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Diferenças por sexo na intimidação escolar e a resiliência em adolescentes

Resumo

O objetivo da pesquisa é estabelecer as diferenças por sexo entre a intimidação escolar e a resiliência em adolescentes de instituições educativas públicas de Bogotá. Realizou-se um modelo de pesquisa não experimental transversal descritivo-comparativa, selecionaram-se 354 participantes com idades entre 12 e 18 anos. Aplicou-se a Escala de Resiliência (Wagnild & Young, 1993) e o Questionário de Intimidação Escolar Abreviado CIE - A (Moratto, Cárdenas, & Berbesí, 2012). Os resultados mostram que há diferenças significativas entre homens e mulheres na manifestação da intimidação escolar e nas consequências associadas à saúde mental; com respeito à Resiliência, encontrou-se diferenças significativas na equanimidade, entendida como a habilidade de responder de maneira equilibrada ante eventos estressantes. Conclui-seque há necessidade de uma abordagem diferencial da intimidação escolar da resiliência para a criação de programas que diminuam o fenômeno.

Palavras-chave:
adolescência; intimidação; resiliência

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