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Psico-USF, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2021
  • Tradução e Adaptação da Escala de Conectividade Social para o Português Papers

    Rabelo, André L. A.; Pilati, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi adaptar a Escala de Conectividade Social (SCS) para o português brasileiro e avaliar suas propriedades psicométricas. Um levantamento de dados foi realizado com 222 participantes. Eles responderam à SCS, o Positive and Negative Affective Schedule (PANAS), o Índice de Religião da Duke University (DUREL), duas medidas pictóricas de conectividade social e um questionário sociodemográfico. A solução original de um fator foi apoiada pelos dados. O escore derivado da SCS esteve significativamente associado com as outras medidas nas direções esperadas. Os resultados descritos no presente estudo são favoráveis quanto à consistência interna e à evidência de validade dos escores da SCS. O estudo oferece três medidas de conectividade social que poderão ser usadas para investigar os impactos da conectividade social na cognição, comportamento e saúde dos brasileiros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente estudio fue adaptar la escala de conectividad social (SCS) para el portugués brasileño y evaluar sus propiedades psicométricas. Se realizó una encuesta de datos con 222 participantes. La muestra respondió al SCS, el positive and negative affective schedule (PANAS), el Índice de Religión de la Universidad de Duke (DUREL), dos medidas pictóricas de conectividad social, además de un cuestionario sociodemográfico. La solución original de un factor fue respaldada por los datos. Los resultados derivados de la SCS se asociaron significativamente con las otras medidas en las direcciones esperadas. Los resultados descritos en el presente estudio son favorables con respecto a la consistencia interna y la evidencia de validez de los escores de la SCS. El estudio ofrece tres medidas de conectividad social que se pueden utilizar para investigar los impactos de la conectividad social en la cognición, el comportamiento y la salud de los brasileños.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of the present study was to adapt the social connectedness scale (SCS) to Brazilian Portuguese and evaluate its psychometric properties. A survey was conducted with 222 participants. They answered the SCS, the positive and negative affective schedule (PANAS), the Duke University Religion Index (DUREL), two pictorial measures of social connectedness, and a socio-demographic questionnaire. The original one factor solution was supported by the data. The SCS-derived score was significantly associated with the other measures in the expected directions. The results described in the present study are favorable regarding the internal consistency and evidence of validity of SCS scores. The study offers three social connectedness measures that can be used to investigate the impacts of social connectedness on cognition, behavior and health of Brazilians.
  • Desempenho Escolar e Efeitos do Contexto de Aprendizagem do Estudante: Um Estudo sobre os Dados do PISA Papers

    Antonelli-Ponti, Mayra; Monticelli, Patrícia Ferreira; Versuti, Fabiana Maris; Campos, Josiane Rosa; Elias, Luciana Carla dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O desempenho escolar está sujeito a um contexto de múltiplos fatores, relacionados ao estudante, escola e família (EEF). A partir de autorrelatos de 23.141 brasileiros, obtidos do PISA 2015, foram selecionadas medidas representativas de EEF e medidos seus impactos sobre escores de desempenho escolar em matemática, leitura e ciências. Registrou-se forte correlação entre a sensação de pertencimento à escola (BELONG) e suporte emocional da família (EMOSUPS) com os três desempenhos investigados; o EMOSUPS teve efeito sobre como o estudante se sente na escola e quando é avaliado; os recursos educacionais e culturais do lar afetaram as três dimensões de EEC, no sentido de aumentar o EMOSUPS, BELONG, e os desempenhos escolares e diminuição da ansiedade durante avaliações. Reitera-se assim a importância do ambiente escolar e da família sobre o desempenho dos estudantes, e a necessidade de essas dimensões serem alvo de políticas públicas na área da educação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El rendimiento escolar se comprende bajo un contexto factorial múltiple, relacionado con el estudiante, la escuela y la familia (EEF). Con base en 23.141 autoinformes de brasileños, obtenidos del examen PISA 2015, se seleccionaron medidas de EEF representativas y se midieron sus impactos en los puntajes de rendimiento escolar en matemáticas, lectura y ciencias. El sentimiento de pertenencia a la escuela (BELONG) y el apoyo emocional de los padres (EMOSUPS) se correlacionaron estrechamente con los tres desempeños investigados. El EMOSUPS influyó en cómo se siente el estudiante, tanto en la escuela como cuando está siendo evaluado. Los recursos educativos y culturales del hogar afectaron a las tres dimensiones del EEC, aumentando el EMOSUPS, BELONG y el rendimiento escolar, y disminuyendo la ansiedad durante las evaluaciones. Ante estos resultados, se reitera la importancia del entorno escolar y familiar en el rendimiento de los estudiantes y la necesidad de que las políticas públicas en educación consideren estas tres dimensiones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract School achievement is under a multiple factorial context related to student, school and family (SSF). Based on 23.141 Brazilians self-reports, obtained from PISA 2015, representative SSF measures were selected, and their impacts measured on school performance scores in mathematics, reading and science. The feeling of belonging to the school (BELONG) and parents’ emotional support (EMOSUPS) were strongly correlated with the three investigated performances. EMOSUPS affected how the student feels at school and when being assessed. And the educational and cultural resources of the home affected EEC three dimensions, increasing EMOSUPS, BELONG and school performance, and decreasing anxiety during assessments. Thus, the importance of the school and family environments on students’ performance is reiterated and calls for public policies in education that considers the three dimensions.
  • Depoimento Especial a partir de Opiniões de Psicólogos Brasileiros Atuantes nessa Prática Artigos

