Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência

Resumos

Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma discussão acerca das contribuições de duas diferentes abordagens da aprendizagem - a aprendizagem situada e a aprendizagem pela experiência - para o entendimento do processo de aprendizagem dos praticantes da estratégia. A discussão está baseada numa fundamentação teórica que inclui aprendizagem de adultos, aprendizagem no ambiente de trabalho, aprendizagem situada, aprendizagem pela experiência e estratégia como prática. Defende-se que as teorias da aprendizagem de adultos, as quais enfatizam o contexto prático-social, tal como a aprendizagem situada - que inclui o conceito de comunidades de prática - podem gerar insights para futuras pesquisas e apresentam pontos de interseção com a estratégia como prática, visto que ambas enfatizam as ações e interações entre os indivíduos que, coletivamente, aprendem e constroem a estratégia. Por outro lado, a abordagem da aprendizagem pela experiência propõe que a pessoa (ou o praticante da estratégia) interprete suas experiências em um determinado meio sócio-cultural, de modo que elas passem a fazer sentido. Apresentam-se, nas discussões, os pontos convergentes e divergentes entre as duas abordagens e as contribuições que ambas podem gerar para estudos futuros sobre o fenômeno da aprendizagem do praticante da estratégia.


This paper intends to propose a discussion about the contributions of two different approaches of learning theories - situated learning and learning from experience - to the understanding of the learning process of the strategy practitioners. The discussion is based on a theoretical framework that includes adult learning, learning in the work, situated learning, learning from experience and strategy-as-practice. We argue that theories of adult learning that emphasizes the social-practical context as situated learning - that includes the concept of communities of practice, could generate insights for future researches and indicates points of intersection with the strategy-as-practice - considering that both focus on actions and interactions between people that, collectively, learn and build the strategy. In the other hand, learning from experience proposes that the person (or the strategy practioner) interpret his/her experience, in a socio-cultural context, giving it a sense. We discuss the convergent and divergent points between the two approaches and the contributions that could help future studies about the phenomenon of learning process of the strategy practitioners.


ARTIGOS

Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência

Juliana Maria de Oliveira Leal DidierI; Eduardo de Aquino LucenaII

IProfª. FACIPE - Faculdade Integrada de Pernambuco

IIProf. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

RESUMO

Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma discussão acerca das contribuições de duas diferentes abordagens da aprendizagem - a aprendizagem situada e a aprendizagem pela experiência - para o entendimento do processo de aprendizagem dos praticantes da estratégia. A discussão está baseada numa fundamentação teórica que inclui aprendizagem de adultos, aprendizagem no ambiente de trabalho, aprendizagem situada, aprendizagem pela experiência e estratégia como prática. Defende-se que as teorias da aprendizagem de adultos, as quais enfatizam o contexto prático-social, tal como a aprendizagem situada - que inclui o conceito de comunidades de prática - podem gerar insights para futuras pesquisas e apresentam pontos de interseção com a estratégia como prática, visto que ambas enfatizam as ações e interações entre os indivíduos que, coletivamente, aprendem e constroem a estratégia. Por outro lado, a abordagem da aprendizagem pela experiência propõe que a pessoa (ou o praticante da estratégia) interprete suas experiências em um determinado meio sócio-cultural, de modo que elas passem a fazer sentido. Apresentam-se, nas discussões, os pontos convergentes e divergentes entre as duas abordagens e as contribuições que ambas podem gerar para estudos futuros sobre o fenômeno da aprendizagem do praticante da estratégia.

ABSTRACT

This paper intends to propose a discussion about the contributions of two different approaches of learning theories – situated learning and learning from experience – to the understanding of the learning process of the strategy practitioners. The discussion is based on a theoretical framework that includes adult learning, learning in the work, situated learning, learning from experience and strategy-as-practice. We argue that theories of adult learning that emphasizes the social-practical context as situated learning – that includes the concept of communities of practice, could generate insights for future researches and indicates points of intersection with the strategy-as-practice – considering that both focus on actions and interactions between people that, collectively, learn and build the strategy. In the other hand, learning from experience proposes that the person (or the strategy practioner) interpret his/her experience, in a socio-cultural context, giving it a sense. We discuss the convergent and divergent points between the two approaches and the contributions that could help future studies about the phenomenon of learning process of the strategy practitioners.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

ANTONELLO, C. S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Orgs.) Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. In: Encontro Anual da Anpad. 2007. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, CD-ROM.

BOUD, D.; MILLER, N. Synthesising traditions and identifying themes in learning from experience. In: BOUD, D.; MILLER, N. Working with experience: animating learning. Routledge: London, 1996.

