Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 41, Número: 3, Publicado: 2018
  • Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” Artigos

    Martino, Luís Mauro Sá

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet “The People´s Choice”, publicada em 1948. O objetivo é discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de “líder de opinião”, “influência pessoal” e “fluxo em duas etapas” no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histórico e epistemológico permite observar pelo menos três aspectos: (1) a validade contemporânea da noção de “influência” como categoria analítica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de “líder de opinião” ou “influenciador” no fluxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto delinea algunos aspectos de la obra de Lazarsfeld, Berelson y Gaudet “The People’s Choice”, publicada en 1948. El objetivo es discutir la actualidad de algunos conceptos claves de la obra, sobre todo las nociones de “líder de opinión”, “influencia personal” y “flujo en dos etapas” en el contexto de las discusiones corrientes sobre Epistemología de la Comunicación. La contextualización de la obra en términos históricos y epistemológicos permite observar al menos tres aspectos: (1) la validad de la noción contemporánea de “influencia” como categoría analítica; (2) el lugar de las redes interpersonales y sociales en la formación de la opinión; y (3) la idea de “líder de opinión” o “influenciador” en el flujo de opiniones de la sociedad. Estos elementos se discuten a partir de la apropiación del libro en las Teorías de la Comunicación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper outlines some aspects of Lazarsfeld, Berelson and Gaudet’s book “The People’s Choice”, published in 1948. The aim is to discuss the actuality of some key concepts of the book, especially the notions of “opinion leader”, “personal influence” and “two-step flow” in the context of current discussions on the Epistemology of Communication. The contextualization of the book in its historical and epistemological background allows us to observe at least three aspects: (1) the contemporary validity of the notion of “influence” as an analytical category; (2) the place of social media in the formation of opinion; and (3) the idea of “opinion leader” or “influencer” in the flow of opinions of society. These elements are discussed from the appropriation of the book in the Theories of Communication.
  • Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira Artigos

    Massarani, Luisa; Rocha, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo Mapeamento recente realizado sobre os artigos acadêmicos em divulgação científica na América Latina mostra que a mídia é o foco do maior número de estudos nesse campo, com 31% de 609 artigos identificados (MASSARANI et al, 2017). Neste artigo, analisamos especificamente os artigos publicados por autores brasileiros. Nosso corpus consiste de 154 artigos que tiveram como tema a cobertura da ciência por diferentes meios de comunicação. Os resultados mostram que há uma concentração de artigos em revistas brasileiras (88%). Boa parte dos artigos (60%) avalia meios de comunicação impressos, como jornais e revistas, e 52% dos artigos usam metodologias qualitativas em suas análises. A comunidade de autores se concentra em instituições do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Ainda que estejam geograficamente próximos, esses autores colaboram com poucos pares, gerando uma comunidade científica fragmentada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Mapeo reciente sobre los artículos académicos en divulgación científica en América Latina muestra que los medios son el foco del más grande número de estudios en el campo, con un 31% de 609 artículos identificados (MASSARANI et al, 2017). En este artículo, analizamos específicamente los artículos publicados por autores brasileños. Nuestro corpus consta de 154 artículos que tuvieron como tema la cobertura de la ciencia por diferentes medios de comunicación. Los resultados muestran que hay una concentración de artículos en revistas brasileñas (88%). Buena parte de los artículos (60%) evalúa medios de comunicación impresos, como periódicos y revistas, y el 52% de los artículos usan metodologías cualitativas en sus análisis. La comunidad de autores se concentra en instituciones del eje Río de Janeiro - São Paulo. Aunque estén geográficamente próximos, estos autores colaboran con pocos pares, generando una comunidad científica fragmentada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A recent mapping of academic articles about science communication in Latin American shows that the media is the focus of the largest number of studies in the field, with 31% of 609 articles identified (MASSARANI et al, 2017). In this article, we analyse specifically the articles published by Brazilian authors. Our corpus consists of 154 articles that had as their theme the coverage of science by different means of communication. The results show that there is a concentration of articles in Brazilian magazines (88%). Most articles (60%) evaluate print media, such as newspapers and magazines, and 52% of articles use qualitative methodologies in their analysis. The authors’ community is concentrated in institutions in Rio de Janeiro and São Paulo. Although they are geographically close, these authors collaborate with few pairs, resulting in a fragmented scientific community.
  • Discussão e metodologia para a análise comparativa da legislações audiovisuais gerais de alcance nacional Artigos

