Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2023
  • De Gramáticas e Emergências. Algumas questões sobre etnografías situadas em condições de segurança sanitária Artigo

    Epele, María E.

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da perspectiva de Donna Haraway sobre os conhecimentos situados e seus modos de apropriação no cone sul, o objetivo deste trabalho consiste em examinar o que significa produzir conhecimentos situados através de etnografias antropológicas enquanto críticas do presente e em geografias do sul. Especificamente, este artigo problematiza três condições mínimas para situar a produção de saberes etnográficos através de práticas enunciativas, tecnologicamente mediadas, e relacionadas a sofrimentos, aflições e saúde, sob o regime de segurança sanitária durante a pandemia do Sars-Covid-2 na região de Buenos Aires: a) as etnografias tecnologicamente mediadas; b) em zonas de emergência e catástrofes; c) em contextos atravessados por sanções morais e de criminalização generalizada. Finalmente, a produção dos saberes situados exige modificar nossas práticas críticas como exercício acadêmico, desde a reflexividade até a difração, misturando e transformando suas fronteiras, lógicas e geografias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Partiendo de las perspectivas de Donna Haraway sobre los conocimientos situados y sus modos de apropiación en el cono sur, el objetivo de este trabajo consiste en examinar qué involucra producir conocimientos situados a través de etnografías antropológicas como críticas del presente y en geografías del sur. Específicamente, este artículo problematiza tres condiciones mínimas para situar la producción de saberes etnográficos a través de prácticas enunciativas, tecnológicamente mediadas y relativas a sufrimientos, aflicciones y salud, bajo el régimen de seguridad sanitaria durante la pandemia del Sars-Covid-2 en la región de Buenos Aires: a) las etnografías tecnológicamente mediadas; b) en zonas de emergencia y catástrofes; c) en contextos atravesados por sanciones morales y criminalización generalizada. Finalmente, la producción de los saberes situados exige modificar nuestras prácticas críticas como ejercicio académico, desde la reflexividad hacia la difracción, revolviendo y transformando sus fronteras, lógicas y geografías.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on Donna Haraway’s perspective regarding situated knowledges and the ways in which these have been understood in the southern countries of South America, this article examines the production of situated knowledge through ethnographies as a critique of the present situated in southern geographies. Specifically, this article problematizes three minimum conditions for situated ethnographic knowledges, based on technologically mediated speaking practices that express suffering, afflictions, and health during the sanitary security regime imposed as a reaction to the SARS-CoV-2 pandemic. These are: a) technologically mediated ethnographies; b) ethnographies in emergency and catastrophes zones; c) ethnographies in settings marked by moral sanctions and generalized criminalization. Finally, I analyze how the production of situated knowledges requires us to modify our critical practices within the academic world, from reflexivity to diffraction, as well as to transform borders, logics and geographies.
  • Fotografias guardadas, corpos marcados, trabalho do tempo: raça e gênero na produção da casa e da cidade Artigo

    Gutterres, Anelise dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo reflito sobre as ambivalências e as acomodações descritas por Ruth em seu cotidiano na Vila Gaúcha, em Porto Alegre, a partir de um percurso por fotografias familiares que entrelaçam narrativas sobre casa, maternidade, violência, vida e morte. Realizo este percurso em diálogo com os escritos de Carolina de Jesus (2007) e Conceição Evaristo (2016 e 2018), seguindo o caminho sugerido por Han e Das (2016) de olhar para as formas de vida enquanto linguagem de fabricação de mundos. Busco, portanto, descrever táticas de mediação e elaboração de formas de habitar o mundo e de produzir a casa entre eventos modelados por questões históricas atravessadas pela raça e pelo gênero - no caso, a produção da cidade, as dinâmicas impostas entre fixação e circulação na fabricação de corpos e lugares removíveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo reflexiono sobre las ambivalencias y acomodaciones descriptas por Ruth en su cotidiano en Vila Gaúcha, en Porto Alegre, a través de un recorrido por fotografías familiares que entrelazan narrativas sobre el hogar, la maternidad, la violencia, la vida y la muerte. Realizo estas reflexiones en diálogo con fragmentos de las obras de Carolina de Jesus (2007) y Conceição Evaristo (2016 y 2018), siguiendo el camino sugerido por Han y Das (2016), es decir, mirar las formas de vida como lenguaje que fabrica mundos. Busco, por lo tanto, describir tácticas de mediación y elaboración de modos de habitar el mundo y de producir la casa entre acontecimientos conformados por cuestiones históricas, atravesadas por raza y género - en este caso, la producción de la ciudad, la dinámica impuesta entre la fijación y la circulación en la fabricación de cuerpos y lugares removibles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the present article, I reflect on the ambivalences and accommodations described by Ruth in her daily life in Vila Gaúcha, in Porto Alegre. The reflections are based on a journey through family photographs that intertwine narratives about home, motherhood, violence, life, and death. My thoughts are presented in dialogue with the writings of Carolina de Jesus (2007) and Conceição Evaristo (2016, 2018), following the path suggested by Han and Das (2016) of looking at life forms as a language for the fabrication of world. I seek to describe the tactics of mediation and elaboration of ways of inhabiting the world and of producing the home between events modeled by historical questions transversed by race and gender - in this case, the production of the city and the dynamics imposed by the interaction between fixation and circulation in the making of removable bodies and places.
  • CARTOGRAFÍA DA DESIGUALDADE ALIMENTAR NO SUL DE LIMA: Panelas comuns, Agência feminina e Relações de vizinhança em tempos de Covid-19 Articulo

