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Psico-USF, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2020
  • Apoio Social, Resiliência, Estresse de Minorias e Saúde Mental de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Artigos

    Paveltchuk, Fernanda de Oliveira; Borsa, Juliane Callegaro; Damásio, Bruno Figueiredo

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo buscou avaliar os efeitos de moderação do apoio social e da resiliência na relação entre o Estresse de Minorias (EM) e desfechos de saúde mental. Participaram desse estudo 337 mulheres, sendo 42,43% lésbicas (n = 143) e 57,57% bissexuais (n = 194), maiores de 18 anos (M = 26 anos; DP = 17,3). As participantes responderam escalas de homofobia internalizada, vitimização, revelação da orientação sexual, felicidade subjetiva, satisfação com a vida, depressão, ansiedade e estresse, apoio social e resiliência. Foi realizada uma modelagem por equações estruturais para verificar o impacto dos estressores de minorias nas variáveis de bem-estar (BES) e psicopatologia (PSP), além de testar se apoio social e resiliência moderavam essas relações. Os resultados demonstraram que a resiliência moderou a relação entre vitimização e psicopatologia. Implicações clínicas são apontadas ao longo do artigo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio buscó evaluar los efectos de moderación de apoyo social y resiliencia en la relación entre el Estrés de Mínorías e indicadores de salud mental. En este estudio participaron 337 mujeres, siendo 42,43% lesbianas (n = 143) y 57,57% bisexuales (n = 194), mayores de 18 años de edad (M = 26 años, DP = 17,3). Los participantes respondieron escalas de homofobia internalizada, victimización, revelación de orientación sexual, felicidad subjetiva, satisfacción con la vida, depresión, ansiedad y estrés, apoyo social y resiliencia. Se realizó el modelo de ecuaciones estructurales para verificar el impacto de los estresores de minorías en las variables de bienestar (BES) y psicopatología (PSP), además de testar si el apoyo social y la resiliencia moderaban estas relaciones. Los resultados demostraron que la resiliencia modera la relacción entre victimización y psicopatología. Implicaciones clínicas son señaladas a lo largo del artículo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to evaluate the moderating effects of social support and resilience in the relationship between Minority Stress (MS) and mental health outcomes. A total of 337 women over 18 years of age (M = 26 years, SD = 17.3) participated in this study, including 42.43% lesbian, (n = 143) and 57.57% bisexual women (n = 194). The participants responded to scales that assessed internalized homophobia, victimization, disclosure of sexual orientation, subjective happiness, life satisfaction, depression, anxiety and stress, social support, and resilience. Structural equation modeling was performed to verify the impact of minority stressors on the well-being and psychopathology variables and to test whether social support and resilience moderated these associations. Results showed that resilience moderated the relationship between victimization and psychopathology. Clinical implications are discussed throughout the article.
  • Habilidades Sociais Educativas de Pais de Crianças com e sem Deficiência Intelectual Papers

    Benitez, Priscila; Kirchner, Luziane de Fátima; Ribeiro, Giovan Willian; Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito

    Resumo em Português:

    Resumo A deficiência intelectual (DI) acomete o funcionamento do comportamento adaptativo e as Habilidades Sociais (HS). Uma forma de ampliar as HS pode ser por meio do envolvimento dos pais, desde que eles tenham Habilidades Sociais Educativas (HSE) suficientes para o ensino das HS. O objetivo foi avaliar e comparar as HSE de pais de crianças com e sem DI, e investigar correlações entre HSE e idade, escolaridade da criança/pais e nível socioeconômico. Participaram 52 pais de crianças (26 em cada grupo). Os pais responderam ao Inventário de HSE. A análise identificou quanto maior a escolaridade das crianças com DI, maior o escore geral e habilidade dos pais para conversar e dialogar com elas. Os resultados identificaram diferenças estatisticamente significativas (p < 0,01) entre HSE de pais de crianças com e sem DI, sugerindo a necessidade de intervenções com pais de crianças com DI, principalmente, para aqueles com menor nível socioeconômico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La discapacidad intelectual (DI) afecta el funcionamiento del comportamiento adaptativo y las Habilidades Sociales (HS). Una forma de ampliar las HS puede ser a través de la participación de sus padres, siempre y cuando disponga de Habilidades Sociales Educativas (HSE) suficientes para favorecer la enseñanza de las HS. El objetivo fue evaluar y comparar el HSE de padres de niños con y sin DI, y evaluar correlaciones entre HSE y edad, escolaridad del niño/padre y nivel socioeconómico. Participaron 52 padres de niños (26 en cada grupo). El análisis identificó cuanto mayor la escolaridad de los niños con DI, mayor el puntaje general y habilidad de los padres para conversar y dialogar con ellas. Los padres respondieron el Inventario de HSE. Los resultados identificaron diferencias estadísticamente significativas (p < 0,01) entre el repertorio de HSE de padres de niños con y sin DI, sugiriendo la necesidad de intervenciones con padres de niños con DI, principalmente para los padres con menor nivel socioeconómico, para favorecer el desarrollo socioemocional de estos niños.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Intellectual disability (ID) affects the functioning of adaptive behavior and social skills (SS). One way to increase SS can be through parental involvement, as long as parents have sufficient educational social skills (ESS) to favor SS teaching. The objective was to evaluate and compare the ESS of parents of children with and without ID, and to investigate correlations between ESS and age, schooling of the child/parent, and socioeconomic status. Participants included a total of 52 parents of children (26 in each group). Parents responded to the ESS Inventory. The analysis identified that the higher the educational level of the children with ID, the greater the general score and the ability of parents to talk and dialogue with them. The results identified statistically significant differences (p < 0.01) between the ESS repertoire of parents of children with and without ID, suggesting necessary interventions with parents of children with ID, especially for parents with a lower socioeconomic level.
  • Seria o Ciúme Mediador entre as Experiências na Família de Origem e a Violência Física na Conjugalidade? Artigos