    Sanson, Janaina Alessandra da Silva; Hohendorff, Jean Von

    Resumo em Português:

    Resumo O Depoimento Especial (DE) é uma prática de oitiva de crianças e adolescentes no âmbito judiciário, normalmente acompanhado por psicólogos. Objetivou-se conhecer opiniões de psicólogos brasileiros que atuavam no DE sobre essa prática. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória transversal on-line, por meio de ferramentas digitais (e.g., Skype, Whatsapp). Dez psicólogos brasileiros, de seis diferentes estados, atuantes no DE, responderam a uma ficha de dados sociodemográficos e a uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram estudadas a partir da análise temática. Evidenciaram-se seis temas, sendo eles: papel profissional, trabalho interdisciplinar, sentimentos, agilidade, proteção e legislação. Tomados em conjunto, esses temas indicam o DE como ágil e protetivo para as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, salientando possíveis desafios à sua efetivação. Os resultados obtidos possibilitam maior conhecimento sobre a prática do DE e podem ser utilizados em futuras revisões dessa prática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Testimonio Especial (DE) es una práctica de escucha de niños y adolescentes en el ámbito judicial, generalmente, acompañados por psicólogos. La finalidad fue conocer las opiniones de psicólogos brasileños, que trabajan con el Testimonio Especial sobre esta práctica. Se realizó una investigación cualitativa exploratoria transversal en línea utilizando herramientas digitales (e.g., Skype, WhatsApp). Diez psicólogos brasileños actuantes en el DE, provenientes de seis diferentes provincias, respondieron a una ficha de datos sociodemográficos y una entrevista semiestructurada. Las entrevistas se analizaron a partir del análisis temático, destacando seis temas: rol profesional, trabajo interdisciplinario, sentimientos, agilidad, protección y legislación. En conjunto, estos temas apuntaron el DE como ágil y protectivo para los niños y adolescentes víctimas de violencia sexual, evidenciando posibles retos para su implementación. Los resultados obtenidos posibilitan un mayor conocimiento sobre la práctica del Testimonio Especial y pueden ser utilizados en futuras revisiones de esta práctica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Special Testimony is a method of judicial hearing of children and adolescents in Brazil, usually accompanied by psychologists. The objective of the present study was to know the opinions of Brazilian psychologists who work with children’s testimony about this practice. A cross-sectional exploratory qualitative research was conducted using digital tools such as Skype and Whatsapp. A total of 10 Brazilian psychologists, from six different states, working with Special Testimony completed a socio-demographic questionnaire and a semi-structured interview. The interviews were analyzed according to the Thematic Analysis. Six themes were highlighted: professional role, interdisciplinary work, feelings, swiftness, protection, and legislation. Taken together, these themes indicate that the Special Testimony is swift and protective for children and adolescents victims of sexual violence, highlighting possible challenges to its implementation. The results obtained provided more knowledge about the Special Testimony and can be used in future revisions of this practice.
  • Uso Problemático de Internet, Problemas Emocionais e Qualidade de Vida entre Adolescentes Papers