    Salas, Eleana Paola Catacora; Suárez, Gustavo Elmer Gutiérrez

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho estudamos as relações de vizinhança observadas em torno da organização das panelas comuns nos assentamentos humanos (bairro de baixa renta) de La Nueva Rinconada (Lima, Peru), durante a pandemia de Covid-19. Organizadas por mães de famílias vizinhas, as panelas comuns constituem núcleos de cozinha e alimentação autônomos e comunitários, que surgem para sustentar a alimentação dos vizinhos em um contexto de desigualdade socioeconômica e condições urbanas precárias. As mulheres que dedicam seu tempo e trabalho às panelas comuns colocam nelas conhecimentos situados a partir de sua condição de mulheres, mães e migrantes, em sua maioria de origem Quéchua. Da mesma forma, apresentam práticas coletivas de cuidado que dão origem a vínculos significativos que são fundamentais para a organização das panelas comuns. Além disso, revisamos as diferenças fundamentais entre panelas comuns e refeitórios populares como experiências de agenciamento alimentar feminino, com diferentes graus de articulação com o Estado-nação peruano. Por fim, enfocamos o papel do Estado peruano na reprodução da desigualdade alimentar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este trabajo estudiamos las relaciones vecinales observadas en torno a la organización de las ollas comunes en los asentamientos humanos de La Nueva Rinconada (Lima, Perú), durante la pandemia de Covid-19. Organizadas por madres de familia vecinas, las ollas comunes constituyen núcleos de cocina y alimentación autónomos y comunitarios, que emergen con el propósito de sostener la alimentación vecinal en un contexto de desigualdad socioeconómica y condiciones de precariedad urbana. Las mujeres que dedican su tiempo y trabajo a las ollas comunes, despliegan en ellas conocimientos situados desde su posición como mujeres, madres y migrantes, en su mayoría de origen Quechua. Además, despliegan prácticas de cuidado colectivo que dan lugar a lazos significativos cruciales para la organización de las ollas comunes. Asimismo, revisamos las diferencias básicas entre ollas comunes y comedores populares en tanto experiencias de agencia femenina alimentaria, con distinto grado de articulación con el Estado peruano. Finalmente, enfocamos el rol del Estado-nación peruano en la reproducción de la desigualdad alimentaria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the present article, we study neighborhood relations observed around the organization of common cooking pots in the human settlements of La Nueva Rinconada, in Lima (Peru), during the Covid-19 pandemic. Organized by neighborhood mothers, the common cooking pots constitute autonomous and community associations for cooking and feeding, which emerge with the purpose of sustaining neighborhood food in a context of socioeconomic inequality and precarious urban conditions. The women who dedicate time and work to the common cooking pots display in this situated knowledges arising from their position as women, mothers, and migrants (mostly of Quechua origin). Likewise, they display collective care practices that give rise to meaningful ties that are crucial for the organization of the common cooking pots. We also review the basic differences between common cooking pots and public dining rooms as experiences of female food agency exposing different degrees of linkage with the Peruvian State. Finally, we analyze the role of the Peruvian Nation-State in the reproduction of food inequality.
  • Objetos abjetos: narrativas em disputa no Museo Histórico da Polícia Nacional de Colômbia Articulo

