Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2014
  • Apresentação

  • Concepções teóricas e verificações empíricas sobre a cooperação entre firmas no Brasil: uma introdução ao fórum alianças estratégicas e redes de alianças

    Verschoore, Jorge; Bulgacov, Sergio; Segatto, Andréa Paula; Bataglia, Walter
  • Cooperar para sobreviver e crescer: análise da rede de cooperação redemac Fórum Especial Temático Sobre Alianças Estratégicas E Redes De Alianças

    Feijó, Rodrigo Medeiros; Zuquetto, Rovian Dill

    Resumo em Português:

    O alinhamento dos conceitos de cooperação em associações de empresas que buscam, por meio de objetivos comuns e estratégias coletivas, alcançar vantagens competitivas sustentáveis em longo prazo, como base nos benefícios e resultados da rede, é tema central desta pesquisa. Para fundamentar o referencial teórico exposto, buscou-se a literatura com base nos seguintes autores: Human e Provan (1997), Ebers e Jarillo (1998), Balestrin e Verschoore (2008), Powel (1998), Jarillo (1998), Castells (2012), Provan, Fish e Sydow (2007), entre outros. O objeto de estudo é o caso da rede de cooperação Redemac Materiais de Construção. Utilizaram-se, para tanto, técnicas de entrevistas em profundidade com três executivos que participaram ou participam do processo de institucionalização da Redemac. O objetivo foi examinar a formação, o desenvolvimento, os benefícios e resultados dessa associação de empresas, que se tornou um caso de sucesso na formação de uma rede de cooperação. Para finalizar, procurou-se acrescentar a visão de um lojista que ingressou na rede, observando seus resultados a partir dos propósitos de cooperação. Os resultados indicam que a Redemac é uma associação de empresas que obteve grande sucesso no cenário gaúcho, pois seguiu o paradigma colaborativo como forma de maximizar vantagens provenientes de trocas de informações, ganhos em escala, diminuição de custos, compartilhamento de marketing, aumentando o poder de barganha junto aos fornecedores e criando, dessa forma, barreiras para entrada de novos concorrentes, de maneira a torná-la mais competitiva para o enfrentamento dos grandes players do setor.

    Resumo em Espanhol:

    La alineación de los conceptos de cooperación en asociación, que buscan a través de objetivos comunes y estrategias colectivas, ventajas competitivas sostenibles en el largo plazo, basada en los beneficios y resultados de la red, es el tema central de esta investigación. Para fundamentar el marco teórico anterior, se buscó la literatura en base a los siguientes autores: Human y Provan (1997), Ebers y Jarillo (1998), Balestrin y Verschoore (2008), Powell (1998), Jarillo (1998), Castell (2012), Provan, Fish y Sydow (2007), entre otros. El objeto de estudio es el caso de la cooperación Redemac Materiales de Construcción. Fue utilizado para ambos las técnicas de investigación cualitativa con entrevistas en profundidad con los tres ejecutivos que participaron o participan en el proceso de institucionalización de Redemac. El objetivo era examinar la formación, el desarrollo, los beneficios y resultados de esta asociación, que se convirtió en un éxito en la formación de una red de cooperación. Por último, hemos tratado de añadir la visión de un comerciante que se unió a la red, la observación de sus resultados de los diseños de cooperación. Los resultados indicaron que Redemac es una asociación de empresas con gran éxito en el gaucho escenario contemporáneo siguientes el paradigma de colaboración con el fin de maximizar los beneficios de intercambio de información, ganancias de escala, reducir los costes, cuota de mercado, aumentar el poder de negociación con proveedores y creando así las barreras de entrada para nuevos competidores, con el fin de hacerla más competitiva para hacer frente a los grandes actores de la industria. Ratificado, por lo que la idea de que el uso de estrategias colectivas en el sector puede aportar ventajas competitivas a largo plazo.

    Resumo em Inglês:

    The alignment of the concepts of cooperation in business associations that seek, through common goals and collective strategies, sustainable competitive advantages in the long term, based on the benefits and outcomes of the network, is the central theme of this research. To support the theoretical framework above, we sought to literature based on the following authors: Human and Provan (1997), Ebers and Jarillo (1998), Balestrin and Verschoore (2008), Powell (1998), Jarillo (1998), Castells (2012), Provan, Fish and Sydow (2007), among others. The object of study is the case of the cooperation network Redemac Building Materials. Was used for both, qualitative research techniques with in-depth interviews with three executives who participated or participate in the process of institutionalization of Redemac. The aim was to examine the formation, development, benefits and results of association of companies, which became a success in forming a cooperative network. Finally, we tried to add the vision of a shopkeeper who joined the network, observing the results from the purposes of cooperation. The results indicate that Redemac is an association of companies that achieved great success in the scenario gaucho following the collaborative paradigm in order to maximize benefits from information exchange, gains in scale, cost savings, sharing marketing, increasing the bargaining power with suppliers and thereby creating barriers to entry for new competitors, in order to make it more competitive to face the major players in the industry. Ratified, so the idea that the use of collective strategies in the sector can bring competitive advantages in the long term.
  • A confiança em situações ambivalentes e incongruentes: a utilização de vinhetas como método exploratório Fórum Especial Temático Sobre Alianças Estratégicas E Redes De Alianças

