Acessibilidade / Reportar erro
Horizontes Antropológicos, Volume: 23, Número: 48, Publicado: 2017
  • Apresentação Apresentação

    Segata, Jean; Lewgoy, Bernardo; Velden, Felipe Vander; Bevilaqua, Ciméa
  • O Aedes aegypti e o digital Artigos

    Segata, Jean

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo conjuga interesses do campo das relações humano-animal com aquelas da pesquisa antropológica em cibercultura. Trata-se de uma reflexão sobre as redefinições de cultura a partir das tecnologias da computação e da informação e sua estreita articulação com a ordem de produção e de controle da vida. Esses temas são abordados a partir dos resultados de uma pesquisa etnográfica na qual acompanhei a implantação de uma nova metodologia de atuação contra o Aedes aegypti em uma capital do Nordeste do Brasil, baseada em tecnologias para georreferenciamento de zonas de risco. O meu objetivo é o de fazer aparecer o modo como mosquitos e pessoas têm suas vidas cruzadas, produzidas e governadas localmente por meio da presença cada vez mais ubíqua e pervasiva de infraestruturas globais, como aquelas da biologia, da química e particularmente, das novas tecnologias digitais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper combines interests on human-animal relations with those from anthropological research in cyberculture. Besides, it is a reflection on the redefinitions of culture from the information and computing technologies, and its close articulation with the production order and control of life. Moreover, these themes are based on the results of an ethnographic research in which I followed the implementation of a new methodology of action against the Aedes aegypti in a capital of Northeast Brazil, based on technologies for georeferencing of risk areas. Furthermore, my goal is to show how mosquitoes and people have their lives crossed, produced and governed locally by means of the increasingly ubiquitous and pervasive presence of global infrastructures, such as biology, chemistry and particularly new digital technologies.
  • Onças e humanos em regimes de ecologia compartilhada Artigos

    Süssekind, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo: O ponto de partida para este artigo é uma pesquisa de campo realizada entre os anos de 2006 e 2008 em fazendas de gado no sul do Pantanal que abrigavam projetos de conservação da onça-pintada, ou jaguar (Panthera onca). Os dois temas abordados são complementares. O primeiro poderia ser descrito como uma ecologia compartilhada, e se refere aos contrastes e composições possíveis entre as práticas de conhecimento de biólogos da conservação e aquelas de vaqueiros e caçadores do Pantanal. Trata-se, nesse caso, de um estudo de caso que permite algumas considerações sobre as relações complexas entre saberes científicos e tradicionais, problematizando as linhas de continuidade e os conflitos que surgem de um encontro desse tipo. O segundo tema diz respeito às trajetórias individuais de determinados agentes, ou atores, nos estudos de campo biológicos. Trata-se, dessa vez, de pensar o modo como ações específicas, e por vezes inusitadas, de certas onças, são incorporadas às práticas e aos conhecimentos (científicos ou não) constituídos a respeito do comportamento da espécie. Esses dois temas – a saber, conhecimento científico versus tradicional e trajetórias individuais dentro do estudo do comportamento animal – permitem uma reflexão sobre a rede de conservação da onça-pintada a partir de elementos que em geral são ocultados ou invisibilizados nos processos de circulação dos fatos científicos aqui descritos. A aposta do artigo é que o foco nesses atores abra novas perspectivas para as questões socioecológicas que a rede conservacionista em questão é capaz de capturar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The starting point for this article is a fieldwork conducted between 2006 and 2008 on cattle ranches in the southern Pantanal that were home to jaguar (Panthera onca) conservation projects. The two themes addressed in it are complementary. The first could be described as a shared ecology, and refers to the contrasts and possible compositions between the knowledge practices of conservation biologists and those of the Pantanal cowboys and hunters. In this case, it is an example that allows some considerations about the complex relations between scientific and traditional knowledge, questioning the lines of continuity and the conflicts that arise from such a meeting. The second theme concerns the individual trajectories of particular agents, or actors, in biological field studies. It is a question of how the specific and sometimes unusual actions of certain jaguars are incorporated into the practices and knowledge (scientific or not) connected with the behavior of the species. These two themes – namely, scientific versus traditional knowledge and individual trajectories within the study of animal behavior – allow a reflection on the conservationist network of the jaguar using elements that are usually hidden or invisible in the processes of circulation of the facts described herein. The point of the article is that the focus on these themes opens new perspectives to the socioecological issues that the conservationist network in question is capable of capturing.
  • Javalis no Pampa: invasões biológicas, abigeato e transformações da paisagem na fronteira brasileiro-uruguaia Artigos

