Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 29, Número: 3, Publicado: 2023
  • Gênero e parentesco aymara. Mobilidades femininas bolivianas e horizontes políticos Articles

    Guizardi, Menara; Nazal, Esteban; Magalhães, Lina

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem dois objetivos centrais. Primeiro, apresentar uma revisão dos estudos antropológicos sobre gênero e parentesco em comunidades aymaras, com foco na literatura produzida na Bolívia, no Chile e no Peru. Segundo, revisar a literatura sobre a mobilidade transnacional/transfronteiriça de mulheres indígenas aymaras bolivianas. Começaremos problematizando conceitos clássicos sobre parentesco e patriarcado, retomando as críticas que o feminismo ofereceu a estes argumentos. Em seguida, revisaremos os trabalhos do andinismo clássico sobre a visão de mundo das comunidades aymaras, os estudos sobre gênero nessas comunidades e os trabalhos sobre a migração feminina boliviana na América do Sul. Terminaremos com uma revisão das críticas às concepções clássicas sobre a complementaridade simbólica aymara. Especificaremos, para apontar possibilidades investigativas futuras, a abertura de uma agenda das lideranças indígenas na Bolívia indagando sobre o uso da visão de mundo aymara como plataforma política nacional neste país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se plantea dos objetivos centrales. Primero, presentar una revisión de los estudios antropológicos sobre género y parentesco en las comunidades aymara, enfocándose en la literatura producida en Bolivia, Chile y Perú. Segundo, revisar la literatura sobre la movilidad transnacional/transfronteriza de las mujeres indígenas aymara bolivianas. Iniciaremos problematizando conceptos clásicos sobre el parentesco y el patriarcado, y retomando las críticas que el feminismo ofreció a estos argumentos. Luego, revisamos los trabajos del andinismo clásico sobre la cosmovisión de las comunidades aymara, los estudios sobre género en estas comunidades y los trabajos sobre la migración femenina boliviana en Sudamérica. Finalizamos con una revisión de las críticas a las concepciones clásicas acerca de la complementariedad simbólica aymara. Explicitaremos, para apuntar futuras posibilidades investigativas, la apertura de una agenda de las lideresas indígenas en Bolivia indagando sobre uso de la cosmovisión aymara como plataforma política nacional en este país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article has two central objectives. First, to present a review of anthropological studies on gender and kinship in Aymara communities, focusing on the literature produced in Bolivia, Chile, and Peru. Second, to review the literature on the transnational/transborder mobility of Bolivian Aymara women. We will begin by examining classic concepts of kinship and patriarchy, taking up the feminist critiques of these arguments. Then, we review the work of classic Andeanism on the Aymara worldview, gender studies in these communities, and research on the migration of Bolivian females in South America. We conclude with a review of critiques on the classic conceptions about the symbolic complementarity of the Aymara. We point out future research possibilities in opening an agenda for indigenous women leaders in Bolivia, investigating the use of the Aymara worldview as a national political platform.
  • Rabeando as Ondas: o localismo do surf na praia de Patos (Galícia) Artículos

    Bobillo, Clara; Diz, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Nas praias de surf surge um conflito chamado localismo, baseado na territorialização inscrita por certos surfistas no espaço costeiro. Isto deriva de ações violentas baseadas no sentimento de pertencimento, que visam preservar o privilégio de surfar as ondas do lugar. Neste artigo, abordamos etnograficamente o localismo no surf através do estudo de caso da praia de Patos (Galícia). Rastreamos o conflito e analisamos as relações de poder entre dois grupos de surfistas: os locais e os comuns. Concluímos que o localismo opera tanto como um processo de dominação, atormentado por jogos de representação, quanto como resistência, apresentando-se como um mecanismo de conservação e regulação do meio ambiente erguido pela comunidade surfista. Diante da moda e da globalização do surf, dominada pelo crowding ou massificação das praias, o localismo revela uma estratégia informal de distribuição das ondas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En las playas donde se practica surf surge un conflicto llamado localismo, basado en la territorialización inscrita por ciertos surfistas en el espacio litoral. Este deriva en acciones violentas fundadas en un sentido de pertenencia, que tienen como objetivo la preservación del privilegio de surfear las olas del lugar. En este artículo, abordamos etnográficamente el localismo en el surf mediante el estudio de caso de la playa de Patos (Galicia). Rastreamos el conflicto y analizamos las relaciones de poder entre dos grupos de surfistas: locales y comunes. Concluimos que el localismo opera a la vez como un proceso de dominación, plagado de juegos representacionales, y como resistencia, presentándose como un mecanismo de conservación y regulación del entorno erigido por la comunidad surfista. Frente a la moda y globalización del surf, dominada por el crowding o masificación de las playas, el localismo revela una estrategia informal de distribución de las olas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract On surfing beaches, a conflict known as localism often arises based on the territorialisation inscribed by certain surfers upon the coastal space. This results in violent actions based on a sense of belonging which aim to preserve the privilege of surfing the waves of a particular spot. In the present article, we ethnographically approach localism in surfing through a case study of Patos beach (Galicia). We trace conflicts and analyze power relations between two groups of surfers: locals and commoners. We conclude that localism operates both as a process of domination (plagued by representational games) and as resistance, presenting itself as a mechanism erected by the surfing community for theconservation and regulation of the environment. Faced with the increasing popularity and globalization of surfing, dominated by overcrowding or massification of beaches, localism reveals an informal strategy of wave distribution.
  • A integridade olímpica: disputas sobre virilidade, elegibilidade esportiva e proteção social na Rio 2016 Artigos

