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Avaliação de privatizações de aeroportos e portos: uma síntese dos efeitos dos tipos de propriedades no desempenho

A avaliação dos efeitos da estrutura de propriedade sobre a eficiência tem recebido considerável atenção na literatura de gestão do transporte aéreo. Concessões privadas têm sido amplamente utilizadas tanto em países desenvolvidos e em desenvolvimento, como meio de aumentar a eficiência operacional. Uma vez que os aeroportos e portos marítimos são operacionalmente similares, este trabalho examina a literatura e os métodos utilizados para avaliar os efeitos da privatização em ambos os tipos de infraestrutura. Observa-se que o impacto da privatização sobre o desempenho depende não só do grau da privatização, mas da competição no mercado. Usando uma especificação de 4-níveis comumente empregada na literatura de portos, e que controla os graus de privatização, estimamos um modelo de fronteira estocástica para a eficiência do aeroporto em função da propriedade. Concluímos que as autoridades aeroportuárias nos Estados Unidos são tão eficientes quanto os aeroportos totalmente privatizados em outros lugares, devido a um elevado grau de competição e independência fiscal de outras entidades governamentais. Além disso, embora a privatização possa ser um mecanismo eficaz de introduzir corporativização em infraestruturas que se caracterizam pela concorrência pobres e controle direto do governo, a autoridade aeroportuária parece alcançar os benefícios da privatização em operação sem a transferência real de propriedade.

aeroportos; portos; privatização; propriedade; desempenho; fronteira estocástica


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