    Angel, Ana María Forero; Góngora, Andrés

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho a seguir analisa, a partir de uma perspectiva antropológica, uma ensamblagem museal, isto é, uma teia de projetos, objetos, narrativas, afetos atores e performances instaurados para se conectar emocionalmente com o público e mobilizar valores institucionais. Estudamos especificamente o Museu Histórico da Polícia Nacional da Colômbia (mhpn), instituição que contém um conjunto de peças e narrativas evolucionistas e contemporâneas dispostas para justificar a missão da instituição policial e o uso da violência por parte do Estado. Nessas narrativas, os agentes da polícia são apresentados como heróis e como vítimas, e se faz explícita uma profunda ferida institucional. Mas o museu conserva também objetos abjetos que pertenceram a criminosos famosos, obtidos no meio do conflito armado e da guerra contra o tráfico de drogas na Colômbia. Embora os guias e os diretores do mhpn se esforçem por oferecer uma imagem positiva da polícia, os objetos abjetos terminam por ganhar o jogo, pois são os favoritos dos visitantes. Além disso, vemos como, no meio da última greve nacional na Colômbia, os objetos dos representantes da lei podem ser lidos como abjetos, ao materializarem a injustiça e os excessos da força pública. Na nossa opinião, o caso do mhpn é bom para pensar as relações entre materialidade, conflito e emoções, e para entender a imagem de mundo das instituições estatais encarregadas de manter a ordem social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo analizamos desde una perspectiva antropológica un ensamblaje museal, entendido como la trama de proyectos, objetos, narrativas, afectos, actores y performance dispuestos para conectar emocionalmente al público y movilizar valores institucionales. Nos ocupamos de manera específica del Museo Histórico de la Policía Nacional de Colombia (mhpn), institución que alberga un conjunto de piezas y narrativas evolucionistas y contemporáneas dispuestas para justificar la misión de la institución policial y el uso de la violencia por parte del Estado. En estas narrativas, los agentes de policía son presentados como héroes y como víctimas y se hace explícita una profunda herida institucional. Pero el museo alberga también objetos abyectos, muchos de ellos pertenecientes a famosos criminales y obtenidos en medio del conflicto armado y de la lucha contra los carteles del narcotráfico. Argumentamos que, pese al esfuerzo de los guías y directivos del mhpn por mostrar una imagen positiva de la policía, los objetos abyectos ganan la partida y terminan siendo preferidos por los visitantes. Así mismo, vemos cómo, en medio del último estallido social acaecido en Colombia, los objetos de los representantes de la ley puedan ser leídos como abyectos, al materializar la injusticia y el exceso infringido por representantes del Estado. Consideramos que el caso del mhpn es bueno para pensar las relaciones entre materialidad, conflicto y emociones, y para entender la imagen de mundo de las instituciones estatales encargadas de mantener el orden social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article analyzes a museological assemblage. We define this as the maze that is constituted by planning projects, objects, narratives, affects, social actors, and performances that promote an emotional bond between an exhibition and its visitors. The specific object of our analysis is the “Museo Histórico de la Policía Nacional de Colombia” (MHPN). This institution preserves an assembly constituted by a set of pieces and evolutionary and contemporary narratives that justify both the mission of the Colombian National Police and its legitimate use of violence. In the narratives presented by the assemblage, policemen are represented as heroes and victims. We argue that the museum displays an institutional wound. However, the MHPN also displays objects that belonged to famous criminals. We have named them abject objects. These were collected during Colombia’s armed conflicts and during the war on drugs. In the narratives of the Museum guides, the objects serve to demonstrate triumph over the “forces of evil”. Nevertheless, in spite of the effort of the guides to create a very positive image of the Police, these efforts fail attracting a great deal of visitors’ attention, creating a sort of positive image of “the bad guys”. These objects activate a bond between the visitor and the “criminals”. In fact, during the last round of social protest in Colombia, police objects (objects understood as “good” by the Museum) often became signified as abject objects, materializing State violence and, specifically, police violence. We propose that studying state Museums allows us to better understand the relations between materiality, armed conflict, and emotions. In other words, we argue that the analysis of museological assemblages provides a fertile theorical and methodological strategy for the understanding of the image of the world according to state institutions.
  • Suicídio Huaorani em Toñampari e arredores (Amazônia equatoriana) Articulo

    Delgado, Ángel Acuña

    Resumo em Português:

    Resumo Os Huaorani, povo indígena da Amazônia equatoriana, foram contatados em 1956 e, desde então, submetidos a um intenso processo de “civilização” e “integração”. Embora as práticas homicidas estivessem muito presentes em seu modo de vida, não há evidências de práticas suicidas, circunstância que se modificou notadamente desde o início do século XXI, aumentando progressivamente e alcançando números verdadeiramente alarmantes na população jovem. A partir do trabalho etnográfico realizado, abordamos o suicídio huaorani na área de Toñampari a partir de uma perspectiva cultural. O esquema interpretativo aplicado ajuda a compreender não só o contexto e as razões desencadeadoras dos atos suicidas, mas principalmente os fatores essenciais para a sua compreensão. Entre as conclusões, este fenômeno é apontado como mais uma das consequências do processo de assimilação huaorani na sociedade nacional equatoriana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los Huaorani, pueblo indígena de la Amazonía ecuatoriana, fueron contactados en 1956 y sometidos desde entonces a un intenso proceso de “civilización” e “integración”. Si bien las prácticas homicidas se hallaban muy presentes en su modo de vida, de prácticas suicidas no se tienen constancia, circunstancia que ha cambiado notablemente desde comienzos del siglo XXI, al aumentar éstas progresivamente y alcanzar cifras realmente alarmantes en la población juvenil. En base al trabajo etnográfico realizado, abordamos el suicidio huaorani en el área de Toñampari desde una óptica cultural. El esquema interpretativo aplicado ayuda a entender, no solo el contexto y los motivos desencadenantes de los actos suicidas, sino muy especialmente los factores esenciales para su comprensión. Entre las conclusiones dicho fenómeno es señalado como una más de las consecuencias del proceso de asimilación huaorani en la sociedad nacional ecuatoriana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Huaorani, an indigenous people of the Ecuadorian Amazon, were contacted in 1956. Since that date, they have been submitted to an intense process of "civilization" and "integration". Although homicidal practices were present in the Huaorani way of life, there is no evidence of suicidal practices, a circumstance that has changed drastically since the beginning of the 21st century. Suicide rates have progressively increased among this group: alarmingly so in the case of Huaorani youth. Based on ethnographic research we approach the phenomenon of Huaorani suicide in the Toñampari area from a cultural perspective. The interpretive scheme applied here helps us to understand not only the context and the triggering motives of suicidal acts, but also the essential factors for understanding these in the Huaorani context. Among our conclusions, this phenomenon is indicated as one of the consequences of the process of the assimilation of the Huaorani into Ecuadorian national society.
  • Remoções e derrubadas de monumentos como política dos incomuns Artigo

    Aguiar, Isaura de; Maciel, Lucas da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Nos últimos anos, assiste-se a uma onda de remoções e derrubadas de monumentos públicos, intensificadas após as manifestações antirracistas de 2020, depois o assassinato de George Floyd, homem negro asfixiado por um policial branco, nos Estados Unidos. A partir dos atos que contestaram o monumentalismo na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Chile, busca-se refletir neste artigo sobre a forma com que tais eventos desestabilizam a concepção predominante da existência de um comum no espaço e no tempo. Propõe-se como exercício imaginar o surgimento dos possíveis incomuns da história através de casos que, neste ensaio, serão apresentados enquanto uma especulação ontológica. Serão abordadas as dissonâncias em torno dos debates que se seguiram aos atos de contestação das representações monumentais mostrando que, embora eles tenham ocorrido no mesmo recorte temporal e em lugares distintos, persiste a impossibilidade de traçar uma linha de similitudes que enquadre cada um destes casos a fundo comum.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En los últimos años se ha producido una ola de remociones y derrumbes de monumentos públicos, intensificada tras las manifestaciones antirracistas de 2020, tras el asesinato de George Floyd, un hombre negro asfixiado por un policía blanco, en Estados Unidos. A partir de los actos que desafiaron el monumentalismo en Inglaterra, Estados Unidos y Chile, este artículo busca reflexionar sobre cómo tales hechos desestabilizan la concepción imperante de la existencia de un común en el espacio y el tiempo. Se propone como ejercicio imaginar el surgimiento de lo posible incomún de la historia a través de casos que, en este ensayo, se presentarán como una especulación ontológica. Se analizan las disonancias en torno a los debates que siguieron a los actos de impugnación de las representaciones monumentales, mostrando que, aunque ocurrieron en el mismo marco temporal y en diferentes lugares, persiste la imposibilidad de trazar una línea de similitudes que enmarca cada uno de estos casos en un trasfondo común.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Over the past years, we have seen a wave of removals and demolitions of public monuments, which intensified after the anti-racist demonstrations of 2020 following the murder of George Floyd, a black man choked to death by a white police officer in Minneapolis in the United States. Looking at acts challenging monumentalism in England, the United States and Chile, we seek to reflect on how such events destabilize the prevailing conception of the existence of a common in space and time. We propose as an exercise the imaging of the emergence of a possible uncommon of history through cases that, in this essay, will be presented as ontological speculation. We will address the dissonances surrounding the debates that followed the acts of contesting monumental representations, showing that, although they occurred in the same time frame and in different places, it is impossible to draw a common line of similarities that fits each of these cases into a shared framework.
  • Os Tejorones negros no carnaval ñuu savi, a dança como exercício cosmopolítico Articulo

