Acessibilidade / Reportar erro

Screening anal cancer in women living with HIV/AIDS

RESUMO

Objetivo:

Abordar as principais metodologias que podem ser utilizadas para o rastreamento do câncer anal em mulheres vivendo com HIV/AIDS, que têm sido publicadas atualmente na literatura científica.

Metodologia:

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada através de pesquisa de artigos nas bases de dados PUBMED, EBSCO e LILACS, publicados entre os anos de 2013 a 2017.

Resultados:

A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados oito estudos para compor essa revisão. Todos possuíam nível de evidência IV. As metodologias que predominaram nos estudos foram a citologia anal e o teste DNA-HPV. O número de participantes nos estudos variou de 35 até 863, e todos envolveram mulheres vivendo com HIV/AIDS. A maioria tinha o objetivo de avaliar a prevalência de alterações citológicas anais ou infecção pelo HPV em mulheres vivendo com HIV/AIDS.

Conclusão:

Os estudos apontaram que há uma preocupação com os altos índices de câncer anal e infecção anal por HPV. Também registram a importância do rastreamento para prevenção do câncer anal, através da citologia associada ou não a métodos moleculares de detecção do HPV.

Palavras-chave
HIV; HPV; Câncer anal

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br