    Pires, Barbara Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Seguindo uma cena do atletismo nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, iremos esmiuçar relações institucionais, científicas e morais que permeiam a regulação esportiva da elegibilidade feminina no alto rendimento, observando com atenção as imbricações multissituadas da categoria integridade. Nesse contexto analisado, o corpo sexuado aparece como lugar privilegiado de inscrição social, especialmente o corpo feminino que apresenta alguma variação de intersexualidade. Acompanharemos parte dessa experiência esportiva, que envolveu a vitória da sul-africana Caster Semenya nos 800 metros feminino, para refletir sobre um modo particular e efetivo de gestão dos corpos e das populações na vida contemporânea. Utilizando cada vez mais recursos técnicos e saberes hormonais, sem abandonar memórias e estratégias de um passado colonial, as entidades esportivas atuais legitimam ou debilitam atletas para proteger a categoria feminina. Com isso, tecem os próprios limites que esses corpos - sexuados e atléticos - conseguem pertencer ao movimento olímpico, materializar virilidade e visibilizar masculinidade feminina.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Siguiendo una escena del atletismo en los Juegos Olímpicos de 2016, en Río de Janeiro, escudriñaremos relaciones institucionales, científicas y morales que permean la regulación deportiva de la elegibilidad femenina en alto rendimiento, acompañando las imbricaciones multisituadas de la categoría integridad. En este contexto analizado, el cuerpo sexuado aparece como un lugar privilegiado de inscripción social, especialmente el cuerpo femenino que presenta alguna variante de intersexualidad. Seguiremos parte de esta experiencia deportiva, que supuso la victoria de la sudafricana Caster Semenya en los 800 metros femeninos, con el objetivo de comprender un modo particular y eficaz de gestión de los cuerpos y las poblaciones en la vida contemporánea. Utilizando cada vez más recursos técnicos y conocimientos hormonales, sin abandonar memorias y estrategias de un pasado colonial, las entidades deportivas legitiman o debilitan a las atletas para proteger la categoría femenina. Con ello, trazan los propios limites que estos cuerpos - sexuados y atléticos - logran para pertenecer al movimiento olímpico, materializar virilidad y visibilizar la masculinidad femenina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Taking as our point of analysis the Olympic Games in Rio de Janeiro in 2016, we will scrutinize the institutional, scientific and moral relations that permeated the regulation of female eligibility in elite sports, looking closely at integrity as a multi-situated, imbricated category. In the context under analysis, the sexed body appears as a privileged place of social inscription, with the female body that presents some variation of intersexuality being seen as especially problematic. We follow part of the Olympic sporting experience involving the victory of Caster Semenya (South Africa) in the women’s 800 meter race. We seek to reflect upon a particular and effective mode of management of bodies and populations in contemporary life. With the increasing use of technical resources and hormonal knowledge -- and without abandoning the memories and strategies of a colonial past -- sport entities legitimate or exclude athletes participation in the name of protecting women’s sports. Ultimately, they weave the limits that these sexed and athletic bodies must stay within in order to belong to the Olympic movement, materializing virility and making female masculinity visible.
  • Lembrar espirituando: conversas interculturais sobre a memória coletiva do povo nasa Artículos