BROWN, J. S.; DUGUID, P. Organizational learning and communities-of-practice: toward a unified view of working, learning, and innovation. In: COHEN, M. D.; SPROULL, L. S. (eds.). Organizational learning. Thousand Oaks: Sage Publications, 1996.

BURGOYNE, J.; REYNOLDS, M. Management learning: integrating perspectives in theory and practice. London: Sage Publications, 1997.

CANDY, P. Understanding the individual nature of learning. In: _____. Self direction for lifelong learning. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

COHEN, M. D.; SPROULL, L. S. (Eds.). Organizational learning. Thousand Oaks: Sage, 1996.

CLEGG, S.; CARTER, C.; KORNBERGER, M. A "máquina estratégica": fundamentos epistemológicos e desenvolvimentos em curso. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, out/dez. 2004.

CROSS, R.; SAM, I. Strategic learning in a knowledge economy: individual, collective, and organizational process (eds.). Woburn: Butterworth-Heinemann, 2000.

DEWEY, J. Experience and education. The Kappa Delta Pi Lecture Series, 1938.

EASTERBY-SMITH, M.; SNELL, R.; GHERARDI, S. Organizational learning: diverging communities of practice. Management Learning, v. 29, n.3, p. 259-272, 1998.

EASTERBY-SMITH, M.; ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional: oportunidades e debates atuais. In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. (coords.). Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001.

ELKJAER, B. Em busca de uma teoria social de aprendizagem social. In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. (coords.). Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001.

_____. Organizational learning: the "third way". Management Learning, v. 35, n.4, p. 419-434, 2004.

FOX, S. From management education and development to the study of managerial learning. In: BURGOYNE, J.; REYNOLDS, M. Management learning: integrating perspectives in theory and practice. Sage Publications: London, 1997. p.21-37.

GHERARDI, S.; NICOLINI, D.; ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations. Management learning, v. 29, n. 3, p. 273-297, 1998.

JARVIS, P. Meaningful and meaningless experience: toward an analysis of learning from life. Adult Education Quarterly, v. 37, n. 3, p. 164-172, Spring, 1987.

JOHNSON, G.; MELIN, L; WHITTINGTON, R. Micro strategy and strategizing: towards an activity-based view. Journal of Management Studies, v. 40, n. 1, p. 320, jan. 2003.

KIM, D. The link between individual learning and organizational learning. Sloan Management Review, v. 35, n.1m p. 37-50, Fall, 1993.

KOLB, D. A. Experiential learning. New Jersey: Prentice-Hall, p. 1-47. 1984.

KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Learning styles and learning spaces: enhancing experiential learning in higher education. Academy of Management Learning & Education, v. 4, n. 2, p. 193-212, 2005.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.

MILLER, N.; BOUD, D. Animating learning from experience. In: BOUD, D.; MILLER, N. Working with experience: animating learning. Routledge: London, 1996. MILES, M. B.; HUBERMAN, m. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.

MERRIAM, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adulthood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass. 2. ed. 1999.

MEZIROW, J. Transformative dimensions of adult learning. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

MILLER, N.; BOUD, D. Animating learning from experience. In: BOUD, D.; MILLER, N. Working with experience: animating learning. Routledge: London, 1996.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MORAES, L. V. S.; SILVA, M. A.; CUNHA, C. J.A.C. Aprendizagem gerencial: teoria e prática. RAE-eletrônica, v.3, n.1, Art. 7, jan./jun.2004. Acesso em: jun. 2006. Disponível em: <http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm? FuseAction= Artigo&ID=1854&Secao=ORGANIZA&Volume=3&Numero=1&Ano=2004> .

PETTIGREW, Andrew M. Management research after modernism. British Journal of Management, v. 12, Special Issue, p. 61-70, 2001.

SCHÖN, D. A. The reflective practioner: how professionals think in action. USA: Basic Books, 1983. p. 49-69; 236-245.

VOLBERDA, H. W. Crise em estratégia: fragmentação, integração ou síntese. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, out/dez. 2004.

WHITTINGTON, R. Learning to strategizing: problems of practice. SKOPE Research Paper, n. 20, Autumn, 2001.

______. Estratégia após o modernismo: recuperando a prática. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, out/dez. 2004.

WHITTINGTON, R.; JOHNSON, G.; MELIN, L. The emerging field of strategy practice: some links, a trap, a choice and a confusion. EGOS Colloquium. Slovenia, 2004. Disponível em: http://www.strategy-as-practice.com. Acesso em: 12 nov. 2006.

