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Psico-USF, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2020
  • Protocolo para Avaliar o Estresse de Minoria em Lésbicas, Gays e Bissexuais Articles

    Costa, Angelo Brandelli; Paveltchuk, Fernanda; Lawrenz, Priscila; Vilanova, Felipe; Borsa, Juliane Callegaro; Damásio, Bruno Figueiredo; Habigzang, Luisa Fernanda; Nardi, Henrique Caetano; Dunn, Trevor

    Resumo em Português:

    Resumo O modelo do Estresse de Minoria (EM) propõe a existência de estressores específicos que levam pessoas lésbicas, gays e bissexuais (LGB) à posição de maior vulnerabilidade social. O EM é composto por homonegatividade internalizada, a ocultação da sexualidade e as experiências de estigma. Embora o modelo tenha recebido suporte empírico, não há instrumentos adaptados para sua avaliação no contexto brasileiro. Portanto, este estudo objetiva a adaptação transcultural e a produção de evidências de validade para o contexto brasileiro de um protocolo para avaliação do EM em LGBs (PEM-LGB-BR). A amostra foi de 1451 participantes que responderam a Escala de Homonegatividade Internalizada, a Escala de Revelação da Sexualidade e a Escala de Experiências de Estigma. As análises fatoriais exploratórias e confirmatórias sugerem a estrutura de três fatores do PEM-LGB-BR como a mais adequada. Tal resultado é coerente com a teoria, tornando o protocolo válido para ser utilizado no contexto brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El modelo de Estrés de Minoría (EM) propone la existencia de estresores específicos que llevan a personas lesbianas, gays y bisexuales (LGB) a posiciones de mayor vulnerabilidad social. El EM se compone de homonegatividad internalizada, ocultamiento de sexualidad y experiencias de estigma. Aunque el modelo haya recibido soporte empírico, no hay instrumentos adaptados para su evaluación en el contexto brasileño. Por lo tanto, este estudio tiene por objetivo la adaptación transcultural y producción de evidencias de validez en el contexto brasileño de un protocolo para evaluación del EM en LGBs (PEM-LGB-BR). La muestra fue de 1451 participantes que respondieron la Escala de Homonegatividad Internalizada, Escala de Revelación de Sexualidad, y Escala de Experiencias de Estigma. Los análisis factoriales exploratorios y confirmatorios sugieren la estructura de tres factores del PEM-LGB-BR como la más adecuada. Este resultado es coherente con la teoría, tornando el protocolo válido para ser utilizado en el contexto brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Minority Stress (MS) model proposes the existence of specific stressors that make lesbian, gay and bisexual people (LGB) more socially vulnerable. MS is composed of internalized homonegativity, concealment of sexuality, and stigma experiences. Although the model has received empirical support, there are no instruments adapted for its assessment in the Brazilian context. Therefore, this study aimed to cross-culturally adapt and assess validity evidences for the Brazilian context of a protocol for the assessment of MS in LGBs (PEM-LGB-BR). The sample consisted of 1451 participants who answered the Internalized Homonegativity Scale, the Outness Inventory, and the Stigma Experience Scale. Exploratory and confirmatory factor analyses suggest the three-factor structure of PEM-LGB-BR as the most adequate. This result is consistent with the theory, making the protocol valid for use in the Brazilian context.
  • O Efeito da Resiliência e Cognição na Adaptação Acadêmica de Estudantes (I)Migrantes Articles

    Albuquerque, Emily Souza Gaião e; Bueno, José Maurício Haas

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo identificar variáveis cognitivas (raciocínio e funções executivas) e de comportamentos resilientes de estudantes universitários (i)migrantes que estivessem associadas aos diferentes aspectos envolvidos na sua adaptação à vida acadêmica. Trata-se de um estudo descritivo de caráter transversal. A amostra foi composta por 64 estudantes universitários de graduação e pós-graduação de três universidades de Porto Alegre, com média de idade de 23,75 anos (DP = 2,9), naturais de outros estados brasileiros ou de outra nacionalidade. Os resultados indicaram que os preditores significativos das cinco dimensões das vivências acadêmicas foram aspectos da resiliência, não tendo sido encontrado nenhum preditor significativo de ordem cognitiva. Entre esses aspectos da resiliência, o “estilo estruturado” se destacou, por ter sido o preditor de três critérios distintos. Tais achados apontam para o relevante papel da resiliência no processo adaptativo enfrentado por essa população e, consequentemente, no sucesso acadêmico deles.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo identificar las variables cognitivas (razonamiento y funciones ejecutivas) y comportamientos de resiliencia de estudiantes universitarios (in)migrantes que estuvieran asociados a los diferentes aspectos implicados en su adaptación a la vida académica, tales como: personal, interpersonal, estudio, carrera e institucional. Se trata de un estudio descriptivo de carácter transversal. La muestra fue compuesta por 64 estudiantes universitarios graduados y posgraduados de tres universidades de Porto Alegre, con promedio de edad de 23,75 años (DP = 2,9), oriundos de otros estados brasileños o de otra nacionalidad. Los resultados indicaron que los predictores significativos de las cinco dimensiones de experiencias académicas fueron aspectos de la resiliencia, no siendo encontrado ningún predictor significativo de orden cognitivo. Entre esos aspectos de la resiliencia, el “estilo estructurado” se destacó por haber sido el predictor de tres criterios distintos. Tales resultados apuntan para el relevante papel de la resiliencia en el proceso adaptativo enfrentado por esta población y, como consecuencia, en su éxito académico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify cognitive (reasoning and executive functions) and resilient behavioral variables of (im)migrant university students which are related to different aspects on their adaptation to academic experiences. It is a descriptive exploratory cross-sectional study. The sample consisted of 64 undergraduate and graduate students from three universities of Porto Alegre, with average age 23.75 years old (DP = 2.9), from other Brazilian state or other country. The results pointed that significant predictors of all five academic experiences’ dimensions were resilience’s aspects and none cognitive. Among these resilience’s aspects, it was highlighted Structured style, which predicted three different dimensions. Those findings show the relevant role of resilience in adaptive process faced by this population and, consequently, in their academic success.
  • Padrões de Perpetração e Percepções de Violência nas Relações Afetivo-Sexuais na Adolescência Articles