    Prieto, Marina Hernández; Matos, Ángel Badillo; Alaejos, María de la Peña Pérez

    Resumo em Português:

    Resumo Apesar da abundante literatura sobre políticas públicas de comunicação e a necessidade de regulamentação no setor audiovisual para promover o desenvolvimento de sociedades democráticas e pluralistas, certa imprecisão é evidente a partir do ponto de vista metodológico. A fim de contribuir para a melhoria dos processos de criação de novas políticas públicas no campo e com base nos modelos anteriores de outros autores, este artigo tem por objetivo propor uma ferramenta metodológica válida que permita estudar as legislações audiovisuais gerais de alcance nacional de forma comparada e sistemática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A pesar de la abundante literatura sobre las políticas públicas de comunicación y la necesidad de la regulación en el sector audiovisual para favorecer el desarrollo de sociedades plurales y democráticas, se hace evidente cierta imprecisión desde el punto de vista metodológico. Con el fin de contribuir a la mejora de los procesos de elaboración de nuevas políticas públicas en el campo, y partiendo de modelos previos de otros autores, este texto tiene por objetivo proponer una herramienta metodológica válida que permita estudiar las legislaciones audiovisuales generales de alcance nacional de forma sistemática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Despite plenty of literature on public communication policies and the need for regulation in the audiovisual sector to promote the development of pluralistic and democratic societies, it becomes evident that there is a certain lack of precision from the methodological point of view. For the purpose of contributing to the improvement of the elaboration processes of new public policies in this field, and starting on the basis of other authors’ previous models, this paper aims to propose a valid methodological tool in order to analyze general audiovisual legislation at national level in a compared and systematic manner.
  • A centralidade do telejornal no ambiente midiático convergente: repensando como as interações entre produção e recepção atribuem sentidos aos Jogos Rio 2016 Artigos

    Becker, Beatriz; Machado, Heitor Leal; Waltz, Igor; Tassinari, Joana

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma reflexão sobre a cobertura televisiva dos Jogos Rio 2016 e interações entre produção e recepção no ambiente midiático convergente. A partir das dimensões teórico-metodológicas da Análise Televisual e da Semiologia dos Discursos Sociais, este trabalho apresenta uma leitura crítica da cobertura do Jornal Nacional dos Jogos Rio 2016 e dos comentários na página do Facebook deste telejornal. O estudo revela que as interações nas plataformas digitais durante as transmissões ao vivo estão imbricadas em motivações emocionais, que podem deslocar o interesse do público do acontecimento em si para a Política. Observamos que as audiências tendem a construir significações distintas dos enquadramentos e sentidos propostos pelas enunciações telejornalísticas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo propone una reflexión sobre la cobertura televisiva de los Juegos Rio 2016 y las interacciones entre producción y recepción en el ambiente mediático convergente. A partir de las dimensiones teórico-metodológicas del Análisis Televisual y de la Semiología de los Discursos Sociales, este trabajo presenta una lectura crítica de la cobertura del Jornal Nacional de los Juegos Rio 2016 y de los comentarios en la página de Facebook de este telediario. El trabajo revela que las interacciones en las plataformas digitales durante las transmisiones en vivo están imbricadas en motivaciones emocionales, que pueden desplazar el interés del público del acontecimiento en sí para la Política. Observamos que las audiencias tienden a construir significaciones distintas de los marcos y sentidos propuestos por las enunciaciones del periodismo televisivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes an analysis of the television news coverage of the Rio 2016 Games and the interactions between production and reception in the convergent media environment. From the theoretical and methodological dimensions of the Televisual Analysis and the Semiology of Social Discourses, this paper presents a critical reading of the coverage of Rio 2016 by Jornal Nacional and of audiences’ comments in the page of Facebook of this TV newscast. This paper reveals the interactions in digital platforms during live broadcasting are embedded in emotional motivations, which can shift the interest of the audience from the event itself to Politics. We observe the audiences tend to produce different significations about the Olympic Games in relation to the frames and meanings generated by the journalistic enunciations.
  • Conversações políticas e midiatização no Facebook: interações e conflitos a partir dos comentários sobre as ações da Frente Parlamentar Evangélica Artigos

