Acessibilidade / Reportar erro

Orientação para o mercado: origens, avanços e perspectivas

RAE-CLÁSSICOS

Orientação para o mercado: origens, avanços e perspectivas

André Torres UrdanI; Angela da RochaII

IProfessor da FGV-EAESP E-mail: aturdan@fgvsp.br

IIProfessora da UFRJ-Coppead E-mail: angela@coppead.ufrj.br

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTONI, V. L.; DAMACENA, C.; LEZANA, A. G. R. L. Um modelo preditivo de orientação para o mercado: um estudo no contexto do ensino superior brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 28., 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: ANPAD, 2004.

BELL, M. L.; EMORY, C. W. The faltering marketing concept. Journal of Marketing, v. 35, n. 4, p. 37-42, 1971.

CONVERSE, P. D.; HUEGY, H. W. The Elements of Marketing. New York: Prentice-Hall, 1946.

DAY, G. Strategic Market Planning: The Pursuit of Competitive Advantage. St. Paul: West Publishing Co., 1984.

DAY, G. Market Driven Strategy: Process for Creating Value. New York: Free Press, 1990.

DAY, G. The capabilities of market-driven organizations. Journal of Marketing, v. 58, n. 4, p. 37-52, 1994.

DAY, G. The Market Driven Organization: Understanding, Attracting, and Keeping Valuable Customers. New York: Free Press, 1999.

DAY, G. A empresa orientada para o mercado: compreender, atrair e manter clientes valiosos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

FARLEY, J. U. Looking ahead at the marketplace: it's global and it's changing. In: LEHMANN, D. R.; JOCZ, K. E. Reflections on the Futures of Marketing. Chicago: Marketing Science Institute, 1997. p. 15-35.

GRIFFIN, T. Linking the use of modern marketing methods to company success. The Columbia Journal of World Business, v. 17, n. 3, p. 52-61, 1982.

HALBERT, M. The Meaning and Sources of Marketing Theory. New York: McGraw-Hill, 1965.

JAWORSKI, B. J.; KOHLI, A. K. Market orientation: antecedents and consequences. Journal of Marketing, v. 57, n. 3, p. 53-70, 1993.

KIRCA, A. H.; JAYACHANDRAN, S.; BEARDEN, W. O. Market orientation: a meta-analytic review and assessment of its antecedents and impact on performance. Journal of Marketing, v. 69, n. 2, p. 24-41, 2005.

KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. Journal of Marketing, v. 54, n. 2, p. 1-18, 1990.

KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B.; KUMAR, A. MARKOR: a measure of market orientation. Journal of Marketing Research, v. 30, n. 4, p. 467-477, 1993.

KOTLER, P. Marketing Management: Analysis, Planning and Control. 2. ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1972.

LEVITT, T. Marketing myopia. Harvard Business Review, v. 38, n. 4, p. 4556, 1960.

MAZZON, J. A. Formulação de um modelo de avaliação e comparação de modelos em marketing. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 1978.

MATSUNO, K.; MENTZER, J. T.; RENTZ, J. O. A refinement and validation of the Markor scale. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 28, n. 4, p. 527-539.

MCKITTERICK, J. B. What is the marketing management concept? In: BASS, F. M. (Ed.). The Frontiers of Marketing Thought and Science. Chicago, American Marketing Association, 1957. p. 71-82.

MELLO, S. C. B.; SOUZA, A. C. R. Purificação e validação da escala de orientação para o mercado de George Day. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais. Atibaia: ANPAD, 2003.

MENNA, H. L. Orientação para o mercado e performance: evidências em empresas gaúchas de varejo de confecções masculinas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais. Campinas: ANPAD, 2001.

NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability. Journal of Marketing, v. 54, n. 4, p. 20-35, 1990.

PELHAM, A. M.; WILSON, D. T. A longitudinal study of the impact of market structure, firm structure, strategy, and market orientation culture on dimensions of small-firm performance. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 24, n. 1, p. 27-43, 1996.

PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H. Orientação empresarial, porte empresarial e performance. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 3, p. 76-88, 2004.

SAMPAIO, C. H.; PERIN, M. G., HENRIQSON, E. Orientação para o mercado, orientação para aprendizagem e porte empresarial como antecedentes das dimensões da performance. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 28., 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: ANPAD, 2004.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Research Methods in Social Relations. 3. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1976.

SHETH, J. N.; GARDNER, D. M.; GARRETT, D. E. Marketing Theory: Evolution and Evaluation. New York: John Wiley & Sons, 1988.

SILVA, R. M. Marketing de serviços: métodos modernos e sucesso nas corretoras da BVRJ. (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro, Coppead/UFRJ, 1989.

SILVA, F. A. C.; DAMACENA, C.; MELO, L. M. R. Orientação para o mercado e performance organizacional: um estudo na indústria vinícola do Rio Grande do Sul. CONGRESSO COPPEAD DE ADMINISTRAÇÃO, 9. 2002, Rio de Janeiro. Anais. Coppead/UFRJ, 2002.

