Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 56, Número: 5, Publicado: 2016
  • EDITORIAL Editorial

    TONELLI, MARIA JOSÉ
  • REFLEXÕES SOBRE GESTÃO DE OPERAÇÕES: ESTADO DA ARTE E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO BRASIL Fórum

    JABBOUR, CHARBEL JOSÉ CHIAPPETTA; TEIXEIRA, RAFAEL; PEREIRA, SUSANA CARLA FARIAS
  • Criação e captura de valor em relacionamentos comprador-fornecedor: Uma nova perspectiva Fórum

    TESCARI, FÁBIO CAMPOS; BRITO, LUIZ ARTUR LEDUR

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo desenvolve e testa um novo modelo de criação e captura de valor em relacionamentos entre compradores e fornecedores. Além de incluir tanto criação quanto captura de valor no mesmo modelo, a criação de valor é esmiuçada, identificando-se suas fontes - intrínseca e relacional. O valor intrínseco é o conjunto de benefícios oriundos dos recursos que uma parte detém e que podem ser capturados pela outra devido ao relacionamento entre elas, mesmo que este relacionamento não seja colaborativo. O valor relacional abrange os benefícios mútuos que são criados à medida que a colaboração entre o comprador e o fornecedor aumenta. O modelo foi testado por meio de uma survey com 127 díades (comprador e fornecedor). Os resultados indicaram que ambas as empresas beneficiam-se do valor total criado pelo relacionamento, mas o grau de captura de valor varia. O valor percebido pelo fornecedor é maior do que o percebido pelo comprador, o que, consequentemente, leva o fornecedor a impulsionar ainda mais seus esforços para assegurar a continuidade do relacionamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo de investigación desarrolla y pone a prueba un nuevo modelo para creación y captura de valor en las relaciones comprador-proveedor. Además de incluir tanto creación como captura de valor en el mismo modelo, la creación de valor es explicada por la identificación de sus recursos, tanto intrínsecos como relacionales. El valor intrínseco es el conjunto de beneficios derivados de recursos pertenecientes a una parte que puede ser capturada por otra parte si existe una relación entre ellas aunque esta relación no sea colaborativa. El valor relacional comprende los beneficios mutuos que se generan a medida que aumenta la colaboración entre el comprador y el proveedor. El modelo fue probado usando un estudio de 127 díadas (comprador y proveedor). Los resultados indicaron que ambas partes se benefician del valor total creado por la relación, pero el grado de captura de valor varía. El valor percibido por el proveedor es más grande que el percibido por el comprador, que en consecuencia estimula al primero a impulsar sus esfuerzos aún más lejos para asegurar que la relación continúe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research paper develops and tests a new model for value creation and capture in buyer-supplier relationships. In addition to including both value creation and capture in the same model, value creation is unraveled by the identification of its sources, both intrinsic and relational. Intrinsic value is the set of benefits derived from resources belonging to one party that can be captured by another party if there is a relationship between them, even if this relationship is non-collaborative. Relational value encompasses the mutual benefits that are generated as the collaboration between buyer and supplier increases. The model was tested using a survey of 127 dyads (buyer and supplier). The results indicated that both sides benefit from the total value created by the relationship, but the degree of value capture varies. The value perceived by the supplier is greater than that perceived by the buyer, which consequently encourages the former to boost its efforts even further to ensure that the relationship continues.
  • TEMPESTIVIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL EM EMPRESAS FAMILIARES BRASILEIRAS Fórum

