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Uma medida do nível socioeconômico das escolas brasileiras utilizando indicadores primários e secundários1 1 Uma versão preliminar deste artigo foi publicada no servidor preprint SSRS: <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4325674 >. Acesso em: 22 set. 2023.

A measure of the socioeconomic status of Brazilian schools using primary and secondary indicators

Una medida del nivel socioeconómico de las escuelas brasileñas a partir de indicadores primarios y secundarios

Une mesure du niveau socio-économique des écoles brésiliennes à l'aide d'indicateurs primaires et secondaires

Este artigo apresenta uma medida do nível socioeconômico (NSE) de quase todas as escolas brasileiras. Indicadores primários – calculados com dados de questionários respondidos pelos estudantes nas avaliações educacionais – e indicadores secundários – que caracterizam o contexto social das escolas – foram agregados em uma escala de NSE por meio de um modelo da Teoria de Resposta ao Item. O NSE foi calculado para mais de 180 mil escolas. A metodologia deu visibilidade às escolas pequenas ou de áreas remotas que, até então, eram invisíveis para as políticas públicas, uma vez que elas não participam das avaliações educacionais. A relação entre resultados educacionais e o NSE representa as desigualdades do país. O NSE das escolas tem utilidade para a pesquisa acadêmica e potencial para contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas que visam a reduzir as desigualdades educacionais.

nível socioeconômico das escolas; educação básica; desigualdades educacionais; escalas e medidas sociais; Teoria de Resposta ao Item


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