Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 57, Número: 4, Publicado: 2017
  • EDITORIAL Editorial

    Tonelli, Maria José; Zambaldi, Felipe
  • REIT EN BRASIL: UNA OPORTUNIDAD DE DIVERSIFICACIÓN INTERNACIONAL Artículos

    LÓPEZ-PENABAD, MARIA CELIA; LÓPEZ-ANDIÓN, CARMEN; IGLESIAS-CASAL, ANA; MASIDE-SANFIZ, JOSÉ MANUEL

    Resumo em Português:

    RESUMO Os benefícios da diversificação internacional estão sendo modificados pela mudança contínua das correlações entre os mercados. O investimento imobiliário apresenta um elevado potencial enquanto ativo diversificador de uma carteira. O objetivo do presente trabalho é analisar a diversificação mediante o investimento em REITs e renda variável, para um investidor no Brasil. Então nós construímos carteiras ótimas out-of-sample mediante previsões da volatilidade, correlações e rendimentos utilizando os modelos (métodos) DCC e VAR-DCC para o índice Ifix, e os ETFs BOVA11 e SPDR S&P500, durante o período de 1 de dezembro de 2014 a 30 de outubro de 2015. Os nossos resultados mostram que a aproximação VAR-DCC melhora a aproximação Plug-in e a DCC, e a estratégia Naïve.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los beneficios de la diversificación internacional se han visto modificados por el cambio continuo de las correlaciones entre los mercados. La inversión inmobiliaria presenta un elevado potencial como activo diversificador en un portafolio. El objetivo del presente trabajo es analizar la diversificación combinando la inversión en REIT con renta variable, para un inversor de Brasil. Para ello construimos carteras óptimas out-of-sample mediante predicciones de volatilidad, correlaciones y rendimientos utilizando los métodos DCC y VAR-DCC para el índice Ifix y los ETF BOVA11 y SPDR S&P500, durante el período de 1 de diciembre de 2014 a 30 de octubre de 2015. Nuestros resultados muestran que la aproximación VAR-DCC mejora ligeramente las aproximaciones Plug-in y DCC, y la cartera Naïve.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The benefits of international diversification have been modified by the continuous change in the correlations between markets. Real estate investment has a high potential as a diversifying asset in a portfolio. The aim of this paper is to analyze the diversification by investing in REITs and equities for an investor from Brazil. We build optimal portfolios out-of-sample using predictions of volatility, correlations and yields following the DCC and VAR-DCC methods for the BOVA11, Ifix and SPDR S&P500 indices, during the period from December 1, 2014 to October 30, 2015. Our results show that the VAR-DCC approach slightly improves the DCC and Plug-in approaches, and the Naïve strategy.
  • REVISITING THE SIZE EFFECT IN THE BOVESPA Articles

    MIRALLES-QUIROS, MARIA DEL MAR; MIRALLES-QUIROS, JOSE LUIS; GONÇALVES, LUIS MIGUEL

    Resumo em Português:

    RESUMO O efeito tamanho vem sendo analisado em diversos mercados de ações, utilizando-se diferentes perspectivas. No entanto, existem poucos estudos focados em sua aplicação prática. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é duplo. Primeiramente, vamos examinar as relações entre os preços e as volatilidades das empresas grandes, médias e pequenas, usando um modelo VAR-BEKK multivariado. Em segundo lugar, analisamos o desempenho das carteiras ótimas obtidas a partir das previsões de rentabilidade e volatilidade variáveis no tempo, derivadas do modelo multivariado. Os resultados globais mostram que as carteiras ótimas são compostas principalmente por empresas de tamanho médio e pequeno. Além disso, nossos resultados revelam que, com a utilização dessa técnica, é possível reduzir o risco e melhorar a carteira "naïve", que é normalmente utilizada pelos investidores estrangeiros interessados no mercado brasileiro. Esses resultados são relevantes não só para os acadêmicos, mas também para os profissionais, já que é importante conhecer em profundidade o comportamento dos mercados acionários para desenvolver uma estratégia acionária correta.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El efecto tamaño ha sido analizado en diversos mercados de acciones utilizando diferentes perspectivas. Sin embargo, existen pocos estudios que se centren en su aplicación práctica. En este contexto, el objetivo de este estudio es doble. En primer lugar, vamos a examinar las conexiones entre los precios y las volatilidades de las empresas grandes, medianas y pequeñas empleando un modelo VAR-BEKK multivariante. En segundo lugar, analizamos la performance de las carteras óptimas obtenidas a partir de las predicciones de rentabilidad y volatilidad variables en el tiempo derivadas del modelo multivariante. Los resultados globales muestran que las carteras óptimas están compuestas principalmente por empresas de medio y pequeño tamaño. Además, nuestros resultados revelan que con la utilización de esta técnica es posible reducir el riesgo y mejorar la cartera naïve, que normalmente es utilizada por los inversores extranjeros que están interesados en el mercado brasileño. Estos resultados son relevantes no sólo para los académicos sino también para los profesionales porque es importante conocer en profundidad el comportamiento de los mercados bursátiles para desarrollar una correcta estrategia bursátil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The size effect has been analyzed in numerous stock markets using different approaches. However, there are few studies focused on its practical applicability. In this context, the aim of this study is two-fold. First, we examine price and volatility linkages among large, medium, and small firms employing a multivariate VAR-BEKK model. Second, we provide the out-of-sample performance of optimal portfolios constructed on the basis of time-varying return and volatility forecasts from this specification approach. Our overall results show that optimal portfolios are primarily composed of medium and small firms. Moreover, our findings reveal that using this technique, it is possible to reduce risk and outperform the naïve rule, which is usually employed by foreign investors interested in the Brazilian stock market. These findings are relevant not only for academics but also for practitioners because it is important an in-depth knowledge of stock market patterns in order to develop correct trading strategies.
  • CONFIANÇA NOS RELACIONAMENTOS EM CLUSTER DE EMPRESAS Artigos

    MACEDO, ROBERTA DE CÁSSIA; MARTINS, RICARDO SILVEIRA; ROSSONI, LUCIANO; MARTINS, GUILHERME SILVEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo propõe integrar os relacionamentos interorganizacionais (verticais e horizontais) por meio da percepção da confiança no comportamento colaborativo das empresas. Serão utilizados como campo empírico clusters produtivos da indústria moveleira brasileira, localizados em Arapongas, Mirassol, Ubá e Bento Gonçalves. Os dados foram coletados por meio de questionários in loco e analisados pelas técnicas estatísticas de análise de correlação e teste de causalidade de Granger. A confiança foi analisada na dimensão benevolência e a sua relação com o comprometimento. Os resultados demonstraram que há causalidade no relacionamento horizontal e que não há causalidade nos relacionamentos entre fornecedores e clientes, tampouco nos relacionamentos entre estes e os concorrentes. Contudo, há uma forte correlação entre a confiança nos clientes e os relacionamentos horizontais. Assim, ficou constatado que a presença da confiança nas relações interorganizacionais é independente e isolada, não se caracterizando como uma atitude permanente e rotineira.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio propone la integración de las relaciones interorganizacionales (verticales y horizontales) a través de la percepción de confianza en el comportamiento de colaboración de las empresas. Como campo empírico se utilizaron clusters productivos de la industria de muebles brasileña, localizados en Arapongas, Mirassol, Ubá y Bento Gonçalves. Los datos se recolectaron a través de cuestionarios en campo y se analizaron mediante técnicas estadísticas de análisis de correlación y prueba de causalidad de Granger. Se examinó la confianza en la dimensión benevolencia y su relación con el compromiso. Los resultados mostraron que existe causalidad en la relación horizontal pero no entre proveedores y clientes, y tampoco en las relaciones entre estos y sus competidores. Sin embargo, hay una fuerte correlación entre la confianza en los clientes y las relaciones horizontales. De este modo, se ha constatado que la presencia de la confianza en las relaciones interorganizacionales es independiente y aislada y no se caracteriza como una actitud permanente y cotidiana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to integrate interorganizational relationships (both vertical and horizontal ones) through the perception of trust in businesses' collaborative behavior. We will use as our empirical field the Brazilian furniture industry production clusters situated in the cities of Arapongas, Mirassol, Ubá and Bento Gonçalves. Data were collected through questionnaires which were administered in loco and analyzed using correlation analysis and the Granger causality test. Trust was analyzed in the benevolence dimension and its relationship with commitment. Results demonstrated that there is causality in the horizontal relationship and that there is no causality in relationships between suppliers and clients, nor in relationships between those and competitors. However, there is a strong correlation between trust in clients and horizontal relationships. Therefore, it was verified that the presence of trust in interorganizational relationships is independent and isolated, and not a permanent, routine attitude.
  • THE USE OF CASE STUDIES IN UNDERGRADUATE BUSINESS ADMINISTRATION Articles