    Borges, Jeane Lessinger; Giordani, Jaqueline Portella; Wendt, Bruna; Trentini, Clarissa Marcela; Dell’Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo investigou padrões de perpetração e percepções de violência nas relações afetivo-sexuais na adolescência (VRASA), em uma amostra de 428 adolescentes caracterizados como perpetradores (62,4% sexo feminino, M = 16,73 anos; DP = 1,20), da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Foi adotado um grupo de comparação, composto por 132 adolescentes não perpetradores (51,5% sexo feminino, M = 16,54 anos; DP = 1,19). Os instrumentos utilizados foram questionário sociodemográfico, itens sobre percepção de VRASA e o Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro na Adolescência. Foi observada uma taxa de 76,43% para perpetração de algum tipo de VRASA, sendo a mais frequente a violência verbal/emocional (91,1%). Os dados mostram que adolescentes perpetradores e não perpetradores têm dificuldade em reconhecer comportamentos abusivos, legitimando o uso da violência em suas relações amorosas. Considerando que a violência no namoro é preditora da violência conjugal adulta, discute-se a necessidade de uma maior visibilidade do fenômeno, assim como possibilidades de prevenção de VRASA.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio investigó los modelos de perpetración y percepciones de violencia en las relaciones afectivo-sexuales en la adolescencia (VRASA), en una muestra de 428 adolescentes caracterizados como perpetradores (62,4% sexo femenino, M = 16,73 años, DP = 1,20), de la región metropolitana de Porto Alegre/RS. Fue adoptado un grupo para comparación, compuesto por 132 adolescentes no perpetradores (51,5% sexo femenino, M = 16,54 años, DP = 1,19). Los instrumentos utilizados fueron cuestionario sociodemográfico, ítems sobre percepción de VRASA y el Inventario de Conflictos en las Relaciones de Enamorar en la Adolescencia). Fue observada una tasa de 76,43% para la perpetración de algún tipo de VRASA, siendo la más frecuente la violencia verbal/emocional (91,1%). Los datos muestran que adolescentes perpetradores y no perpetradores tienen dificultad en reconocer comportamientos abusivos, legitimando el uso de la violencia en sus relaciones amorosas. Considerando que la violencia en el noviazgo es predictora de la violencia conyugal adulta, se discute la necesidad de una mayor visibilidad del fenómeno así como posibilidades de prevención de VRASA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigated patterns of perpetration and perceptions of teen dating violence (TDV) in a sample of 428 adolescents characterized as perpetrators (62.4% female, M=16.73 years of age, SD=1.20) from the metropolitan region of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil. There was also a comparison group of 132 non-perpetrators (51.5% female, M=16.54 years of age, SD=1.19). The research instruments were a sociodemographic questionnaire, 15 items about the perception of TDV and the Conflict in Adolescent Dating Relationships Inventory (CADRI). We found a rate of 76.43% for the perpetration of some type of TDV and the most frequent was verbal/emotional violence (91.1%). The data showed that adolescents (perpetrators and non-perpetrators) have difficulty recognizing abusive behaviors, legitimizing the use of violence in their romantic relationships. Considering dating violence is a predictor of adult marital violence, the need to raise awareness of the phenomenon and the possibility of preventing TDV is discussed in this study.
  • O Teste de Compreensão Emocional (TEC): Estudos Psicométricos numa População Portuguesa Articles

