Acessibilidade / Reportar erro

Fazendo sentido da interação em sala de aula através de uma proposta multi-método: dimensões sociais, experienciais e epistemológicas

Esse artigo explora a contribuição de uma proposta multi-médodo para o estudo das interações em sala de aula. Os arcabouços teórico e metodológico de três métodos de construtivistas de orientação discursiva (i.e., Análise de Eventos de Fala Institucionais, Método dos Quatro Mundos, e Teoria de Base) são resumidos e o mesmo texto é submetido a três análises textuais independentes. O artigo mostra que a proposta multi-método conduz a descoberta de significados implícitos relacionados aos aspectos sociais, experienciais e epistemológicos da interação em sala de aula.

Interação em sala de aula; análise do discurso; proposta multi-método; posicionamento; grounded theory


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br