Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 56, Número: 6, Publicado: 2016
  • SOBRE PUBLICAR Editorial

    Tonelli, Maria José
  • VAREJO: COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO Fórum

    BOTELHO, DELANE; GUISSONI, LEANDRO
  • Qualidade do relacionamento franqueador-franqueado: Tempo de relacionamento e desempenho Forum

    VAROTTO, LUÍS FERNANDO; PARENTE, JURACY GOMES

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura sobre franquia diverge acerca de como o relacionamento entre franqueadores e franqueados se desenvolve ao longo do tempo. A teoria tradicional do ciclo de vida considera que os relacionamentos seguem uma curva ascendente, na qual a qualidade do relacionamento e o desempenho fortalecem-se com o tempo. Outra perspectiva reflete melhor as peculiaridades do relacionamento entre franqueador e franqueado, indicando que a qualidade do relacionamento em um sistema de franquia segue uma curva em forma de U. Ademais, há um número limitado de pesquisas sobre o efeito moderador do tempo sobre o relacionamento entre variáveis relacionais e resultados. Este estudo lança luzes sobre a influência da duração do relacionamento sobre a qualidade do relacionamento e sobre o desempenho financeiro, no relacionamento entre franqueador e franqueado. Utilizando uma pesquisa de auto relato com uma amostra de 432 franqueados, foram realizadas análises de regressão e de média para testar os relacionamentos. Os resultados confirmam o efeito do tempo sobre o desempenho e a qualidade do relacionamento entre franqueador e franqueado, mas o formato hipotético das fases do relacionamento foi apenas parcialmente confirmado. Além disso, o tempo tem um efeito moderador positivo sobre o impacto da qualidade do relacionamento no desempenho financeiro.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La literatura sobre franquicias disputa cómo se desarrollan las relaciones entre los franquiciadores y franquiciados con el transcurso del tiempo. La teoría del ciclo de vida tradicional ve las relaciones siguiendo una curva ascendente en la que la calidad y el desempeño se fortalecen con el pasar del tiempo. Otra perspectiva refleja mejor las peculiaridades de las relaciones franquiciador-franquiciado, indicando que la calidad de las relaciones en los sistemas de franquicias sigue una curva en U. También hay investigaciones limitadas sobre el efecto moderador del tiempo en las relaciones entre variables relacionales y resultados. Este estudio arroja una luz sobre la influencia de la duración de las relaciones sobre la calidad y el desempeño financiero en las relaciones de franquiciados-franquiciadores. Utilizando una encuesta de autoinforme de una muestra de 342 franquiciados, se conducen análisis de medias y de regresión para probar las relaciones. Los resultados confirman el efecto del tiempo en la calidad y desempeño de las relaciones franquiciadores-franquiciados, pero la forma hipotética de las fases de las relaciones está confirmada sólo parcialmente. Además, el tiempo tiene un efecto moderador positivo en el impacto de la calidad de las relaciones sobre el desempeño financiero.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Franchise literature disputes how the relationship between franchisors and franchisees develops over time. Traditional lifecycle theory views relationships following an ascendant curve, in which relationship quality and performance strengthen over time. Another perspective better reflects the peculiarities of the franchisor-franchisee relationship, indicating that relationship quality in franchise systems follows a U-shaped curve. There is also limited research on the moderating effect of time on the relationship between relational variables and outcomes. This study sheds light on the influence of relationship duration on relationship quality and financial performance in the franchisee-franchisor relationship. Using a self-report survey from a sample of 342 franchisees, mean and regression analyses are conducted to test relationships. Results confirm the time effect on franchisor-franchisee relationship quality and performance, but the hypothesized shape of relationship phases is only partially confirmed. Moreover, time has a positive moderating effect on the impact of relationship quality on financial performance.
  • ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE COMPRA DE MARCAS PRÓPRIAS: UM ESTUDO NO MERCADO EMERGENTE Fórum

