Acessibilidade / Reportar erro

Organizations and their managing

RESENHAS

Organizations and their managing

Antônio Fernando Cornélio

ORGANIZATIONS AND THEIR MANAGING - A condensed one volume edition of Matiaging of Organizations - Por BERTRAM M, GROSS, Copyright 0 1964 by the Free Press of Glencoe, a Division of the MacMillan Co.; idem 1968.

Êste livro representa um trabalho de reestruturação e condensação da obra, em dois volumes, do Prof. BERTRAM M. VOTE, intitulada The Managing oí Organizations. Todavia, dada a objetividade e o grande número de tópicos inovadores introduzidos, esta obra dispensa, até certo ponto, a leitura daqueles dois volumes que lhe servem de alicerce.

A preocupação fundamental do autor é a de introduzir, através de uma linguagem já desde o início sistêmica, a abordagem às organizações e aos sistemas que prevalecerão a partir da década de 1970.

Aborda, neste sentido, os aspectos ligados à turbulência do meio ambiente, à dinâmica das estruturas, à multidimensionalidade das performances organizacionais e às dificuldades apresentadas pelo ensino de avançados conceitos originários da análise de complexas organizações.

Um detalhe importante na elaboração do conteúdo do livro é o ligado às considerações de conceitos atuais de alguns aspectos organizacionais. O autor não passa à defesa de suas argumentações sem demonstrá-las, previamente, e sem deixar o leitor desligado da base em que elas se alicerçam. Neste sentido, inclusive, o livro tem um útil conteúdo que o define e o coloca entre as melhores obras editadas dentro da área de organizações.

A tese, inicialmente defendida, é a de que as organizações têm-se tornado cada vez mais importantes no contexto social, político e econômico, conseguindo, com isto, um modo mais eficiente de satisfazer às necessidades humanas, oferecendo, todavia, em contrapartida, cada vez menos reais condições de perfeita administração.

Acredita o autor que, durante a década de 1970, com certeza, o meio ambiente, em que se desenvolverão as organizações, passará por um incremento bastante acentuado em virtude das grandes mudanças nas fontes tecnológicas, na estrutura social, nas aspirações humanas, políticas e governamentais.

As dificuldades de administração (unmanageability) prender-se-ão, notadamente, nas áreas de decision-making, comunicações, planejamento e controle. Considera, por outro lado, que somente uma revolução nas atuais técnicas de administração solucionará a questão. Assim, faz, nesta altura, uma análise da adequação do desenvolvimento dos recursos técnicos mais modernos e dos problemas por êles criados. As áreas técnicas tradicionais, conclui o autor, como contabilidade, finanças, produção, pessoal, relações públicas e marketing apresentar-se-ão altamente subdivididas e, com isto, novas áreas estarão ocupando, tête à tête com elas, as posições de importância dentro das organizações, tais como: decision-making, pesquisa operacional, system analysis, design, avaliação e controle.

A par dêsses aspectos acima citados, um dos grandes méritos do livro, e que talvez por ser o mais amplo deva trazer em seu âmago todos os anteriores, é o da divulgação - tanto para os administradores de emprêsa, professores e acadêmicos, como para práticos, leitores e estudiosos em geral da teoria das organizações - da novel mensagem, verdadeiramente útil, sôbre the guidance oi real life organizations ou seja, a organização vista como "um sistema dinâmico composto de recursos humanos operando em condições específicas de tempo e espaço". Desta forma, a dinâmica organizacional é vista como um mecanismo de processamento de informações, utilizando-se dos sistemas de comunicações, envolvendo, ora como fonte, ora como destino, o seu meio ambiente, sua estrutura interna e sua performance ou funcionamento.

O livro é bastante útil para os professores de administração visto que o seu system approach é claro, objetivo e extremamente completo. Daríamos ênfase, como observação pessoal, aos seus capítulos referentes ao environment (meio ambiente) e ao das performances organizacionais, tanto pelo seu caráter inovador em têrmos de apresentação como pelo seu conteúdo bastante expressivo.

Recomendaríamos o livro aos administradores de emprêsa, por duas razões:

1. pela oportunidade de uma revisão de seus conceitos básicos da estrutura organizacional e da dinâmica dos aspectos ligados ao planejamento, controle, coordenação e execução empresariais.

2. pela tomada de contato com uma abordagem à organização, num sentido muito mais amplo e bem mais elucidativo, no que diz respeito às suas funções e ao seu desempenho;

Ao acadêmico recomendá-lo-íamos pela oportunidade que se tem, através de sua leitura, de complementar cientificamente - inclusive, até de renovar - todos os conceitos que dizem respeito às organizações, suas estruturas, suas interligações com o meio ambiente interno e externo e sua performance. A clareza com que são ministrados os conhecimentos, assim como a ordenação e seqüência da colocação da matéria, pelo Prof. GROSS, são alguns dos valiosos recursos com que se conta para a efetividade de um estudo a respeito das organizações e sua administração.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1969
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br