    SILVA, ALINI DA; SOUZA, TACIANA RODRIGUES DE; KLANN, ROBERTO CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi analisar a tempestividade da informação contábil em empresas familiares brasileiras. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A amostra foi composta por 124 empresas, no período de 2010 a 2013. Os resultados apontaram que o lucro por ação, o tamanho da empresa e o crescimento das vendas foram variáveis significativas para explicar o retorno das ações. Em relação à tempestividade, observou-se que as informações contábeis são menos tempestivas nas empresas familiares quando considerado um horizonte de longo prazo para o retorno das ações (15 meses). Quando utilizados retornos de curto prazo (3 e 6 meses), as variáveis contábeis não se mostraram significativas, não sendo possível afirmar que as empresas familiares apresentam informações mais ou menos tempestivas. A originalidade deste estudo reside no fato de se investigar o efeito da gestão/controle familiar sobre a tempestividade das informações contábeis, tema ainda não observado no cenário brasileiro e que aborda a qualidade da informação contábil das empresas familiares sob um aspecto distinto de outros estudos, que utilizaram o conservadorismo contábil e o gerenciamento de resultados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del estudio fue analizar la tempestividad de la información contable en empresas familiares brasileñas. Se realizó una investigación descriptiva, documental y cuantitativa. La muestra fue compuesta por 124 empresas, en el período de 2010 a 2013. Los resultados señalaron que el lucro por acción, el tamaño de la empresa y el crecimiento de las ventas fueron variables significativas para explicar el rendimiento de las acciones. En relación a la tempestividad, se observó que las informaciones contables son menos tempestivas en las empresas familiares cuando se considera un horizonte a largo plazo para el rendimiento de las acciones (15 meses). Cuando se utilizan rendimientos a corto plazo (3 y 6 meses), las variables contables no se mostraron significativas, y no fue posible afirmar que las empresas familiares presentan informaciones más o menos tempestivas. La originalidad del presente estudio reside en el hecho de investigar el efecto de la gestión/control familiar sobre la tempestividad de las informaciones contables, tema todavía no observado en el escenario brasileño y que aborda la calidad de la información contable de las empresas familiares bajo un aspecto distinto de otros estudios, que utilizaron el conservadorismo contable y la gestión de resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to analyze the timeliness of accounting information in Brazilian family businesses, and we chose a descriptive, documentary and quantitative research method for this purpose. The sample consisted of 124 companies, covering a period from 2010 to 2013. The results showed that earnings per share, overall company size and sales growth were significant variables in explaining returns on share price. In terms of timeliness, it was noted that accounting information was less timely in the case of family businesses when considering a long-term view of the return on share price (15 months). When a short-term view was considered (3 and 6 months), the accounting variables were not found to be significant, and it was not possible to confirm if family businesses had more or less timely information. The originality of this study lies in the fact that it investigates the effect of family management/control over the timeliness of financial reporting. This theme has not previously been investigated within the Brazilian scenario, and it addresses the quality of the accounting information of family businesses from a different perspective to that of other studies, which have opted to use accounting conservatism and earnings management.
  • INFLUÊNCIAS NÃO LINEARES DA INDÚSTRIA NO DESEMPENHO DA FIRMA Fórum

    DE-CARVALHO, JULIA PINTO; DIAS, ALEXANDRE TEIXEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo investigar o efeito do ambiente da indústria no desempenho da firma, por meio de um modelo de regressão múltipla não linear. As amostras por período variam de 178 (2005) a 252 (2012) firmas brasileiras de capital aberto, ativas no período de 2005 a 2012. A análise por decomposição da variância permitiu a identificação de tendência de incremento da influência da rivalidade no desempenho da firma, ao passo que a relação quadrática aponta para um ponto ótimo do efeito da rivalidade na indústria que, caso ultrapassado, poderá provocar efeito inverso na lucratividade. Tais resultados estão alinhados com a perspectiva de que, quanto maior a rivalidade, mensurada por meio da receita dos concorrentes, maior a possibilidade de obtenção de receitas originadas da venda de produtos, até o ponto em que a intensidade da rivalidade passa a dificultar o acesso a recursos oriundos das vendas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tiene como objetivo investigar el efecto del ambiente de la industria en el desempeño de la empresa, por medio de un modelo de regresión múltiple no lineal. Las muestras por período varían de 178 (2005) a 252 (2012) empresas brasileñas de capital abierto, activas en el período de 2005 a 2012. El análisis por descomposición de la varianza permitió la identificación de tendencia de incremento de la influencia de la rivalidad en el desempeño de la empresa, mientras que la relación cuadrática apunta hacia un punto excelente del efecto de la rivalidad en la industria que, en caso de ser superado, podrá provocar efecto inverso en la lucratividad. Tales resultados están alineados con la perspectiva de que, cuanto mayor la rivalidad, medida por medio de los ingresos de los competidores, mayor la posibilidad de obtención de ingresos originados de la venta de productos, hasta el punto en que la intensidad de la rivalidad comienza a dificultar el acceso a recursos oriundos de las ventas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to investigate the effects of the industry environment on firm's performance, by using a non-linear regression model. The samples used range from 178 (2005) to 252 (2012) publicly traded Brazilian firms, active in the period from 2005 to 2012. The analysis, which uses the variance decomposition method, allows one to identify a tendency for the influence of rivalry to increase a firm's performance. The quadratic relationship identified here points to an equilibrium point of the industry environment effect that, if exceeded, may cause a reverse effect on profitability. These results are in line with the view that as rivalry increases, as measured in terms of rivals' performance, so the possibility of obtaining a better sales performance also increases, until the point where the level of rivalry intensity becomes a barrier to increasing sales any further.
  • OS MELHORES E OS PIORES: O BOCA A BOCA EM SITES DE VAREJO ELETRÔNICO Fórum

