Acessibilidade / Reportar erro

Apendicectomia e Doença de Crohn

Resumo

Introdução

A Doença de Crohn é um processo inflamatório crónico e idiopático com atingimento transmural que pode afetar todo o trato gastrointestinal. A etiopatogenia desta patologia não está completamente esclarecida pelo que se tem vindo a realizar estudos para perceber a influência de diferentes fatores no seu desenvolvimento, entre os quais a apendicectomia. Esta monografia visa abordar a existência de uma possível relação entre apendicectomia e Doença de Crohn e as possíveis causas e consequências clínicas desta associação.

Métodos

Esta monografia foi elaborada com base em artigos científicos originais pesquisados na base de dados MEDLINE via PubMed, com restrição a artigos em português e inglês com limite temporal de 1991 a 2017.

Resultados

A apendicectomia parece associar-se positivamente ao desenvolvimento da Doença de Crohn, principalmente nos primeiros anos após a cirurgia, independentemente de haver ou não inflamação do apêndice. De facto, o apêndice desempenha importantes funções na integridade gastrointestinal, com influência no desenvolvimento de uma resposta imunológica adequada e na manutenção e regulação da flora intestinal.

Conclusão

O apêndice é importante na homeostasia intestinal, prevenido o desenvolvimento de determinadas patologias. A sua ressecção, independentemente do facto de haver ou não inflamação aquando da cirurgia, aumenta o risco de Doença de Crohn e piora o prognóstico desta patologia, pelo que a apendicectomia deve ser evitada na ausência da doença.

Palavras-chave
Doença de Crohn; Apendicectomia; Apendicite; Apêndice

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br