    Andrade, André Luiz Monezi; Enumo, Sônia Regina Fiorim; Passos, Maria Aparecida Zanetti; Vellozo, Eliana Pereira; Schoen, Teresa Helena; Kulik, Marco Antônio; Niskier, Sheila Rejane; Vitalle, Maria Sylvia de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de Uso Problemático de Internet (UPI) entre adolescentes (N = 466) e sua possível associação com problemas emocionais e qualidade de vida. Estudantes (Midade = 12,8; DP = 1,9) de cinco escolas públicas de um município do Estado de São Paulo participaram deste estudo e preencheram quatro instrumentos: Questionário sociodemográfico; Internet Addiction Test (IAT); Depression Anxiety Stress Scale (DASS -21) e Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL). Não se encontrou relação significante entre a frequência e intensidade dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em comparação com aqueles que não possuem problemas com o uso da internet. Em relação à qualidade de vida, também não foram observadas diferenças entre os grupos. Entretanto, aqueles que possuíam uma percepção de uso de internet prejudicial a suas atividades cotidianas apresentaram maior pontuação média do instrumento IAT e maiores níveis de estresse. Esses achados indicam que a percepção do uso do uso de internet foi a principal variável associada com sintomas emocionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo evaluar la prevalencia del Uso Problemático de Internet (UPI) entre adolescentes (N = 466) y su posible asociación con problemas emocionales y calidad de vida. Los estudiantes (Midade = 12,8; DS = 1,9) de cinco escuelas públicas en una ciudad de la provincia de São Paulo participaron en este estudio y completaron cuatro instrumentos: un cuestionario sociodemográfico; Internet Addiction Test (IAT); Depression Anxiety Stress Scale (DASS-21) y Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL). No se detectaron diferencias significativas sobre la frecuencia y la intensidad de los síntomas de depresión, ansiedad y estrés en comparación con aquellos que no tuvieron problemas con el uso de Internet. Tampoco se observaron diferencias entre los grupos con respecto a la calidad de vida. Sin embargo, aquellas personas que sintieron que su uso de Internet perjudicaba sus actividades diarias presentaron escores promedios más altos de IAT y niveles más altos de estrés. Estos hallazgos indicaron que la percepción del uso de Internet fue la principal variable asociada a los síntomas emocionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to evaluate the prevalence of Problematic Internet Use (PIU) among adolescents (N = 466) and its possible association with emotional problems and quality of life. Students (Mage = 12.8 years; SD = 1.9) from five public schools in a city in the State of São Paulo participated in this study and completed four instruments: a sociodemographic questionnaire; Internet Addiction Test (IAT); Depression Anxiety Stress Scale (DASS-21) and Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL). No significant differences were detected about the frequency and intensity of symptoms of depression, anxiety, and stress compared to those who did not have problems with the use of the Internet. No differences were observed between the groups in respect of quality of life either. However, those individuals who felt that their internet use impaired their daily activities presented higher average IAT scores and higher levels of stress. These findings indicated that the perception of internet use was the main variable associated with emotional symptoms.
  • Maternidade e HIV: Continuidade do Tratamento e Adesão em Mulheres após Parto Artigos

    Medeiros, Fernanda Borges de; Faria, Evelise Rigoni de; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo examinou fatores sociodemográficos, clínicos e psicossociais que afetam a continuidade do tratamento e a adesão à medicação antirretroviral em mulheres nos primeiros três meses após o parto. Participaram 56 mulheres vivendo com HIV, com idades entre 18 e 43 anos, na sua grande maioria brancas e casadas. Foram utilizadas entrevistas sobre dados sociodemográficos e clínicos, exames laboratoriais e escalas psicológicas. Análises estatísticas revelaram que mais de um terço das participantes (37,5%) descontinuaram o próprio tratamento após o parto. A qualidade de vida e o apoio instrumental podem favorecer a continuidade do tratamento de HIV após o parto, e as condições de trabalho e a situação clínica dessas mulheres pode afetar a adesão após o parto. Tais resultados podem contribuir para o desenvolvimento de intervenções que favoreçam a continuidade do tratamento e adesão das mulheres no pós-parto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio examinó los aspectos sociodemográficos, clínicos y psicosociales que afectan la continuidad del tratamiento del VIH y adherencia a los antirretrovirales en las mujeres en los tres meses después del parto. Participaron 56 madres infectadas por VIH, con edades comprendidas entre 18 y 43 años. La mayoría eran blancas y estaban casadas. Se utilizaron entrevistas sobre datos sociodemográficos y clínicos, exámenes de laboratorio y escalas psicológicas. Los análisis estadísticos revelaron que más de un tercio de las mujeres (37,5%) interrumpieron su tratamiento después del parto. La calidad de vida y el apoyo instrumental pueden favorecer la continuidad del tratamiento del VIH después del parto, y que las condiciones laborales y la situación clínica de estas mujeres pueden afectar la adherencia después del parto. Estos resultados pueden contribuir al desarrollo de intervenciones para favorecer la continuidad del tratamiento y la adherencia de las mujeres en el posparto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study examined sociodemographic, clinical, and psychosocial factors affecting retention in HIV care and antiretroviral adherence in women during the first three months after delivery. Participants were 56 women living with HIV, aged between 18 and 43 years, mostly white and married. We used interviews about socio-demographic and clinical data, laboratory tests, and psychological scales. Statistical analyses revealed that more than one-third of women (37.5%) discontinued their treatment after delivery. Quality of life and instrumental support may contribute to retention in HIV care after childbirth, and the working conditions and clinical status of these women may affect adherence after childbirth. These findings may contribute to the development of interventions that promote retention in HIV care and adherence during the postpartum period.
  • Capacidade da Memória de Trabalho para Faces de Diferentes Valências Emocionais Papers

    Rodrigues, Airton; Cavallet, Mikael; Galera, Cesar Alexis

    Resumo em Português:

    Resumo A capacidade da Memória Visual de Trabalho (MTV) depende da complexidade dos estímulos que estão sendo processados. As características emocionais aumentam a complexidade do estímulo e podem interferir na competição por recursos cognitivos. Estudos envolvendo processamento de informações emocionais são escassos e ainda produzem resultados contraditórios. No presente estudo, investiga-se a capacidade da MTV para faces com expressões positivas, negativas e neutras. Uma tarefa modificada de detecção de mudança foi usada em dois experimentos, nos quais o número de faces e a valência emocional foram manipulados. Os resultados mostraram que a MTV tem uma capacidade de armazenamento de aproximadamente duas faces, menor que a capacidade de armazenamento identificada para estímulos mais simples. Os resultados reforçam as evidências de que a memória de trabalho consegue distribuir dinamicamente seus recursos de armazenamento em função tanto da quantidade como da natureza emocional dos estímulos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La capacidad de la memoria de trabajo visual (MTV) puede variar dependiendo de la complejidad de los estímulos procesados. Las características emocionales aumentan la complejidad del estímulo y pueden interferir con la competencia por los recursos cognitivos. Los estudios que relacionan el procesamiento de informaciones emocionales son todavía escasos y aún producen resultados contradictorios. En el presente estudio, investigamos la capacidad de la MTV de rostros con valencia emocional positiva, negativa y neutra. Se utilizó una tarea de detección de cambios modificada en dos experimentos, en los que se manipuló la cantidad de rostros y niveles de valencia emocional. Nuestros resultados refuerzan la evidencia de que la memoria de trabajo es capaz de distribuir dinámicamente sus recursos de almacenamiento dependiendo tanto de la cantidad, como de la naturaleza emocional de los estímulos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The capacity of visual working memory (VWM) depends on the complexity of the stimuli being processed. Emotional characteristics increase stimulus complexity and can interfere with the competition for cognitive resources. Studies involving emotional information processing are scarce and still produce contradicting results. In the present study, we investigated the capacity of VWM for faces with positive, negative, and neutral expressions. A modified change-detection task was used in two experiments, in which the number of faces and the emotional valence were manipulated. The results showed that VWM has a storage capacity of approximately two faces, which is fewer than the storage capacity identified for simpler stimuli. Our results reinforce the evidence that working memory can dynamically distribute its storage resources depending on both the amount and the emotional nature of the stimuli.
  • Comparações entre Meninos e Meninas no Zulliger - Sistema Compreensivo Artigos

    Amaral, Anna Elisa Villemor; Zuanazzi, Ana Carolina; Miguel, Fabiano Koich; Gonçalves, André Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi verificar se existe diferença no desempenho entre meninos e meninas no teste de Zulliger, pelo Sistema Compreensivo ZSC. A amostra constituiu-se de 623 crianças com idades entre 6 a 14 anos, provenientes da região Sudeste do Brasil, divididas em quatro faixas etárias, a saber, seis a sete anos, oito a nove, dez a onze e doze a quatorze anos. As médias foram comparadas por meio do teste t. Os resultados indicaram que algumas diferenças foram significativas, embora o número de variáveis tenha sido reduzido consideravelmente, quando comparado com a literatura. Os achados são discutidos junto a estudos com técnicas projetivas e outros de personalidade. Conclui-se que, embora muitas variáveis sejam corroboradas na literatura, são necessários mais estudos com amostras mais homogêneas, por exemplo, controlando nível cognitivo e variáveis sociodemográficas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue verificar si existe diferencia en el rendimiento entre niños y niñas en la prueba de Zulliger, por el Sistema Comprensivo ZSC. Las medias se compararon usando el t test. La muestra estuvo conformada por 623 niños con edades entre 6 y 14 años, provenientes de la región Sudeste de Brasil, dichos niños fueron divididos en cuatro grupos de edad: de seis a siete, de ocho a nueve, de diez a once y de doce a catorce años. Los resultados indicaron que, incluso con la corrección de Bonferroni, algunas diferencias se mantuvieron significativas, aunque el número de variables se redujo considerablemente en comparación con la literatura. Los hallazgos son discutidos junto con estudios con técnicas proyectivas y otras técnicas de personalidad. Se concluye que, aunque muchas variables se corroboran en la literatura, son necesarios más estudios con muestras más homogéneas, por ejemplo, controlando el nivel cognitivo y las variables sociodemográficas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to verify possible differences in performance between boys and girls in the Zulliger Comprehensive System (ZSC). The sample consisted of 623 children aged from 6 to 14, from the Southeast region of Brazil, divided into four age groups: six to seven years, eight to nine, ten to eleven, and twelve to fourteen years. The means were compared using the t-test. The results indicated that some differences remained significant even after the Bonferroni correction, although the number of variables was reduced considerably when compared to the literature. The findings are discussed together with studies with projective techniques as well as other personality techniques. It was concluded that, although many variables were corroborated in the literature, more studies with more homogenous samples are needed, including, for example, control for the cognitive level and sociodemographic variables.
  • Escala Kessler de Distresse Psicológico: Estrutura Interna e Relação com Outras Variáveis Papers