    BORGES, LÚCIA APARECIDA DA SILVA; CARVALHO, DIRCEU TORNAVOI DE; MIRANDA, CLÁUDIO DE SOUZA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investiga preditores da intenção de compra de marcas próprias e suas inter-relações. Aprofunda-se a linha de pesquisa sobre formação da intenção de compra pela modelagem de construtos ainda não avaliados simultaneamente em estudos anteriores, a saber: imagem da loja, risco percebido, imagem da marca própria e atitude em relação à marca própria. Para testar as hipóteses oriundas da literatura sobre o tema, dados foram coletados por meio de uma survey com 1.938 clientes de supermercados no Brasil. Os resultados, obtidos por meio de modelagem de equações estruturais utilizando PLS, demonstram que há relacionamentos significativos entre (1) risco percebido e imagem da marca própria; (2) imagem da loja e imagem da marca própria; (3) imagem da marca própria e atitude; e (4) entre atitude e intenção de compra. Conclui-se que o risco percebido e a imagem da loja são fortes preditores da imagem da marca própria e da atitude, compondo um modelo robusto de predição da intenção de compra de marca própria e perfazendo contribuição a literatura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio investiga predictores de la intención de compra de marcas propias y sus interrelaciones. La línea de investigación profundiza sobre la formación de la intención de compra por el modelado de constructos aún no evaluados simultáneamente en estudios anteriores, como: imagen de la tienda, riesgo percibido, imagen de la marca propia y actitud en relación a la marca propia. Para verificar las hipótesis oriundas de la literatura sobre el tema, se recolectaron datos por medio de una encuesta con 1.938 clientes de supermercados en Brasil. Los resultados, obtenidos por medio de modelado de ecuaciones estructurales utilizando PLS, demuestran que hay relaciones significativas entre (1) riesgo percibido e imagen de la marca propia; (2) imagen de la tienda e imagen de la marca propia; (3) imagen de la marca propia y actitud; y (4) entre actitud e intención de compra. Se concluye que el riesgo percibido y la imagen de la tienda son fuertes predictores de la imagen de la marca propia y de la actitud, lo que compone un modelo robusto de predicción de la intención de compra de marca propia y contribuye a la a literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study investigates predictors of store brand purchase intention and the interrelations between them. It deepens the research about purchase intention formation using a modelling of constructs that have not been simultaneously examined in previous studies: store image, perceived risk, store brand image, and attitude towards the store brand. To test the hypotheses from the literature on the subject, we collected data through a survey with 1,938 supermarket customers in Brazil. Our results, found by means of structural equation modeling using PLS, demonstrate the existence of significant relationships between: (1) perceived risk and store brand image; (2) store image and store brand image; (3) store brand image and attitude; and (4) between attitude and purchase intention. We conclude that perceived risk and store image are strong predictors of store brand image and attitude, thereby forming a robust model of prediction of store brand purchase intention and providing a contribution to the literature.
  • OS EFEITOS NEGATIVOS DA EXPERIÊNCIA E DO CONTROLE NO DESEMPENHO DO VENDEDOR Fórum

    SILVA, JULIANO DOMINGUES DA; FAIA, Valter da Silva; VIEIRA, VALTER AFONSO

    Resumo em Português:

    RESUMO Na literatura, há evidência de que quanto maior o perfil de locomoção do vendedor, maior o desempenho com vendas. Neste artigo, propomos que o sistema de controle por comportamento, quando elevado, prejudica essa associação positiva devido à grande quantidade de acompanhamento das ações dos vendedores, inibindo-os. Além do mais, propomos que essa relação moderada pelo sistema de controle se torna negativa (piorando) quando há alta experiência do vendedor. Essa moderação tripla pode ser explicada pelo conflito da organização com a forma de controlar os vendedores mais experientes, congruente com a literatura sobre socialização organizacional. Uma survey com vendedores de lojas de varejo foi realizada. Os resultados demonstraram que a orientação para locomoção do vendedor é um preditor do desempenho, mas que o alto nível do sistema de controle por comportamento reduz esse efeito. Além do mais, quando existe maior experiência, essa relação piora, diminuindo o desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En la literatura, hay evidencias de que cuanto mayor el perfil de locomoción del vendedor, mayor es el desempeño en las ventas. En este artículo, proponemos que el sistema de control por comportamiento, cuando es elevado, perjudica esa asociación positiva debido al gran seguimiento de las acciones de los vendedores, que termina inhibiéndolos. Además, proponemos que esa relación moderada por el sistema de control resulta negativa (empeorando) cuando se trata de vendedores de gran experiencia. Esa moderación triple se puede explicar por el conflicto de la organización con la forma de controlar a los vendedores más experimentados, lo que es congruente con la literatura sobre socialización organizacional. Los resultados de la encuesta realizada con vendedores de tiendas minoristas demostraron que la orientación a locomoción del vendedor es un predictor del desempeño, pero que el alto nivel del sistema de control por comportamiento reduce ese efecto. Asimismo, cuando existe mayor experiencia, esa relación empeora, disminuyendo el desempeño.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT There is evidence that the greater the seller's level of locomotion, the greater the sales performance. In this paper, we proposed that the high level of behavior-based control system undermines this positive relationship, due to the large amount of follow-ups of sellers' actions, inhibiting them. Furthermore, we proposed that this moderated relationship becomes negative (worse) when there is high level of experience. This three-way moderation effect is explained by the organizational conflict from the control to the salespeople, which is consistent with literature on organizational socialization. We did a survey with salespeople working on retail stores. The results demonstrated that the seller's level of locomotion is a predictor of sales performance, but that the high level of behavior-based control system reduces it. In addition, when there is a high experience, this relationship worsens, reducing the performance.
  • Há Influência do ambiente institucional nas práticas de divulgação de RSC? O papel da governança Articles

