Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças estratégicas das empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos

Strategic change among footwear companies in the "Vale do Rio dos Sinos"

Resumos

A cadeia produtiva coureiro-calçadista tem passado por mudanças significativas na sua forma de operação em face às profundas mudanças ocorridas no ambiente competitivo internacio- nal, o que exige das organizações uma nova visão sobre o seu posicionamento estratégico. Este artigo tem o objetivo de identificar o posicionamento estratégico das empresas calçadistas do Vale do Sinos, com base nas tipologias de Porter (1980), Mintzberg (2006) e Barney e Clark (2007). Esta pesquisa enquadra-se como descritiva e qualitativa. Entrevistas em profundidade foram conduzidas com especialistas no setor coureiro-calçadista, que apontaram uma mudança no posicionamento estratégico dessas empresas. De um perfil industrial com foco em baixo custo, as empresas aprumaram-se para um perfil mais voltado ao mercado, oferecendo elementos de diferenciação. Sugere-se, ao final, uma reflexão sobre o que foi aprendido com este episódio, bem como colocar em prática ações preventivas para sustentar esta nova posição competitiva.

Empresas calçadistas; Estratégia; Mudança


The operational side of the chain of production in the leather goods and footwear industry has undergone significant changes in response to the profound changes that have taken place in the international competitive environment and this requires a new strategic vision. The objective of this article is to identify the strategic positioning of the footwear manufacturers located in the "Vale do Sinos" according to the classifications described by Porter (1980), Mint- zberg (2006) and Barney and Clark (2007). This is a descriptive and qualitative study. In-depth interviews were carried out with specialists in the leather goods and footwear industry. Starting from an industrial profile focused on low costs, these companies have realigned themselves to a more market-oriented profile, offering elements of differentiation. The paper ends by suggesting that it is necessary to reflect on what has been learnt during this phase and take precautionary measures to sustain this new competitive position.

Footwear manufacturers; Strategy; Change


ARTIGOS

Mudanças estratégicas das empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos

Strategic change among footwear companies in the "Vale do Rio dos Sinos"

Serje Schmidt

Doutor pela Universitat de les Illes Balears - UIB/Espanha. Professor na Universidade Feevale/RS. Endereço: R. Tristão de Alencar, 730. Novo Hamburgo/RS. CEP 93340-130. E-mail : serje@feevale.br

RESUMO

A cadeia produtiva coureiro-calçadista tem passado por mudanças significativas na sua forma de operação em face às profundas mudanças ocorridas no ambiente competitivo internacio- nal, o que exige das organizações uma nova visão sobre o seu posicionamento estratégico. Este artigo tem o objetivo de identificar o posicionamento estratégico das empresas calçadistas do Vale do Sinos, com base nas tipologias de Porter (1980), Mintzberg (2006) e Barney e Clark (2007). Esta pesquisa enquadra-se como descritiva e qualitativa. Entrevistas em profundidade foram conduzidas com especialistas no setor coureiro-calçadista, que apontaram uma mudança no posicionamento estratégico dessas empresas. De um perfil industrial com foco em baixo custo, as empresas aprumaram-se para um perfil mais voltado ao mercado, oferecendo elementos de diferenciação. Sugere-se, ao final, uma reflexão sobre o que foi aprendido com este episódio, bem como colocar em prática ações preventivas para sustentar esta nova posição competitiva.

Palavras-chave: Empresas calçadistas. Estratégia. Mudança.

ABSTRACT

The operational side of the chain of production in the leather goods and footwear industry has undergone significant changes in response to the profound changes that have taken place in the international competitive environment and this requires a new strategic vision. The objective of this article is to identify the strategic positioning of the footwear manufacturers located in the "Vale do Sinos" according to the classifications described by Porter (1980), Mint- zberg (2006) and Barney and Clark (2007). This is a descriptive and qualitative study. In-depth interviews were carried out with specialists in the leather goods and footwear industry. Starting from an industrial profile focused on low costs, these companies have realigned themselves to a more market-oriented profile, offering elements of differentiation. The paper ends by suggesting that it is necessary to reflect on what has been learnt during this phase and take precautionary measures to sustain this new competitive position.