    Haack, Karla Rafaela; Falcke, Denise

    Resumo em Português:

    Resumo A violência conjugal é um fenômeno multideterminado, o qual sofre impacto de experiências precoces e atuais. O objetivo deste estudo foi testar um modelo teórico no qual o ciúme é mediador entre as experiências na família de origem e a violência física conjugal. Trata-se de um estudo com delineamento quantitativo, transversal e explicativo. Contou com uma amostra de 600 pessoas, de 18 a 65 anos, residentes em 13 estados brasileiros. Os instrumentos foram questionário sociodemográfico, FBQ, CTS2 e ICR, em uma coleta por formulário eletrônico na internet. Modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar a validade empírica do modelo teórico. Os resultados indicaram que o ciúme media parcialmente as experiências na família de origem e a ocorrência da violência conjugal. Os dados apontam para a necessidade de atenção ao ciúme nos relacionamentos amorosos, como forma de atuar na prevenção às situações de violência conjugal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La violencia conyugal es un fenómeno multideterminado, el cual sufre impacto de experiencias tempranas y actuales. El objetivo de este estudio fue testar un modelo teórico en el cual los celos son mediadores entre las vivencias en la familia de origen y la violencia física conyugal. Se trata de un estudio con delineamiento cuantitativo, transversal y explicativo. Se contó con una muestra de 600 personas, de 18 a 65 años, residentes en 13 estados brasileños. Los instrumentos fueron el cuestionario sociodemográfico, FBQ, CTS2 e ICR, recogidos por medio de formulario electrónico en internet. El modelo de ecuaciones estructurales fue utilizado para testar la validez empírica del modelo teórico. Los resultados indicaron que los celos midieron parcialmente las vivencias en la familia de origen y la ocurrencia de la violencia conyugal. Los datos señalan la necesidad de atención de los celos en las relaciones amorosas, como forma de actuar en la prevención de las situaciones de violencia conyugal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Conjugal violence is a multidetermined phenomenon, which is impacted by early and present experiences. The objective of this study was to test a theoretical model in which jealousy mediates between experiences in the family of origin and physical domestic violence. This was a quantitative, transversal, and explanatory study, which counted on a sample of 600 people, aged from 18 to 65 years, from 13 Brazilian states. The instruments included a sociodemographic questionnaire, the FBQ, the CTS2, and the RJI, all collected electronically. Structural equation modeling was used to test the empirical validity of the theoretical model. The results indicated that jealousy partially mediates the experiences in the family of origin and the occurrence of conjugal violence. The data point to the need for attention to jealousy in love relationships, as a way of acting in the prevention of situations of conjugal violence.
  • Relações entre Burnout, Traços de Personalidade e Variáveis Sociodemográficas em Trabalhadores Brasileiros Artigos

    Costa, Vitor Hugo Loureiro Bruno; Borsa, Juliane Callegaro; Damásio, Bruno Figueiredo

    Resumo em Português:

    Resumo O Burnout é caracterizado pela exaustão emocional, despersonalização e baixa realização no trabalho. O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre variáveis sociodemográficas e traços de personalidade, segundo o modelo dos Cinco Grandes Fatores, no desfecho da síndrome. Os seguintes questionários: sociodemográfico, Inventário de Burnout no Trabalho e Marcadores Reduzidos de Personalidade foram respondidos, em plataforma on-line, por 343 profissionais brasileiros do setor de serviços (75,50% mulheres, n = 259) atuantes nas áreas da saúde, educação, serviços administrativos, segurança, bancários e atendimento ao público (e.g., telemarketing, call centers). Os resultados não apontam para relações estatisticamente significativas entre as variáveis sociodemográficas e o Burnout. Os traços de personalidade desempenharam relação preditiva mais relevante com os três fatores do Burnout, sendo o Neuroticismo o maior preditor. A partir dos dados, pode-se dizer que os recursos pessoais podem exercer um importante papel no desenvolvimento do Burnout, com especial atenção ao Neuroticismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El burnout se caracteriza por el agotamiento emocional, la despersonalización y la reducción de la realización en el trabajo. El objetivo de esta investigación fue investigar las relaciones entre variables sociodemográficas y rasgos de personalidad, según el modelo de los Cinco Grandes Factores, en el desenlace del síndrome. El cuestionario sociodemográfico, el Inventario de Burnout en el Trabajo y los Marcadores Reducidos de la Personalidad fueron contestados, en una plataforma digital, por 343 profesionales brasileños (75,50% mujeres, n = 259) en el sector de servicios (p. ej., áreas de salud, educación, seguridad). Los resultados no apuntan a una relación estadísticamente significativa entre las variables sociodemográficas y el burnout. Los rasgos de personalidad desempeñaron relación predictiva más relevante con los tres factores del burnout, siendo el Neuroticismo el principal predictor. Fue observado que los recursos personales pueden desempeñar un importante papel en el desarrollo del burnout, con especial atención al Neuroticismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Burnout is characterized by emotional exhaustion, depersonalization, and low personal accomplishment at work. The objective of this research was to investigate the relationship between sociodemographic variables and personality traits, according to the Big Five theory, in the outcome of the syndrome. The sociodemographic questionnaire, the Work Burnout Inventory and the Reduced Personality Markers were answered in an online platform by 343 Brazilian professionals from the service sector (75.50% women, n = 259), working in the areas of health, education, administrative services, security, banking and customer service (e.g. telemarketing, call centers). The results do not point to a statistically significant relationship between sociodemographic variables and burnout. Personality traits had a more predictive relationship with the three factors of burnout, which Neuroticism was the most important predictor. Personal resources, especially Neuroticism, can play an important role in the development of burnout.
  • Instrumentos de Mensuração de Reações à Avaliação da Pós-Graduação: Evidências de Validade Fatorial Papers

    Queiroz, Kelly Rocha de; Pérez-Nebra, Amalia Raquel; Queiroga, Fabiana

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de escalas elaboradas a partir do modelo de reações dos docentes de ensino superior acerca da avaliação da pós-graduação conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram aplicadas as escalas de satisfação, percepção de justiça, percepção de utilidade e percepção de precisão a 814 docentes de ensino superior, sendo 50,36% do sexo masculino, com média de idade de 47,66 anos (DP = 9,34). As análises exploratórias indicaram confiabilidade para as quatro escalas (alfas entre 0,69 e 0,97 e ômegas a partir de 0,70). Estes e outros indicadores psicométricos das escalas apontam que as medidas são consideradas confiáveis e o modelo de reação se confirma apresentando alta correlação entre as escalas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue buscar evidencias de validad de escalas elaboradas a partir del modelo de reacciones de los profesores acerca de la evaluación del postgrado efectuada por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes). Las escalas de satisfacción, percepción de justicia, percepción de utilidad y percepción de precisión fueron aplicadas a 814 docentes de enseñanza superior, siendo el 50,36% del sexo masculino, con promedio de edad de 47,66 años (DT = 9,34). Los análisis exploratorios señalaron fiabilidad de las cuatro escalas (alfas variaron entre 0,69 y 0,97 y omegas a partir de 0,70). Estos y demás indicadores psicométricos de las escalas apuntan que las medidas se consideran fiables y el modelo de reacción se confirma presentando una alta correlación entre las escalas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The propose was to seek validity evidences of scales based on the model of reactions of higher education professors about the evaluation of graduate programs conducted by the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (Capes). The scales of satisfaction, justice perception, utility perception, and accuracy perception were applied on 814 higher education professors, being 50.36% males, with a mean age of 47.66 years (SD = 9.34). Exploratory analysis indicated reliability of the four scales (alphas ranged from .69 to .97 and omegas are from .70). These and other psychometric indicators of the scales indicate that the measures are reliable, and the reaction model was confirmed by the strong correlation between the scales.
  • Saúde Mental, Cognição e Desempenho Escolar no 1º Ano do Ensino Fundamental Papers