    Levalle, Sebastián

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho investigo as articulações entre memória coletiva, espiritualidade e mito no povo Nasa de Tierradentro (Colômbia). Faço-o numa abordagem colaborativa e intercultural que procura construir interpretações e conceitos a partir de conversas com três pesquisadores nasa com os quais trabalho há mais de dez anos. Proponho que a memória abre um tempo imanente que põe em interação seres humanos e outros seres existentes, seres de condição física diferente, mas interioridade semelhante. Para dar conta dessa interação, meus interlocutores nasa e eu construímos a categoria lembrar espirituando. Com isso, pretendemos abarcar uma ação que pode ser realizada por meio da experiência onírica ou pelo uso agudo dos sentidos a qualquer hora do dia. No decorrer do artigo abordo três formas de colocar em prática o lembrar espirituando: sonhar, sentir e percorrer o território.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo indago en las articulaciones entre memoria colectiva, espiritualidad y mito en el pueblo nasa de Tierradentro (Colombia). Lo hago bajo un enfoque colaborativo e intercultural que busca construir interpretaciones y conceptos en base a conversaciones con tres investigadores nasa con quienes trabajo hace más de diez años. Planteo que la memoria abre un tiempo inmanente que pone en interacción a seres humanos y otros existentes, seres de distinta condición física pero similar interioridad. Para dar cuenta de esa interacción, mis interlocutores nasa y yo construimos la categoría recordar espirituando. Con ello pretendemos dar cuenta de una acción que puede entablarse mediante la experiencia onírica o mediante el uso agudo de los sentidos en cualquier momento del día. En el curso del artículo abordo tres formas bajo las cuales se pone en práctica el recordar espirituando: soñar, sentir y recorrer el territorio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the present article, I investigate the articulations between collective memory, spirituality, and myth among the Nasa people of Tierradentro (Colombia). I do this through a collaborative and intercultural approach that seeks to build interpretations and concepts based on conversations with three Nasa researchers with whom I have been working with for more than ten years. I propose that memory opens an immanent time that places into interaction humans and other beings; beings of different physical condition but similar interiority. In order to account for this interaction, my Nasa interlocutors and I constructed the category remembering by spiriting. With this, we intend to account for an action that can be undertaken through dream experiences or through the acute use of the senses at any time of the day. In the course of the article, I address three ways in which remembering by spiriting is put into practice: dreaming, feeling, and traveling the territory.
  • A vida inadequada: a inconstância significativa do sofrimento e seus efeitos na relação médico/paciente Artigos

    Oliveira, Everton de

    Resumo em Português:

    Resumo O ano é 2021. Retorno à comunidade onde desde 2011 faço trabalho de campo, após um longo período afastado, por conta da pandemia de Covid-19. Reencontro São Martinho, uma colônia de alemães situada na região da Encosta da Serra, RS. Desde meu primeiro ano de pesquisa acompanho a implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF), uma ampla política nacional de atenção básica à saúde. Localmente, um de seus principais entusiastas é Fernando, médico de uma das duas equipes de saúde da família da comunidade. Neste trabalho, faço uma retomada desse processo, observando especialmente os efeitos de uma trama de expectativas sociais que foram se formando na relação médico/paciente durante esse período. Por razões que serão exploradas no artigo, a noção de sofrimento mediava essa relação, em uma trama desencontrada de expectativas de conduta. Dos pacientes, por parte do médico. Mas também do médico, por parte dos pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Es el año 2021. Regreso a la comunidad que pesquiso desde 2011, después de un largo período de distancia, debido a la pandemia COVID-19. Me reencuentro con São Martinho, una colonia de alemanes localizada en la región de Encosta da Serra, al sur de Brasil. Desde mi primer año de investigación, sigo la implementación de la estrategia de salud familiar, una amplia política brasileña de atención a la salud. A nivel local, uno de sus principales entusiastas es Fernando, un médico de uno de los dos equipos de salud familiares comunitarios. En este trabajo, realizo una revisión de este proceso, observando especialmente los efectos de las expectativas sociales que se formaron en la relación médico-paciente durante este período. Por razones que se explorarán en el artículo, la noción de sufrimiento mediaba dicha relación, trazando un desencuentro de las expectativas de conducta. Por parte del médico, em relación a sus pacientes. Pero también por parte de los pacientes, em relación al médico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The year is 2021. I have returned to the community where I have conducted my research since 2011, after a long period of absence caused by the Covid-19 pandemic. São Martinho is a German colony (colônia, in Portuguese) settled in southern Brazil. During my research, I was interested in the implementation of the Family Health Strategy, a primary health care policy that structures Brazilian health care policy. In local terms, one of the Strategy’s major proponents is the doctor responsible for one of the two family health teams present in the community. In the present article, I review of the implementation of the strategy, especially observing the effects of the social expectations formed in the doctor-patient relationship. For reasons that will be explored below, the notion of suffering has worked as a significant mediator in this relationship, in a complex of social expectations regarding self-conduct. This involves the doctor, in relation to his patients, but also the patients, in relation to the doctor.
  • O trabalho que a festa dá. Etnografias do trabalho festivo Artigos

