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Interações Sociais entre Professores e Alunos: Um Estudo de Associações e Predições

Resumo

Interações entre professores e alunos produzem impactos nas aprendizagens acadêmica e social das crianças. Este estudo objetivou identificar associações e predições entre variáveis de habilidades sociais educativas, práticas educativas negativas, problemas de comportamentos e habilidades sociais infantis de alunos diferenciados pela escolaridade, indicadores clínicos de problemas de comportamento e sexo. Participaram do estudo 283 crianças da rede pública de ensino e seus professores que responderam a questionários e participaram de entrevista semiestruturada. Conduziram-se análises estatísticas de correlação e regressão. Em todos os grupos houve correlações positivas entre habilidades sociais educativas e infantis e práticas educativas negativas e problemas de comportamento. Para pré-escolares, as queixas de problemas e as habilidades sociais apresentaram valores preditivos. Para escolares, as variáveis supracitadas, somadas às práticas educativas positivas e negativas, indicaram valores preditivos. Conclui-se que professores podem atuar como fator protetivo ao desenvolvimento infantil, o que requer planejamento.

Palavras-chave:
distúrbios do comportamento; habilidades sociais; atitudes do professor

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