    Dias, Natália Martins; Seabra, Alessandra Gotuzo

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo investigou 1) relações e modelos explicativos de indicadores de saúde mental a partir de habilidades cognitivas e 2) relações entre indicadores de saúde mental e desempenho escolar um ano depois. Participaram 86 crianças, estudantes do 1º ano do ensino fundamental, avaliadas em inteligência, controle inibitório (CI) e linguagem. Pais e professores responderam ao Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Um ano depois, as crianças foram reavaliadas em reconhecimento de palavras (RP) e aritmética. As medidas de CI relacionaram-se e puderam explicar até 21,9% da variância em índices do SDQ respondido por pais e professores. Índices do SDQ respondido pelos professores relacionaram-se aos desempenhos em RP e aritmética, predizendo até 16,3% da variância nas medidas de desempenho escolar no ano seguinte. Não houve efeito de mediação de CI nos modelos gerados. Os achados sugerem uma interação entre habilidades cognitivas específicas, indicadores de saúde mental e desempenho escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio investigó 1) las relaciones y modelos explicativos de los indicadores de salud mental a partir de las habilidades cognitivas y 2) las relaciones entre los indicadores de salud mental y el rendimiento escolar un año después. Participaron 86 niños, estudiantes del 1º grado de la Escuela Primaria, evaluados en inteligencia, control inhibitorio (CI) e lenguaje. Padres y maestros respondieron al cuestionario Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Un año más tarde, los niños fueron reevaluados en reconocimiento de palabras (RP) y aritmética. Las medidas de CI se relacionaron y explicaron hasta 21,9% de la varianza en los índices de SDQ atendidos por padres y maestros. Los índices de SDQ respondidos por los maestros se relacionaron con los rendimientos en RP Y aritmética, prediciendo hasta el 16.3% de la varianza en las medidas de rendimiento escolar al año siguiente. No hubo efecto de mediación de CI en los modelos. Los hallazgos sugieren una interacción entre habilidades cognitivas específicas, indicadores de salud mental y rendimiento escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study investigated 1) relationships and explanatory models of mental health indicators from cognitive abilities and 2) relationships between mental health indicators and academic performance one year later. Participants were 86 children, students of the 1st year of Elementary Education, evaluated in intelligence, inhibitory control (IC) and language. Parents and teachers completed the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). One year later, the children were re-evaluated in word recognition (WR) and arithmetic. The IC measures were related and could explain up to 21.9% of the variance in the SDQ indices completed by parents and teachers. The SDQ indices completed by teachers were related to WR and arithmetic performances, predicting up to 16.3% of the variance in school performance measures the following year. There was no IC mediation effect on the models generated. The findings suggest an interaction between specific cognitive skills, mental health indicators and academic performance.
  • Tarefas Adaptativas: Transição Escolar do 5º para o 6º Ano doEnsino Fundamental Papers

    Cassoni, Cynthia; Correia-Zanini, Marta R. G.; Marturano, Edna Maria; Fontaine, Anne Marie

    Resumo em Português:

    Resumo No período entre dez e treze anos, as crianças vivenciam mudança de ciclos no ensino fundamental. Focalizando alunos de escolas públicas, este estudo objetivou investigar se, na passagem do 5º para o 6º ano, mudam de uma série para outra indicadores de desempenho, habilidades sociais, satisfação com o self e a rede de apoio, dimensões do autoconceito e estresse. Participaram 379 alunos (212 meninas), com idade média de 10,6 anos (DP = 0,91) no início da pesquisa. Instrumentos: Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais; Escala de Stress Infantil; Prova Brasil; Questionário para Avaliação do Autoconceito; Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças. Os resultados indicam diminuição em habilidades sociais, autoconceito e satisfação com a vida; indicadores de sintomas de estresse e desempenho acadêmico tiveram aumento do 5º para o 6º ano. A configuração dos resultados se alinha parcialmente às evidências prévias de algum efeito adverso da transição.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el período entre diez y trece años los niños experimentan cambio de ciclos en la Enseñanza Fundamental. En el caso de los alumnos de escuelas públicas, este estudio tuvo como objetivo investigar si, en el paso del 5º al 6º año, cambian de una serie a otros indicadores de desempeño, habilidades sociales, satisfacción con el self y la red de apoyo, dimensiones del autoconcepto y estrés. Participaron 379 alumnos (212 niñas), con una edad media de 10,6 años (DP = 0,91) al inicio de la investigación. Instrumentos: Sistema de Evaluación de Habilidades Sociales; Escala de estrés infantil; Prueba Brasil; Cuestionario para la evaluación del autoconcepto; Escala multidimensional de satisfacción de la vida para los niños. Los resultados indican disminución en habilidades sociales, autoconcepto y satisfacción con la vida; los indicadores de síntomas de estrés y desempeño académico tuvieron aumento del 5º para el 6º año. La configuración de los resultados se alía parcialmente a las evidencias previas de algún efecto adverso de la transición.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Within the ages of ten and thirteen years, children experience changes in elementary school. Focusing on students from public schools, the aim of this study was to investigate whether, from the 5th to 6th grade, they change indicators of performance, social skills, self-satisfaction and support network, self-concept and stress dimensions from one grade to another. A total of 379 students (212 girls), with a mean age of 10.6 years (SD = 0.91), participated at the beginning of the study. Instruments: Social Skills Assessment System; Child Stress Scale; Proof Brazil; Questionnaire for Self-Concept Evaluation; Multidimensional Scale of Life Satisfaction for Children. The results indicate a decrease in social skills, self-concept and life satisfaction; indicators of stress symptoms and academic performance increased from the 5th to 6th grade. The results are partially in agreement with previous findings of adverse effects of transition.
  • Aplicações da Psicologia Positiva no Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura Artigos