    Marques, Ângela Cristina Salgueiro; Guimarães, Bruno Menezes Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo elabora reflexões sobre comentários feitos no Facebook acerca das ações da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) no que diz respeito aos trâmites de implementação do Estatuto da Família (PL 6583 de 2013). Para isso, em um primeiro momento, evocamos o conceito de midiatização para tratarmos da expansão de oportunidades de interação em espaços virtuais. Dentre as instituições mais expostas às dinâmicas de midiatização, o artigo se volta para as interseções entre política, religião e os modos de ativação de discursos e conversações no Facebook. O corpus de análise é composto por um conjunto de 2.187 comentários publicados na página oficial da revista Época. Para isso, o percurso metodológico traçado se inspira em referências sobre conversações online e dinâmicas de troca de argumentos, justificação recíproca e incivilidade quando se trata de buscar melhor compreensão ou resolução de problemas morais. A análise, por sua vez, está dividida em três eixos: a) o relacionamento entre os interlocutores através de marcadores identitários; b) a explicitação e justificação de premissas que sustentam as considerações e argumentos trocados; e c) a negociação de parâmetros de justiça que contemplem interesses coletivos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo elabora reflexiones sobre comentarios hechos en Facebook acerca de las acciones del Frente Parlamentario Evangélico (FPE) en lo referido a los trámites de implementación del Estatuto de la Familia (PL 6583 de 2013). Para ello, en un primer momento, evocamos el concepto de mediatización para tratar la expansión de oportunidades de interacción en espacios virtuales. Entre las instituciones más expuestas a las dinámicas de mediatización, el artículo se vuelve a las intersecciones entre política, religión y los modos de activación de discursos y conversaciones en Facebook. El corpus de análisis está compuesto por un conjunto de 2.187 comentarios publicados en la página oficial de la revista Época. Para ello, el recorrido metodológico trazado se inspira en referencias sobre conversaciones online y dinámicas de intercambio de argumentos, justificación recíproca e incivilidad cuando se trata de buscar mejor comprensión o resolución de problemas morales. El análisis, a su vez, está dividido en tres ejes: a) la relación entre los interlocutores a través de marcadores identitarios; b) la explicitación y justificación de premisas que sustentan las consideraciones y argumentos intercambiados; y c) la negociación de parámetros de justicia que contemplen intereses colectivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article elaborates reflexive notes on comments made on Facebook about the actions of the Evangelical Parliament Front (EPF) regarding the procedures of the Family Statute (PL 6583 of 2013) implementation. We firstly evoked the concept of mediatization in order to address the expansion of interaction opportunities in virtual spaces. Among the most exposed institutions to the dynamics of mediatization, the article turns to the intersections among politics, religion and the ways of activating speeches and conversations on Facebook. The corpus of analysis consists of a set of 2.187 comments published on the official fanpage of Época magazine. The methodological path traced is inspired by references about online conversations and dynamics of argument exchange, reciprocal justification and incivility when what is at stake is a better understanding or resolution of moral problems. The analysis, in turn, is divided into three axes: a) the relationship between interlocutors through identity markers; b) the explanation and justification of premises that support the considerations and arguments exchanged; and c) the negotiation of justice parameters that contemplate collective interests.
  • Hoje é dia de festa: a construção e expressão das identidades sociais e culturais do imigrante nas celebrações das origens Artigos

