Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

Contrariando o seu habitual tom pacífico, Lua Nova comparece hoje armada até os dentes, exalando realismo político por todos os poros. Clausewitz, Huntington, Mackinder, mesmo Gauthier (discutido no artigo de Renzio), sem falar do Projeto Calha Norte — tudo isto soa muito "hard". Mas é claro que a reflexão crítica está presente em todos os artigos, a começar pelo que abre o número, de Vigevani, Veiga e Mariano. Além disso, a tendência mais "soft" da nossa revista se faz sentir com força à medida que avançamos para os artigos finais, culminando, é claro no de Maria Victoria Benevides (que comenta um livro do diplomata Lindgren Alves).

O ponto de inflexão é o artigo de Wallerstein, que introduz com vigor questões como a das desigualdades no âmbito internacional (objetivo de proposta concreta no texto seguinte, de Pogge).

No próximo número, Lua Nova concentrará a atenção nas questões da organização do trabalho e das posições das esquerdas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Jan 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1994
CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br