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Investigando novas articulações e possibilidades no discurso empreendedor: contexto, sujeito e ação

Investigating new articulations and possibilities in entrepreneurial discourse: context, subject and action

Resumos

Diante das contingências introduzidas pelas transformações do capitalismo avançado, uma análise crítica de elementos subjacentes ao discurso empreendedor pode contribuir para reavaliação teórico-epistemológica sobre o tema. Segundo um enfoque pós-estruturalista, observamos, na prática empreendedora de caráter social as possibilidades de uma lógica relacional diferenciada do caráter construtivo do sujeito empreendedor, destacando-se a identificação com valores de uma coletividade; um discurso que direciona o sentido da ação cooperativa. Um discurso alternativo no campo do empreendedorismo amplia o foco antes exclusivo de ação centrada na organização, para considerar a ação empreendedora como fruto crítico do sujeito empreendedor. Ainda, mecanismos de imbricamento permitem a ligação da estrutura e da agência empreendedora numa relação dinâmica, auxiliando o sujeito na identificação de recursos sociais para desembocar num empreendimento e potencializar a sua ação. O político enquanto categoria onto-epistemológica confere um novo olhar para o sujeito empreendedor - o sujeito enquanto ator político inserido num campo de articulações.

Empreendedorismo; Sujeito empreendedor; Pós-estruturalismo; Discurso; Articulação


In the face of contingencies introduced by advanced capitalism, critical analysis of elements underlying the discursive structure of entrepreneurship can contribute to a theoretical-epistemological reevaluation of the theme. According to a post-structuralist approach, we observed in social entrepreneurship practice the possibilities of differentiated relational logics in the constructive character of the entrepreneur-subject, highlighting identification with values of collectivity, a discourse that guides the meaning of cooperative action. An alternative discourse in entrepreneurial field amplifies the exclusive focus of action centered on the organization to consider entrepreneurial action as a critical fruit of the entrepreneurial subject. Mechanisms of embeddedness allow the linkage of structure and entrepreneurial agency in a dynamic relationship, assisting the subject in the identification of social resources to carry out an enterprise and potentialize its action. The political as an onto-epistemological category confers a new view of the entrepreneur subject - as a political actor inserted in a field of articulation.

Entrepreneurship; Entrepreneur subject; Post-structuralism; Discourse; Articulation


ARTIGOS

Investigando novas articulações e possibilidades no discurso empreendedor: contexto, sujeito e ação1 1 Sinceros agradecimentos aos membros do SERTA pela disposição e apoio neste trabalho. Agradecemos também à CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – que incentivou este trabalho por meio da concessão de Bolsa de estudos de Mestrado.

Investigating new articulations and possibilities in entrepreneurial discourse: context, subject and action

Sérgio Carvalho Benício de MelloI; Adriana Tenório CordeiroII

IPhD em Marketing pela City University London – Cass Business School. Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Endereço: UFPE – Deptº de Ciências Administrativas. Av. Profº Moraes Rego, 1235, sala D-30. Recife/PE. CEP: 50670-901. E-mail: sergio.mello@ufpe.br

IIMestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE. Professora Assistente da Universidade de Pernambuco. E-mail: adrianatcordeiro@gmail.com

RESUMO

Diante das contingências introduzidas pelas transformações do capitalismo avançado, uma análise crítica de elementos subjacentes ao discurso empreendedor pode contribuir para reavaliação teórico-epistemológica sobre o tema. Segundo um enfoque pós-estruturalista, observamos, na prática empreendedora de caráter social as possibilidades de uma lógica relacional diferenciada do caráter construtivo do sujeito empreendedor, destacando-se a identificação com valores de uma coletividade; um discurso que direciona o sentido da ação cooperativa. Um discurso alternativo no campo do empreendedorismo amplia o foco antes exclusivo de ação centrada na organização, para considerar a ação empreendedora como fruto crítico do sujeito empreendedor. Ainda, mecanismos de imbricamento permitem a ligação da estrutura e da agência empreendedora numa relação dinâmica, auxiliando o sujeito na identificação de recursos sociais para desembocar num empreendimento e potencializar a sua ação. O político enquanto categoria onto-epistemológica confere um novo olhar para o sujeito empreendedor - o sujeito enquanto ator político inserido num campo de articulações.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Sujeito empreendedor. Pós-estruturalismo. Discurso. Articulação.

ABSTRACT

In the face of contingencies introduced by advanced capitalism, critical analysis of elements underlying the discursive structure of entrepreneurship can contribute to a theoretical-epistemological reevaluation of the theme. According to a post-structuralist approach, we observed in social entrepreneurship practice the possibilities of differentiated relational logics in the constructive character of the entrepreneur-subject, highlighting identification with values of collectivity, a discourse that guides the meaning of cooperative action. An alternative discourse in entrepreneurial field amplifies the exclusive focus of action centered on the organization to consider entrepreneurial action as a critical fruit of the entrepreneurial subject. Mechanisms of embeddedness allow the linkage of structure and entrepreneurial agency in a dynamic relationship, assisting the subject in the identification of social resources to carry out an enterprise and potentialize its action. The political as an onto-epistemological category confers a new view of the entrepreneur subject – as a political actor inserted in a field of articulation.

Keywords: Entrepreneurship. Entrepreneur subject. Post-structuralism. Discourse. Articulation.

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Referências

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Artigo recebido em 16/11/2008. Artigo aprovado, na sua versão final, em 05/04/2010.

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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Jun 2010

    Histórico

    • Recebido
      16 Nov 2008
    • Aceito
      05 Abr 2010
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