    Leal, João

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo baseia-se numa pesquisa sobre festas do Divino Espírito Santo que incluiu os Açores, a diáspora açoriana na América do Norte e o Brasil (São Luís - MA). O seu objetivo é olhar para o modo como a festa depende de um conjunto de pessoas que trabalham para a sua realização: desde os seus organizadores até os especialistas rituais, passando por muitas outras pessoas que ajudam na festa. Sublinho que este trabalho é caracterizado por três aspectos principais: é coletivo; é tendencialmente voluntário; e é um trabalho festivo. Na seção final sublinho os contributos que a análise do “trabalho da festa” pode trazer a discussões antropológicas sobre a festa: em particular, sobre a distinção entre backstage e frontstage e a oposição entre festa e trabalho. Sublinho, por fim, a importância de serem tomadas em consideração as múltiplas agencialidades de que a festa depende.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se basa en una investigación sobre las fiestas del Divino Espíritu Santo que incluye los Azores, la diáspora azoriana en América del Norte y Brasil (São Luís MA). Su principal objetivo es analizar cómo la fiesta depende del trabajo que realizan varias personas, desde los organizadores de las fiestas, hasta sus especialistas rituales y personas que simplemente están ahí para ayudar. Destaco tres características principales del “trabajo de la fiesta”: es colectivo; voluntario; y es festivo. En el último apartado, abordo los aportes que el análisis del “trabajo de la fiesta” puede traer a la discusión antropológica sobre este tema, como la distinción entre backstage y frontstage, o entre trabajo y fiesta. También destaco la importancia de las múltiples agencias de las que depende la fiesta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article is based on research into the Holy Ghost feasts of the Azores among the Azorean diaspora in North America and in Brazil (São Luís MA). Its main objective is to analyze how feasting depends upon the work performed by many different people. These include the organizers of the feasts, ritual specialists, and people who are simply there to help. I stress three main characteristics of the “work of the feast”: it is collective; voluntary; and it is festive. In the final section, I address the contributions that analysis of the “work of the feast” can bring to anthropological discussion of topics such as the distinction between backstage and frontstage, or between work and feast. I also highlight the importance of the multiple agencies upon which the feast depends.
  • Universos em emoção: a propósito de uma exposição de arte, seu catálogo e a coletânea de estudos socioantropológicos sobre futebol Artigos

    Toledo, Luiz Henrique de

    Resumo em Português:

    Resumo Universo do Futebol, a coletânea de estudos antropológicos, debutou em meio a figurações relacionais em que artes plásticas, performances artísticas, pesquisas acadêmicas, conjuntura política e esportiva encontraram ressonâncias numa renovada agenda etnográfica na Antropologia brasileira a partir dos anos 80. Digamos que estes elementos se retroalimentaram em benefício do surgimento não planejado de um novo subcampo dos estudos esportivos em Ciências Sociais, no Brasil e na América Latina. O movimento deste artigo será recuperar parte do contexto de surgimento desta obra, minimizando o fardo de caracterizá-la apenas como marco bibliográfico, reposicionando-a num conjunto de elementos ao qual pertenceu: uma homônima exposição de arte tematizando a Copa do Mundo de 1982 e seu catálogo. Recuperar esses artefatos em contexto é colocar também em evidência seu maior entusiasta e promotor, Roberto DaMatta, organizador não somente da referida coletânea, mas ativo colaborador da exposição, de seu catálogo e divulgador das ideias presentes na coletânea para um público mais amplo. Se tal movimento centrífugo parece fazer subsumir o significado primário da coletânea de estudos, desde que apenas percebida a partir do contexto acadêmico, a intenção será reavivar sua capacidade persuasiva há muito convencionalizada como referência bibliográfica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Universo do Futebol, colección de estudios antropológicos, debutó dentro de figuraciones relacionales en las que artes plásticas, performances artísticas, investigación académica, coyuntura política y deportiva encontraron resonancias en una renovada agenda etnográfica de la antropología brasileña a partir de los años ochenta. Digamos que estos elementos retroalimentaron el surgimiento imprevisto de un nuevo subcampo de estudios del deporte en las ciencias sociales en Brasil y América Latina. El propósito de este artículo es recuperar parte del contexto del surgimiento de esta obra, minimizando la carga de caracterizarla sólo como un hito bibliográfico, reposicionándola en un conjunto de elementos a los que pertenecía: una exposición de arte homónima, cuya temática era el Mundial de 1982 y su catálogo. Recuperar estos artefactos en su contexto es también destacar a su mayor entusiasta y promotor, Roberto DaMatta, organizador no sólo de la mencionada colección, sino también activo colaborador de la exposición, de su catálogo y divulgador de las ideas presentes en la colección para un público más amplio. Si tal movimiento centrífugo parece subsumir el significado primario de la colección de estudios, ya que sólo se percibe desde un contexto académico, la intención será reavivar su capacidad persuasiva desde hace tiempo convencionalizada como referencia bibliográfica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Universo do Futebol, anthropological studies collection, debuted within relational figurations in which plastic arts, artistic performances, academic research, political and sporting conjuncture found resonances in a renewed ethnographic agenda in Brazilian anthropology from the 1980s onwards. Let us say that these elements fed back into the unplanned emergence of a new subfield of sports studies in the social sciences in Brazil and Latin America. The purpose of this article is to recover part of the context of the emergence of this work, minimizing the burden of characterizing it only as a bibliographical landmark, repositioning it in a set of elements to which it belonged: an art exposition with the same name themed the 1982 World Cup and its catalogue. Recovering these artifacts in context is also to highlight their greatest enthusiast and promoter, Roberto DaMatta, organizer not only of the mentioned collection, but also an enthusiastic collaborator of the art exposition, of its catalogue and disseminator of the ideas present in the collection to a wider public. If such a centrifugal movement seems to subsume the primary meaning of the collection of studies, since only perceived from an academic context, the intention will be to revive its persuasive capacity long since conventionalized as a bibliographical reference.
  • Desenhando com a fotografia: habitando dobras entre formas expressivas Artigos

    Hirano, Luis Felipe Kojima

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende discutir as possibilidades de desenhar com a câmera fotográfica, como propõe minha interlocutora, Evelyn Torrecilla, a partir de sua experiência na terapia Arte Org. Foi praticando essa terapia, que Evelyn encontrou um modo de fazer fotos desenhando linhas com a iluminação ambiente, por meio de um acoplamento entre gesto e visão, tal como o ato de desenhar. Esta prática permite propor questões às definições de Tim Ingold e Michael Taussig sobre o desenho e a fotografia, bem como refletir sobre dobras e contágios entre diferentes formas expressivas ou grafias, como vêm fazendo Suely Kofes, Karina Kuschnir, Aina Azevedo, Amanda Ravetz, Anne Grimshaw e Phillippe Dubois, entre outros. Nessa discussão com diferentes referências, pretende-se mostrar como acepções etnográficas estão mais abertas a novas emergências do desenho e do fazer fotográfico do que definições canônicas e atemporais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo pretende discutir las posibilidades de dibujar con la cámara, como propone mi interlocutora, Evelyn Torrecilla, desde su experiencia en la terapia Arte Org. Al practicar dicha terapia, Evelyn encontró una manera de hacer fotos dibujando líneas con la iluminación ambiental, a través del acoplamiento entre gesto y visión, como ocurre en el acto de dibujar. Esa práctica permite proponer interrogantes a las definiciones de Tim Ingold y Michael Taussig sobre el dibujo y la fotografía, así como reflexionar sobre pliegues y contagios entre distintas formas expresivas, como vienen haciendo Suely Kofes, Karina Kuschnir, Aina Azevedo, Amanda Ravetz, Anne Grimshaw e Phillippe Dubois, entre otros autores. En esa discusión con distintas referencias, se busca mostrar cómo los significados etnográficos están más abiertos a nuevas emergencias en el dibujo y la fotografía que las definiciones canónicas y atemporales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article is aimed at discussing the possibilities of drawing with photography in accordance with the proposals made by my research subject, Evelyn Torrecilla, as part of her experience in Arte Org therapy. As a practitioner of this therapy, Evelyn found a way of making photos by drawing with background lighting, coupling gesture and vision as they happen in her drawing method. This experience allows me to pose some questions to Tim Ingold’s and Michael Taussig’s definitions of drawing and photography, as well as to consider the intersectionality of and contamination between different expressive forms, in line with the thoughts of Suely Kofes, Karina Kushnir, Aina Azevedo, Amanda Ravetz, Anne Grimshaw and Phillippe Dubois, among other authors. Throughout the discussion, I employ different references to demonstrate how ethnographic understandings are more open than cannonic and atemporal definitions to the new emergencies of drawing and photography making.
  • “Esse sonho é a vida de nosso planeta”: por uma aproximação entre arte, vida e antropologia através de Metamorfoses Ensaios