    Escudero, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo trata de um aspecto peculiar da organização dos grupos de imigrantes – os repertórios culturais – e sua relação com o substrato comunicacional inerente ao atual processo de globalização, marcado por intensa mobilidade humana e avanço das TICs. Considera as mediações culturais e trocas simbólicas midiatizadas ou não na construção de espaços subjetivos e identidades e explora processos de ressignificação e ressimbolização a partir de conceitos de transnacionalismo, etnicidade, comunidade diaspórica e interculturalismo. Entre as técnicas de pesquisa aplicadas, de abordagem qualitativa, estão entrevistas semi-abertas, análise do discurso e de conteúdo, observação sistemática e pesquisa bibliográfica. Os principais resultados apontam que, ao recorrerem a seus repertórios culturais, os sujeitos imigrantes se tornam mais conscientes das forças sociais e interesses que as moldam, bem como seu papel nos processos de mudança social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo trata de un aspecto peculiar de la organización de los grupos de inmigrantes – los repertorios culturales – y su relación con el sustrato comunicacional inherente al actual proceso de globalización, marcado por una intensa movilidad humana y avance de las TIC. Se considera las mediaciones culturales y los intercambios simbólicos midiatizados o no en la construcción de espacios subjetivos e identidades y explora procesos de resignificación y resimbolización a partir de conceptos de transnacionalismo, etnicidad, comunidad díaspórica e interculturalismo. Entre las técnicas de investigación aplicadas, de abordaje cualitativo, están entrevistas semi abiertas, análisis del discurso y de contenido, observación sistemática e investigación bibliográfica. Los principales resultados apuntan que, al recurrir a sus repertorios culturales, los sujetos inmigrantes se vuelven más conscientes de las fuerzas sociales e intereses que las moldean bien como su papel en los procesos de cambio social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is about a peculiar aspect of the organization of the immigrant groups – the cultural repertoires – and their relationship with the communicational substrate inherent to the current globalization process, marked by intense human mobility and the advancement of ICTs. It considers cultural mediations and symbolic exchanges mediated or not in the construction of subjective spaces and identities and explores processes of re-signification and re-symbolization based on concepts of transnationalism, ethnicity, diasporic community and interculturalism. Among the applied research techniques, of qualitative approach, are semi-open interviews, discourse and content analysis, systematic observation and bibliographic research. The main results point out the immigrant subject, by using artistic and cultural activities, become more aware of the social forces and interests that shape him/her as well as his/her role in the process of social change.
  • A Festa de Sant Jordi no jornal La Vanguardia Artigos

