O processo de desenvolvimento de contêineres e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm, no mundo inteiro, interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterlands). Essas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. O presente trabalho apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da desenvolvimento de contêineres, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands e apresentar metodologias para sua delimitação. Essa contextualização conceitual e metodológica encontra-se ilustrada com sua aplicação ao caso do terminal de contêineres do porto de Rio Grande com apoio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Como resultado, os autores concluem que a delimitação de hinterlands é essencial para auxiliar o planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição.
Hinterland; Portos; Terminal de contêineres; Sistemas de Informação Geográfica; (SIG)