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APRENDIZAGEM INFORMAL DE PROFISSIONAIS DE TIC: UM ESTUDO NO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

RESUMO

Objetivo:

Descrever as estratégias de aprendizagem informal utilizadas entre os profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Superior Tribunal Militar (STM), problematizando a sua importância para seu desenvolvimento profissional e das competências laborais relacionadas à maximização dos resultados e desempenho humano.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

A pesquisa evidenciou as diferenças na utilização de estratégias de aprendizagem entre os profissionais de TIC e possibilitou captar o significado de aprendizagem informal pelos profissionais.

Principais aspectos metodológicos:

Utilizou-se o método misto, com a criação de um questionário fundamentado nos estudos de Camillis e Antonello (2010)Camillis, P. K., & Antonello, C. S. (2010). Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem função gerencial. Revista de Administração Mackenzie, 11(2), 4-42., Antonello (2011b)Antonello, C. S. (2011b). Saberes no singular? Em discussão a falsa fronteira entre aprendizagem formal e informal. In C. S. Antonello & A. S. Godoy (Orgs). Aprendizagem organizacional no Brasil (pp. 225-245). Porto Alegre: Bookman ., Pantoja e Borges-Andrade (2009)Pantoja, M. J. , & Borges-Andrade, J. E. (2009). Estratégias de aprendizagem no trabalho em diferentes ocupações profissionais. Revista de Administração Contemporânea - RAC Eletrônica, 3(1), 41-62., Lohman (2009)Lohman, M. C. (2009). A survey of factors influencing the engagement of information technology professionals in informal learning activities information technology. Learning, and Performance Journal, 25(1), 43-53., Berg e Chyung (2008)Berg, S. A., & Chyung, S. Y. (2008). Factors that influence informal learning in the workplace. Journal of Workplace Learning, 20(4), 229-244. e Cunningham e Hillier (2013)Cunningham, J., & Hillier, E. (2013). Informal learning in the workplace: key activities and processes. Education + Training, 55(1), 37-51.. Foram realizadas análises estatísticas descritivas para os dados quantitativos, temática e categorial para o conteúdo das respostas abertas.

Síntese dos principais resultados:

Identificaram-se cinco categorias de aprendizagem informal: relacionamentos interpessoais; práticas no trabalho; compartilhamento de conhecimento; capacitação assistemática e a categoria autônoma. A aprendizagem informal depende do seguinte: 1. relacionamentos interpessoais, 2. desenho das práticas no trabalho, 3. compartilhamento de conhecimento e 4. autodidatismo. Alguns fatores foram considerados facilitadores e/ou inibidores, e favoráveis e/ou desfavoráveis à aprendizagem informal.

Principais considerações/conclusões:

Os profissionais descrevem a aprendizagem informal como de difícil comprovação e que a mesma ocorre por meio da prática e do exercício de suas competências. Sugere-se para trabalhos futuros: 1. analisar a influência de variáveis ambientais no uso das estratégias informais de aprendizagem; 2. relacionar a aprendizagem dos profissionais de TIC com as iniciativas de gestão do conhecimento no Órgão; e 3. observar o papel da liderança no processo de aprendizagem informal dos profissionais.

PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem informal; Setor público brasileiro; Profissionais de TIC; Superior tribunal militar; Estratégias de aprendizagem

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