    Travancas, Isabel; Scherer, Marta

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é fazer uma análise da cobertura da imprensa espanhola da Festa de Sant Jordi, santo padroeiro da Catalunha, que é realizada todos os anos no dia 23 de abril em Barcelona. Para isso foi escolhida a edição de 23 de abril de 2017 do jornal espanhol La Vanguardia como estudo de caso, periódico catalão fundado em 1881. É um tablóide, com cerca de 50 páginas, com duas edições diárias, em catalão e em castelhano, com tiragem média de 220 mil exemplares. No estudo da edição foi possível perceber a dimensão da festa popular, seja pelo número de páginas – mais de 100 – como pelo fato de ela ser o tema central do jornal. O que buscamos com essa reflexão teórica é entender o significado da Festa de Sant Jordi a partir de sua representação midiática. Ao analisarmos as páginas do periódico a partir de autores que estudam a imprensa escrita, concluímos que existe um consenso na construção da festa como um marco cultural catalão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es hacer un análisis de la cobertura de la prensa española de la Fiesta de Sant Jordi, santo patrono de Cataluña, que se celebra todos los años el 23 de abril en Barcelona. Para eso fue elegida la edición del 23 de abril de 2017 del diario español La Vanguardia como estudio de caso, periódico catalán fundado en 1881. Es un tabloide, con cerca de 50 páginas, con dos ediciones diarias, en catalán y en castellano, con tirada un promedio de 220 mil ejemplares. En el estudio de la edición fue posible percibir la dimensión de la fiesta popular, sea por el número de páginas - más de 100 - como por el hecho de que ella es el tema central del periódico. Lo que buscamos con esta reflexión teórica es entender el significado de la Fiesta de Sant Jordi a partir de su representación mediática. Al analizar las páginas del periódico a partir de autores que estudian la prensa escrita concluimos que existe un consenso en la construcción de la fiesta como un marco cultural catalán.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to analyze the Spanish press coverage of Sant Jordi Festival, linked to the patron saint of Catalonia. This festival is held every year on April 23rd, in Barcelona, Catalonia, Spain. For that, the Spanish newspaper La Vanguardia, edition of April 23rd, 2017, was studied. It is a tabloid established in 1881 with about 50 pages per edition, and two daily editions, in Catalan and in Castilian. It has an average circulation of 220.000 copies. The analysis showed the great importance and magnitude of the popular festival, either by the number of pages of the issue analyzed - more than 100 - or by the fact that it was the central theme of the newspaper on that day. What we seek with this theoretical reflection is to understand the meaning of Sant Jordi Festival from its media representation. When comparing this publication with authors who study the press, it can be perceived that there is a consensus that Sant Jordi Festival is a Catalan cultural landmark.
  • Narrativas jornalísticas da greve geral da Argentina e Brasil de 2017: intrigas, conflitos e personagens Artigos

    Miranda, Cynthia Mara; Shuen, Li-Chang

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresentamos uma análise da narrativa jornalística sobre a greve geral ocorrida na Argentina em 6 de abril de 2017 e no Brasil em 28 de abril de 2017. A partir de uma análise comparativa de dois eventos políticos de grande proporção, buscamos identificar similaridades e diferenças na narrativa jornalística da greve geral em dois jornais de ampla circulação nacional: Clarín e Folha de S. Paulo. O corpus é composto por manchetes e chamadas de capa de sete edições de cada jornal, tratado quantitativamente no Iramuteq e qualitativamente a partir do referencial metodológico da análise de narrativa. A análise do corpus evidenciou a construção de narrativas jornalísticas distintas para reportar eventos políticos com pautas similares e apontou para a necessidade de os meios de comunicação garantirem espaço para a pluralidade de vozes, assim como garantir o espaço do contraditório nas narrativas jornalísticas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, presentamos un análisis de la narrativa periodística sobre la huelga general ocurrida en Argentina el 6 de abril de 2017 y en Brasil el 28 de abril de 2017. A partir de un análisis comparativo de dos eventos políticos de gran proporción, buscamos identificar similitudes y diferencias en la narrativa periodística de la huelga general en dos periódicos de amplia circulación nacional: Clarín y Folha de S. Paulo. El corpus está compuesto por titulares y llamadas de portada de siete ediciones de cada periódico, tratado cuantitativamente en el Iramuteq y cualitativamente a partir del referencial metodológico del análisis de narrativa. El análisis del corpus evidenció la construcción de narrativas periodísticas distintas para reportar eventos políticos con pautas similares y apuntó a la necesidad de los medios de comunicación de garantizar espacio para la pluralidad de voces, así como garantizar el espacio del contradictorio en las narrativas periodísticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we present an analysis of the journalistic narrative about general strike occurred in Argentina on April 6, 2017 and in Brazil on April 28, 2017. Based on a comparative analysis of two major political events, we aim to identify similarities and differences in the journalistic narrative of the general strike in two newspapers with wide national circulation: Clarín and Folha de S. Paulo. The corpus is composed of headlines and covers calls of seven editions of each newspaper, treated quantitatively in the Iramuteq and qualitatively from the methodological reference of narrative analysis. The analysis of the corpus evidenced the construction of distinct journalistic narratives to report political events with similar patterns and pointed to the need of the media to guarantee space for the plurality of voices, as well as guarantee the space of the contradictory in the journalistic narratives.
  • Toca que lá vem história: a reconfiguração das experiências de storytelling nos e-picturebooks infantis Artigos

