Acessibilidade / Reportar erro

O PAPEL DO REDESENHO DO TRABALHO NA PROMOÇÃO DO FLOW E DO BEM-ESTAR* * Agradecemos a Wagner de Lara Machado o auxílio no planejamento da coleta de dados.

RESUMO

Objetivo:

Investigar o papel mediador do flow no trabalho entre as relações das dimensões de redesenho no trabalho (redesenho da tarefa, reformulação cognitiva e redesenho das relações) com as dimensões de saúde mental positiva (bem-estar emocional, bem-estar psicológico e bem-estar social).

Originalidade/valor:

As ações de redesenho no trabalho têm sido valorizadas como antecedentes do bem-estar laboral dos profissionais. O presente estudo contribuiu para a literatura ao examinar as relações entre as ações de redesenho no trabalho, o flow no trabalho e a saúde mental positiva, ainda não investigadas em trabalhos empíricos prévios.

Design/metodologia/abordagem:

Utilizou-se a abordagem quantitativa por meio de um questionário on-line composto por questionário sociodemográfico e três escalas. A amostra foi composta por 386 profissionais de diferentes estados brasileiros, sendo 58% do gênero feminino, com idade média de 44 anos (DP = 12 anos). Os dados foram analisados por meio de equações estruturais.

Resultados:

Os resultados das análises de equações estruturais demonstraram que o redesenho das relações apresentou um impacto direto sobre a saúde mental positiva. As relações da reformulação cognitiva com a saúde mental positiva foram totalmente mediadas pelos níveis de flow no trabalho. Conclui-se que as ações de redesenho do trabalho, primordialmente a reformulação cognitiva, influenciam o bem-estar laboral e geral.

PALAVRAS-CHAVE:
Atitudes dos empregados; Flow; Redesenho do trabalho; Saúde mental; Modelo de equações estruturais

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br