    Ferreira, Patricia Cristina; Lamas, Karen Cristina Alves

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura brasileira sobre as aplicações da Psicologia Positiva no desenvolvimento infantil. Efetuou-se uma busca por artigos científicos nas bases de dados SciELO e PePSIC, com os termos psicologia positiva, resiliência, otimismo, habilidades sociais, bem-estar e felicidade articulados aos termos desenvolvimento infantil, crianças e infância. Foram recuperadas 202 publicações entre os anos 2000 e 2019, entre estas 72 foram analisadas. Observou-se o aumento da produção científica, com destaque para o construto habilidades sociais. Houve predomínio de pesquisas empíricas e análises quantitativas. Contudo, verificou-se poucos estudos sobre a eficácia de intervenções. Conclui-se que é importante diversificar os construtos investigados e investir em desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação e intervenções em diferentes contextos, que proporcionem a potencialização das qualidades humanas na infância em caráter de prevenção e promoção de saúde mental ao longo da vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue realizar una revisión integradora de la literatura brasileña sobre las aplicaciones de la Psicología Positiva en el desarrollo infantil. Se realizó una búsqueda de artículos científicos en las bases de datos SciELO y PePSIC, con los términos Psicología Positiva, resiliencia, optimismo, habilidades sociales, bienestar y felicidad, articulados con los términos desarrollo infantil, niños e infancia. Se recuperaron 202 publicaciones entre los años 2000 y 2019, entre esas 72 fueron analizadas. Se observó aumento en la producción científica, con destaque para el constructo habilidades sociales. Predominó la investigación empírica y análisis cuantitativo. Sin embargo, ha habido pocos estudios sobre eficacia de las intervenciones. Se concluye que es importante diversificar los constructos investigados e investir en desarrollo y validación de instrumentos de evaluación e intervenciones en diferentes contextos, que proporcionen mejora en las cualidades humanas en la infancia, en el campo de la prevención y promoción de salud mental a lo largo de la vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to perform an integrative review of the Brazilian literature on the applications of Positive Psychology in child development. We searched for scientific articles using the SciELO and PePSIC electronic databases, with the terms Positive Psychology, resilience, optimism, social skills, well-being, and happiness articulated to the terms child development, children, and childhood. A total of 202 publications were retrieved between 2000 and 2019, among which 72 were analyzed. We observed an increase in the scientific production on the field, especially about the social skills construct. There was a predominance of empirical research and quantitative analyses. However, there were few studies on the effectiveness of interventions. It was concluded that it is important to diversify the investigated constructs and to invest in the development and validation of evaluation instruments and interventions in different contexts that provide the enhancement of human qualities in childhood for the prevention and promotion of mental health throughout life.
  • Relação entre Norma Antipreconceito e Atitudes frente a Grupos Minoritários Papers

    Brito, Tátila Rayane de Sampaio; Pereira, Cicero Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Neste estudo investigamos a relação entre a norma antipreconceito e a expressão de atitudes frente a grupos minoritários. Participaram 100 pessoas que avaliaram uma lista com 16 grupos-alvo de preconceito, respondendo a duas perguntas: indique os grupos que sente menos preconceito; e quais os que mais prefere. Os resultados indicaram que há níveis diferentes de preconceito consoante o tipo de grupo-alvo, sendo os grupos de mulheres, negros e pessoas com deficiência os mais protegidos pela norma. Uma análise hierárquica de clusters evidenciou uma organização dos grupos, classificados como naturalizados, culpabilizados, minorias sexuais e políticas. A norma antipreconceito e as atitudes apresentaram uma relação forte e positiva (r = 0,65; p < 0,001). Uma análise de regressão logística multinível mostrou que essa relação foi moderada pelo tipo de grupo. Tais resultados contribuem aos estudos sobre a expressão do preconceito, além de demonstrarem o papel das normas na compreensão do fenômeno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este estudio investigamos la relación entre la norma anti-prejuicio y la expresión de actitudes frente a grupos minoritarios. Participaron 100 personas que evaluaron una lista con 16 grupos que sufren prejuicio, respondiendo a dos preguntas: indique los grupos que siente menos prejuicio; y los que más prefiere. Los resultados demuestran que hay niveles diferentes de expresión del prejuicio según el tipo de grupo, siendo los grupos de mujeres, negros y personas con discapacidad los más protegidos por la norma. Un análisis jerárquico de clusters evidenció una organización de los grupos, clasificados como naturalizados, culpabilizados, minorías sexuales y políticas. La norma anti-prejuicio y las actitudes presentaron una relación fuerte y positiva (r = 0,65, p < 0,001). Un análisis de regresión logístico multinivel mostró que esta relación fue moderada por el tipo de grupo. Tales resultados contribuyen a los estudios sobre la expresión del prejuicio, además de demostrar el papel de las normas en la comprensión del fenómeno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this study we investigated the relationship between the anti-prejudice norm and the expression of attitudes towards minority groups. Participated 100 people who evaluated a list with 16 target groups of prejudice, answering two questions: indicate the groups that feel less prejudice; and which ones do you prefer. The results showed that there are different levels of prejudice depending on the target-group, with the women, blacks and people with disabilities being the most protected by the norm. A hierarchical analysis of clusters evidenced an organization of the groups, classified as naturalised, blamed, sexual and political minorities. The anti-prejudice norm and the attitudes presented a strong and positive relation (r = 0.65, p < 0.001). A multilevel logistic regression analysis showed that this relation was moderated by the type of group. These results contribute to the studies on the expression of prejudice, besides demonstrating the role of norms in the understanding of the phenomenon.
  • Prevenção de Ansiedade Infantil a partir do Método Friends Artigos

