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Ninguém é tão perfeito que não precise ser editado: fetiche e busca do corpo ideal

No one is so perfect that they need not be edited: Fetish and the search of the ideal body

Personne n’est si parfait qu’il n’a pas besoin d’être édité : Fétiche et la recherche du corps idéal

Nadie es tan perfecto que no necesita ser editado: fetiche y búsqueda del cuerpo ideal

Resumo

Este artigo problematiza o aspecto fetichista da imagem do corpo ideal a partir da discussão do calendário de uma clínica de nutrição e estética. Discute-se a dinâmica de formação de massas, conforme a teoria freudiana, para pensar como um padrão de corpo perfeito pode ser eleito como ideal a ser alcançado por indivíduos nas sociedades contemporâneas. A lógica do mercado sustenta a imagem dos corpos ditos perfeitos na posição de fetiche e oferece acesso a essa suposta conquista por meio de produtos e serviços que trariam plenitude. Tal estratégia busca velar a castração oferecendo um substituto palpável que nega a falta e afirma a completude do outro, sustentando uma legião de pessoas que se envolve numa busca quase compulsiva pela realização desse ideal.

Palavras-chave:
corpo ideal; imagem do corpo; fetiche; formação de grupos; redes sociais

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