    Caldas, Ana Carolina Medeiros; Bezerra, Ed Porto

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo propõe-se a investigar as novas formas de ler e de contar histórias infantis a partir dos diferentes formatos de suportes e experiências proporcionados pela disseminação de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Como embasamento para essas reconfigurações, pretende-se utilizar teorias tanto das culturas midiáticas audiovisuais e das novas tecnologias, quanto da literatura eletrônica e infantil, mais especificamente do livro ilustrado infantil. Utilizando conceitos de storytelling digital. e-picturebooks, remediação, dentre outros, pretende-se lançar um olhar científico-investigativo sobre as obras premiadas do Bologna Ragazzi Digital Award e do Prêmio Jabuti na categoria Infantil Digital nos anos de 2016 e 2017, totalizando quatro títulos elencados como objeto desta pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo se propone investigar las nuevas formas de leer y contar historias infantiles a partir de los diferentes formatos de soportes y experiencias proporcionados por la diseminación de dispositivos móviles, como tablets y smartphones. Como base para esas reconfiguraciones, se pretende aplicar teorías tanto de las culturas mediáticas audiovisuales y de las nuevas tecnologías, como de la literatura electrónica e infantil, más específicamente del libro ilustrado infantil. En el caso de los conceptos de storytelling digital, e-picturebooks, remediación, entre otros, se pretende lanzar una mirada científico-investigativa sobre las obras premiadas del Bologna Ragazzi Digital Award y del Premio Jabuti en la categoría Infantil Digital en los años 2016 y 2017, totalizando cuatro títulos que se representan como objeto de esta investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to investigate new ways of reading and telling children stories from the different formats of media and experiences provided by the dissemination of mobile devices such as tablets and smartphones. As a basis for these reconfigurations, it is intended to apply theories of both audiovisual media cultures and new technologies, as well as the electronic and child literature, specifically the children’s picture book. Digital-storytelling concepts, e-picturebooks, remediation, among others, are intended to launch a scientific-investigative look at the award-winning works of the Bologna Ragazzi Digital Award and the Jabuti Prize in the Digital Infantile category in the years 2016 and 2017, totaling four titles listed as object of this research.
  • Merchandising social na telenovela brasileira: notas sobre a promoção da sustentabilidade ambiental em Velho Chico Artigos

    Castro, Gisela G. S.; Bezerra, Beatriz Braga

    Resumo em Português:

