Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

O presente número de Lua Nova aborda uma temática atual e polêmica: trata-se do debate sobre pensamento social. Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho, organizadores do dossiê "Pensamento social brasileiro", apontam o alargamento dessa conotação, resultante do traço multidisciplinar que ganhou a pesquisa sobre a questão. Uma das consequências dessa flexibilidade reside no fato de o processo alterar a visão anterior, que identificava a temática e sua abordagem como enfoque ultrapassado para defini-la tanto no quadro da sociedade quanto no das ciências sociais contemporâneas. É essa interdisciplinaridade que permite o diferencial frente à especialização temática que marca as ciências humanas.

O ponto de partida para dar conta dessa pluralidade está na observação de como a vida social envolve não apenas estruturas e recursos materiais, mas também imateriais – culturais, simbólicos e políticos. Assim, os textos da primeira parte do dossiê, longe de aterem-se somente aos processos de constituição social das ideias, mostram que a sociedade e os grupos que as produzem atuam, a partir delas, reflexivamente na construção do próprio social. Coerentemente com o objetivo visado, os quatro artigos que a compõem são escritos por pesquisadores com inscrições muito diferentes na área do pensamento social brasileiro: Renato Lessa, Esther Hamburger, Pedro Meira Monteiro e Arcadio Díaz Quiñones. A segunda parte, "Simpósio: cinco questões sobre o pensamento social brasileiro", na mesma direção, traz os resultados do simpósio organizado para este número da Lua Nova. Doze pesquisadores de várias regiões do país, com diferentes inscrições na área, responderam a perguntas voltadas a permitir desenhar um panorama do pensamento social brasileiro com base nas suas experiências pessoais e institucionais. O dossiê abarca, então, opiniões de dezesseis pesquisadores que explicitam modelos, métodos e perspectivas diversas e, segundo os organizadores, também "variações e ruídos com o intuito de mostrar como anda vivo e atuante esse nicho das ciências sociais que ganha o nome de 'pensamento social no Brasil'".

Completa o 82º número da revista um artigo de Brasilio Sallum Jr. e Guilherme Stolle Paixões e Casarão acerca da literatura e o processo sobre o impeachment do presidente Fernando Collor. Sem dúvida é um tema muito importante, que muitos leitores acompanharam de perto, e que merecia uma reflexão mais abrangente; objetivo que o texto alcança plenamente.

O EDITOR

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Maio 2011
  • Data do Fascículo
    2011
CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br