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Fatores intervenientes na relação entre a inclusão social e o trem considerando as favelas e as taxas de embarque observadas nas estações

Commuter train usage considering favelas and station boarding rates

Resumos

A redução da desigualdade e da exclusão social é uma preocupação mundial. No Brasil, esses temas se expressam nas favelas, isoladas espacialmente, devido à falta de sintonia entre os setores de transporte e de habitação. Um encaminhamento para a solução do problema envolve a execução de melhorias na acessibilidade, com base no maior uso do transporte público e na construção de moradias populares e na concentração de atividades no entorno de suas estações. A fim de contribuir com essa temática, o objetivo do estudo é identificar os fatores intervenientes na relação entre a população que mora em favelas e as viagens por trem. As favelas e as estações são Polos Geradores de Viagens importantes que reforçam a necessidade dessa articulação. Os fatores intervenientes que restringem/incentivam o acesso à estação apontam onde e como intervir na área de transporte. Essas propostas devem ser efetivadas por meio de políticas públicas includentes, que integrem os indivíduos aos meios sociais, estabelecendo padrões de acessibilidade nos diferentes espaços que contribuem para compatibilizar a taxa de mobilidade dos moradores das favelas com a dos demais moradores.

inclusão social; sistema sobre trilhos; favelas; acessibilidade; imobilidade


Reduction of inequality and social exclusion is a global concern. In Brazil, this theme has particular bearing on residents of favelas, which are generally isolated spatially from the rest of the city because of a lack of harmony between the transportation and habitation sectors. A path toward a solution to the problem is to improve accessibility by increasing the use of public transportation, including by the construction of low-cost housing and concentration of activities near commuter train stations. This study examines the factors influencing the relationship between the people who live in favelas and their use of commuter trains. These communities and stations are important trip generation hubs, reinforcing the need for this articulation. The factors that discourage/encourage access to stations indicate how to intervene in the transportation area. These proposals need to be put into effect by inclusive public policies that seek to integrate individuals in the social milieu, by establishing standards of accessibility in different spaces that help harmonize the mobility of favela residents with that of other city dwellers.

social inclusion; rail systems; favelas; accessibility; immobility


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Abr 2014
  • Data do Fascículo
    Jul 2014

Histórico

  • Aceito
    01 Nov 2013
  • Revisado
    30 Set 2013
  • Recebido
    06 Maio 2013
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