    Resumo A telenovela é uma das principais narrativas audiovisuais no cenário midiático nacional. A Rede Globo, líder no setor, firma como grande característica de suas tramas a presença de temáticas de cunho social que ajudam a promover a conscientização e o debate entre os telespectadores. Esse artigo pretende discutir as inserções sociais, chamadas de merchandising social, examinando como a temática da sustentabilidade ambiental foi trabalhada em Velho Chico. Lopes e Orozco Gómez (2009), Trindade (2007), Blessa (2006) e Baccega (2003) são alguns dos autores que dão suporte teórico a esse estudo. Como recorte empírico, são analisadas cenas selecionadas evidenciando os conteúdos abordados e as características desse tipo de construção narrativa que visa, sobretudo, fomentar a interação com a telenovela por meio da identificação do momento vivido com a trama elaborada para o espetáculo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las telenovelas son una de las principales narrativas audiovisuales em Brasil. Rede Globo, la principal empresa del sector, hace uso de los temas sociales como una de sus principales herramientas para promover el debate entre los espectadores. Partiendo de esta perspectiva, el objetivo de este artículo es hacer un mapa de cómo se realizan estas inserciones sociales, llamadas merchandising social. Además, estamos interesados en examinar como la temática de la sostenibilidad medioambiental comparte en la trama de Velho Chico. Lopes y Orozco Gómez (2009), Trindade (2007), Blessa (2006) y Baccega (2003) son algunas de las referencias teóricas que respaldan esta investigación. Como un corte empírico, se analizan escenas seleccionadas que evidencian los contenidos abordados y las características de esta construcción narrativa que pretende, sobre todo, fomentar la interacción con la telenovela por medio de la identificación del momento vivido con la trama elaborada para el espectáculo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Telenovela is one of the main audiovisual narratives in Brazilian television. Rede Globo, the major player in the sector, makes use of social themes as one of its main tools to raise awareness and promote this debate among viewers. Starting from this perspective, this article aims to map how these social insertions, called social merchandising, take place. We are also interested in observing more closely the way the plot of Velho Chico helps promote the cause of environmental sustainability. Lopes and Orozco Gómez (2009), Trindade (2007), Blessa (2006) and Baccega (2003) are some of the theoretical references that support this study. Selected scenes are analyzed so as to map the designated contents and the characteristics of this type of narrative construction which aims, above all, to foster interaction with the telenovela through the identification of the living moment with the plot of the show.
  • Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia Arena

    Silva, Terezinha; Barroso, Lívia Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute o potencial do conceito de modo de endereçamento para analisar a maneira como programas de rádio se relacionam com a sua audiência por meio da construção de um estilo próprio. Analisou-se duas semanas (edições de 18 a 23 de julho de 2016 e de 10 a 15 de abril de 2017) do jornal da rádio Itatiaia. de Minas Gerais, a partir de algumas das principais dimensões de análise do modo como o programa se endereça ao público. Constatou-se que o papel da apresentadora, a organização de temas, a distribuição de profissionais na cobertura jornalística e a publicidade são componentes fundamentais nas estratégias de endereçamento do Jornal da Itatiaia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo discute el potencial del concepto de modo de direccionamiento para analizar la forma en que los programas de radio se relacionan con su audiencia a través de la construcción de un estilo propio. Se analizó dos semanas (ediciones del 18 al 23 de julio de 2016 y del 10 al 15 de abril de 2017) del periódico de la radio Itatiaia (Minas Gerais, Brasil) a partir de algunas de las principales dimensiones de análisis del modo en que el programa se dirige al público. Se constató que el papel de la presentadora, la organización de temas, la distribución de profesionales en la cobertura periodística, y la publicidad son componentes fundamentales en las estrategias del programa dirigirse a su publico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the potential of the mode of address concept for analyzing how radio programs relate to their audience by constructing a particular style. Two weeks of the Itatiaia radio news program from Minas Gerais, Brazil, were analyzed (from 18 to 23 July 2016 and 10 to 15 April 2017) considering some of the main dimensions of the analysis of how the program addresses the public. It was found that the role of the anchor, the organization of issues and distribution of professionals in journalistic coverage and advertising are fundamental components of the news program’s strategies of address.
  • Internet dos Brinquedos: vantagens, riscos e desafios de um intrigante cenário de consumo para pais e pesquisadores Entrevista – Diálogos Midiológicos 41

    Zaman, Bieke; Castro, Teresa Sofia; Miranda, Fernanda Chocron
  • Comunicação Pública e Política – Pesquisas e Práticas Resenhas

    Coelho, Maria das Graças Pinto
  • A narrativa cinematográfica inserida nos fenômenos midiáticos da contemporaneidade: o cinema no videoclipe e vice-versa Resenhas

    Wosniak, Cristiane do Rocio
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br