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Como não se perder com 9 milhões de endereços

Resumos

Na adoção de novas tecnologias, o problema nem sempre é a disponibilidade de recursos, mas sim a possibilidade de acesso à informação adequada e à capacidade de utilizar novos quadros de referência analíticos. Quando se empregam Sistemas Geográficos de Informação no tratamento de endereços para o Database Marketing, é preciso passar a enxergar os endereços como as entidades autônomas que realmente são, em vez de considerá-los como meros atributos dos clientes. Essaestratégia reduz, consideravelmente, o esforço de geodecodificação.

Sistemas Geográficos de Informação (GIS); marketing de relacionamento; geocodificação de endereços; marketing direto; listas de endereçamento; banco de dados relacionais


When adopting new technologies, the issue is not always the availability of resources, but the possibility of access to adequate information and the ability to use new analytical reference sets. When Geographic Information Systems are applied to the treatment of addresses for Database Marketing, it is necessary to view addresses as the autonomous entities they real/y are, rather than consider them mere c1ientattributes. Thisline of action great/y reduces the efforl involved in address matching.

Geographic Information Systems (GIS); database marketing; geocoding address; direct marketing; mailing lists; relational databases


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Como não se perder com 9 milhões de endereços

Francisco Aranha

Professor do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da EAESP/FGV e Consultor de Empresas. E-mail: faranha@eaesp.fgvsp.br

RESUMO

Na adoção de novas tecnologias, o problema nem sempre é a disponibilidade de recursos, mas sim a possibilidade de acesso à informação adequada e à capacidade de utilizar novos quadros de referência analíticos. Quando se empregam Sistemas Geográficos de Informação no tratamento de endereços para o Database Marketing, é preciso passar a enxergar os endereços como as entidades autônomas que realmente são, em vez de considerá-los como meros atributos dos clientes. Essaestratégia reduz, consideravelmente, o esforço de geodecodificação.

Palavras-chave: Sistemas Geográficos de Informação (GIS), marketing de relacionamento, geocodificação de endereços, marketing direto, listas de endereçamento, banco de dados relacionais.

ABSTRACT

When adopting new technologies, the issue is not always the availability of resources, but the possibility of access to adequate information and the ability to use new analytical reference sets. When Geographic Information Systems are applied to the treatment of addresses for Database Marketing, it is necessary to view addresses as the autonomous entities they real/y are, rather than consider them mere c1ientattributes. Thisline of action great/y reduces the efforl involved in address matching.

Key words: Geographic Information Systems (GIS),database marketing, geocoding address, direct marketing, mailing lists, relational databases.

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1. ARANHA, Francisco. Sistemas de informação geográfica: uma arma estratégica para o database marketing. In: RAE - Revista de Administração de Empresas, EAESP-FGV,São Paulo, V.36, n.2, p.12-16, Abr./Maio/Jun. 1996.

2. QUEREMOS mais que um mailing.ln: Netpeople, Datalistas, Ano I, 1996, p.3.

3. DATALlSTAS inicia operações com 9 milhões de nomes no banco de dados, In: Meio e Mensagem, 12 ago. 1996.

4. MAPINFO em português traz novos recursos. In: O Estado de São Paulo, 02 set. 1996.

5. EXAME. Esses programas dão o mapa da mina. São Paulo: Abril, Edição 618, ano 30, n.19, p 90- 1,11 set. 1996.

6. Global Positioning System: uso de sinais de satélite para levantamentos, medições de precisão, navegação e determinação de altitudes. Um bom livro sobre o tema é HOFMANN-WELENHeOtFalli. Global positioning system - theory and practice, 3 ed., Springer-Ver1og,1994, 326 p.

7. Disso decorre, por exemplo, a necessidade de um serviço chamadohouseholdana/ysis, em que se procura selecionar apenas um destinatário de um determinado domicnio, para evitar desperdício de recursos em campanhas de mala direta.

  • 1. ARANHA, Francisco. Sistemas de informação geográfica: uma arma estratégica para o database marketing. In: RAE - Revista de Administração de Empresas, EAESP-FGV,São Paulo, V.36, n.2, p.12-16, Abr./Maio/Jun. 1996.
  • 2. QUEREMOS mais que um mailing.ln: Netpeople, Datalistas, Ano I, 1996, p.3.
  • 3. DATALlSTAS inicia operações com 9 milhões de nomes no banco de dados, In: Meio e Mensagem, 12 ago. 1996.
  • 4. MAPINFO em português traz novos recursos. In: O Estado de São Paulo, 02 set. 1996.
  • 5. EXAME. Esses programas dão o mapa da mina. São Paulo: Abril, Edição 618, ano 30, n.19, p 90- 1,11 set. 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 1996
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