Acessibilidade / Reportar erro

Um modelo de escolha do consumidor com bens diferenciados verticalmente: reavaliação da teoria da demanda tradicional e aplicação ao turismo

Modelos tradicionais de diferenciação vertical de produto foram projetados para um tipo de comportamento do consumidor quando cada consumidor compra uma única unidade de apenas um dos dois bens. No entanto, em muitos outros casos, os consumidores podem comprar poucas unidades de ambos os bens com qualidades diferentes. Este caso não é coberto pela teoria até o presente momento. Este trabalho pretende preencher esta lacuna, de forma a modelar o comportamento dos consumidores e a demanda com diferenciação vertical de produto quando todos os consumidores podem comprar alguma combinação de ambas as qualidades. Além disso, descobriu-se que dois resultados principais da literatura anterior de diferenciação vertical não se aplicam neste caso e mostrou-se como o modelo pode ser estendido para um número de situações. Apresentamos também um exemplo de como o modelo pode ser aplicado às indústrias Turismo e Transportes.

escolha do consumidor; diferenciação de produto vertical; demanda; turismo


Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com