    Reis, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio é uma tentativa de traçar possíveis convergências entre arte, vida e antropologia através do recém-lançado livro de Emanuele Coccia no Brasil, Metamorfoses. Minha proposta é comentar sobre o livro oferecendo um panorama dos principais conceitos que atravessam os caminhos metamórficos apresentados por Coccia, cujos argumentos entrelaçam arte e vida a partir de uma espiral em que o fio condutor é o conceito de metamorfose. Como pretendo demonstrar, um diálogo entre Coccia e a antropologia pode nos ajudar a pensar abordagens antropológicas em relação à vida que perpassam o caminho da arte, sobretudo se pensarmos a arte como uma experiência vital e sensorial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo es un intento de trazar posibles convergencias entre arte, vida y antropología a través del libro de Emanuele Coccia recién publicado en Brasil, Metamorfosis. Mi propuesta es comentar el libro ofreciendo una visión general de los principales conceptos que atraviesan los caminos metamórficos presentados por Coccia, cuyos argumentos entrelazan arte y vida a partir de un espiral en la que el hilo conductor es el concepto de metamorfosis. Como pretendo demostrar, un diálogo entre Coccia y la antropología puede ayudarnos a pensar acercamientos antropológicos a la vida y sus cruzamientos con el camino del arte, especialmente si pensamos en el arte como una experiencia vital y sensorial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present essay is an attempt to outline the possibilities of convergences between art, life, and anthropology through Emanuele Coccia’s newly released book, Metamorfoses. My proposal is to comment upon this book by offering an overview of the main concepts presetnin the metamorphic path presented by Coccia, whose arguments interlace both art and life following a spiral conducted by the concept of metamorphosis. As I intend to show, tracing a dialogue between Coccia and anthropology can help us to think of new anthropological approaches towards life as it runs through art, especially if we think of art as a vital and sensational experience.
  • Brasil da Esperança: uma análise da campanha presidencial de 2022 Documenta

    Facina, Adriana
  • Resenha de: TSING, Anna Lowenhaupt. 2022. O cogumelo no fim do mundo: Sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. Tradução de Jorge Menna Barreto e Yudi Rafael. São Paulo: n-1 edições. 412 p. Resenhas

    Amante, Victor Abreu
  • Resenha de: FIGUEIRO, Pablo. ¿Querés salvarte? Apuestas, dinero y salvación en el juego de la quiniela. TESEOPRESS. Buenos Aires, 2022. 256 p. Resenhas

    Labronici, Rômulo Bulgarelli
  • TONIOL, Rodrigo. 2022. Espiritualidade Incorporada: Pesquisas médicas, usos clínicos e políticas públicas na legitimação da espiritualidade como fator de saúde, vol. 1. Porto Alegre: Editora Zouk. 206 p. Resenhas

    Foster, Ana Beatriz
  • KUSIMBA, Sibel. 2021. Reimagining Money: Kenya in the Digital Finance Revolution. Stanford: Stanford University Press. 240 p. Resenha

    Barros, Caio César de Azevedo
  • Errata Errata

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com