    Silva, Brenda Fernanda Pereira da; Santos-Vitti, Laís; Faro, André

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou apresentar evidências de validade da estrutura interna da Escala Kessler de Distresse Psicológico (K10), apontar sua relação com a Escala de Estresse Percebido (PSS-10) e apresentar relações entre o distresse e variáveis sociodemográficas (distribuição social) na amostra. Participaram do estudo 717 residentes do município de Aracaju, Sergipe, por meio de coleta domiciliar. Utilizaram-se questionário sociodemográfico, a K10 e a PSS-10 como instrumentos. Realizou-se análise fatorial exploratória com o software Factor, que indicou a unidimensionalidade fatorial da escala, explicando 69,9% da variância. O alfa de Cronbach foi 0,93 e os índices de ajuste do modelo foram satisfatórios. Observou-se uma associação positiva e estatisticamente significativa entre a K10 e a PSS-10. Quanto à distribuição social, os níveis de distresse foram maiores em mulheres, portadores de doenças crônicas, usuários de medicamentos controlados e desempregados. Concluiu-se que a K10 apresentou propriedades psicométricas robustas para rastreamento do distresse na população geral.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo presentar evidencias de validez basadas en la estructura interna de la Escala Kessler de Malestar Psicológico (K10), señalar sus relaciones con la Escala de Estrés Percibido (PSS-10) y las relaciones actuales entre el malestar y las variables sociodemográficas (distribución social) en la presente muestra. Participaron del estudio 717 residentes del municipio de Aracaju, provincia de Sergipe, por medio de la recolección domiciliaria. Se utilizaron el cuestionario sociodemográfico K10 y PSS-10 como instrumentos. El Análisis Factorial Exploratorio se realizó a partir del software Factor, que indicó la unidimensionalidad factorial de la escala, explicando el 69,9% de la varianza. El alfa de Cronbach fue de 0,93 y los índices de ajuste del modelo fueron satisfactorios. Se observó una asociación positiva y estadísticamente significativa entre K10 y PSS-10. En cuanto a la distribución social, los niveles de malestar fueron mayores en mujeres, portadores de enfermedades crónicas, usuarios de medicamentos controlados y desempleados. Se concluyó que la K10 presenta propiedades psicométricas robustas para el rastreo del distrés en la población general.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to present validity evidence based on internal structure of the Kessler Scale of Psychological Distress (K10), to show its relations with the Perceived Stress Scale (PSS-10), and to present a social distribution of distress in the present sample. Participated in the study 717 residents of Aracaju, State of Sergipe, by means of household data collection. A sociodemographic questionnaire, K10, and PSS-10 were used as instruments. Exploratory Factor Analysis was performed using the Factor software, which indicated the scale unidimensionality, explaining 69.9% of the variance. Cronbach’s alpha was 0.93, and the model adjustment indices were satisfactory. A positive and statistically significant association between K10 and PSS-10 was observed. Regarding the social distribution, the levels of distress were higher in women, patients with chronic diseases, users of controlled drugs, and unemployed participants. It was concluded that K10 presented robust psychometric properties for the detection of distress in general population.
  • Relação entre criatividade e inteligência em estudantes regulares e com altas habilidades/superdotação Papers

    Nakano, Tatiana de Cassia; Ribeiro, Walquiria de Jesus; Virgolim, Angela Magda Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo buscou identificar a relação entre criatividade e inteligência em alunos regulares e com altas habilidades/superdotação. A amostra foi composta por 966 participantes, com idades entre 7 e 17 anos, classificados em estudantes regulares (n = 867) e grupo critério (n = 99), subdivididos de acordo com a área de destaque: acadêmica (n = 66), criativa/artística (n = 33). A Bateria de Avaliação das Altas Habilidades/Superdotação foi aplicada envolvendo subtestes de avaliação do raciocínio (verbal, lógico, numérico e abstrato) e criatividade (verbal e figural). Os resultados indicaram que, no grupo controle, a relação entre o total em inteligência e os dois tipos de criatividade se mostraram significativas e positivas, sendo mais alta em relação à criatividade verbal. No grupo critério, somente a correlação entre o total de inteligência e criatividade verbal foi positiva e significativa. Diferenças na relação entre os construtos também foram encontradas de acordo com a área de identificação da superdotação (acadêmica e criativa).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio buscó identificar la relación entre creatividad e inteligencia en estudiantes regulares y estudiantes superdotados. La muestra estuvo compuesta por 966 participantes, con edades entre 7 y 17 años, clasificados en estudiantes regulares (n = 867) y grupo criterio (n = 119), y subclasificados de acuerdo con el área de destaque: académico (n = 66) y creativo/artístico (n = 33). Se aplicó la Batería de Evaluación de la Superdotación con subpruebas para evaluar el razonamiento (verbal, lógico, numérico y abstracto) y la creatividad (verbal y figurativa). Los resultados indicaron diferentes relaciones de acuerdo con el grupo considerado. La relación entre el total en inteligencia y los dos tipos de creatividad se mostraron significativas y positivas en el grupo control, siendo mayor con relación a la creatividad verbal. En el grupo criterio, solo fue positiva y significativa la relación entre las puntuaciones totales de inteligencia y la creatividad verbal. También se encontraron diferencias en la relación entre los constructos según el área de identificación de superdotación (académica y creativa).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study sought to identify the relationship between creativity and intelligence in gifted students. The sample consisted of 966 participants, aged between 7 and 17 years, classified as regular students (n=867) and criterion group (n=99), subdivided according to the area of prominence: academic (n=66), creative/artistic (n=33). The Giftedness Assessment Battery was applied to assess reasoning (verbal, logical, numerical, and abstract) and creativity (verbal and figural). The results indicated that, in the control group, the relationship between the total score for intelligence and the two types of creativity were significant and positive, and scores were higher for verbal creativity. Only the correlation between the total scores for intelligence and verbal creativity was positive and significant in the criterion group. Differences in the relationship between constructs were also found according to the identification of giftedness (academic and creative).
  • Percepção de Risco e Comportamentos de Saúde em Relação ao Sexo Casual em Universitárias Artigos