    González, Natalia Gabayet; Gabriel, José Francisco Ziga

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da análise do ciclo cerimonial anual da comunidade ñuu savi / Mixtecos de Huaxpaltepec, Oaxaca, traçaremos a identidade e a ordem relacional entre os personagens para definir o carnaval como ferramenta cosmopolítica. As danças, contexto em que essas relações se refletem, são uma encarnação da alteridade por meio do mundo em movimento, uma reflexão sobre o interétnico e o espaço da criatividade indígena que em diferentes momentos tem sido uma frente comunicativa de grande continuidade histórica, além de ser um gênero privilegiado em que a visão de um choque cultural se expressa, segundo Wagner.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir del análisis del ciclo anual ceremonial de la comunidad ñuu savi/mixtecos de Huaxpaltepec, Oaxaca, trazaremos la identidad y orden relacional entre los personajes para definir el carnaval como una herramienta de cosmopolítica de lo afroindígena, concepto acuñado por Goldman (2020). Las danzas, contexto en el que se reflexionan estas relaciones, son una corporización de la alteridad a través del mundo en movimiento, una reflexión sobre lo interétnico y espacio de creatividad indígena que en distintas épocas ha sido un frente comunicativo de gran continuidad histórica, además de ser un género privilegiado en el que se expresa la visión de un choque cultural según Wagner.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through an analysis of the annual ceremonial cycle of the Ñuu Savi / Mixtecos community of Huaxpaltepec, Oaxaca, we trace the identity and relational order between characters in defining carnival as a cosmopolitical tool. Dances -- the context in which these relationships is reflected -- are an embodiment of otherness expressed through the world in motion; a reflection on the inter-ethnic and a space of indigenous creativity that, at different times, has been a communicative process that has demonstrated great historical continuity, in addition to being a privileged genre in which the vision of a culture shock is expressed (according to Wagner).
  • Como amar uma planta: experiência, diversidade e relações multiespecíficas no semiárido paraibano Artigo

    Holliver, Gabriel

    Resumo em Português:

    Resumo Baseado em um engajamento etnográfico desde 2015, o presente artigo pretende oferecer uma descrição do cultivo de alguns vegetais presentes no sistema agrícola tradicional do semiárido paraibano. Dividido em quatro partes, no primeiro momento descrevo a história e contextualizo a paisagem local e esses agricultores que se autodenominam como “agricultores experimentadores”, aqui, a noção nativa de “experiência” é central para a compreensão de suas práticas. Em seguida me concentro nos roçados sazonais de milho e feijão, momento em que ressalto a diversidade de variedades presentes nessas culturas. Posteriormente, quando descrevo o cultivo de arroz-vermelho, trago à superfície sua história e as relações multiespecíficas presentes no cultivo desta planta. Por fim, abordo de maneira mais ampla as chamadas “sementes da paixão”; quando enfatizo este gênero de conhecimento tradicional, abordo as relações de parentesco, vizinhança e outras parcerias por meio do cultivo e da circulação das plantas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado en un trabajo etnográfico realizado desde 2015, este artículo tiene como objetivo ofrecer una descripción de los sistemas agrícolas tradicionales existentes en la región semiárida de Paraíba. Dividido en cuatro partes, en primer lugar describo la historia y contextualizo tanto el paisaje local como a los agricultores que se llaman a sí mismos 'agricultores experimentadores', siendo aquí la noción nativa de 'experiencia' central para entender sus prácticas. En segundo lugar, me enfoco en los cultivos estacionales de maíz y frijol, donde destaco sobre todo la diversidad presente en estos cultivares. Posteriormente, cuando describo el cultivo de arroz rojo, saco a la superficie su compleja historia y las relaciones multiespecíficas presentes en el cultivo de esta planta. Finalmente, me acerco a las llamadas 'semillas de la pasión' de manera más amplia. Cuando enfatizo este tipo de conocimiento tradicional, abordo las asociaciones de parentesco, vecindad y outras camaraderías a través del cultivo y circulación de plantas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on ethnographic research carried out since 2015, the present paper offers a description of the traditional agricultural systems in the semiarid region of the Brazilian state of Paraíba. First, I describe the history and the context of the local landscape and the peasants that survive in it, who call themselves “agricultores experimentadores” [experimental peasant]. Here, the emic notion of “experiência” [experience] is central for the understanding of their practices. Secondly, I focus on the seasonal crops of corn and beans, pointing out the diverse varieties of these crops that are cultivated. Third, I turn my attention to red-rice cultivation, I bring out the complex history and multi-species relations that exist in these crops. Finally, I approach (in a broad manner) the so called “sementes da paixão” [passion seeds]. While emphasizing traditional knowledge, I also engage with kinship relations, as well as neighborhood and other partnerships created through the cultivation and circulation of plants.
  • Berta Ribeiro: enlace de saberes, plantas e antropologia Artigo

    Massaro, Tatiana

    Resumo em Português:

    Resumo Em 2019, a antropóloga Berta Ribeiro (1924-1997) foi homenageada com um vestido. Através do tributo pouco comum, procuramos mostrar como a roupa que a homenageia carrega relações e histórias da trajetória e da obra de Berta. Pretende-se também mostrar como interesses de pesquisa da antropóloga, como saberes ancestrais, técnicas de produção de cestaria indígena, plantas, pessoas e preservação da floresta, se relacionam com esse traje, criado pela estilista Flavia Aranha, e dialogam com discussões latentes tanto no conhecimento científico da antropologia e da filosofia contemporânea quanto com os saberes tradicionais indígenas. Neste sentido, através da homenagem vestível feita pelo evento “Selvagem: ciclo de estudos sobre a vida”, tomamos a antropóloga e seu vestido em um só feixe, cujas fibras serão estendidas ao longo deste artigo, buscando olhar mais de perto e mostrar seus fios reminiscentes, suas linhas têxteis, seus matizes tintórios, seus filamentos vegetais, suas gradações humanas, antropológicas e filosóficas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En 2019, la antropóloga Berta Ribeiro (1924-1997) fue homenajeada con un vestido. A través de este homenaje poco usual, tratamos de mostrar cómo la ropa que la honra contiene relaciones e historias de la trayectoria y obra de Berta. También se pretende mostrar cómo los intereses de investigación de la antropóloga, como los saberes ancestrales, las técnicas de producción de cestería indígena, las plantas, la gente y la preservación de los bosques se relacionan con este traje, creado por la estilista Flavia Aranha, que también dialogan con discusiones latentes tanto en el conocimiento científico de la antropología y filosofía como en los saberes tradicionales indígenas. En este sentido, a través del homenaje vestible realizado por el evento “Salvaje: ciclo de estudios sobre la vida”, tomamos a la antropóloga y su vestido en un mismo ovillo, cuyas fibras se extenderán a través de este artículo, buscando observarlas más de cerca para mostrar la reminiscencia de sus hilos, sus líneas textiles, sus tintes, sus filamentos vegetales y también sus gradaciones humanas, antropológicas y filosóficas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 2019, anthropologist Berta Ribeiro (1924-1997) was honored with a dress. Through analyzing this unusual tribute, we show how the clothes that honor her carry the relationships and stories of Berta's trajectory and work. We also show how the research interests of the anthropologist, ancestral knowledge, indigenous basketry production techniques, plants, people, and forest preservation relate to this costume (created by stylist Flavia Aranha), and engaging in dialogue with latent discussions in anthropology and philosophy, as well as with traditional indigenous knowledge. Through the wearable homage made for the "Wild: Cycle of Studies of Life" event, we engage with the anthropologist and her dress as a single bundle, whose fibers will be extended throughout the present article, as we look more closely at and explore their reminiscent yarns, textile lines, dyed hues, vegetable filaments, and also their human, anthropological and philosophical gradations.
  • Fronteiras do nós: um caminho aberto para a escrita Debates

    Pierobon, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto reflete sobre a escrita de Veena Das em Textures of the Ordinary. Argumenta que, no processo de descrição das formas de vida e de elaboração de conceitos, a autora mantém os traços da vida de seus interlocutores em seus escritos quanto aos distintos tons e subtons das histórias que ela ouviu e viveu. Defende que os capítulos do livro nos abrem para a possibilidade de imaginar formas de escrita etnográfica em que os tons e os subtons presentes na vida diária apareçam como constitutivos da linguagem e dos processos de transmissão de experiência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo reflexiona sobre la escritura de Veena Das en Textures of the Ordinary. Sostiene que, en el proceso de describir modos de vida y elaborar conceptos, la autora mantiene las huellas de las vidas de sus interlocutores en sus escritos mediante los diferentes tonos y subtonos de las historias que escuchó y vivió. Se argumenta que los diferentes capítulos del libro nos abren a la posibilidad de imaginar formas de escritura etnográfica en las que los tonos y subtonos presentes en la vida cotidiana aparezcan como constitutivos del lenguaje y de los procesos de transmisión de la experiencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reflects on Veena Das's writing in Textures of the Ordinary. We argue that in the process of describing forms of life and elaborating concepts, the author keeps traces of her interlocutors lives in her writings through the different tones and subtones of the stories she heard, lived, and recounts. We argue that the different chapters of the book open up the possibility of imagining forms of ethnographic writing in which the tones an subtones present in daily life appear as constitutive oflanguage and the processes of transmitting experience.
  • A antropologia como ofício feito de reencontros, perdas e curas Debates