    INOCÊNCIO, FABRÍCIO DE CARVALHO; MARQUES, ÉRICO VERAS

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa busca analisar os fatores internos do boca a boca (BAB) no varejo eletrônico brasileiro, comparando os melhores e piores sites em quatro dimensões: intensidade, valência positiva, valência negativa e conteúdo, por meio do modelo de Goyette, Ricard, Bergeron, e Marticotte (2010). Sugere-se que a intensidade do BAB seja maior para os melhores sites, enquanto o grau de promoção (valência positiva) dos melhores sites seja menor que o grau de detração (valência negativa) dos piores sites. Esse resultado reforça achados na literatura, que apontam que BAB negativo é mais passional e extremo. Ainda, os resultados demonstram que fatores como confiança, velocidade de entrega e atendimento pós-compra reforçam tanto o BAB positivo nos melhores sites quanto o BAB negativo nos piores sites. Contudo, segurança das transações e facilidade de uso não reforçam o BAB negativo nos piores sites, sugerindo um certo grau de comoditização desses fatores entre melhores e piores sites.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio se propone analizar los factores internos del boca a boca (BAB) en el comercio electrónico al por menor brasileño, comparando los mejores y los peores sitios web en cuatro dimensiones: intensidad, valencia positiva, valencia negativa y contenido, por medio del modelo de Goyette, Ricard, Bergeron, y Marticotte (2010). Se sugiere que la intensidad del BAB sea mayor para los mejores sitios web, mientras el grado de promoción (valencia positiva) de los mejores sitios web sea menor que el grado de detracción (valencia negativa) de los peores sitios web. Ese resultado refuerza hallazgos en la literatura que señalan que el BAB negativo es más pasional y extremo. No obstante, los resultados demuestran que factores como confianza, velocidad de entrega y servicio postcompra refuerzan tanto el BAB positivo en los mejores sitios web como el BAB negativo en los peores sitios web. Sin embargo, la seguridad de las transacciones y la facilidad de uso no refuerzan el BAB negativo en los peores sitios web, lo que sugiere un cierto grado de comoditización de esos factores entre los mejores y los peores sitios web.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to investigate the internal dimensions of Word-of-mouth (WOM) behavior, comparing the best and the worst Brazilian e-tail websites in four dimensions: intensity, positive valence, negative valence and content. The research used for this paper is based on the multidimensional framework of Goyette, Ricard, Bergeron, and Marticotte (2010). It suggests that WOM intensity is higher in the case of the best websites, while the degree of promotion (positive valence) of the best websites is lower than the degree of detraction (negative valence) of the worst websites. This result supports previous findings, showing that negative WOM is passionate and extreme. Yet, elements such as trust, delivery time and post-purchase support, reinforce both positive WOM in the best websites and negative WOM in the worst websites. However, security of transaction and ease of use do not reinforce negative WOM in the worst websites, suggesting a certain degree of commoditization of such factors between the best and the worst websites.
  • Avaliação da distribuição espacial de plantas industriais segundo um índice de desempenho Artículos

    GOSENDE, PABLO ALBERTO PÉREZ

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma ampla literatura científica tem abordado o problema da distribuição espacial de plantas industriais totalmente novas. No entanto, não se tem prestado atenção suficiente ao problema da redistribuição de instalações já existentes. Em sua maioria, as poucas investigações que avaliam o layout aplicam métodos que só fazem sentido quando se comparam várias alternativas. Consequentemente, não são úteis para analisar o desempenho do layout atual de uma planta industrial e não permitem diagnosticar a necessidade de uma redistribuição. Levando isso em consideração, este trabalho apresenta um indicador que permite dimensionar o desempenho de uma distribuição espacial existente, identificando seu posicionamento entre o cenário ideal e o não ideal. Dessa maneira, permite sustentar a pertinência ou a irrelevância de uma redistribuição. O indicador foi aplicado ao caso prático de uma empresa do setor metal-mecânico da cidade de Guayaquil.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Una amplia literatura científica ha abordado el problema de la distribución espacial de plantas industriales completamente nuevas. Sin embargo, no se ha prestado suficiente atención al problema de la redistribución de instalaciones ya existentes. Las escasas investigaciones que evalúan el layout, en su mayoría, aplican métodos que solo tienen sentido si se comparan varias alternativas. En consecuencia, no son de utilidad para evaluar el desempeño del layout actual de una planta industrial y no permiten diagnosticar la necesidad de una redistribución. Frente a esto, este trabajo presenta un indicador que permite evaluar el desempeño de una distribución espacial existente, identificando su posicionamiento entre el escenario ideal y el anti-ideal. De tal forma, permite sustentar la pertinencia o irrelevancia de una redistribución. El indicador fue aplicado en el caso práctico de una empresa del sector metalmecánico de la ciudad de Guayaquil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A good deal of literature dealing with the facility layout problem has focused on greenfield layout design. However, little attention has been paid to the facility re-layout problem. Generally, methods applied to plant layout evaluation research, only make sense if several different layout alternatives are compared. Consequently, these methods tend to have limited value in evaluating existing plant layouts or in supporting the need for a re-layout. With this in mind, this work suggests an indicator that allows one to evaluate an existing plant's layout performance by identifying where it stands in relation to the ideal and the non-ideal scenarios. The application of this particular indicator can help justify the pertinence or irrelevance of facility re-layout decisions. The method is illustrated in a case study carried out on a company in the metal components processing industry, located in the city of Guayaquil.
  • O estado da pesquisa sobre produção mais limpa no Brasil Articles