    RODRÍGUEZ, MARÍA DEL MAR MIRAS; PÉREZ, BERNABÉ ESCOBAR

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta investigação é examinar se o efeito do ambiente institucional sobre as práticas de divulgação de informações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é direto ou se é devido à influência desse ambiente sobre as características de Governança Corporativa (GC). Neste sentido, são comparados dois ambientes institucionais: o Brasil, porque é centrado nas relações, e a Espanha, porque é centrada em normas. A partir dos resultados obtidos, pode-se deduzir que o ambiente institucional influencia características da GC (Tamanho do Conselho de Administração e Acionista de Referência), bem como a divulgação sobre a RSC. Além disso, essas características da GC são influenciadas pelo ambiente institucional e, por sua vez, explicam as diferenças encontradas nas práticas de divulgação de informações de RSC. Assim, à medida que as sociedades centradas nas relações evoluem para outras centradas em normas, as informações divulgadas sobre RSC tornam-se mais complexas, devido ao fortalecimento das características da GC.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo es examinar si el efecto que el entorno institucional ejerce sobre la información divulgada sobre la Responsabilidad Social Corporativa (RSC) es directo o si se explica por la influencia que este entorno tiene sobre las características del Gobierno Corporativo. Para ello, se comparan dos entornos institucionales distintos: Brasil (Centrado en las Relaciones) y España (Centrado en las Normas). Considerando los resultados concluimos que el entorno ejerce una influencia sobre los mecanismos del Gobierno Corporativo (Tamaño del Consejo y Accionista de Referencia), y la divulgación de la Responsabilidad Social Corporativa. Además, estas características del Gobierno Corporativo, afectadas por el entorno, son las que a su vez explican estas diferencias encontradas en las prácticas de divulgación de información sobre la Responsabilidad Social Corporativa. En la medida en la que las sociedades Centradas en las Relaciones evolucionen hacia otras Centradas en las Normas, la información divulgada sobre la Responsabilidad Social Corporativa será más compleja debido al fortalecimiento de los mecanismos del Gobierno Corporativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to analyze whether the institutional environment has a direct effect on Corporate Social Responsibility (CSR) reporting practices or if this effect is explained by the influence of the institutional environment on Corporate Governance (CG) mechanisms. To conduct our study, we focused on two countries that reflect different types of institutional environment: relation-based (Brazil) and rule-based (Spain). Based on our results, we can affirm that the institutional environment influences CG mechanisms (Board Size and Reference Shareholder) as well as companies' CSR disclosure. Additionally, the CG mechanisms affected by the institutional environment also help to explain differences in CSR reporting practices. As relation-based societies evolve into rules-based environments, the information disclosed about CSR becomes more complex due to a strengthening of CG mechanisms.
  • Efeito mediador do controle formal e informal na forma de governo Articles