  • ANTONELLO, C. S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Orgs.) Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. In: Encontro Anual da Anpad. 2007. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, CD-ROM.
  • BOUD, D.; MILLER, N. Synthesising traditions and identifying themes in learning from experience. In: BOUD, D.; MILLER, N. Working with experience: animating learning. Routledge: London, 1996.
  • BROWN, J. S.; DUGUID, P. Organizational learning and communities-of-practice: toward a unified view of working, learning, and innovation. In: COHEN, M. D.; SPROULL, L. S. (eds.). Organizational learning. Thousand Oaks: Sage Publications, 1996.
  • BURGOYNE, J.; REYNOLDS, M. Management learning: integrating perspectives in theory and practice. London: Sage Publications, 1997.
  • CANDY, P. Understanding the individual nature of learning. In: _____. Self direction for lifelong learning. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.
  • COHEN, M. D.; SPROULL, L. S. (Eds.). Organizational learning. Thousand Oaks: Sage, 1996.
  • CLEGG, S.; CARTER, C.; KORNBERGER, M. A "máquina estratégica": fundamentos epistemológicos e desenvolvimentos em curso. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, out/dez. 2004.
  • CROSS, R.; SAM, I. Strategic learning in a knowledge economy: individual, collective, and organizational process (eds.). Woburn: Butterworth-Heinemann, 2000.
  • DEWEY, J. Experience and education. The Kappa Delta Pi Lecture Series, 1938.
  • EASTERBY-SMITH, M.; SNELL, R.; GHERARDI, S. Organizational learning: diverging communities of practice. Management Learning, v. 29, n.3, p. 259-272, 1998.
  • EASTERBY-SMITH, M.; ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional: oportunidades e debates atuais. In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. (coords.). Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001.
  • ELKJAER, B. Em busca de uma teoria social de aprendizagem social. In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. (coords.). Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001.
  • _____. Organizational learning: the "third way". Management Learning, v. 35, n.4, p. 419-434, 2004.
  • FOX, S. From management education and development to the study of managerial learning. In: BURGOYNE, J.; REYNOLDS, M. Management learning: integrating perspectives in theory and practice. Sage Publications: London, 1997. p.21-37.
  • GHERARDI, S.; NICOLINI, D.; ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations. Management learning, v. 29, n. 3, p. 273-297, 1998.
  • JARVIS, P. Meaningful and meaningless experience: toward an analysis of learning from life. Adult Education Quarterly, v. 37, n. 3, p. 164-172, Spring, 1987.
  • JOHNSON, G.; MELIN, L; WHITTINGTON, R. Micro strategy and strategizing: towards an activity-based view. Journal of Management Studies, v. 40, n. 1, p. 320, jan. 2003.
  • KIM, D. The link between individual learning and organizational learning. Sloan Management Review, v. 35, n.1m p. 37-50, Fall, 1993.
  • KOLB, D. A. Experiential learning. New Jersey: Prentice-Hall, p. 1-47. 1984.
  • KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Learning styles and learning spaces: enhancing experiential learning in higher education. Academy of Management Learning & Education, v. 4, n. 2, p. 193-212, 2005.
  • LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.
  • MILLER, N.; BOUD, D. Animating learning from experience. In: BOUD, D.; MILLER, N. Working with experience: animating learning. Routledge: London, 1996.
  • MILES, M. B.; HUBERMAN, m. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.
  • MERRIAM, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adulthood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass. 2. ed. 1999.
  • MEZIROW, J. Transformative dimensions of adult learning. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.
  • MILLER, N.; BOUD, D. Animating learning from experience. In: BOUD, D.; MILLER, N. Working with experience: animating learning. Routledge: London, 1996.
  • MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
  • MORAES, L. V. S.; SILVA, M. A.; CUNHA, C. J.A.C. Aprendizagem gerencial: teoria e prática. RAE-eletrônica, v.3, n.1, Art. 7, jan./jun.2004. Acesso em: jun. 2006. Disponível em: <http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm? FuseAction= Artigo&ID=1854&Secao=ORGANIZA&Volume=3&Numero=1&Ano=2004>
  • PETTIGREW, Andrew M. Management research after modernism. British Journal of Management, v. 12, Special Issue, p. 61-70, 2001.
  • SCHÖN, D. A. The reflective practioner: how professionals think in action. USA: Basic Books, 1983. p. 49-69; 236-245.
  • VOLBERDA, H. W. Crise em estratégia: fragmentação, integração ou síntese. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, out/dez. 2004.
  • WHITTINGTON, R. Learning to strategizing: problems of practice. SKOPE Research Paper, n. 20, Autumn, 2001.
  • ______. Estratégia após o modernismo: recuperando a prática. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, out/dez. 2004.
  • WHITTINGTON, R.; JOHNSON, G.; MELIN, L. The emerging field of strategy practice: some links, a trap, a choice and a confusion. EGOS Colloquium. Slovenia, 2004. Disponível em: http://www.strategy-as-practice.com Acesso em: 12 nov. 2006.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2008
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br