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A fenomenologia e a pesquisa dos espaços de serviços

Resumos

A compreensão das experiências interativas e das vivências essenciais dos consumidores com os ambientes físicos de serviços não parece estar sendo adequadamente suprida por meio dos procedimentos metodológicos convencionais. No entanto, a recente emergência da perspectiva epistemológica da fenomenologia, e sua conseqüente metodologia em Marketing, vem constituindo-se como opção particularmente interessante e promissora para propiciar um melhor conhecimento daquelas situações. Embora seja assim, essa abordagem metodológica tem encontrado poucas formalizações acadêmicas capazes de ampliar seu uso por pesquisadores. Dessa forma, a proposta do presente ensaio é apresentar argumentos, procedimentos e formas pelas quais a fenomenologia pode constituir-se como opção metodológica adequada para a pesquisa dos espaços físicos de serviços.

Fenomenologia; pesquisa científica; espaços de serviços; interatividade; compreensão de significados


Conventional methodological approaches fall short of being able to provide an adequate understanding of the prime interactive experiences customers undergo in service physical environments. Recently, the acceptance of phenomenology as an emergent approach to marketing issues opens both an interesting as well as fruitful alternative to investigate those encounter situations. Despite these promising conditions, practical guidelines for a better use of phenomenology by marketing authors seem to be missing. This paper presents some procedures and indications that may help justifying phenomenology as a convenient methodological option to foster research on service physical environments.

Phenomenology; scientific research; servicescapes; interactivity; significant understanding


MERCADOLOGIA

A fenomenologia e a pesquisa dos espaços de serviços

José Luis Felicio CarvalhoI; Sylvia Constant VergaraII

IDoutorando em Administração de Empresas pela PUC-RJ. E-mail: zkcarvalho@hotmail.com

IIProfessora Titular da FGV-EBAPE. E-mail: vergara@fgv.br

RESUMO

A compreensão das experiências interativas e das vivências essenciais dos consumidores com os ambientes físicos de serviços não parece estar sendo adequadamente suprida por meio dos procedimentos metodológicos convencionais. No entanto, a recente emergência da perspectiva epistemológica da fenomenologia, e sua conseqüente metodologia em Marketing, vem constituindo-se como opção particularmente interessante e promissora para propiciar um melhor conhecimento daquelas situações. Embora seja assim, essa abordagem metodológica tem encontrado poucas formalizações acadêmicas capazes de ampliar seu uso por pesquisadores. Dessa forma, a proposta do presente ensaio é apresentar argumentos, procedimentos e formas pelas quais a fenomenologia pode constituir-se como opção metodológica adequada para a pesquisa dos espaços físicos de serviços.

Palavras-chave: Fenomenologia, pesquisa científica, espaços de serviços, interatividade, compreensão de significados.

ABSTRACT

Conventional methodological approaches fall short of being able to provide an adequate understanding of the prime interactive experiences customers undergo in service physical environments. Recently, the acceptance of phenomenology as an emergent approach to marketing issues opens both an interesting as well as fruitful alternative to investigate those encounter situations. Despite these promising conditions, practical guidelines for a better use of phenomenology by marketing authors seem to be missing. This paper presents some procedures and indications that may help justifying phenomenology as a convenient methodological option to foster research on service physical environments.

Key words: Phenomenology, scientific research, servicescapes, interactivity, significant understanding.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2002
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