    Sordi, Caetano; Lewgoy, Bernardo

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, discutimos algumas reações sociais e simbólicas ao processo de invasão biológica conduzido por suínos ferais da espécie Sus scrofa (javalis e seus híbridos com porcos domésticos) na região de fronteira brasileiro-uruguaia desde um ponto de vista etnográfico. A partir das conexões estabelecidas pelos agentes locais entre o javali e outros entes da paisagem pampiana, como o ladrão de gado, o eucalipto australiano e a gramínea africana conhecida como capim-annoni (Eragrostis plana Nees), sugerimos que o suíno feral e sua agência são metonímicos de processos socioambientais mais amplos, ligados às transformações que a paisagem pampiana vem sofrendo nas últimas décadas. Nesse sentido, defendemos que a espécie invasora manifesta tensões mais amplas, concernentes às relações de propriedade e trabalho no meio rural, assim como se constitui como índice mais recente da lenta decadência de um modo de vida bastante específico: a pecuária extensiva sobre campos nativos, antigo pilar da ruralidade gaúcha.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, we discuss some symbolic and social reactions to a biological invasion process carried by feral pigs of the species Sus scrofa (European wild boars and its hybrids with domestic pigs) in the Brazilian-Uruguayan border from an anthropological point of view. Based on connections established by local agents between boars and other entities of the landscape such as cattle rustlers, Australian eucalyptus and the South-African lovegrass (Eragrostis plana Nees), we suggest that feral pigs and their agencies are metonymic for broader socio-environmental tensionalities, which are in turn linked to the deep transformations the pampean landscape has undergone in the last decades. In this sense, we argue that the invasive species manifests broader tensions concerning labour relations and landownership, as well as it stands as the most recent manifestation of the slow decadence of extensive ranching on natural grasslands, formerly the very core of Southern Brazilian rurality.
  • Dos galhos às grades: cotidiano e relações interespécies no “Bosque”. Reflexões sobre as interações face a face entre humanos e macacos-de-cheiro (Saimiri sciureus sciureus) na cidade (Belém-PA) Artigos

    Silveira*, Flávio Leonel Abreu da; Silva**, Matheus Henrique Pereira da

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir da experiência etnográfica junto às paisagens do zoo do Bosque Rodrigues Alves, na cidade de Belém (PA), nos voltamos às relações entre humanos e não humanos, mais diretamente às interações cotidianas entre tratadores, biólogos, médicos veterinários e a espécie de primata conhecida por mico-de-cheiro (Saimiri sciureus sciureus), bem como as interações com os visitantes e transeuntes que deambulam no interior e no entorno da área verde, envolvendo cuidados sob a ótica do bem-estar animal, no caso da equipe da fauna, até as relações de comensalismo, possibilitando experiências multissensoriais entre humanos e micos, apontando para deslocamentos quanto à perspectiva e às atitudes em relação aos não humanos na urbe amazônica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the etnographic experience in the zoo of Bosque Rodrigues Alves, in the city of Belém (PA), we focus on the relationships between humans and non-humans, specifically the daily interactions between carers, biologists, veterinarians and the primate specie known as squirrel monkey (mico-de-cheiro) (Saimiri sciureus sciureus), as well as the interactions with the visitors and passersby that walk in and around the green area, involving the care for the animals’ well-being, in this case the fauna team, and even the relationships of commensalism, allowing multisensorial experiences between humans and monkeys, pointing to the displacement of perspectives and attitudes towards the non-humans in the urban Amazônia.
  • A sorte da carne. Topologia animal nos Andes meridionais Artigos

    Pazzarelli, Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta uma análise etnográfica das relações estabelecidas durante a matança e as carneadas de animais de criação em uma comunidade aborígine do noroeste da Argentina, na região dos Andes meridionais. Argumenta-se que a topologia que se exprime a partir desses processos expõe os modos em que o espíritu (ou ánimu) dos animais e a relação de sorte que eles compartilham com os pastores devem ser tirados para fora dos corpos, na tentativa de transformá-los em carne comestível. Assim, as operações de separar, dobrar e envolver, junto com o processo de desidratação, tornam-se relevantes na hora de compreender as relações entre distintos corpos e as conexões potenciais entre diferentes lados do mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents an ethnographic analysis of the relationships established during the killing and slaughter of farm animals in an Aboriginal community in the northwest of Argentina, in the region of the Southern Andes. It is argued that the topology that expresses these processes exposes the ways in which the espíritu (or ánimu) of animals and the relationship of luck they share with pastors should be drawn out of the body, to turn it into edible meat. Thus, operations of separating, folding and wrapping, together with the dehydration process become relevant in order to understand the relationships between different bodies and potential connections between different sides of the world.
  • O sexo e a morte dos touros. A controvérsia taurina e o ocaso da tragédia Artigos