    OLIVEIRA NETO, GERALDO CARDOSO; SHIBAO, FÁBIO YTOSHI; GODINHO FILHO, MOACIR

    Resumo em Português:

    RESUMO A aplicação da produção mais limpa (PML) em empresas não é prática comum no Brasil. Além disso, há dificuldades significativas para o estabelecimento de parcerias entre universidades, empresas e o governo. Entretanto, um aumento no número de empresas preocupadas com os impactos das atividades industriais no meio-ambiente tem permitido o desenvolvimento de pesquisas sobre PML. Assim, utilizando uma revisão de literatura e uma análise bibliométrica para quantificar a produção científica sobre PML, publicadas em um congresso promovido pelo Journal of Cleaner Production no Brasil, e uma análise de redes sociais, com a utilização do UCINET-Draw, este estudo contribui para o estado atual da pesquisa sobre PML no Brasil. Apesar de notáveis avanços, ainda falta aos acionistas e empreendedores conhecimento sobre os subsídios/fundos disponibilizados pelo governo para a implementação da PML, os quais melhorariam a implementação de práticas de PML. Além disso, programas de pesquisa universitária podem ajudar as empresas a gerar inovações neste campo. Este estudo é um dos primeiros a revisar práticas de PML no Brasil, e propõe uma estrutura para promover práticas de PML no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La aplicación de prácticas de producción más limpia (CP) en compañías no es habitual en Brasil. Además, existen dificultades significativas para establecer alianzas entre universidades, compañías y el gobierno. Sin embargo, un aumento de la cantidad de compañías preocupadas con los impactos de las actividades industriales en el medio ambiente ha permitido el desarrollo de la investigación de CP. Por consiguiente, usando una revisión bibliográfica y un análisis bibliométrico para cuantificar la producción científica de CP, publicados en un congreso promovido por el Journal of Cleaner Production en Brasil, y un análisis de las redes sociales utilizando UCINET-Draw, el presente estudio contribuye al estado actual de la investigación de CP en Brasil. A pesar de los notables acontecimientos, a los accionistas y emprendedores aún les falta conocimiento sobre los subsidios/fondos para implementar CP ofrecidos por el gobierno, lo que mejoraría la implementación de prácticas de CP. Además, los programas universitarios de investigación pueden ayudar a las compañías a generar innovaciones en este campo. Este estudio es uno de los primeros en reseñas prácticas de CP en Brasil y propone un marco para promover las prácticas de CP en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The application of cleaner production (CP) practices in companies is not commonplace in Brazil. Moreover, there are significant difficulties in establishing partnerships among universities, companies, and the government. However, an increase in the number of companies concerned about the impacts of industrial activities on the environment has enabled the development of CP research. Hence, using a literature review and a bibliometric analysis to quantify the scientific production of CP, published in a congress promoted by the Journal of Cleaner Production in Brazil, and an analysis of social networks using UCINET-Draw, this study contributes to the current state of CP research in Brazil. Despite remarkable developments, shareholders and entrepreneurs still lack knowledge about the subsidies/funds to implement CP made available by the government, which would improve the implementation of CP practices. Moreover, university research programs may help companies to generate innovations in this field. This study is one of the first to review CP practices in Brazil, and proposes a framework to promote CP practices in Brazil.
  • HERMENÊUTICA RICOEURIANA E SUA ARTICULAÇÃO NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS Pensata

    PEGINO, PAULO MARCELO FERRARESI
  • O PROCESSO DE ADMINISTRAR EVENTOS Resenha

    Fortunato, Ivan
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br