    Guancino, Letícia; Toni, Caroline Guisantes de Salvo; Batista, Ana Priscila

    Resumo em Português:

    Resumo Os Transtornos de Ansiedade têm se desenvolvido com mais frequência em crianças em idade escolar, prejudicando sua saúde, relações sociais e desenvolvimento global. Atualmente, tem-se buscado a prevenção desses transtornos. O Método FRIENDS, programa que visa prevenir ansiedade e depressão por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, resiliência e comportamentos para uma vida saudável, é uma possibilidade de intervenção. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou verificar se a sintomatologia de ansiedade de crianças diminui após a participação destas no Método FRIENDS. Participaram do estudo 19 crianças, com idades entre 5 e 7 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado como instrumento de avaliação o Spence Children’s Anxiety Scale, respondido pelos pais em pré-teste, pós-teste e follow up. Os dados foram comparados a partir de estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontam para a diminuição do total de sintomas de ansiedade nas crianças que participaram do método logo após e no seguimento de dois meses.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los trastornos de ansiedad se han desarrollado con más frecuencia en ninõs en edad escolar, perjudicando su salud, relaciones sociales y desarrollo global. Actualmente, se ha tratado de prevenir estos trastornos. El Método FRIENDS, es un programa que tiene como objetivo prevenir ansiedad y depresión, por medio del desarrollo de habilidades socioecónomicas, resiliencia y comportamientos para una vida saludable, y también por una posibilidad de intervención. En este contexto, esta investigación tuvo como objetivo verificar si la sintomatología de ansiedad de los niños disminuyó después de la participación de ellos en el Método FRIENDS. Participaran del estudio 19 niños, con edad entre 5 e 7 años, de ambos sexos. Fue utilizado como instrumento de evaluación el Spence Children’s Anxiety Scale (SCAS), contestado por los padres en pre-test, post-test y Follow-up. Los datos fueron comparados a partir de una estadística descriptiva e inferencial. Los resultados señalan la diminuición de total de síntomas de ansiedad en los niños que participaron del Método después de dos meses de seguimiento del mismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Anxiety disorders have developed more frequently in school-age children, harming their health, social relationships, and overall development. Currently, the prevention of these disorders has been sought. Thus, the FRIENDS Method, a program aimed at preventing anxiety and depression through the development of social-emotional skills, resilience, and behaviors for a healthy life, is a possibility of intervention. In this context, this research aimed to verify whether children’s symptoms of anxiety diminish after participation in the FRIENDS Method intervention. A total of 19 children, aged from 5 to 7 years, of both sexes, participated in the study. The Spence Children’s Anxiety Scale was used as an assessment tool, answered by the children’s parents in the pre-test, post-test, and follow-up. Data were compared using descriptive and inferential statistics. Research findings showed better management of anxiety symptoms by children after participating in the group.
  • Níveis de Concordância com Regras Descritivas sobre Comportamentos Alimentares entre Veg(etari)anos Artigos

    Carvalho, Rodrigo Clementino de; Moreira, Júnnia Maria

    Resumo em Português:

    Resumo O vegetarianismo é uma prática que exclui carnes e pode evitar outros produtos de origem animal. Esta última modalidade está muito associada ao veganismo, uma filosofia que defende a libertação animal. Aderir a tais condições implica no seguimento de algumas normas que norteiam comportamentos alimentares e interações sociais. Partindo desse pressuposto, objetivou-se avaliar o nível de concordância, entre vegetarianos e veganos, quanto a regras que descrevem comportamentos alimentares. A pesquisa contou com 398 participantes, sendo 198 não estritos e 200 estritos, que responderam a um questionário on-line autoaplicável. Os dados, analisados via teste t, apontaram maiores níveis de concordância com comportamentos mais restritos entre vegetarianos estritos e veganos os quais também relataram maior embasamento em valores. Este estudo, que trouxe uma ótica de análise para os comportamentos alimentares em termos de localização de reforços, pode contribuir com novas práticas em saúde direcionadas às pessoas vegetarianas e veganas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El vegetarianismo es una práctica que excluye carnes y también puede evitar otros productos de origen animal de la alimentación. Esta última modalidad está muy asociada al veganismo, una filosofía que defiende la liberación animal. Adherirse a tales condiciones implica el seguimiento de algunas normas que guían los comportamientos alimentarios e interacciones sociales. A partir de esta suposición, el objetivo fue evaluar el nivel de acuerdo, entre vegetarianos y veganos, en cuanto a las reglas que describen conductas alimentarias. La encuesta contó con 398 participantes, siendo 198 no estrictos y 200 estrictos, que respondieron a un cuestionario online autoaplicable. Los datos, analizados vía test T, señalaron mayores niveles de acuerdo con comportamientos más restringidos entre vegetarianos estrictos y veganos, los cuales también señalaron una mayor base en los valores. Este estudio, que trae una óptica de análisis para los comportamientos alimentarios en términos de localización de refuerzos, puede contribuir con nuevas prácticas en salud dirigidas a personas vegetarianas y veganas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Vegetarianism is a practice that excludes meat and can avoid other products of animal origin. This latter modality is closely associated with veganism, a philosophy that advocates animal liberation. Adherence to these conditions implies following some norms that guide eating behaviors and social interactions. Based on this assumption, we aimed to evaluate the agreement level, between vegetarians and vegans, regarding rules that describe food behaviors. The survey included 398 participants, 198 non-strict and 200 strict vegetarians, who answered a self-administered online questionnaire. The data, analyzed by t-test, showed higher agreement level with more restricted behaviors between strict vegetarians and vegans, who also reported a higher base on values. This study, which provided an analysis perspective on eating behaviors in terms of reinforcement location, may contribute to new health practices aimed at vegetarians and vegans.
  • Evidência de validade, fidedignidade e parâmetros psicométricos dos itens do Questionário Cognitivo de Regulação Emocional-Short (CERQ-Short) Papers

    Araujo, Ana Paula de Castro; Gadelha, Maria José Nunes; Melo, Rômulo Lustosa Pimenteira de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade de construto, de consistência interna e indicadores psicométricos dos itens da versão adaptada para o português do Questionário Cognitivo de Regulação Emocional versão reduzida (CERQ-short). Após tradução e adaptação, foi aplicado o CERQ-Short, as escalas de dificuldade em regulação emocional (DERS) e de Compras Compulsivas (CBS), além de um questionário demográfico em uma amostra de 254 adultos, maioria de paraibanos. Verificou-se que a estrutura original de nove fatores do CERQ-Short foi mantida, também foram confirmadas as validades convergente e discriminante, a fidedignidade e a adequação psicométrica dos itens no que se refere à dificuldade e à discriminação dos itens. A escala apresentou evidência para a utilização em rastreio rápido e pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tuvo como objetivo la búsqueda de evidencias de la validez del construto e indicadores psicométricos de los ítems, de una versión adaptada para el portugués, del Cuestionario Cognitivo de Regulación Emocional, versión reducida (CERQ-short). Inicialmente, fue realizada la traducción y adaptación semántica; posteriormente, fue aplicado el cuestionario CERQ-Short a las escalas de dificultad en regulación emocional (DERS) y de las Compras Compulsivas (CBS), además de un cuestionario demográfico en una muestra de 254 adultos, la mayoría de los paraibanos. Se verificó que la estructura original de nueve factores del CERQ-Short fue mantenida, así como las evidencias de validez del construto, fiabilidad y adecuación psicométrica de los ítems. La escala presentó evidencias para la utilización en rastreo rápido y pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present study was to evaluate the construct validity, internal consistency and psychometric indicators of the reduced version of the Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (CERQ-short). The CERQ-short was adapted and translated to Portuguese prior to its administration to 254 adults, mainly from the state of Paraíba, Brazil. The Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS), the Compulsive Buying Scale (CBS) and a sociodemographic questionnaire were also applied. The original CERQ-short nine-factor structure was preserved. The convergent and discriminant validity, the reliability and the psychometric adequacy concerning item difficulty and item discrimination were also confirmed. The results support the use of this scale for rapid screening and research.
  • Crescimento Pós-Traumático em Profissionais de Emergências: Uma Revisão Sistemática de Estudos Observacionais Artigos

    Lima, Eduardo de Paula; Vasconcelos, Alina Gomide; Nascimento, Elizabeth do

    Resumo em Português:

    Resumo A exposição a eventos traumáticos pode gerar Crescimento Pós-Traumático (CPT). O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática das publicações sobre prevalência de CPT e sua associação com estressores ocupacionais entre profissionais de emergências. A revisão foi baseada no método PRISMA e previamente registrada no PROSPERO. A busca foi realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Scientific Electronic Library Online (ScIELO). Dentre os resultados, não foi possível identificar a prevalência de CPT. Estressores operacionais foram associados ao CPT. Estressores organizacionais foram raramente investigados. Concluiu-se que o CPT é um dos focos em estudos sobre reações pós-traumáticas entre profissionais de emergências e está associado a estressores ocupacionais. Por isso, trata-se de um construto importante para compreender a saúde mental desses profissionais, dada a organização e a natureza de suas tarefas no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La exposición a eventos traumáticos puede generar Crecimiento Post-Traumático (CPT). El objetivo del presente estudio fue realizar una revisión sistemática de las publicaciones sobre predominio del CPT y su asociación con estresores ocupacionales entre profesionales de servicios de urgencia. La revisión fue basada en el método PRISMA y previamente registrada en el PROSPERO. La búsqueda se llevó a cabo en las bases de datos de Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Entre los resultados, no fue posible identificar el predominio del CPT. Estresores operativos se asociaron con el CPT y estresores organizacionales fueron raramente investigados. Se concluyó que el CPT es el foco principal en los estudios sobre reacciones postraumáticas entre los profesionales de servicios de urgencia y está asociado a estresores ocupacionales. Por eso, se trata de un constructo importante para comprender la salud mental de esos profesionales dada la organización y la naturaleza de sus tareas en el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Exposure to traumatic events can lead to Posttraumatic Growth (PTG). The present study aimed to was to conduct a systematic review of publications on the prevalence of PTG and its association with occupational stressors among emergency professionals. The review was based on the PRISMA method and previously registered in PROSPERO. The search was conducted in following eletronic databases: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Mediline), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs), and Scientific Electronic Library Online (Scielo). It was not possible to identify the prevalence of The prevalence of PTG was not identified among emergency professionals. Operational stressors were associated with to PTG. Organizational stressors were rarely investigated. We concluded that PTG is one of the focuses in studies on post-traumatic reactions among emergency professionals and it is associated with occupational stressors. Therefore, it is an important construct to understand the mental health of these professionals given the organization and the nature of their occupational tasks.
  • As Habilidades Sociais de Enfermeiras Gestoras em Equipes de Saúde da Família Artigos

    Marinho, Alessandro Simões; Borges, Lilian Maria

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa, de natureza descritiva, investigou o repertório de habilidades sociais de enfermeiras responsáveis pela gestão de equipes de Saúde da Família. Foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del Prette) e foram realizadas entrevistas semiestruturadas visando obter a autopercepção das oito participantes acerca de seus recursos e déficits nessas habilidades, sobretudo no que concerne às exigências do trabalho em atenção primária. Os resultados médios do grupo de gestoras foram analisados quanto ao escore total e aos cinco fatores do IHS-Del Prette. A categorização dos relatos obtidos nas entrevistas ocorreu à luz da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram variadas classes de habilidades sociais, como empatia, assertividade, expressão de sentimentos positivos e resolução de problemas. Em contrapartida, observaram-se dificuldades para comunicação clara e eficaz e para mediar conflitos interpessoais. Destaca-se a relevância de investigações e experiências sistemáticas para o aprimoramento de habilidades interpessoais essenciais à gerência em saúde pública.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación, de naturaleza descriptiva, analizó el repertorio de habilidades sociales de enfermeras gerentes responsables en equipos de Salud Familiar. Se aplicó el Inventario de Habilidades Sociales (IHS-Del Prette) y se realizaron entrevistas semiestructuradas con el objetivo de obtener la autopercepción de ocho participantes, sobre sus recursos y déficits en estas habilidades, principalmente, en lo que respecta a las exigencias del trabajo en atención primaria. Los resultados promedio del grupo de gerentes fueron analizados en relación a la puntuación total y a los cinco factores del IHS-Del Prette. La categorización de los reportes obtenidos en las entrevistas se realizó a la luz del Análisis de Contenido de Bardin. Los resultados, evidenciaron varias clases de habilidades sociales, como empatía, asertividad, expresión de sentimientos positivos y resolución de problemas. En contrapartida, se observaron dificultades para una comunicación clara y eficaz y también para mediar en conflictos interpersonales. Se destaca la importancia de investigaciones y experiencias sistemáticas para el perfeccionamiento de habilidades interpersonales esenciales a la gerencia en salud pública.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present descriptive research investigated the repertoire of social skills of nurses responsible for the management of Family Health teams. The Social Skills Inventory (IHS-Del Prette) and semi-structured interviews were administered to obtain the self-perception of 8 participants about their resources and deficits in these skills, especially regarding the demands of primary care work. The mean scores of the group were analyzed in relation to the total score and the 5 IHS-Del Prette factors. The categorization of the reports obtained in the interviews took place in light of the Bardin Content Analysis. The results evidenced several classes of social skills, such as empathy, assertiveness, expression of positive feelings, and problem-solving. On the other hand, difficulties for clear and effective communication and mediation of interpersonal conflicts were observed. It is important to highlight the relevance of investigations and systematic experiments for the improvement of interpersonal skills essential to public health management.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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