    Calavia Sáez, Oscar

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo explora as claves simbólicas da tourada espanhola e do movimento antitaurino que postula a sua erradicação. Em que pese o acirramento do seu antagonismo, “taurinos” e “antitaurinos” têm em comum algumas diferenças com o paradigma “moderno” de separação natureza/cultura (ou humano/animal) e elaboram, cada um por seu lado, uma identificação entre os humanos e os seus animais de escolha. Essa identificação – que no caso das touradas remete ao tema clássico do sacrifício – põe em jogo noções sobre gênero e sexualidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: I explore the symbolic keys of the Spanish bullfight, as well as those embedded in the growing anti-bullfight movement. Notwithstanding their rampant antagonism, bullfight lovers and bullfight haters share a stand against the “modern” nature/culture (animal/human) divide. They both build, albeit in a divergent fashion, an identification between the humans and their chosen animals. This identification, that in bullfight redirects to the classical anthropological theme of sacrifice – is grounded on sex and gender conceptions.
  • A brutidade entre vaqueiros e búfalos no baixo Araguari – Amapá Artigos

    Stoeckli, Pedro

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo aborda a atividade do vaqueiro no trabalho com o búfalo do pântano (Bubalus bubalis) em uma região de várzea amazônica a partir de pesquisa etnográfica. Em diálogo com o debate sobre a domesticação, primeiramente descrevo alguns aspectos do trabalho dos vaqueiros com os rebanhos de búfalos, como dobrar, derrubar e marcar o gado. Ao considerar essas atividades, destaco um termo que aparece constantemente na descrição que vaqueiros fazem dos búfalos e de seu trabalho com eles, o bruto. Ao propor a centralidade da expressão brutidade, que os vaqueiros utilizam em sua compreensão dos búfalos, proponho que essa noção é um conceito que intermedia e orienta as ações e interações entre os dois seres. Nesse processo, a brutidade acaba por constituir como o próprio vaqueiro pensa a si e a sua atividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is based on original ethnographical research and discusses the activity of the cowboy in his work with the swamp buffalo (Bubalus bubalis) in an Amazonian lowland region. In order do stablish a dialogue with the current debate on the topic of domestication, I firstly describe some aspects of the cowboys’ work with the herds of buffaloes, such as dobrar, derrubar and the marking of the cattle. While presenting these activities, I highlight a term that constantly appears in the description that the cowboys make of the buffalos and of their work with them, the term brute. Thus, I emphasize the centrality of the expression brutidade (brutality) that the cowboys use in their understanding of the buffalo. I propose that this term is a concept that intermediates and guides the actions and interactions between the two beings. While doing so, the brutidade ultimately constitutes how the cowboy thinks about himself and his activity.
  • Centauros de motocicleta: o cavalo como testemunha do “processo domesticatório” do gaúcho Artigos

