Acessibilidade / Reportar erro

Anal cancer screening in a high-risk behavior group: A local picture

RESUMO

Objetivos do estudo

Realizar o rastreamento de lesões anais e câncer anal em homens vivendo com HIV/AIDS.

Métodos

Trata-se de estudo descritivo observacional transversal, cujos dados foram obtidos no Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Divinópolis, Minas Gerais. Foi aplicado questionário sociodemográfico, epidemiológico e de comportamento sexual; realizada coleta de material para citologia, Anuscopia de Alta Resolução (AAR) e aplicado questionário de aceitabilidade do exame.

Principais resultados

Dos 50 homens vivendo com HIV/AIDS convidados a participar do presente estudo, 6% foram excluídos por serem analfabetos, 40% se recusaram a participar e 54% participaram da pesquisa. Entre estes, todos responderam o questionário autoaplicado. Entretanto, 10 (37.0%) realizaram o exame proctológico e a citologia anal. Desses, dois não responderam ao questionário de aceitabilidade. Não foram identificadas lesões anais durante a AAR, não sendo necessária a realização de biópsia. Foi encontrado 10% de alteração à citologia anal.

Conclusões

Por meio do estudo foi possível construir um fluxo de encaminhamentos do SAE para o ambulatório de Coloproctologia da UFSJ. Ademais, a existência de estigmas internos por parte dos participantes no que concerne à realização do exame proctológico e a falta de informação a respeito do rastreamento do câncer anal são desafios a serem vencidos.

Palavras-chave:
Câncer anal; HIV, vírus da imunodeficiência humana; HPV, papiloma vírus humano; Rastreamento

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br