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Nossa capa - Edgar Degas: o fascínio pelo movimento

NOSSA CAPA

Edgar Degas: o fascínio pelo movimento

"Existe o amor e existe o trabalho, mas se tem apenas um coração."

Hilaire-Germain-Edgar De Gas nasceu em 19 de julho de 1834, em Paris. Seu pai era descendente de ricos banqueiros napolitanos e sua mãe, uma americana da cidade de Nova Orleans. Desde muito jovem, Degas demonstrou raro talento para as artes. Seus pais eram apreciadores de música e artes plásticas, por isso foi privilegiado por poder desfrutar do apoio do pai, que permitiu que o jovem artista transformasse um dos quartos do apartamento em ateliê de pintura.

Também foi com o apoio do pai que o jovem Edgar abandonou a faculdade de Direito para se dedicar exclusivamente à arte: discípulo do pintor Félix-Joseph Barrias e depois de Louis Lamothe (que havia sido discípulo de Ingres), Degas logo faria viagens a Roma, Assis, Orvieto e Nápoles. Nessa época, pintou seu notável retrato A Família Bellelli, no qual podemos notar uma "tensão" na expressão de seus tios, que viviam em Florença. Durante suas viagens à Itália, empenhou-se no estudo de artistas renascentistas, cuja maneira de desenhar seria de fundamental influência para o artista.

Quando retornou a Paris, em 1862, conheceu Manet, que viria a ser seu grande amigo e o apresentaria ao círculo de artistas que, mais tarde, formaria o grupo dos impressionistas. Homem de personalidade forte e fechada, Degas tinha forte tendência para a melancolia, além de um poder de crítica mordaz. Chegou a ser apelidado de Urso, dado o "perigo" que corriam aqueles que dele tentavam se aproximar. Sua opção pela reclusão, porém, foi a base para que desenvolvesse seu meticuloso método artístico: inúmeros croquis e esboços eram feitos antes de cada tela. Apesar de muitas vezes apresentar trabalhos de aparente simplicidade e casualidade, era por meio de muito estudo que conseguia atingir seu objetivo: elaborar telas quase fotográficas, com cenas que pareciam captar um momento inesperado e único, impressões efêmeras (daí sua inclusão entre os impressionistas) de uma espontaneidade calculada. Sobre sua arte afirmava: "O que faço é resultado da reflexão e do estudo dos grandes mestres, não sei nada a respeito da inspiração".

Diferente da maioria dos impressionistas, Degas preferia trabalhar em seu estúdio, fazendo uso de iluminação artificial. Era com esse método que conseguia apurar os traços do desenho. Seu objetivo era associar as técnicas tradicionais aos temas de seu tempo. Personagens comuns, como bailarinas, cavalos, mulheres trabalhando ou em momentos de intimidade, eram seus preferidos.

Nos últimos anos de vida, Degas foi, aos poucos, perdendo a visão, o que o transformou em uma pessoa ainda mais reclusa e de difícil convivência. Isolado e com poucos amigos, morreu em 27 de setembro de 1917, em Paris, cidade onde sempre viveu.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Nov 2010
  • Data do Fascículo
    Out 2010
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