SILVEIRA, T. Verificação do grau de orientação para o mercado em empresas calçadistas do vale dos Sinos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 22., 1998, Foz do Iguaçu. Anais. Foz do Iguaçu: ANPAD, 1998.

SOUZA, A. C. R. A orientação para o mercado, o relacionamento com os clientes e o desempenho das empresas: um levantamento junto a empresas que atuam na região Nordeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 28., 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: ANPAD, 2004.

SOUZA, A. C. R. Estratégia de orientação para o mercado e relacionamento com o cliente em médias e grandes empresas: uma análise de correlação canônica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais. Brasília: ANPAD, 2005.

SOUZA, A. C. R.; MELLO, S. C. B. Uma avaliação das dimensões da escala de orientação para o mercado de George Day. ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA – 3 ES, 1., 2003, Curitiba. Anais. Curitiba: ANPAD, 2003.

STEINMAN, C.; DESHPANDÉ, R; FARLEY, J. U. Beyond market orientation: when customers and suppliers disagree. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 28, n. 1, p. 109-119, 2000.

Aprovado em 21.03.2006

Artigo convidado.

  • BELL, M. L.; EMORY, C. W. The faltering marketing concept. Journal of Marketing, v. 35, n. 4, p. 37-42, 1971.
  • CONVERSE, P. D.; HUEGY, H. W. The Elements of Marketing New York: Prentice-Hall, 1946.
  • DAY, G. Strategic Market Planning: The Pursuit of Competitive Advantage. St. Paul: West Publishing Co., 1984.
  • DAY, G. Market Driven Strategy: Process for Creating Value. New York: Free Press, 1990.
  • DAY, G. The capabilities of market-driven organizations. Journal of Marketing, v. 58, n. 4, p. 37-52, 1994.
  • DAY, G. The Market Driven Organization: Understanding, Attracting, and Keeping Valuable Customers. New York: Free Press, 1999.
  • DAY, G. A empresa orientada para o mercado: compreender, atrair e manter clientes valiosos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • GRIFFIN, T. Linking the use of modern marketing methods to company success. The Columbia Journal of World Business, v. 17, n. 3, p. 52-61, 1982.
  • HALBERT, M. The Meaning and Sources of Marketing Theory New York: McGraw-Hill, 1965.
  • JAWORSKI, B. J.; KOHLI, A. K. Market orientation: antecedents and consequences. Journal of Marketing, v. 57, n. 3, p. 53-70, 1993.
  • KIRCA, A. H.; JAYACHANDRAN, S.; BEARDEN, W. O. Market orientation: a meta-analytic review and assessment of its antecedents and impact on performance. Journal of Marketing, v. 69, n. 2, p. 24-41, 2005.
  • KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. Journal of Marketing, v. 54, n. 2, p. 1-18, 1990.
  • KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B.; KUMAR, A. MARKOR: a measure of market orientation. Journal of Marketing Research, v. 30, n. 4, p. 467-477, 1993.
  • KOTLER, P. Marketing Management: Analysis, Planning and Control. 2. ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1972.
  • LEVITT, T. Marketing myopia. Harvard Business Review, v. 38, n. 4, p. 4556, 1960.
  • MAZZON, J. A. Formulação de um modelo de avaliação e comparação de modelos em marketing. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 1978.
  • MATSUNO, K.; MENTZER, J. T.; RENTZ, J. O. A refinement and validation of the Markor scale. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 28, n. 4, p. 527-539.
  • NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability. Journal of Marketing, v. 54, n. 4, p. 20-35, 1990.
  • PELHAM, A. M.; WILSON, D. T. A longitudinal study of the impact of market structure, firm structure, strategy, and market orientation culture on dimensions of small-firm performance. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 24, n. 1, p. 27-43, 1996.
  • PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H. Orientação empresarial, porte empresarial e performance. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 3, p. 76-88, 2004.
  • SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Research Methods in Social Relations 3. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1976.
  • SHETH, J. N.; GARDNER, D. M.; GARRETT, D. E. Marketing Theory: Evolution and Evaluation. New York: John Wiley & Sons, 1988.
  • SILVA, R. M. Marketing de serviços: métodos modernos e sucesso nas corretoras da BVRJ. (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro, Coppead/UFRJ, 1989.
  • SILVA, F. A. C.; DAMACENA, C.; MELO, L. M. R. Orientação para o mercado e performance organizacional: um estudo na indústria vinícola do Rio Grande do Sul. CONGRESSO COPPEAD DE ADMINISTRAÇÃO, 9. 2002, Rio de Janeiro. Anais Coppead/UFRJ, 2002.
  • SOUZA, A. C. R.; MELLO, S. C. B. Uma avaliação das dimensões da escala de orientação para o mercado de George Day. ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA 3 ES, 1., 2003, Curitiba. Anais Curitiba: ANPAD, 2003.
  • STEINMAN, C.; DESHPANDÉ, R; FARLEY, J. U. Beyond market orientation: when customers and suppliers disagree. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 28, n. 1, p. 109-119, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br