Resumo
No período entre dez e treze anos, as crianças vivenciam mudança de ciclos no ensino fundamental. Focalizando alunos de escolas públicas, este estudo objetivou investigar se, na passagem do 5º para o 6º ano, mudam de uma série para outra indicadores de desempenho, habilidades sociais, satisfação com o self e a rede de apoio, dimensões do autoconceito e estresse. Participaram 379 alunos (212 meninas), com idade média de 10,6 anos (DP = 0,91) no início da pesquisa. Instrumentos: Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais; Escala de Stress Infantil; Prova Brasil; Questionário para Avaliação do Autoconceito; Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças. Os resultados indicam diminuição em habilidades sociais, autoconceito e satisfação com a vida; indicadores de sintomas de estresse e desempenho acadêmico tiveram aumento do 5º para o 6º ano. A configuração dos resultados se alinha parcialmente às evidências prévias de algum efeito adverso da transição.
Palavras-chave:
transição escolar; ensino fundamental; habilidades sociais; estresse; desempenho acadêmico