    Soster, Andresa Pinho; Souza, Miguel Luis Alves de; Castro, Elisa Kern de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo buscou explorar e comparar a percepção dos riscos à saúde física e os comportamentos de saúde do sexo casual entre universitárias com (CEX) e sem experiência (SEX) de sexo casual. Participaram 1.133 universitárias brasileiras (média de idade igual a 21,05 anos, DP = 2,05), a maioria nascidas e residentes na região Sul do país, que responderam a um questionário on-line com questões sobre a percepção dos riscos físicos, comportamentos de saúde, comportamento e histórico sexual. Foi encontrada diferença significativa nos comportamentos de saúde e nas percepções de risco entre os grupos. O grupo CEX apresentou mais comportamentos de saúde e cuidados que o grupo SEX. Embora o sexo casual esteja relacionado aos comportamentos de risco, neste estudo, as mulheres CEX apresentaram mais medidas de proteção à saúde que as mulheres SEX.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación tuvo como objetivo explorar y comparar la percepción de riesgo con la salud física y las conductas de salud relacionadas al sexo casual entre estudiantes universitarias con (CEX) y sin experiencia (SEX) de sexo casual. Participaron 1.133 estudiantes universitarias brasileñas (edad media de 21,05 años, DS=2,054), mayoritariamente nacidas y residentes de la región sur del país, que contestaron a un cuestionario online con preguntas sobre percepción de riesgos físicos, sus conductas de salud e historial sexual. Se pudo observar una diferencia significativa en los comportamientos de salud y en las percepciones de riesgo entre los grupos. El grupo CEX presentó más conductas saludables y de cuidados que el grupo SEX. Aunque el sexo casual esté relacionado con conductas de riesgo, en este estudio las mujeres CEX presentaron más medidas de protección a la salud que las mujeres del grupo SEX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to explore and compare the perceptions of physical health risks and healthy sex behaviors among female university students with (CEX) and without (SEX) experience in casual sex. With a comparative cross-sectional design, the study included 1,133 Brazilian female university students (mean age 21.05 years, SD=2.05), mostly born and resident in the southern region of the country, who completed an online questionnaire about their perception of physical risks, their health behaviors, and their sexual behavior and history. There was a significant difference in health behaviors and risk perceptions between the two groups, where the CEX group showed higher levels of healthy behaviors and care than the SEX group. Although casual sex is related to risk behaviors, in this study, women in the CEX group reported taking more health protection measures than those in the SEX group.
  • Violência Interpessoal e suas Repercussões na Saúde em um Hospital de Pronto-Socorro Artigos

    Fiorini, Vanessa Russi; Boeckel, Mariana Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo A violência é um fenômeno multicausal, complexo, heterogêneo e uma questão de saúde pública. Quando ocorre na esfera interpessoal, deve ser compreendida como um evento biopsicossocial, causando graves repercussões. No Brasil, diante do atual cenário de violência, propôs-se a implementação do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes, objetivando o mapeamento e prevenção do fenômeno por ato notificatório. Com metodologia descritivo-transversal e coleta retrospectiva de dados, este estudo realizou levantamento de frequência e análises de associação. Constatou-se que a violência física foi a mais notificada e a mais relacionada às internações. Os atendimentos psicológicos atingiram um baixo índice de ocorrência, contrapondo a grande quantidade de encaminhamentos de saúde mental realizados. A arma de fogo apareceu como um dos principais meios de perpetração. Esses resultados, junto à constatação de uma morosidade existente no ato de notificar, evidenciam a gravidade do tema e a relevância de estudos nessa área.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La violencia es un fenómeno multicausal, complejo, heterogéneo y un problema para la salud pública. Cuando ocurre en el ámbito interpersonal, debe comprenderse como un evento biopsicosocial, causando graves repercusiones. En Brasil, ante la preocupación provocada por el escenario actual de violencia, se propuso la implementación del Sistema de Vigilancia de Violencias y Accidentes, con la finalidad de hacer un mapeo y prevenir el fenómeno, mediante un acto de notificación. Utilizando la metodología descriptiva transversal y la colección retrospectiva de datos, este estudio realizó una encuesta de frecuencia y análisis de asociación. Se constató que la violencia física fue la más denunciada, y la más relacionada con las internaciones hospitalarias. Los servicios de atención psicológica han alcanzado un bajo índice de ocurrencia, en contraste con el gran número de derivaciones remitidas a la red de salud mental. El arma de fuego apareció como uno de los principales medios de perpetración. Estos resultados, junto con la observación de un retraso en el acto de denuncia, evidencian la gravedad del tema y la necesidad fundamental de estudios en el área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Violence is a multicausal, complex, and heterogeneous phenomenon as well as a public health question. When it occurs in the interpersonal sphere, it must be understood as a biopsychosocial event with serious repercussions. In Brazil, given the concern due to the current violence scenario, it was proposed the implementation of the Violence and Accidents Surveillance System, with the objective of mapping and preventing the phenomenon, using the notification act. We conducted a frequency survey and association analyses using a descriptive-transversal methodology and retrospective data collection. It was verified that physical violence was the most reported, and the most associated to hospitalizations. Psychological services reached a low occurrence index, despite the high number of referrals to mental health support. Firearms appeared as one of the main means of violence perpetration. These results, along with the verification of a lengthy procedure for the notification act, evidence the severity of the theme and the relevance of studies in this area.
  • Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental Artigos