    Franco, Maria da Gloria; Roazzi, António; Santos, Natalie Nóbrega

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é apresentar as vantagens e os contributos em contexto escolar do Teste de Compreensão Emocional (TEC) para a população portuguesa, desenvolvido a partir da versão brasileira, que tem por base o instrumento desenvolvido por Harris, Pons e seus colaboradores. No nosso estudo participaram 766 crianças (381 raparigas), com idades compreendidas entre 3 e 13 anos (M = 7.21, DP = 1.95), de diferentes extratos socioeconómicos. Os resultados mostram que o instrumento tem consistência interna aceitável e que é possível isolar as diferentes fases de desenvolvimento emocional propostas pelos autores. Os componentes que medem relacionam-se com diferentes variáveis importantes em contexto escolar (idade, estatuto socioeconómico, inteligência fluída), e explicam uma parte do rendimento académico e da retenção escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue presentar ventajas y aportes en el contexto escolar del Test de Comprensión Emocional (TEC) en la población portuguesa, desarrollado a partir de la versión brasileña, que tiene por base el instrumento desarrollado por Harris, Pons y colaboradores. En nuestro estudio participaron 766 alumnos (381 niñas) con edades comprendidas entre los 3 y 13 años (M = 7.21, DT = 1.95), de diferentes extractos socioeconómicos. Los resultados muestran que el instrumento tiene consistencia interna aceptable y que es posible separar las diferentes etapas de desarrollo emocional propuesta por los autores. Los componentes de medición se relacionan con diferentes variables importantes del contexto escolar (edad, estatuto socioeconómico, inteligencia fluida) y explican una parte del rendimiento académico y de la retención escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to present the advantages and contributions of the Emotional Comprehension Test (ECT) - Brazilian version, based on the instrument developed by Harris, Pons et al., in the school context of the Portuguese population. The sample comprises 766 children (381 girls), aged between 3 to 13 years (M = 7.21, SD = 1.95), from different socioeconomic backgrounds. The results show that the instrument has acceptable internal consistency and that it is possible to identify the different stages of emotional understanding proposed by the authors. The components measured relate to different important variables in school context (age, socioeconomic status, fluid intelligence), and explain part of the academic performance and school retention.
  • “Brutal Kill!” Videogames Violentos como Preditor da Agressão Articles

    Medeiros, Bruno Gonçalves de; Pimentel, Carlos Eduardo; Sarmet, Maurício Miranda; Mariano, Tailson Evangelista

    Resumo em Português:

    Resumo Nos últimos anos muitos estudos internacionais têm investigado a relação entre jogar jogos violentos e comportamento agressivo e delinquente, mas tem-se verificado uma escassez desses estudos no Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre traços disposicionais e comportamentos antissociais com o consumo de videogames violentos. Participaram 249 estudantes do ensino médio, sendo 154 do sexo feminino e 95 do sexo masculino, e idade variando de 13 a 20 anos (M = 15,4; DP = 1,12), tendo respondido às seguintes escalas: Inventário dos Cinco Grandes Fatores, Questionário de Agressão de Buss e Perry, Questionário de Comportamentos Antissociais e Delitivos e a Escala de Violência nos Videogames. A regressão indicou que jogar videogames violentos, comportamento antissocial, raiva e gênero foram preditores da agressão física. Conclui-se que este estudo corrobora com a hipótese do Modelo Geral da Agressão sobre a agressão humana na qual os jogos violentos estão associados ao comportamento agressivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En los últimos años muchos estudios internacionales han investigado la relación entre jugar juegos violentos y comportamiento agresivo y delincuente, aunque en Brasil se ha verificado escasez de estos estudios. El objetivo de la presente búsqueda fue investigar la relación entre rasgos disposicionales y comportamientos antisociales con el consumo de videojuegos violentos. Para ello se contó con la participación de 249 estudiantes de Enseñanza Secundaria, siendo 154 de sexo femenino y 95 de sexo masculino, y edades variando de 13 a 20 años (M = 15,4, DP = 1,12), que respondieron las siguientes escalas: Inventario de los Cinco Grandes Factores, Cuestionario de Agresión de Buss y Perry, Cuestionario de Comportamientos Antisociales y Delictivos y la Escala de Violencia en los Videojuegos. La regresión indicó que jugar videojuegos violentos, comportamiento antisocial, rabia y género fueron predictores de agresión física. Se concluye que este estudio corrobora con la hipótesis del Modelo General de Agresión sobre agresión humana en la cual los juegos violentos están asociados al comportamiento agresivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In recent years, many international studies have investigated the relationship between violent games and violence, aggressiveness and delinquent behavior, but there are scarce studies in Brazil on the subject. The aim of this research was to investigate the relationship between dispositional behavior and antisocial behavior correlated with the playing of violent content video games. A total of 249 high school students participated in the study, of which 154 were women and 95 were men, aged 13-20 years (M = 15.4, DP = 1.12), who responded the following scales: Big Five Inventory, Buss and Perry Aggression Questionnaire, Antisocial and Criminal Behaviors Questionnaire and a new Scale of Video Games Violence. The regressions performed indicated that the violent games, antisocial behavior, anger and sex were predictors for physical aggression. In conclusion, the study confirms the hypothesis of the General Aggression Model on human aggression in which violent games are associated with aggressive behavior.
  • Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças sob Acolhimento Institucional Articles