    RODRÍGUEZ-LÓPEZ, NURIA; DIZ-COMESAÑA, M. EVA

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho emprega o ponto de vista da Economia dos Custos de Transação (ECT) para analisar a relevância dos controles formais e informais na seleção da forma de governança. A evidência apoia a influência da frequência, compartilhamento de informações e investimentos específicos como causa dos mecanismos de controle, e o efeito desses fatores sobre a escolha da forma de governança. Entretanto não há nenhuma evidência sobre as interações entre essas variáveis. Este trabalho propõe que existe um efeito de mediação das normas informais e formais sobre a relação entre as variáveis da ECT (frequência, informações assimétricas e investimentos específicos) e a forma de governança. A Modelagem de Equações Estruturais é aplicada a empresas do setor de telecomunicações da Espanha. Os resultados obtidos confirmam o efeito oposto de controles formais e informais e o efeito de mediação dos mecanismos de controle sobre a seleção da forma de governança.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente trabajo emplea la perspectiva de la Economía de los Costes de Transacción (ECT) para analizar la relevancia del control formal e informal en la selección de la forma de gobierno. Los estudios existentes ponen de relieve la influencia de la frecuencia, la información compartida y las inversiones específicas como causa de los mecanismos de control, y el efecto de estos factores sobre la elección de la forma de gobierno, pero no hay evidencia sobre la interacción conjunta de estas variables. Este trabajo propone que hay un efecto de mediación de las normas formales e informales en la relación entre las variables de la ECT (frecuencia, asimetría de la información e inversiones específicas) y la forma de gobierno. Tras aplicar un Modelo de Ecuaciones Estructurales en el sector de las telecomunicaciones en España, los resultados confirman que los controles formales e informales actúan como mediadores en la relación existente entre las características de las transacciones y la forma de gobierno, ejerciendo además una influencia de sentido opuesto sobre la selección de dicha forma de gobierno.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present paper employs the perspective of Transaction Cost Economics (TCE) to analyze the relevance of formal and informal controls in selecting the governance form. The evidence supports the influence of frequency, information sharing and relation-specific investments as a cause of control mechanisms, and the effect of these factors on the choice of the governance form, but there is no evidence about the combined interaction between these variables. The present work proposes that there is a mediation effect of formal and informal norms on the relationship between the TCE variables (frequency, information asymmetry and relation-specific investments) and the governance form. We applied Structural Equation Modelling to companies in the telecommunications sector in Spain. Our results confirm the opposite effect of formal and informal controls on the selection of governance forms and the mediation effect of these mechanisms of control on the selection of the governance form.
  • Estratégia de marketing criativo e execução efetiva sobre o seu desempenho no Paquistão Articles

    ISHAQ, MUHAMMAD ISHTIAQ; HUSSAIN, NAZIA MUNAZER

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo da pesquisa é determinar a influência de estratégias de marketing criativo e execução efetiva no desempenho da unidade de negócios. Além disso, a orientação estratégica e incerteza ambiental são utilizadas como variáveis moderadoras. Os dados foram coletados de 368 informantes-chave que trabalham em indústrias Fast-Moving Consumer Goods (FMCG), no setor bancário, farmacêutico, químico, de seguros e engenharia com a ajuda da técnica de amostragem aleatória multi-etápica. Análise fatorial e regressão múltipla hierárquica foram empregadas para testar as hipóteses do estudo. Os resultados indicaram que a estratégia de marketing criativo e sua execução efetiva se associam positivamente ao desempenho dos negócios. Adicionalmente, a incerteza ambiental e a orientação estratégica desempenharam papel moderador nas relações analisadas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente estudio tiene como objetivo determinar la influencia de las estrategias de marketing creativo y ejecución efectiva sobre el desempeño de unidades de negocio. Además, la orientación estratégica y la incertidumbre ambiental se utilizan como variables moderadoras. Los datos son recolectados de 368 informantes claves que trabajan en industrias Fast-Moving Consumer Goods (FMCG), banca, farmacéutica, química, seguros e ingeniería utilizando una técnica de muestreo aleatorio polietápico. Para probar la hipótesis del estudio, se utilizan análisis factorial y regresiones jerárquicas múltiples. Los resultados indican que la estrategia de marketing creativo y la ejecución efectiva están asociadas positivamente al desempeño de negocios. Además, la incertidumbre ambiental y la orientación estratégica desempeñan un papel moderador en las relaciones antes mencionadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of the current research is to determine the influence of creative marketing strategies and effective execution on business unit performance. Moreover, strategic orientation and environmental uncertainty are used as moderating variables. Data are collected from 368 key informants working in Fast-Moving Consumer Goods (FMCG), banking, pharmaceutical, chemical, insurance, and engineering industries using a multi-stage random sampling technique. Factor analysis and multiple hierarchal regressions are used to test the study hypotheses. The results indicate that creative marketing strategy and effective execution are positively associated with business performance. Moreover, environmental uncertainty and strategic orientation play a moderating role in the above relationships.
  • BEHAVIORAL FINANCE: FATORES PSICOLÓGICOS E DECISÕES DE INVESTIMENTO Resenha

    BARROS, THIAGO DE SOUSA
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br