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Educação médica e saúde: limites e possibilidades das propostas de mudança

TESES

Educação médica e saúde: limites e possibilidades das propostas de mudança

Marcio José de Almeida

Tese de Doutorado, 1997. Orientadora: Profª Drª Ana Maria Malik. Faculdade de Saúde Pública/USP

Este estudo insere-se no campo de desenvolvimento de recursos humanos em saúde e neste está orientado para o componente formação, centrando-se particularmente na educação médica. Tendo como cenário a América Latina, região em que se desenvolvem desde os anos 80 processos nacionais de reforma do setor saúde, realizou-se uma análise acerca do papel que os recursos humanos desempenham nestes processos. Foi constatada a existência de preocupações quanto à importância dos recursos humanos em saúde na construção de novos modelos de atenção à saúde mas, paradoxalmente, verificou-se a inexistência de políticas voltadas à reorientação dos perfis profissionais. A partir de uma reconstrução histórica do movimento latino-americano de educação médica e de suas relações com a educação médica norte-americana, analisaram-se os embasamentos teórico-conceituais, os atores e os impactos das iniciativas que ocorreram na segunda metade deste século, desde a medicina preventiva (anos 50/60) até a integração docente-assistencial (anos 70/80). Ao mesmo tempo, incorporaram-se na análise os acontecimentos mundiais de educação médica que ocorreram no final dos anos 80 e início dos anos 90, buscando identificar suas relações com o movimento regional. Essa análise permitiu identificar as bases e motivos do surgimento, nos anos 90, de quatro propostas de mudança da educação médica que vêm tendo lugar nos países da América Latina: "a proposta UNI" (Uma nova iniciativa na educação dos profissionais de saúde: união com a comunidade), da Fundação Kellogg; a "proposta Changing" (Mudando a educação e a prática médica: uma agenda para a ação), da OMS; a "proposta Network", da Rede de instituições educacionais de ciências da saúde orientadas para a comunidade; a "proposta Gestão de qualidade na educação médica", da OPS. O conjunto dessas propostas constitui-se no objeto de estudo da pesquisa realizada. Pelo estudo de cada uma das propostas, foram reconstruídos seus históricos, suas concepções teórico-metodológicas, seus processos de implantação e desenvolvimento. Pelas reconstruções e análises estruturais de cada uma, acumularam-se elementos que contribuem para a compreensão de cada uma delas, dos seus limites e possibilidades. Nas conclusões do estudo têm lugar algumas análises comparativas entre as propostas, enfoca-se o desenvolvimento das mesmas a partir de um enfoque independente-cooperativo da saúde internacional e aprofunda-se nas contribuições que a proposta UNI, em estágio mais avançado de desenvolvimento, vêm trazendo para o esforço de construção de novos modelos acadêmicos. A análise das estratégias desenvolvidas pelas propostas e de seus processos de desenvolvimento não permitiram confirmar a hipótese inicial da pesquisa. Nesta, afirmava-se que a proposta UNI era a melhor concebida, estruturada e portadora das estratégias mais potentes para o desenvolvimento de mudanças relevantes, duradouras e abrangentes na educação médica latino-americana. Apesar de ser a proposta que vem alcançando estágios de desenvolvimento mais avançados, verificou-se uma forte interação dela com as demais propostas e não foram identificados elementos suficientes para a confirmação, neste momento, da hipótese. As contribuições mais relevantes do estudo referem-se ao enfoque da educação médica como parte do setor saúde, a recuperação e registro de algumas das bases históricas do movimento latino-americano de educação médica e a sistematização dos conteúdos, processos e resultados das propostas de mudança vigentes nos anos 90.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jul 2009
  • Data do Fascículo
    Fev 1998
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