    Guerra, Lívia Lira de Lima; Prette, Zilda Aparecida Pereira Del

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo realizou uma caracterização do repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças em situação de acolhimento institucional, que foi comparada à média normativa brasileira. Participaram 36 crianças, ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 12 anos e 19 cuidadores, como avaliadores do repertório das crianças, utilizando-se o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS). Os resultados mostraram que: (a) a amostra de crianças apresentou escores significativamente abaixo da norma em habilidades sociais, com mais da metade delas classificada com repertório deficitário e médio inferior em habilidades sociais, tanto na autoavaliação quanto na avaliação do cuidador; (b) a amostra apresentou repertório altamente comprometido em problemas de comportamento, sendo mais frequentes os do tipo externalizantes. Discute-se a importância e urgência de intervenções voltadas para a promoção de habilidades sociais das crianças institucionalizadas, de modo a prevenir e superar problemas em seu desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio realizó una caracterización del repertorio de habilidades sociales y problemas de comportamiento de niños en situación de acogimiento institucional, que se comparó con los medios normativos brasileños. Participaron 36 niños de ambos sexos, con edades de 6 a 12 años y 19 cuidadores, como evaluadores del repertorio de los niños, utilizándose el Inventario de Habilidades Sociales, Problemas de Comportamiento y Competencia Académica para Niños SSRS. Los resultados mostraron que: (a) la muestra de niños presentó resultados significativamente por debajo de la norma en habilidades sociales, con más de la mitad de ellas clasificada con repertorio deficitario y medio inferior en habilidades sociales, tanto en la autoevaluación como en la evaluación del cuidador; (b) la muestra presentó un repertorio altamente comprometido en problemas de comportamiento, siendo más frecuentes los del tipo de externalización. Se discute la importancia y urgencia de intervenciones dirigidas a la promoción de habilidades sociales de los niños acogidos en instituciones, para prevenir y superar problemas en su desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study conducted a characterization of the repertoire of social skills and behavioral problems of children in institutional care, which was compared to the Brazilian normative average. Participants included 36 children, of both genders, from 6 to 12 years old, and 19 caregivers as evaluators of the children’s repertoire, using the Social Skills Rating System (SSRS). The results showed that: (a) the sample of children presented scores significantly below the Brazilian average in social skills, with more than half of them classified as having deficient repertoire and lower means in social skills, both in self-assessment and in the caregiver’s evaluation; (b) the sample presented a highly compromised repertoire in behavioral problems, and the externalizing type was the most common. It discusses the importance and urgency of interventions aimed at promoting the social skills of institutionalized children, in order to prevent and overcome problems in their development.
  • Parâmetros Psicométricos do Questionário de Abuso Digital no Namoro Articles

    Cavalcanti, Jaqueline Gomes; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Nascimento, Anderson Mesquita do; Pinto, Adriele Vieira de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo conhecer a validade e fidedignidade do Questionário de Abuso Digital nos Relacionamentos Amorosos - QADRA no contexto brasileiro. Para isso, foram delineados dois estudos empíricos. O estudo 1 (N = 215) testou os parâmetros psicométricos do QADRA por meio da análise fatorial exploratória. O estudo 2 (N = 248) buscou reunir evidências adicionais de validade e precisão da EAC por meio da análise fatorial confirmatória. Os resultados apontaram para a estrutura bifatorial como a mais pertinente, sendo observados bons índices de consistência interna. Além disso, o QADRA demonstrou validade convergente por meio de associações significativas com o abuso presencial nos relacionamentos amorosos (CTS2) e a satisfação global nos relacionamentos. Ademais, conclui-se que o QADRA apresenta-se como uma medida válida e fidedigna, útil para investigação do abuso digital nos relacionamentos amorosos na população brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo conocer la validez y confiabilidad del Cuestionario de Abuso Digital en las Relaciones Amorosas - QADRA en el contexto brasileño. Para ello, se delinearon dos estudios empíricos. El estudio 1 (N = 215) probó los parámetros psicométricos del QADRA a través de análisis factorial exploratorio. El estudio 2 (N = 248) buscó reunir evidencias adicionales de validez y precisión de la EAC a través de análisis factorial confirmatorio. Los resultados apuntaron para una estructura bifactorial como la más pertinente, siendo observados buenos índices de consistencia interna. Además, el QADRA demostró validez convergente a través de asociaciones significativas con el abuso presencial en las relaciones amorosas (CTS2) y satisfacción global en las relaciones. Además, se concluye que el QADRA presenta una medida válida y fidedigna, útil en la investigación de abuso digital en relaciones amorosas de la población brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aimed to know the validity and reliability of the Cyber Dating Abuse Questionnaire - CDAQ in the Brazilian context. For this purpose, two empirical studies were designed. Study 1 (N = 215) tested the psychometric parameters of CDAQ, using exploratory factorial analysis. Study 2 (N = 248) sought to gather additional evidences of validity and accuracy of CDAQ using confirmatory factor analysis. The results pointed to the two-factorial structure as the most relevant, with good internal consistency indexes observed. In addition, CDAQ demonstrated convergent validity through meaningful associations with face-to-face abuse in love relationships (CTS2) and overall satisfaction in relationships. Furthermore, it is concluded that CDAQ presents itself as a valid and reliable measure, useful for investigating digital abuse in love relationships in the Brazilian population.
  • Motivação para Aprender na Formação Superior em Saúde Articles