    Kosby, Marília Floôr; Lima, Daniel Vaz; Rieth, Flávia Maria Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo discute como gaúchos e cavalos compartilham uma trajetória de relações que configuram um processo domesticatório comum, no universo da pecuária no pampa brasileiro – considerando tal processo como parte dos movimentos das elites econômicas e políticas no sentido de burocratização e racionalização do trabalho e da produção nas estâncias de criação de gado bovino. A noção de “sujeição” dos cavalos domados, como fruto da negociação de forças que envolve o emprego das técnicas da chamada doma tradicional ou doma gaúcha, empreendimento em que se privilegia o uso da força bruta como forma de “ensinar” os equinos, acompanha a histórica burocratização da pessoa do trabalhador rural da lida campeira. Os dados etnográficos que embasam esta pesquisa foram elaborados a partir de trabalho de campo realizado entre os anos de 2010 e 2014, com o intuito de subsidiar as análises do Inventário Nacional de Referências Culturais – Lidas Campeiras na Região de Bagé/RS, bem como seus desdobramentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present article discusses how gaúchos and horses share a path of relations which set a common domesticating process, in the universe of cattle breeding in the Brazilian Pampa – considering such process as part of movements of the economical and political elites with the intention of bureaucratization and rationalization of the work and the production at cattle farming ranches. The idea of “submission” of the tamed horses, as a result of the negotiation of forces which involve the use of the techniques called as traditional taming or gaúcha taming, a venture in which the use of brutal force is privileged as a way to “teach” the horses, follows the historical bureaucratization of the rural worker in the campeira handling. The ethnographic data on which this research is based were elaborated from field work carried out between the years of 2010 and 2014, with the purpose of subsidizing the analysis of the National Register of Cultural Reference – Campeiras Handling in the Bagé Region/RS, as well as its developments.
  • Cães e preconceito na África do Sul: um diálogo entre literatura e etnografia* Artigos

    Borges, Antonádia

    Resumo em Português:

    Resumo: Coadunando ficção literária e etnográfica, o presente artigo toma como inspiração o romance Disgrace de Coetzee, os chamados discursos de ódio atribuídos a Julius Malema e a experiência dos moradores de fazenda na região de Kwazulu-Natal para problematizar disputas entre “ideais de existência” que têm cães como mediadores. O objetivo aqui é atentar para o efeito epistemológico que o entendimento das trocas de insultos por meio dos animais pode ter sobre nossa compreensão do racismo na África do Sul e alhures, e sobre o papel da antropologia a esse respeito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Bringing together a novel (Disgrace, by Coetzee), Julius Malema’s so-called hate speeches and farm-dwellers eviction experiences in Kwazulu-Natal, the paper aims to analyse disputes on “existence ideals” that entail dogs as mediators in South Africa and beyond. Insults through animals challenge our understanding of persistent racism and offer an opportunity to an anthropological self-critic.
  • Conversões e predisposições à proteção de animais de rua: vocações, sensibilidades e moralidades Artigos

    Osório, Andréa Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo: Protetores de animais de rua dedicam-se a cuidar ou retirar das ruas animais que julgam não deverem estar ali, sobretudo cães e gatos. Na raiz desse tipo de ação parecem estar processos de sensibilidade ao sofrimento animal conjugados com processos morais. A partir de entrevistas com protetores fluminenses, este artigo pretende discutir algumas narrativas sobre predisposições e conversões à proteção animal. As primeiras incluem uma memória de animais de estimação na infância como um elemento importante do desenvolvimento de uma atenção ao sofrimento animal; as segundas se referem ao alinhamento a novos valores e identidades na idade adulta. Em ambos os casos, a relação com um ou mais animais é enfatizada como importante para o desenvolvimento de novas sensibilidades e/ou de engajamentos específicos e ações concretas, descortinando uma série de processos que agenciam animais e humanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Homeless animal protectors are volunteers who rescue, care for and donate abandoned animals for human adoption. In the base of this kind of actions there seems to be processes that raise sensitivities to animal suffering along with moral issues. This paper aims to discuss interviews with protectors in Rio de Janeiro estate, Brazil, focusing on predispositions and conversions to the animal cause. These include a memory of pets in childhood as a relevant element in developing attention to animal suffering and an alignment to new values and identities in adulthood. In both cases, relations with one or more animals are important to the development of new sensitivities and/or concrete actions that gives visibility to animal as well as human agency.
  • Corpos comensuráveis: produção de modelos animais nas ciências biomédicas* Artigos

    Souza, Iara Maria de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo: A utilização de modelo animal, em especial camundongos e ratos, é uma prática consolidada nas pesquisas biomédicas, que visam, usualmente, caracterizar processos biológicos ou testar tratamentos, medicamentos em animais não humanos antes de verificar se os resultados se aplicam aos humanos. Tal uso de animais se assenta na proximidade genética entre humanos e roedores, portanto, na suposição de que os processos biológicos de humanos e animais são similares. Os corpos dos animais são tratados como substitutos ou representativos dos humanos, mas isso não significa dizer que são apenas representações cognitivas, eles são também encarnações de ações e práticas que constituem tipos de questões científicas e indicam que perguntas podem ser respondidas. O que este trabalho pretende interrogar são os modos práticos de produção de modelos animais. Como os animais se tornam portadores de doenças relevantes para os humanos? Como tornar seus corpos comensuráveis aos nossos?