    TREJO-PECH, CARLOS J. O.; WHITE, SUSAN

    Resumo em Português:

    RESUMO Desenvolvemos construtos para avaliar os fatores que influenciam o grau de aceitação dos alunos em relação aos estudos de casos. Na configuração proposta, a aceitação dos alunos é afetada pela seleção do caso, intensidade de seu uso pelos docentes, formação, tipo e nível do curso, nível de especialidade do instrutor, atmosfera de ensino, e crenças dos docentes com relação à utilidade do método de estudo de caso. Nossa amostra inclui docentes de cursos quantitativos ou qualitativos em várias disciplinas em nível de graduação na área de administração de empresas. As respostas à pesquisa foram analisadas utilizando-se análise fatorial e regressão. A análise quantitativa é complementada por entrevistas com um subconjunto de docentes especialistas, utilizando-se uma técnica Delphi de dois ciclos modificada. Este estudo pode ser limitado pelo fato de haver mensurado percepções de docentes quanto ao grau de aceitação de alunos em relação a estudos de casos, e não a aceitação dos alunos diretamente. Futuros estudos podem pesquisar alunos ou utilizar avaliações dos alunos com relação aos cursos para validar ou refutar nossos resultados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Desarrollamos constructos para evaluar los factores que influyen en el nivel de aceptación de los estudiantes en relación a los casos de estudio. En el marco conceptual que proponemos, la aceptación del estudiante se determina por la selección de los casos, la intensidad de uso por parte de los profesores, el entrenamiento, el tipo y nivel del curso, la experiencia de los profesores, la atmósfera de enseñanza, y la convicción del cuerpo docente sobre la utilidad del método de casos. Nuestra muestra incluye profesores de cursos cualitativos y cuantitativos de varias asignaturas de la licenciatura de administración de empresas. Las respuestas de la encuesta se analizan a través de análisis factorial y análisis de regresión. El análisis cuantitativo se complementa con entrevistas a profesores expertos; y una parte de la muestra, mediante el método Delphi modificado en dos rondas. Una posible limitación del estudio es el hecho de que medimos la percepción de los profesores sobre el nivel de aceptación de los estudiantes, en vez de medir directamente el nivel de aceptación de los estudiantes. Futuros trabajos de investigación podrían encuestar a estudiantes o usar evaluaciones de estudiantes acerca de cursos con casos para validar o contradecir nuestros resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We develop constructs to evaluate the factors influencing the degree of students' acceptance of cases. In our proposed framework, student acceptance is affected by the case selection, intensity of faculty use, training, course type and level, level of instructor expertise, teaching atmosphere, and the faculty's beliefs about the usefulness of the case method. Our sample includes faculty teaching quantitative or qualitative courses across several disciplines in undergraduate business administration. Responses to a survey are analyzed using factor analysis and regression. The quantitative analysis is complemented by interviews with a subset of expert faculty using a two-round modified Delphi technique. This study may be limited by the fact that it measured faculty perceptions of the degree of students' acceptance of cases, rather than student acceptance directly. Future research might survey students or use students' courses evaluations to validate or contradict our results.
  • PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA Especial Rae