    Araujo, Leandro Dias de; Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos têm demonstrado que a motivação para aprender está associada ao bom desempenho acadêmico. O presente estudo objetivou investigar se há diferenças na motivação para aprender entre os cursos de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem, e a influência do estágio supervisionado. Participaram deste estudo 500 universitários de ambos os sexos, entre 18 e 58 anos (m = 26,43; dp = 6,97), do primeiro ao décimo período, sendo que 279 (55,8%) já haviam realizado estágio curricular. A coleta de dados foi realizada por meio da Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos Universitários. Os resultados mostraram que alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia eram mais motivados que os de Educação Física. Em nenhum dos cursos foram encontradas diferenças de motivação entre sexo masculino e feminino. A análise que comparou os alunos que fizeram estágio e não fizeram estágio também não foi significativa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los estudios han demostrado que la motivación para aprender está asociada a un buen desempeño académico. El objetivo de este estudio fue investigar si hay diferencias de motivación entre los cursos de fisioterapia, educación física y enfermería, y la influencia de las pasantías supervisadas. Participaron en este estudio 500 estudiantes universitarios de ambos sexos, entre 18 y 58 años (m = 26,43; de = 6, 97), del primer al décimo período, y 279 (55,8%) ya habían realizado esas pasantías supervisadas. La recopilación de datos se llevó a cabo a través de la Escala de Evaluación de Motivación para aprender de los Alumnos Universitarios. Los resultados mostraron que los alumnos de los cursos de enfermería y fisioterapia estaban más motivados que los de educación física. En ninguno de los cursos se encontraron diferencias de motivación por causa del sexo. El análisis que comparó a los estudiantes que hicieron pasantías supervisadas y los que no hicieron tampoco fue significativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies have shown that motivation to learn is associated to good academic performance. Our goal was to investigate differences in learning motivation among the courses of physiotherapy, physical education, and nursery, and the influence of a supervised internship. Participants included 500 university students of both sexes, aged between 18 and 58 years (M = 26.43; SD =6.97), from the first to the tenth period, of which 279 (55.8%) had already completed a curricular internship. Data collection was conducted with the Scale for evaluation of motivation lo learn of university students. Results showed that the nursery and physiotherapy students were more motivated than those of physical education courses. No differences in motivation were not found between men and women in any of the courses. The analysis that compared the students who completed an internship and those who did not, showed no relevant significance.
  • As Adoções Necessárias no Contexto Brasileiro: Características, Desafios e Visibilidade Articles

    Borges, Camila Aparecida Peres; Scorsolini-Comin, Fabio

    Resumo em Português:

    Resumo As adoções necessárias envolvem casos de crianças com mais de dois anos, com irmãos, com deficiência, adoecimento crônico ou inter-racial. Este estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca das adoções necessárias e de como esse tema vem sendo investigado e discutido. A partir de buscas nas bases/bibliotecas LILACS, SciELO, PePSIC e PsycINFO (2009-2018), foram recuperados 35 estudos. A escassa produção internacional pode estar relacionada ao fato de que as adoções necessárias são uma categoria própria da realidade brasileira. A maior parte dos estudos priorizou como necessárias as adoções de crianças maiores de dois anos, com poucos estudos sobre crianças com deficiência, com quadro de adoecimento e com irmãos. Recomenda-se uma maior investigação em relação às adoções inter-raciais, bem como maior conscientização dos pretendentes quanto ao perfil das crianças para adoção nas instituições de acolhimento, o que deve ser acompanhado por maior visibilidade do tema no campo científico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las adopciones necesarias abarcan casos de niños de más de dos años, con hermanos, con discapacidad, enfermedad crónica o interracial. Este estudio tuvo por objetivo presentar una revisión integradora acerca de las adopciones necesarias y de cómo ese tema viene siendo investigado y discutido. A partir de una búsqueda en las bases LILACS, SciELO, PePSIC y PsycINFO (2009-2018), se recuperaron 35 estudios. La escasa producción internacional puede estar relacionada a que las adopciones necesarias son una categoría propia de la realidad brasileña. La mayoría de los estudios priorizaron como necesarias las adopciones de niños mayores de dos años, con pocos estudios sobre niños con discapacidad, con cuadro de enfermedad y con hermanos. Se recomienda una mayor investigación acerca de las adopciones interraciales, así como una mayor concientización de los candidatos a adoptar en cuanto al perfil de los niños para adopción en las instituciones de acogida, lo que debe ser acompañado por una mayor visibilidad del tema en el campo científico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The necessary adoptions encompass cases of children over two years of age, with siblings, disabilities, chronic or interracial illness. This study aimed to present an integrative review of the necessary adoptions and how this topic has been investigated and discussed. From a search in the databases LILACS, SciELO, PePSIC and PsycINFO (2019-2018), 35 studies were retrieved. The scarce international production may be related to the fact that the necessary adoptions are a category in the Brazilian reality. Most of the studies prioritised as necessary the adoption of children children over two years of age, with few studies on children with disabilities, sickness and siblings. Further research on interracial adoptions is recommended, as well as greater awareness of the candidates to adopt regarding the profile of children for adoption in host institutions, which should be accompanied by greater visibility of the topic in the scientific field.
  • Emoções Face à Leitura no 1ºAno de Escolaridade - Projeto “L.E.R. Cãofiante” Articles

