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FARIA, Chefia e liderança

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Kurt E. Weil

Professor titular no Departamento de Administração da Produção e de Operações Industriais da EAESP/FGV

Faria, Albino Nogueira, de. Chefia e liderança. Rio de Janeiro, LTC Livros Técnicos e Científicos, XV, 1982. 214 págs.

Nogueira de Faria é um autor que constantemente lança livros de altíssimo valor e conteúdo interessantíssimo. Baseado na incrível memória da cultura ocidental e nos profundos conhecimentos da ciência administrativa, Nogueira de Faria demonstra, antes de tudo, que é um homem lido e capaz de sintetizar os conhecimentos assim adquiridos. Os livros dele dão prazer intelectual.

Um livro de chefia e liderança pode ser de dois tipos:

1. Indicar por meio de conselhos como chefiar, como estabelecer o poder sobre os liderados, etc., e quais as técnicas que o chefe precisa dominar, etc.

2. Explicar psicologicamente como se efetuaram a chefia e a liderança num agrupamento humano, podendo assim até ser citada a semelhança de grupos de animais liderados, como por exemplo leões.

Nogueira de Faria conseguiu no livro fazer uma síntese dessas duas maneiras de apresentar o assunto. A capacidade de síntese do autor provém do fato de ele ter pesquisado durante mais de uma dezena de anos a liderança em empresas. Além dessa pesquisa, o autor trabalhou durante muitos anos dando cursos sobre o assunto, o que tornaria este livro não uma primeira edição, mas uma obra aperfeiçoada por constantes novas edições e pelo contato com o público interessado nas palavras do professor conselheiro do C.R.A. No prefácio, o autor confirma que o livro se baseia numa perspectiva mais ampla que os seminários dados. O autor não precisaria pedir desculpas por não ter incluído um glossário no livro e feito o leitor recorrer ao terceiro volume de Organização de empresas. O resenhista acredita que o público para um livro de chefia e liderança é de um nível tal que já conhece o vocabulário administrativo-psicológico. De acordo com o sumário, o conteúdo é o seguinte:

1. O papel dos executivos

2. Conceitos de chefe e de líder

3. Tipos e características dos agrupamentos humanos

4. Objetivos dos chefes, dos líderes e dos grupos

5. A importância do estudo das técnicas de chefia e de liderança

6. Os fundamentos da autoridade

7. A administração do tempo e da ação do executivo

8. Falhas da chefia que comprometem o desempenho

9. Procedimentos aconselháveis aos executivos

10. Os fundamentos da liderança

10.1 As raízes e a evolução

10.2 O mecanismo da liderança

10.3 Requisitos necessários ao exercício

10.4 Personalidade e comportamento do líder

10.5 Traços de personalidade desejáveis no líder

10.6 Tipos de liderança

11. O estudo das motivações

11.1 Os fundamentos das motivações

11.2 As necessidades básicas

11.3 A hierarquização das necessidades

11.4 Motivação e comportamento

11.5 O executivo e as motivações

11.6 Resumo

12. As funções dos líderes

13. Qualidades e comportamento do líder

14. Técnicas para manejo dos grupos

14.1 Fundamentos e metodologia usados

14.2 Sintomatologia para a diagnose da situação do grupo

14.3 Terapêutica para melhorar o moral do grupo

14.4 Técnica para conduzir acertadamente os subordinados

14.5 Manutenção da disciplina e aplicação de penalidades

15. Administração de conflitos

15.1 A nova abordagem administrativa

15.2 As causas dos desencontros da vida

15.3 O colapso do pacto social

15.4 O uso do poder na administração

15.5 Cooperação em vez de competição

15.6 Motivação e realização

16. Como o executivo pode defender o seu cargo

16.1 A alta rotatividade dos executivos

16.2 As observações de Ivor Catt

16.3 Os princípios de Catt

17. Técnicas para neutralizar os opositores

17.1 A oposição como um fenômeno natural

17.2 Destacar os pontos em que houver compatibilidade de idéias

17.3 Adiar a discussão dos problemas que tragam divergências

17.4 Deixar que o opositor fale livremente sem interrupções, sem réplicas e sem contestações, até esgotar os seus argumentos.