    DINIZ, EDUARDO H.
  • EXPLORAÇÃO DO ACERVO DA RAE-REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (DE 1961 A 2016) À LUZ DA BIBLIOMETRIA, TEXT MINING, REDE SOCIAL E GEOANÁLISE Especial Rae

    FAVARETTO, JOSÉ EDUARDO RICCIARDI; FRANCISCO, EDUARDO DE REZENDE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisou mais de cinco décadas do acervo da Revista de Administração de Empresas (RAE), entre 1961 e 2016, pelo acesso aos documentos disponibilizados via internet no repositório eletrônico de periódicos e revistas da Biblioteca Digital da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, o qual segue o protocolo aberto Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) de interoperabilidade entre repositórios digitais. Um total de 2.381 documentos publicados no periódico (1.422 artigos, 217 editoriais, 62 pensatas e 680 resenhas) foi coletado de modo automatizado e posteriormente analisado com a utilização de técnicas de bibliometria, text mining, rede social e geoanálise. Este estudo permite compreender a trajetória da existência do periódico RAE em seus 22 diferentes períodos de gestão, o incremento da autoria nas publicações do periódico em 14 intervalos de tempo, os termos e palavras­-chave com mais frequência e importância nos documentos publicados, bem como a formação das redes de coautoria dos pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da ciência da Administração no País.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analizó más de cinco décadas del acervo de la Revista de Administração de Empresas (RAE) -entre 1961 y 2016- mediante el acceso a documentos disponibles en internet, en el repositorio electrónico de periódicos y revistas de la Biblioteca Digital de la Fundação Getulio Vargas - Escuela de Administración de Empresas de São Paulo, que sigue el protocolo abierto Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) de interoperabilidad entre repositorios digitales. En total, se recolectaron de forma automatizada 2.381 documentos publicados en el periódico (1.422 artículos, 217 editoriales, 62 pensatas y 680 reseñas) y posteriormente se analizaron utilizando técnicas de bibliometría, text mining, redes sociales y geoanálisis. Este estudio permite comprender la trayectoria del periódico RAE en sus 22 diferentes períodos de gestión, el incremento de la autoría en las publicaciones del periódico en 14 intervalos de tiempo, los términos y palabras clave más frecuentes e importantes en los documentos publicados, así como la formación de las redes de coautoría de los investigadores que contribuyeron al desarrollo de la ciencia de la Administración en el País.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article examined more than five decades of the Revista de Administração de Empresas (Journal of Business Administration [RAE]), between 1961 and 2016, through accessing documents made available on the internet in the electronic repository of periodicals and magazines of the Biblioteca Digital da Fundação Getulio Vargas-Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Digital Library of the Getulio Vargas Foundation-School of Business Administration of São Paulo), which follows the Open Archives Initiative-Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) of interoperability between digital repositories. A total of 2,381 documents published in the journal (1,422 articles, 217 editorials, 62 opinion articles, and 680 reviews) were collected through an automated process and later analyzed using techniques such as bibliometrics, text mining, social networking, and geo-analysis. This study enables understanding of the path that the RAE journal has followed throughout its existence including 22 different management periods, the increase of authorship within its publications during 14 time intervals, the most frequent and important terms and keywords appearing in its published documents, and the formation of co-authoring networks of researchers who contribute to the development of the Administration science in the Country.
  • UM GUIA DE AVALIAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM MARKETING Pensata

    BREI, VINÍCIUS ANDRADE; FARIAS, SALOMÃO ALENCAR DE; MATOS, CELSO AUGUSTO DE; MAZZON, JOSE AFONSO
  • INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS Perspectivas

    FARIAS, SALOMÃO ALENCAR DE
  • PERIÓDICOS BRASILEIROS EM INGLÊS: A MÍMICA DO PUBLISH OR PERISH "GLOBAL" Perspectivas

    ALCADIPANI, RAFAEL
  • DISCURSO E PRÁTICA DO MARKETING: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA Resenha

    FALCÃO, ROBERTO PESSOA DE QUEIROZ
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br