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The use of animal models, particularly mice and rats, is a well established practice in biomedical research, aiming usually at characterizing biological processes or testing drugs and treatments in non humans before trying if they are applicable to humans. Such use of animals is based on the existence of genetic similarities between human and rodents, since human biological processes are assumed to be analogue with animals. Animal bodies are treated as substitute or representative of human bodies in experiments, but this does not mean they are only cognitive representations: they are also incarnations of actions and practices that guide scientific questions and interrogations. This paper intends to explore the practical means of production of animal models: how animals become carriers of diseases relevant to humans? How to make their bodies commensurate to ours?
  • Ser ou não ser: poderia um chimpanzé fazer a pergunta de Hamlet? Artigos

    Rapchan, Eliane Sebeika; Neves, Walter Alves

    Resumo em Português:

    Resumo: Os estudos sobre comportamento de primatas não humanos, particularmente aqueles dedicados aos chimpanzés, realizados a partir da década de 1960, têm exposto um conjunto de conhecimentos sobre as capacidades cognitivas e a complexidade dos comportamentos individuais e coletivos desses animais que sugerem reflexões tanto sobre o lugar e o papel da vida social em seu desenvolvimento quanto sobre a extensão e a profundidade das características singulares de cada chimpanzé. Ambas as dimensões são, aliás, profundamente associadas pelas perspectivas das ciências sociais e humanas. A discussão sugerida visa pontuar os resultados obtidos em pesquisas sobre chimpanzés selvagens e de laboratório relacionados a temas como emoções e sentimentos, consciência, teoria da mente, noção de pessoa e capacidade simbólica com o intuito de contribuir com as discussões sobre a viabilidade, ou não, de se considerar a existência de uma “subjetividade animal”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Studies on non-human primates behavior, particularly those dedicated to chimpanzees conducted from the 1960s, have exposed discoveries about their cognitive skills and their individual and collective complex behavior what suggests reflections about both the place and the role of social life in their development, as the extent and the depth of the unique characteristics of each chimpanzee. Both dimensions are indeed deeply associated with the prospects of social and human sciences. The discussion suggested aims to point out the results obtained in research on wild chimpanzees and laboratory-related topics such as emotions and feelings, consciousness, theory of mind, the notion of person and symbolic capacity in order to contribute to discussions on the feasibility, or not, to consider the existence of an “animal subjectivity.”
  • Trajetórias de uma antropologia da saudade: entrevista com Bela Feldman-Bianco Espaço Aberto

    Machado, Beatriz Ribeiro; Dupin, Leonardo Vilaça; Vitor, Victor Cezar de Sousa
  • Entrevista com Christian Bromberger Espaço Aberto

    Damo, Arlei Sander; Oliven, Ruben George; Oro, Ari Pedro; Eckert, Cornelia
  • CHRISTENSEN, Dorthe Refslund; WILLERSLEV, Rane (Ed.). Taming time, timing death: social technologies and ritual. Farnham: Ashgate, 2013. 269 p. Resenhas

    Lima, Clarissa de Paula Martins
  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro; BARBOSA, Raoni Borges. Da subjetividade às emoções: a antropologia e a sociologia das emoções no Brasil. Recife: Edições Bagaço; João Pessoa: Edições GREM, 2015. 115 p. (Série Cadernos do Grem n. 7). Resenhas

    Oliveira, Jainara Gomes de; Santana, Tarsila Chiara
  • MATTOS, André Luiz Rodrigues de Rossi. Uma história da UNE (1945-1964). Campinas: Pontes Editores, 2014. 352 p. Resenhas

    Sampaio, Thiago Henrique
  • SERAFIM, Vanda Fortuna. Revisitando Nina Rodrigues: um estudo sobre as religiões afro-brasileiras e o conhecimento científico no século XIX. Maringá: Eduem, 2013. 162 p. Resenhas

    Costa, Hilton
  • SÁ, Guilherme. No mesmo galho: antropologia de coletivos humanos e animais. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013. 224 p. Resenhas

    Amante, Victor Abreu
  • METCALF, Peter. Cultura e sociedade. São Paulo: Saraiva, 2015. 224 p. Resenhas

    Favreto, Cristiane Bade
  • HOBSBAWM, Eric. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 182 p. Resenhas

    Dupas, Elaine; Assis, Patrícia Berti de
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br