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Relação entre criatividade e inteligência em estudantes regulares e com altas habilidades/superdotação

Resumo

O presente estudo buscou identificar a relação entre criatividade e inteligência em alunos regulares e com altas habilidades/superdotação. A amostra foi composta por 966 participantes, com idades entre 7 e 17 anos, classificados em estudantes regulares (n = 867) e grupo critério (n = 99), subdivididos de acordo com a área de destaque: acadêmica (n = 66), criativa/artística (n = 33). A Bateria de Avaliação das Altas Habilidades/Superdotação foi aplicada envolvendo subtestes de avaliação do raciocínio (verbal, lógico, numérico e abstrato) e criatividade (verbal e figural). Os resultados indicaram que, no grupo controle, a relação entre o total em inteligência e os dois tipos de criatividade se mostraram significativas e positivas, sendo mais alta em relação à criatividade verbal. No grupo critério, somente a correlação entre o total de inteligência e criatividade verbal foi positiva e significativa. Diferenças na relação entre os construtos também foram encontradas de acordo com a área de identificação da superdotação (acadêmica e criativa).

Palavras-chave:
superdotados; raciocínio; desenvolvimento cognitivo; pensamento; avaliação psicológica

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