    Mata, Lourdes; Mackaaij, Maria José; Calado, Margarida

    Resumo em Português:

    Resumo O projeto ‘L.E.R. Cãofiante’ foi implementado com alunos do 1º ano que participaram em sessões de leitura na biblioteca, dinamizadas pela bibliotecária em parceria com os seus cães. O objetivo é apresentar a avaliação dessa intervenção nas emoções das crianças face à leitura (prazer, ansiedade, aborrecimento). Participaram 80 crianças (47 no projeto - GP; 33 no Grupo de Comparação - GC). Os encarregados de educação e as professoras responderam a um questionário sobre o envolvimento das crianças, e estas a um questionário de emoções. No tratamento de dados, usou-se a ANOVA para medidas repetidas e análise de conteúdo das respostas aos questionários. Os resultados evidenciaram perfis emocionais diferentes das crianças do GP e do GC essencialmente para o prazer que aumentou no GP. Os dados dos pais e professoras corroboraram essa conclusão realçando as vivências positivas que permitiram compreender o papel dos cães na satisfação e interesse dessas crianças pela leitura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El proyecto ‘L.E.R. Cãofiante’ fue implementado con alumnos de primer año que participaron en sesiones de lectura en la biblioteca, organizadas por el bibliotecario en compañía de sus perros. El objetivo de esta intervención fue evaluar las emociones de los niños con relación a la lectura (Placer, Ansiedad, Aburrimiento). Participaron 80 niños (47 en el proyecto - GP, y 33 en el grupo de comparación -GC). Los encargados de educación y las profesoras respondieron a un cuestionario sobre la participación de los niños, y éstos a un cuestionario de emociones. En el tratamiento de datos se utilizó ANOVA para medidas repetidas y un análisis de contenido de las respuestas de los cuestionarios. Los resultados evidenciaron perfiles emocionales diferentes en los niños del GP y del GC esencialmente para el Placer que aumentó en el GP. Los datos de los padres y profesoras corroboraron esta conclusión siendo resaltadas vivencias positivas que permitieron comprender el papel de los perros en la satisfacción e interés de estos niños por la lectura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The “L.E.R. Cãofiante”* project was implemented with first-grade pupils who took part in reading sessions animated by a librarian in partnership with her dogs. The goal was to evaluate the effect of this intervention on children’s emotions regarding reading (enjoyment, anxiety, boredom). The participants were 80 children (47 in the Intervention Group (IG); 33 in the Comparison Group (CG)). Parents and teachers answered a questionnaire about children’s involvement, and the children answered one about reading emotions. For data processing, repeated measures ANOVA was used along with content analysis of the answers to the questionnaires. The results showed different emotional profiles of children in the IG and the CG, mostly regarding enjoyment, which increased in the IG. Data from parents and teachers corroborated this conclusion, emphasising positive experiences which allowed an understanding of the role of dogs in children’s enjoyment and interest in reading.
  • Repercussões Multiculturais no Desenvolvimento Linguístico: Efeitos no Desempenho Acadêmico Articles

    Claros, Francisco Mateos; Ruiz, Francisco Javier Olmedo; Ibáñez, Macarena Esteban; Muñoz, Luis Amador

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem como objetivo verificar as diferenças no desempenho acadêmico dos alunos em segundo ciclo de Educação Infantil pertencentes a um contexto multicultural em que coexistem uma língua oficial (castelhano) e um dialeto cultural (Darija). A amostra foi composta por um total de 501 estudantes cristãos e muçulmanos no terceiro ano em que foram aplicados um questionário que avalia o grau de aquisição de questões jurisdicionais nas áreas de comunicação e linguagem, social e motor. Para a análise do conjunto de dados, foram utilizados testes descritivos e de contraste das variáveis. Os resultados mostram como a língua materna é um importante fator de diferenciação em todas as áreas de desempenho acadêmico durante este período, com destaque para a dimensão de comunicação. Essas diferenças têm uma relação direta com a adesão dos muçulmanos a um dialeto cultural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene como objetivo verificar las diferencias de rendimiento académico del alumnado de segundo ciclo de Educación Infantil que pertenecen a un contexto multicultural en el que coexisten una lengua oficial (castellano) y un dialecto cultural (darija). La muestra la componen un total de 501 alumnos cristianos y musulmanes del tercer curso a los que se les aplicó un cuestionario que evalúa el grado de adquisición de los aspectos competenciales de las áreas de comunicación y lenguaje, social y motriz. Para el análisis del conjunto de los datos se utilizaron pruebas estadísticas descriptivas y de contraste de variables. Los resultados demuestran como la lengua materna es un factor principal de diferenciación en todas las áreas del desempeño académico en este periodo, destacando las dimensiones comunicativas. Estas diferencias tienen una relación directa con la adhesión identitaria de los musulmanes a un dialecto cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this work is to verify the differences in the academic performance of students in the second cycle of Early Childhood Education who belong to a multicultural context in which an official language (Castilian) and a cultural dialect (darija) coexist. The sample is made up of a total of 501 Christian and Muslim students of the third year who were given a questionnaire that assesses the degree of acquisition of the competence aspects of the areas of communication and language, social and motor. For the analysis of the data set, descriptive and contrast tests of variables were used. The results demonstrate how the mother tongue is a main factor of differentiation in all areas of academic performance in this period, highlighting the communicative dimensions. These differences have a direct relationship with the adherence of Muslims to a cultural dialect.
  • Coparentalidade e Conflito Pais-Filhos em Adolescentes Envolvidos em Práticas Restaurativas Articles

