Acessibilidade / Reportar erro

Macroeconomlc activity-theory, forecasting and central

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Macroeconomlc activity-theory, forecasting and central

Por Michael K. Evans. Tarper & Row, Publisher, 1969. 612 páginas

Desde a publicação da General theory de Keynes e sobretudo depois dos trabalhos de Interpretação do famoso economista inglês, por autores como Alvin Ansen. Dudley Dillard, Prebish, Joan Robinson e outros, os livros de macroeconomia foram desenvolvedo uma conformação própria. Na construção do modêlo keynesiano, passou-se a atribuir grande Importância aos três mercados que no conjunto constituem o equilíbrio geral: o mercado de bens, o mercado monetário e o mercado de trabalho. As funções tipicamente keynesianas como a função-consumo, a função-investimento, a função da preferência pela líquidez passaram a ter papel relevante nos modelos macroeconômicos. Ao concentrar a atenção sõbre essas funções, a teoria keynesiana deslocou o principal foco de atenções do lado da oferta global para o da demanda global. Daí para a moderna política econômica foi um passo. Os trabalhos de Mckenna, de Gardner Akley, Dernberg & McDaugalf, de Erich Schneider encontram-se entre os melhores exemplos dessa conformação da teoria keynesiana e do contraste entre esta e a chamada economia clássica.

Entre outros, talvez se possam destacar duas características dessa macroeconomia: o caráter essencialmente abstrato da teoria e a colocação num segundo plano das teorias do ciclo que chegaram a ter um razoável destaque mais ou menos, ao mesmo tempo em que se publicava a General theory.

Justamente por essas duas razões é que o livro de Evans vem despertando um lnterêsse especial, sobretudo nos Estados Unidos, onde êle vem sendo mais usado.

Em primeiro lugar -e seguramente é êsse o seu aspecto mais Importante -o livro contém um substancial esfôrço de conciliação entre o arcabouço teórico da teoria macroeconômica e o esfôrço de pesquisa que vem sendo realizado no campo da economia. Êle próprio um econometrista, Evans está em boas condições para escrever um livro dessa natureza, baseado na sua experiência docente e principalmente no trabalho que desenvolveu como membro do Wharton Econometric Forecasting Unit onde trabalhou com Lawrence R. Klein. Na parte 1 do livro, ao versar os assuntos relativos aos componentes da demanda e oferta agregadas, Evans dá considerável profundidade aos temas tratados ao evoluir das postulações significativas dos modelos keynesianos até os trabalhos economéltricos mais recentes. Ao tratar da função-consumo, por exemplo, Evans examina as postulações keynesianas e depois as contribuíções de Duesenberry, Friedman, Modigllani, e outros, ao discutir as hipóteses da renda permanente e renda relativa, do papel da riqueza sôbre o consumo. efeito dos liquid asseis etc. . . Os problemas típicos de mensuração da função-consumo são examinados no 39 capitulo, com igual abundância de perspectivas e de autores.

Os capítulos 49 e 59 são destinados à função-investimentos. Já no 41º capitulo, Evans focaliza a questão do principio da acelaração, claramente tendo em mente a segunda parte do livro. Nesses capítulos inúmeros trabalhos são examinados, inclusive os de Modigliani e Wangartner, Klein, Solow, etc., sôbre a lag structure da função-investimento. No 59 capitulo é examinada a influência das expectativas nas decisões sôbre investimentos e o reflexo delas no mercado de papéis.

O capítulo 99 é dedicado ao setor externo. O 109 capitulo é dedicado à oferta global. O parágrafo relativo a salários e Phillips Curve é particularmente importante. Aí, os trabalhos de Samuelson e Solow, além da contribuição do próprio Phillips, são examinados na perspectiva das taxas de desemprego.

A parte 2 do livro, que inclui 4 capítulos examina as teorias completas sôbre o ciclo, variando desde as teorias pré-keynesianas até as mais recentes teorias do grupo de Wharton.

Tôda a parte 3 é dedicada aos métodos de previsão e contrôle do ciclo: ai são examinadas fontes de dados, técnicas estatísticas, e aplicação de modelos econométricos à previsão e ao contrôle das flutuações clínicas.

É bem possível que, com êsse trabalho de Evans, as teorias do ciclo voltem a despertar interêsse, como já aconteceu no passado. Parece, contudo, que o grande valor do trabalho reside na verdadeira massa de pesquisas econômicas que êfe traz para os capítulos da macroeconomia. Só por isso o livro se justificaria.

ARY BOUZAN

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1971
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br