Keywords: Footwear manufacturers. Strategy. Change.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 28/10/2009

Última versão recebida em 10/03/2011

Artigo aprovado em 02/05/2011

  • ABICALÇADOS. Resenha Estatística 2008 2008.
  • ALVES, F. C.; BOMTEMPO, J. V.; COUTINHO, P. L. D. A. Competências para inovar na indústria petroquímica brasileira. Revista Brasileira de Inovação, v. 4 n. 2, p. 301-327 , jul./dez. 2005.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2004.
  • BARNEY, J. B. Organizational culture: can it be a source of sustained competitive advantage? Academy of Management Review, v. 11, n. 3, p. 656-665, jul. 1986.
  •               Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, mar. 1991.
  •              ; CLARK, D. N. Resource-based theory: creating and sustaining competitive advantage. New York: Oxford University Press, 2007.
  • BERNHOEFT, R.; OLIVEIRA, M. A. G. Empresa familiar: sucessão profissionalizada ou sobrevivência comprometida. 2. ed. São Paulo, SP: Nobel, 1989.
  • CARNEIRO, J. M. T. Tipologia de estratégias genéricas de Porter: reflexões sobre as sutilezas por trás da simplicidade do modelo. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO - EnANPAD, 28., 2004, Curitiba. Anais.. Curitiba: ANPAD, 2004.
  •              ; CAVALCANTI, M. A. F. D.; SILVA, J. F. D. Porter revisitado: análise crítica da tipologia estratégica do mestre. Revista de Administração Contemporânea, v. 1, n. 3, p. 7-30, set./dez.  1997.
  • CHANG JR, J. et al. Variáveis antecedentes ao comprometimento organizacional afetivo e sua relação com o desempenho: uma abordagem estratégica baseada no modelo resource-based view RBV. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇAO EM ADMNISTRAÇÃO - EnANPAD, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais.. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
  • DOSI, G. The nature of the inoovative process. In: DOSI, G. (Ed.). Technical change and economic theory London: Pinter, 1988. p 221-238.
  • GALENDE, J.; DE LA FUENTE, J. M. Internal factors determining a firm's innovative behaviour. Research Policy, v. 32, n. 5 , p. 715-736, mai. 2003.
  • GRANT, R. M. The resource-based theory of competitive advantage: implications for strategy formulation. California Management Review, v. 33 , n. 3 , p. 114-135, Spring 1991.
  • HAMBRICK, D. C. An empirical typology of mature industrial-product environments. Academy of Management Journal, v. 26, n. 2, p. 213, 1983.
  • KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. Estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  • LODI, J. B. A ética na empresa familiar São Paulo, SP: Pioneira, 1994.
  •               A empresa familiar 5 Ed. ed. São Paulo, SP: Pioneira, 1998.
  • MILES, R. E. et al. Organizational strategy, structure and process. The Academy of Management Review, v. 3, n. 3, p. 546-562, jul. 1978.
  • MILLER, A.; DESS, G. G. Assessing Porter's (1980) model in terms of Its generalizability, accuracy and simplicity. Journal of Management Studies, v. 30, n.4, p. 553-585, jul. 1993.
  • MINTZBERG, H. Estratégias genéricas. In: MINTZBERG, H. (Ed.). O processo da estratégia Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 112-121.
  •                et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados 4a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MORAES, E. A. D. Análise do desempenho de empresas brasileiras utilizando modelos de componentes de variância. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO - EnANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais.. Salvador: ANPAD, 2006.
  • MURRAY, A. I.  A contingency view of Porter's 'generic strategies'. The Academy of Management Review, v. 13, n. 3, p. 390, jul. 1988.
  • NELSON, R. R.; WINTER, S. G. An evolutionary theory of economic change Belknap Press, 1982.
  • NEWBERT, S. L. Empirical research on the resource-based view of the firm: an assessment and suggestions for future research. Strategic Management Journal, v.28, n. 2, p. 121-146, fev. 2007.
  • NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information Visualization, v. 5, n. 3, p. 175-184, set. 2006.
  • PARTRIDGE, M.; PERREN, L. Developing strategic direction: can generic strategies help? Management Accounting: Magazine for Chartered Management Accountants, v. 72, n. 5, p. 28,  mai. 1994.
  • PORTER, M. Cluster e competitividade. HSM Management v. 3. n. 15, p. 100-110, ago. 1999.
  • ááááááááááá á Competitive strategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: Free Press, 1980.
  • PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, p. 79-92, mai./jun.1990.
  • RAY, G.; BARNEY, J. B.; MUHANNA, W. A. Capabilities, business processes, and competitive advantage: choosing the dependent variable in empirical tests of the resource-based view. Strategic Management Journal, v. 25, n. 1, p. 23-37, jan. 2004.
  • UNICAMP; ABDI. Relatório de Acompanhamento Setorial: Calçados - Volume I. 2008.
  • ZEN, A. C.; FRACASSO, E. M. Influência dos recursos e das competências na capacidade de inovação: estudo de múltiplos casos na indústria eletro-eletrônica no Rio Grande do Sul. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO - EnANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais.. Rio de Janeiro: ANPAD 2008.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2011

Histórico

  • Revisado
    10 Mar 2011
  • Recebido
    28 Out 2009
  • Aceito
    02 Maio 2011
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br