    Koch, Cristiane; Schaefer, Jeferson Rodrigo; Schneider, Mariana Cunha; Mosmann, Clarisse Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Coparentalidade é definida como a relação estabelecida entre os cuidadores e a forma como compartilham os cuidados com seus filhos. Suas reverberações nos filhos adolescentes podem ser associadas a problemas de comportamento, condutas antissociais. Investigou-se o efeito preditor das dimensões da coparentalidade e do conflito pais-filhos em condutas antissociais de adolescentes em conflito com a lei no contexto das práticas restaurativas. Sessenta e dois adolescentes vinculados a projeto do Ministério Público no Rio Grande do Sul que responderam quatro escalas. Os resultados, a partir de regressão linear, sustentam que as variáveis - triangulação coparental familiar, intensidade e motivo de conflito com o pai são preditoras de comportamentos antissociais leves. Nos severos, o conflito coparental familiar teve o maior poder preditivo. Esses dados evidenciam a necessidade de valoração da relação familiar - coparental, instrumentalizando medidas protetivas que garantam a saúde mental do adolescente, buscando sua proteção à de condutas de risco.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Crianza Conjunta---Coparenting---Coparentalidade--- es definida como la relación establecida entre los que cuidan de sus hijos y la forma que comparten los cuidados de los mismos. Las repercusiones en los hijos adolescentes pueden estar asociadas a problemas de comportamiento, conductas antisociales. El estudio investigó el efecto predictor de las dimensiones de la crianza conjunta y del conflicto padres-hijos en conductas antisociales de adolescentes, en conflicto con la ley en el contexto de prácticas de rehabilitación. El estudio contó con sesenta y dos adolescentes vinculados al proyecto del Ministerio Público en Río Grande del Sur que respondieron cuatro escalas. Los resultados, a partir de la regresión lineal, sostienen que las variables - triangulación crianza conjunta familiar, intensidad y motivo de conflicto con el padre son predictores de comportamientos antisociales leves. En los severos, el conflicto crianza conjunta familiar tuvo el mayor poder predictivo. Estos datos evidencian la necesidad de valorar la relación crianza conjunta familiar, instrumentando medidas protectoras que garanticen la salud mental del adolescente, buscando su protección alejándolo de conductas de riesgo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Coparenting is defined as the relationship established between caregivers and the way they share the care for their children. The reverberations in adolescents may be associated with behavioral problems - antisocial behavior. The present study investigated the predictive effect of the dimensions of coparenting and parent-child conflict on antisocial behavior of adolescents in conflict with the law in the context of restorative practices. The survey sample included 62 adolescents linked to a project conducted by the Public Prosecution Service (MP) in the state of Rio Grande do Sul, who answered four scales. The results, based on linear regression, support that the variables - family coparental triangulation, intensity and reason for conflict with the father - are predictive of mild antisocial behavior. In severe cases, family coparental conflict had the greatest predictive power. These data highlight the need to evaluate the family-coparental relationship, in order to support protective measures that guarantee adolescent mental health, seeking their protection against risky behaviors.
  • Adaptação e Validação Transcultural de uma Medida de Fatores de Absenteísmo Articles

