play: game design fundamentals Cambridge: MIT Press, 2004.
  • TOMKO, Michael. Politics, Performance, and Coleridge's "Suspension of Disbelief" Victorian Studies 49 (2), 2007, pp. 241-249. Disponível online em https://muse.jhu.edu/journals/victorian_studies/toc/vic49.2.html [05/02/2013]
  • WERTHEIM, Margareth. The Pearly Gates of Cyberspace: a history of space from Dante to the Internet New York, W. W. Norton & Company, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    Set 2013
  • Aceito
    Nov 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com