    Scotton, Isabela Lamante; Barletta, Janaína Bianca; Neufeld, Carmem Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura latino-americana acerca de quais são as competências essenciais para um terapeuta cognitivo-comportamental, visto que as pesquisas na região são escassas e o desenvolvimento de competências profissionais fortalece a prática clínica. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio do mapeamento do que se tem publicado nas bases de dados PsycINFO, LILACS, SciELO e PePSIC. Foram incluídos na síntese qualitativa final oito artigos. As competências essenciais foram categorizadas em competências analíticas, sociais, instrumentais e de autoconhecimento e autorreflexão. Entre os principais achados estão as competências essenciais descritas nos artigos. Dentre estas, considera-se que a maior contribuição foi em relação às competências sociais, como uma competência inespecífica ou geral, necessária a todas as psicoterapias independentemente da orientação teórica de base. O presente estudo visou contribuir com a temática, visto que os estudos em âmbito nacional e latino-americano são escassos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo realizar una revisión integradora de la literatura latinoamericana sobre cuáles son las competencias esenciales para un terapeuta cognitivo conductual, dado que la investigación en la región es insuficiente y el desarrollo de habilidades profesionales fortalece la práctica clínica. Se realizó una encuesta bibliográfica mediante el mapeo de lo publicado en las bases de datos PsycINFO, LILACS, Scielo y Pepsic. Se incluyeron ocho artículos en la síntesis cualitativa final. Las competencias básicas se caracterizaron en habilidades analíticas, sociales, instrumentales, de autoconocimiento y autorreflexión. En los principales hallazgos se encuentran las habilidades esenciales descritas en los artículos. Entre estos, se considera que la mayor contribución fue con relación a las competencias sociales, como una competencia no específica o general, necesaria para todas las psicoterapias, independientemente de la orientación teórica básica. Este estudio tuvo como objetivo contribuir a la temática, ya que los estudios a nivel nacional y latinoamericano son escasos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is a shortage of studies on essential skills for a cognitive-behavioral therapist in Latin America, so this study aims to conduct an integrative review of the existing literature in the region, since the development of professional skills is essential to strengthen clinical practice. A bibliographic survey was performed by mapping what has been published in the PsycINFO, LILACS, Scielo, and Pepsic databases. Eight articles were included in the final qualitative synthesis. Core competencies were categorized into analytical, social, instrumental, self-knowledge, and self-reflection skills. The main findings comprise the essential skills described in the articles. Among these, it is considered that the greatest contribution was in relation to social competencies, as a non-specific or general competence, necessary to all psychotherapies regardless of the basic theoretical orientation.
  • Relatos falsos sobre um cúmplice na cena do crime: efeitos da conformidade na confiança e na acurácia da memória Papers