    Vianna, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto aborda, sob forma de comentário a Textures of the Ordinary: Doing anthropology after Wittgenstein, de Veena Das, a complexidade do tempo etnográfico e suas relações com a escrita na obra da autora. Busca, dessa forma, destacar o quanto a atenção ao cotidiano e ao ordinário sublinhada pela antropóloga implica modos bastante singulares de registrar limites e compromissos de nossa atuação enquanto etnógrafas. Discute ainda que, em seu livro, a capacidade de “tolerar a obscuridade” implica movimentos de ordem ética e estética que se revelam na capacidade de retomar escritos anteriores, compor tempos heterogêneos e deixar marcadas hesitações reflexivas que produzem aberturas únicas na compreensão do trabalho antropológico como algo marcado por perdas e reconfigurações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El texto aborda, a modo de comentario a Textures of the Ordinary: Doing anthropology after Wittgenstein, de Veena Das, la complejidad del tiempo etnográfico y sus relaciones con la escritura en la obra de la autora. De esta forma, se busca resaltar cómo la atención a la cotidianidad y lo ordinario subrayada por la antropóloga implica formas bastante singulares de registrar los límites y compromisos de nuestro trabajo como etnógrafos. También se argumenta que, en su libro, la capacidad de “tolerar la oscuridad” implica movimientos éticos y estéticos que se revelan en la capacidad de retomar escritos anteriores, componer tiempos heterogéneos y dejar marcadas vacilaciones reflexivas que producen aperturas únicas en la comprensión del quehacer antropológico. como algo marcado por pérdidas y reconfiguraciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Taking the form of a commentary upon Textures of the Ordinary: Doing Anthropology after Wittgenstein by Veena Das, the present article explores the complexity of ethnographic time and its relationship to writing in the author’s work. In this process, it highlights the extent to which the attention to the everyday and the ordinary advocated by the anthropologist entails highly singular modes of registering the limitations and commitments of our work as ethnographers. The text also discusses how, in Das’ book, the “tolerance of obscurity” implies ethical and aesthetic movements that reveal themselves in their capacity to return to earlier writings, compose heterogenic temporalities, and leave significant reflexive hesitations that produce unique openings in our comprehension of the work of anthropology as something marked by losses and reconfigurations.
  • Devoção antropológica e retorno ao mundo: três modos de atenção à vida em Textures of Ordinary Debates

    Jardim, Fabiana A. A.; Côrtes, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo: O ensaio dialoga com o livro Textures of Ordinary: Doing Anthropology after Wittgenstein, de Veena Das, com destaque para três modos com que a vida aparece em sua obra: o fazer etnográfico como uma vida que se faz junto com seus interlocutores; a vida que se tece no cotidiano e que torna possível habitar espaços de devastação; e a vida dos conceitos, que não existem de forma abstrata, mas se assentam em experiências concretas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este ensayo nos ocupamos de Textures of Ordinary: Doing Anthropology after Wittgenstein de Veena Das, examinando tres formas en las que la vida aparece en su obra: el trabajo etnográfico como vida que se hace junto a sus interlocutores; la vida que se entreteje en lo cotidiano y hace posible habitar espacios de devastación; y la vida de los conceptos que no existen de forma abstracta, sino que se basan en experiencias concretas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present essay dialogues with Veena Das’s book Textures of Ordinary: Doing Anthropology after Wittgenstein by examining three modes that life appears in Das’s work: ethnographic work as a life that is made together with interlocutors; the life that is woven into everyday life and that makes it possible to inhabit devastated spaces; and the life of concepts, that do not exist in abstract form but which are based on concrete experiences.
  • A devoção vaishnava e os conceitos de ordinário e cotidiano: Comentário a partir de Textures of the Ordinary Debates

    Cordeiro, Manuela Souza Siqueira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste comentário é visualizar aproximações de uma leitura sobre a prática da devoção na filosofia vaishnava e os conceitos de ordinário e cotidiano (everyday), tendo como base Textures of the Ordinary. Para tanto, analiso a noção de sacrifício e os desdobramentos do ordinário no actual everyday e eventual everyday. Uma das estéticas orientadoras da obra de Veena Das, mas não a única, pode ser a forma como os poemas épicos influenciam a vida das pessoas, oferecendo pistas na conformação conceitual do cotidiano (everyday) e do ordinário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este comentario es visualizar aproximaciones de una lectura sobre la práctica de la devoción en la filosofía vaishnava y los conceptos de ordinario y cotidiano, a partir de Texturas de lo Ordinario. Con ese objetivo, analizo la noción de sacrificio y el desdoblamiento de lo ordinario en lo actual everyday y eventual everyday. Una de las estéticas que guían la obra de Veena Das, pero no la única, puede ser la forma en que los poemas épicos influyen en la vida de las personas, ofreciendo pistas en la conformación conceptual de lo cotidiano y lo ordinario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of my commentary is to visualize approximations of a reading about the practice of devotion in Vaishnava philosophy and the concepts of the ordinary and the everyday, based on Textures of the Ordinary. To this end, I analyze the notion of sacrifice and the unfoldings of the ordinary in the actual everyday and the eventual everyday. One of the guiding aesthetics of Veena Das’, work - but not the only one - is perhaps the way epic poems influence people’s lives, offering clues to the conceptual conformation of the everyday and the ordinary.
  • Textura da lei, política do ordinário e outras rotas para conhecer o Estado Debates