    Gomide Junior, Sinésio; Esteves, Marco Aurélio Silva; Silva, Lígia Carolina Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo O absenteísmo laboral, fenômeno complexo, é caracterizado pela ausência de um empregado de suas atividades trabalhistas. Apesar da importância do tema, visto que pode provocar impactos na produtividade e nos custos de uma organização, não foram encontrados instrumentos sobre o absenteísmo laboral validados para a população brasileira. O objetivo deste trabalho foi realizar uma adaptação e validação transcultural de uma escala de absenteísmo laboral. O trabalho foi constituído por dois estudos. No primeiro, foi realizada a adaptação semântica e análise fatorial exploratória do instrumento. No segundo estudo, foi realizada a análise fatorial confirmatória a partir dos resultados obtidos no primeiro estudo. Os resultados obtidos confirmam a validade do instrumento adaptado que se apresentou como unifatorial, com precisão bastante satisfatória (α = 0,91). Os resultados são discutidos a partir das concepções teóricas do construto, da possibilidade de sua utilização em diagnósticos e pesquisas de cunho acadêmico e das limitações dos estudos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El absentismo laboral, fenómeno complejo, se caracteriza por la ausencia de un empleado en sus actividades laborales. A pesar de la importancia del tema, ya que puede provocar impactos en la productividad y en los costos de una organización, no se encontraron instrumentos validados de absentismo laboral para la población brasileña. El objetivo de este estudio fue realizar una adaptación y validación transcultural de una escala de absentismo laboral. El trabajo fue constituído por dos estudios. En el primer estudio se realizó la adaptación semántica y el análisis factorial exploratorio del instrumento. En el segundo estudio, se realizó análisis factorial confirmatorio a partir de los resultados obtenidos en el primer estudio. Los resultados obtenidos confirman la validez del instrumento adaptado que se presentó como unifactorial, con precisión bastante satisfactoria (α = 0,91). Los resultados son discutidos a partir de las concepciones teóricas del constructo, de la posibilidad de su utilización en diagnósticos e investigaciones de índole académico y de las limitaciones de los estudios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The complex phenomenon known as labor absenteeism is characterized by the absence of an employee from his or her work duties. Despite the importance of this theme, given the possible impact it may have on productivity and costs of an organization, no validated instruments on labor absenteeism were found for the Brazilian population. The objective of the present work was to conduct a transcultural adaptation and validation of a labor absenteeism scale. The work consisted of two studies. The first focused on achieving a semantic adaptation of the original instrument to Brazilian Portuguese and exploratory factor analysis. In the second study a confirmatory factor analysis was performed based on the results of the first study. The results confirmed the validity of the adapted instrument, which presented itself as unifactorial, with very satisfactory precision (α = 0.91). The results are discussed based on the theoretical conceptions of the construct, the possibility of its use in diagnostic and academic research, and the limitations of the studies.
  • Propriedades Psicométricas da Versão Reduzida da Escala de Percepção de Suporte Social Articles

    Ximenes, Verônica Morais; Nepomuceno, Bárbara Barbosa; Moura Jr., James Ferreira; Abreu, Marcia Kelma de Alencar; Ribeiro, Gabriela Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo O suporte social é um processo relacional no qual ajudas informacionais, instrumentais e afetivas são oferecidas por grupos e/ou pessoas, capaz de produzir efeitos positivos no bem-estar, na saúde e no estresse. O estudo avaliou as propriedades psicométricas da versão reduzida da Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS) para pessoas que vivem em pobreza. Participaram da pesquisa 1.113 adultos (questionários válidos) com idade média de 42,25 anos (DP = 17,57), homens (29,7%) e mulheres (70,3%), dos estados brasileiros Ceará, Amazonas e Paraná. Realizaram-se análises de confiabilidade, fatoriais exploratória e confirmatória. Verificou-se adequação de estrutura bifatorial do instrumento, além dos índices de confiabilidade e consistência interna. Os fatores apresentam satisfatórias cargas fatoriais e itens agrupados de maneira diferente da escala original. Originalmente compunha-se pelos fatores Suporte Prático e Suporte Emocional, propõe-se nova nomeação para Suporte Cognitivo-Instrumental e Suporte Emocional-Cooperativo. A versão reduzida da EPSS é adequada para populações que vivem em pobreza.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El soporte social es un proceso relacional en el cual ayudas informativas, instrumentales y afectivas son ofrecidas por grupos y/o personas, con capacidad de producir efectos positivos en el bienestar, la salud y el estrés. La investigación tuvo como objetivo evaluar las propiedades psicométricas de la versión reducida de la Escala de Percepción de Soporte Social (EPSS) en personas que viven en situación de pobreza. Participaron de la investigación 1.113 (encuestas válidas) adultos con edad promedio 42,25 años (DP=17.57), hombres (29,7%) y mujeres (70,3%), de los estados brasileños de Ceará, Amazonas y Paraná. Se realizaron análisis de confiabilidad, factoriales exploratoria y confirmatoria. Los resultados muestran adecuación de la estructura bifactorial del instrumento, además de los índices de confiabilidad y consistencia interna. Los factores presentan satisfactorias cargas factoriales e ítems agrupados de manera diferente de la escala original. Originalmente estaba compuesta por los factores Soporte Práctico y Soporte Emocional, y después se propuso el cambio de denominación para Soporte Cognitivo-Instrumental y Soporte Emocional-Cooperativo. Se considera que la versión reducida de la EPSS es adecuada para el uso en poblaciones que viven en la pobreza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Social support is a relational process in which informational, instrumental, and affective aids are offered by groups and / or persons, capable of producing positive effects on well-being, health, and stress. The study aimed to evaluate the psychometric properties of the reduced version of the Social Support Perception Scale (SSPS) for people living in poverty contexts. Participants comprised 1113 (valid questionnaires) adults with an average age of 42.25 years (SD = 17.57), including men (29.7%) and women (70.3%), from the Brazilian states of Ceará, Amazonas, and Paraná. Reliability, factorial exploratory and confirmatory analyzes were performed. The bifactorial structure of the instrument was verified, as well as excellent reliability and internal consistency indexes. Factors presented satisfactory factor loads and items grouped differently from the original scale. Originally composed by the factors Practical Support and Emotional Support, it is proposed a new nomenclature of factors such as Cognitive-Instrumental Support and Emotional-Cooperative Support. The reduced version of the SSPS is considered suitable for use in populations living in poverty contexts.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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