17.5 Pedir mais informações e mais detalhes, assim como as peculiaridades que possam evidenciar contradições

17.6 Solicitar comprovação do que o opositor alegou ou defendeu

17.7 Perguntar ao grupo se concorda com o que foi dito

17.8 Conceder a palavra ao elemento mais firme que não tenha concordado com o opositor

17.9 Exortar o grupo a continuar na defesa de seus objetivos e a abandonar os conflitos pessoais

17.10 Conclamar o grupo para que se mantenha fiel aos seus objetivos

18. O executivo diante dos sistemas, das instituições e da sociedade

18.1 O poder dos sistemas

18.2 As políticas dos executivos

18.3 As mudanças sem destino

18.4 O executivo diante das mudanças

18.5 O executivo diante da realidade.

CONCLUSÕES

Acredito que essa extensão do sumário dá uma idéia da imensa área de conhecimento psicossocial do executivo coberto por Nogueira de Faria. Antes de tudo, o livro mostra o interesse e o prazer que o autor teve em escrevê-lo. É uma saída dessa área importante, mas menos entusiasmante, que se chama organização e métodos, informática, etc., onde tratamos com valores objetivos. O prazer do autor está no fato de poder fazer julgamentos de valor, de mostrar conhecimentos de humanidades, psicologia, sociologia do líder, etc. Por exemplo, o autor faz um quadro com 13 autores, e suas opiniões sobre as qualidades necessárias ao líder. Para a surpresa de ninguém, franqueza, dignidade e honestidade estão com uma ou duas representações, enquanto inteligência, bom-humor, determinação e saúde estão na frente, com 7 a 8 menções.

Apesar disso, não estou eu tão pessimista quanto o autor, que se refere ao "mundo dominado pelo bípede predador", que dificulta sintetizar os problemas da vida. O autor atribui à chefia sem liderança muitos dos males que nos afligem politicamente.

O autor dá os princípios de Catt, engenheiro eletrônico inglês, que viu a dizimação dos colegas nas empresas norte-americanas. Não acredito que a alta rotatividade da mão-de-obra técnica especializada é igual à alta rotatividade dos executivos. Catt se refere a subordinados, e a como se proteger das intrigas do chefe. O executivo, ao contrário, faz uma guerra de muitas frentes, simultaneamente, lembrando-me do mocinho nos "capa-e-espada", nos quais nunca é ferido por trás, porque, não sei como, ele dá uma cambalhota, e o que o atacava recebe um pontapé. Portanto, duvido da realidade desse princípio de intrigas e contra-intrigas no nível executivo.

O capítulo 17, sobre como neutralizar opositores, me lembra os manuais de negociação e da Marinha norte-americanos, sobre como neutralizar indesejáveis opiniões (leia-se: quem diverge da maioria, mesmo se estiver certo, como foi o caso de De Gaulle).

O livro de Faria é para mim excelente, porque explica claramente o necessário para entender os princípios de chefia, de liderança e de personalidade envolvida. As técnicas podem ser apreendidas, mas a personalidade de um líder é de dificílima modificação, para melhor ou para pior. Na negociação é possível conhecer todos os procedimentos, truques, aplicações de técnicas - mas uma só palavra errada liquida com todo o arcabouço construído cuidadosamente. Então, este livro pode ser recomendado sem restrições para estudantes de nível de graduação e pós-graduação em administração, economia, ciências políticas. Não acredito que seja de interesse para psicólogos, pois eles têm teorias e práticas já desenvolvidas. Os executivos e os aspirantes aos cargos devem ler este livro. Sua apresentação gráfica é do padrão LTC, isto é, excelente, sem erros de impressão. Como sempre, numa demonstração de capacidade que Faria nunca deixa de dar, existe um índice remissivo.

Um último pedido para uma futura edição: modificar o capítulo de administração do tempo do executivo, dando a regra de Drucker, de 1/3 do tempo para controle, 1/3 para planejar e 1/3 para os homens. Também pode ser dado o ABC do tempo do executivo e alguns dos inúmeros métodos de controle.

Uma última apreciação: o livro é de fácil leitura, não provoca problemas de entendimento, apesar da ausência de glossário, e as partes impressas em cursivo, para salientar, são realmente as mais importantes.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Set 1984
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