    Ferreira, Letícia Carvalho de Mesquita

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo antropológico do Estado, com forte tradição etnográfica no Brasil, é uma das frentes de reflexão responsáveis pela ampla difusão da obra de Veena Das no país. Partindo desta constatação, o texto retoma duas personagens presentes em Textures of the Ordinary e argumenta que, da forma como são apresentadas, suas histórias condensam algumas das questões mais centrais da contribuição já consolidada de Das para o estudo das práticas e dos processos de Estado. Não obstante, argumenta também que as histórias dessas mesmas personagens permitem à autora ampliar sua contribuição, o que se dá em dois registros: na tomada da “textura da lei” e da “política do ordinário” como categorias analíticas especialmente produtivas diante do caráter ambivalente do Estado; e nas pistas e sugestões de natureza teórico-metodológica oferecidas ao leitor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio antropológico del Estado, con fuerte tradición etnográfica en Brasil, es uno de los frentes de reflexión responsables por la amplia difusión de la obra de Veena Das en el país. A partir de esta observación, el texto retoma dos personajes presentes en “Textures of the Ordinary” y argumenta que, en la forma en que son presentados, sus relatos condensan algunos de los temas centrales de la ya consolidada contribución de Das al estudio de las prácticas y procesos estatales. Sin embargo, también argumenta que los relatos de estos mismos personajes permiten a la autora ampliar su aporte, lo que se da en dos registros: en tomar la “textura de la ley” y la “política de lo ordinario” como categorías analíticas especialmente productivas ante el carácter ambivalente del Estado; y en las pistas y sugerencias de carácter teórico-metodológico que se ofrecen al lector.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The anthropological study of the State, a strong ethnographic tradition in Brazil, is one of the areas responsible for the wide dissemination of Veena Das' work in the country. Based on this observation, the present article revisits two characters of “Textures of the Ordinary” and argues that their stories summarize some of the most central issues in Das' contribution to the study of State practices and processes. It also argues that the stories of these same two characters allow the author to broaden her contribution to this field in two ways: through analytical categories “texture of the law” and the “politics of the ordinary” (especially productive with regards to the State and its ambivalences); and the theoretical and methodological hints and suggestions Das’ offers up to the reader.
  • SABER E NÃO SABER: A RESPOSTA COMO PENSAMENTO EM COMPANHIA Debates

    Das, Veena
  • Apresentação: leituras (com)partilhadas de Textures of the ordinary Debates

    Rui, Taniele
  • A política e a poética de Célia Xakriabá: três discursos da primeira deputada indígena eleita por Minas Gerais (2022) Outras Escrit(Ur)as

    Xakriabá, Célia; Rodrigues, Ana Paula

    Resumo em Português:

    Resumo Até o ano de 2022, só haviam sido eleitos dois deputados federais indígenas no Brasil: Mário Juruna, em 1982, e Joênia Wapixana, em 2018. O ano de 2022 é um marco histórico, contando com um recorde de candidaturas indígenas e a eleição de importantes lideranças, como Célia Xakriabá e Sônia Guajajara. Publicamos, aqui, três discursos de Célia Xakriabá, gravados em eventos de sua pré-campanha a deputada federal pelo estado de Minas Gerais. A publicação é um registro do papel central ocupado pelas mulheres indígenas nas lutas progressistas do país e na política institucional brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Hasta el año 2022, solo se habían elegido dos diputados federales indígenas en Brasil: Mário Juruna en 1982 y Joênia Wapixana en 2018. El año 2022 marca un hito histórico, con un récord de candidaturas indígenas y la elección de importantes líderes como Sônia Guajajara y Célia Xakriabá. Aquí publicamos tres discursos de Célia Xakriabá, grabados en eventos de su precampaña a diputada federal por el estado de Minas Gerais. Esta publicación es un registro del papel central que ocupan las mujeres indígenas en las luchas progresistas del país y en la política institucional brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Until 2022, only two indigenous federal deputies had ever been elected in Brazil: Mário Juruna (in 1982) and Joênia Wapixana (in 2018). 2022 thus marked a historic milestone, with a record number of indigenous candidacies and the election of important leaders such as Célia Xakriabá and Sônia Guajajara. Here, we publish three speeches by Célia Xakriabá, recorded during events of her pre-campaign for federal deputy in the state of Minas Gerais. Our publication testifies to the central role played by indigenous women in the progressive struggles of Brazil and in Brazilian institutional politics.
  • ORTEGA, Ariel; HUYER, Bruno. 2021. Nossos espíritos seguem chegando (Nhe’e kuery jogueru teri). Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à Covid-19 (PARI-c): 15 min. Acessado em 12 de março de 2023: https://www.youtube.com/watch?v=U6QUy09uiTE Resenha

    Lima, Eduardo Teixeira de
  • KRENAK, Ailton. 2017. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 104 p. Resenha

    Castro, Kasandra Conceição
  • Errata Errata

  • Errata Errata

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com