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Uso do conceito de hipercaminhos no transporte de carga: uma análise exploratória

Hyperpath concept in freight transport: an exploratory analysis

Resumos

É importante para o embarcador de cargas dispor de opções de escolha de diferentes caminhos e modos de transportes em momentos diversos que reduzam seu custo esperado total. O propósito deste trabalho é apresentar uma abordagem que faz uso do conceito de hipercaminhos para apoiar a decisão de escolha de caminhos e modos de transporte pelos embarcadores de cargas. É sugerido um modelo de seleção de rotas ótimas, através da programação matemática, para transporte de carga multimodal que emprega o conceito de hipercaminhos. Este modelo produz como resultado um conjunto estratégico de melhores caminhos para o embarcador, corroborando a definição de hipercaminhos, oriunda da literatura científica de modelos de transporte público. São apresentadas adaptações conceituais dessa abordagem para o transporte de carga. Um exemplo ilustrativo do modelo é usado para mostrar a sua aplicação.

hipercaminho; embarcador; caminho mínimo; estratégico; multimodal


It is important for cargo shippers to have options to choose different paths and modes of transport at different times to reduce your total expected cost. The purpose of this paper is to present an approach that makes use of the hyperpath's concept to support the decision of the cargo shippers of choosing paths and transport's modes. It is suggested a model for selecting optimal routes by mathematical programming for multimodal freight transportation which employs the concept of hyperpath. This model produces as result a strategic set of best paths for the shipper, according to the definition of hyperpath, derived from the scientific literature of models of public transport. Adjustments of this approach are presented for the transport of cargo. An illustrative example of the model is used to show its application.

hyperpath; shipper; shortest path; strategic; multimodal


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2014

Histórico

  • Aceito
    27 Abr 2013
  • Recebido
    21 Jan 2013
  • Revisado
    15 Mar 2013
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