    Silva, Rodrigo Faucz Pereira e; Jaeger, Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo O relato sobre fatos vivenciados por um indivíduo pode ser alterado por relatos anteriores apresentados por outro indivíduo, fenômeno denominado conformidade de memória. Para investigar esse fenômeno, 58 estudantes de graduação foram separados em dois grupos, os quais assistiram cada um a um vídeo ligeiramente diferente de um mesmo crime (em um havia um cúmplice). Posteriormente, foram formados pares de discussão contendo participantes que assistiram às diferentes versões do vídeo, para, em seguida, responderem individualmente sobre se havia um cúmplice na cena testemunhada. A frequência de relatos incorretos e a confiança na presença/ausência do cúmplice foi analisada. Somente relatos falsos da presença do cúmplice foram verificados (por 31% daqueles que não viram o cúmplice no vídeo), e a confiança foi tão alta quanto as respostas corretas. Os resultados confirmam experimentos anteriores e mostram que a confiança em relatos falsos pode ser alta quando se trata de “inserção” de elementos em um evento testemunhado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El informe de memoria sobre hechos vividos por un determinado individuo pueden ser modificados por informes de memoria de otro individuo, este fenómeno es denominado conformidad de memoria. Para investigar este fenómeno, 58 estudiantes universitarios fueron divididos en dos grupos, cada uno vio una película de una misma escena del crimen con sutiles diferencias (una de las versiones incluía un cómplice). Posteriormente, se conformaron parejas de discusión con un participante de cada grupo, y luego, de forma individual, cada persona contestó sí hubo un cómplice en la escena presenciada. Fue analizado la frecuencia de los informes falsos y su confianza en la presencia / ausencia del cómplice. Solo fueron analizados los informes falsos de la existencia del cómplice (por el 31% de los que no vieron el cómplice en el video), y la confianza fue tan alta para estas respuestas, como para las respuestas correctas de “no cómplices”. Los resultados confirman los experimentos anteriores y muestran que la confianza en los informes falsos puede ser alta cuando se trata de “insertar” elementos en los eventos atestiguados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The memory reports of a given individual may be altered by preceding memory reports of another individual, a phenomenon termed memory conformity. To investigate this phenomenon, 58 undergraduate students were separated in two groups which watched one of two slightly different movies of a crime scene (one included an accomplice). Subsequently, pairs containing one participant from each group discussed the movie, and then participants responded individually whether there was an accomplice in the scene. The frequency of false reports and their confidence for the presence/absence of the accomplice were analyzed. Only false reports of seeing an accomplice were produced (by 31% of those who saw no accomplice), and confidence were as high for these responses as for correct “no-accomplice” responses. The data is consistent with prior findings, and show that confidence on false reports can be high when involving “insertion” of elements to witnessed events.
  • Evidências de Validade da Escala de Segurança Psicológica em Equipe Papers

    Ramalho, Maria Cecília Koehne; Porto, Juliana Barreiros

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo a adaptação e investigação de evidências de validade da Escala de Segurança Psicológica em Equipe para o Brasil. A amostra foi composta por 8.310 trabalhadoras. Análises iniciais indicaram adequação da solução unifatorial, alfa de Cronbach = 0,84. Análise confirmatória do modelo unifatorial obteve bons índices de adequação, CFI = 0,995, RMSEA = 0,07. ADMd e ICC indicaram que parte da variância é explicada pelo grupo, ICC(1) = 0,195, viabilizando a emersão do construto. Hipotetizou-se que a segurança psicológica teria correlações com a percepção de práticas organizacionais. Os achados sustentam que as boas práticas investigadas possuem relação positiva com o construto, sendo mais forte com as práticas adotadas por homens. A relação negativa com as más práticas foi parcialmente confirmada. Por fim, identificou-se uma tendência quadrática entre status organizacional e segurança psicológica. Os resultados oferecem evidências de validade da escala para amostras de mulheres brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo no solo adaptar e investigar las evidencias de validez de la Escala de Seguridad Psicológica en Equipo para la población brasileña, sino también probar su viabilidad para emerger a nivel de equipo. La muestra se compuso por 8.310 trabajadoras que contestaron la escala. Los primeros análisis señalaron la adecuación de la solución de un solo factor, α = 0,84. El modelo unifactorial del análisis factorial confirmatorio obtuvo buenos índices de adecuación, CFI = 0,995, RMSEA = 0.07. ADMd e ICC indicaron que parte de la varianza se explica por el grupo, ICC (1) = 0,195, viabilizando la emersión del constructo. Se planteó la hipótesis de que el constructo tendría correlaciones con la percepción de las prácticas organizacionales. Los hallazgos avalan que las buenas prácticas investigadas disponen de una relación positiva con el constructo, siendo más fuerte con las prácticas adoptadas por los hombres. La relación negativa con las malas prácticas se ha confirmado parcialmente. En conclusión, se identificó una tendencia cuadrática entre el estado organizacional y la seguridad psicológica. Los resultados proporcionan evidencias de validez de la escala para muestras de mujeres brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to adapt and investigate validity evidence for the Team Psychological Safety Survey for Brazil and to test its feasibility to emerge at the team level. A sample of 8,310 female workers answered the scale. Initial analyses indicated the single-factor solution fitness, with Cronbach’s alpha = 0.84. Confirmatory factor analysis model obtained good fitness coefficients, CFI = 0.995, RMSEA = 0.07. Emersion was viable due to group variance identified by and ICC calculations. The hypothesis stated that psychological safety correlates with perceived organizational practices and that differences exist between men and women’s practices. Findings support that the good practices positively related to psychological safety, with differences between gender, while a negative relationship with bad practices was partially confirmed. A quadratic trend was identified between organizational status and psychological safety. Results provide validity evidence for the survey for samples of Brazilian women.
  • Book Review Psychological Assessment and Human Development: Case Studies Reviews

    Narvaez, Joana Corrêa de Magalhães
  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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