    Kirschbaum, Charles; Hoelz, José Carlos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é sugerir a utilização de vinhetas para explorar como os indivíduos interpretam situações em que há ambivalência nas características relacionais com parceiros. Para tanto, investigou-se a forma como indivíduos, em uma organização produtora de software, interpretam situações transacionais concretas e elaboram suas percepções das relações entre confiança e controle. A partir das vinhetas apresentadas aos entrevistados, coletaram-se relatos qualitativos que exibem como seus pressupostos ou indagações conduzem ao "fechamento" das situações. A análise dos dados sugere que esse "fechamento" ocorre por meio de vários mecanismos alternativos: 1. censura seletiva de sinais contraditórios, 2. inclusão de pressupostos inexistentes na narrativa original, 3. busca focada de informações adicionais e 4. reflexão crítica de corresponsabilidades. A adoção de um mecanismo em detrimento de outro pode ter implicações importantes para o desdobramento das relações interorganizacionais estudadas. Neste artigo, buscou-se utilizar a abordagem de Swidler (2001), em que, no uso de vinhetas, procurou-se evidenciar os elementos culturais mobilizados na interpretação, formação de julgamentos e estabelecimento de metáforas e analogias por parte dos indivíduos. Cabe ressaltar que, do ponto de vista metodológico, a abordagem de pesquisa exploratória com a utilização de vinhetas pode ser um mecanismo interessante de abordagem qualitativa, principalmente em contextos em que o pesquisador se interessa por abrir a "caixa-preta" de alguma variável de interesse. Com essa abordagem, é possível obter um acesso privilegiado ao repertório de narrativas dos indivíduos. Cada vinheta reflete uma situação que se coloca ao entrevistado e o leva a evocar valores, crenças, atitudes e narrativas que não seriam de outra forma coletados. Sendo assim, este trabalho postula que a elaboração de vinhetas é um importante instrumento exploratório não apenas para o avanço teórico, mas também para o ensino da administração, conforme o explicado na conclusão deste artigo.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es sugerir el uso de viñetas para explorar cómo las personas interpretan las situaciones donde hay ambivalencia en las características relacionales con los asociados. Con este fin, se investigó cómo los individuos de una organización de producción de software interpretan situaciones transaccionales concretas y elaboran sus percepciones de la relación entre confianza y control. Enseñamos viñetas a los encuestados. Nosotros recogemos informes cualitativos que muestran cómo sus supuestos o preguntas conducen a un "cierre" de la situación. El análisis de los datos sugiere que este "cierre" se produce a través de varios mecanismos alternativos: 1. censura selectiva de señales contradictorios, 2. la inclusión de supuestos inexistentes en el relato original, 3. la búsqueda enfocada de información y 4. la reflexión crítica de corresponsabilidades. En este trabajo se trató de utilizar el enfoque de Swidler (2001), utilizando hasta viñetas para resaltar los elementos culturales se movilizaron en la interpretación, la formación de juicios y creación de metáforas y analogías de los individuos. La adopción de un mecanismo sobre el otro puede tener implicaciones importantes para el desarrollo de las relaciones entre organizaciones estudiadas. Es importante destacar que, metodológicamente, el enfoque de la investigación exploratoria con el uso de viñetas puede ser un interesante mecanismo de enfoque cualitativo, sobre todo en contextos en los que el investigador está interesado en comprender más profundamente alguna variable de interés. Con este método es posible obtener acceso privilegiado al repertorio de narrativas de las personas. Cada viñeta refleja una situación que lleva a la persona entrevistada a evocar valores, creencias, actitudes y narrativas que de otro modo no serían recogidos. Por lo tanto, este trabajo postula que el desarrollo de las viñetas es una herramienta de exploración importante, no sólo para los teóricos, sino también para la enseñanza de la administración.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to suggest the use of vignettes to explore how individuals interpret situations where there is ambivalence in relational characteristics with partners. Therefore, it was investigated how individuals in a software producer firm interpret concrete transactional situations and elaborate their perceptions of the relationship between trust and control. Respondents were presented vignettes. Upon their reaction to these vignettes, we collected qualitative reports that display how their assumptions led to "closure" of the situation. The analysis of the data suggests that this "closure" occurs through several alternative mechanisms: 1. selective censorship of conflicting signals, 2. inclusion of nonexistent assumptions in the original narrative, 3. focused search for additional information, and 4. critical reflection on co-responsibilities. This paper sought to use the approach of Swidler (2001), where the use of vignettes seeks to highlight the cultural elements mobilized in the interpretation, formation of judgments and establishment of metaphors and analogies by individuals. The adoption of a mechanism over the other may have important implications for inter-organizational relations research. From a methodological point of view, the exploratory research approach combined with the use of vignettes might be an interesting qualitative tool, especially in contexts where the researcher is interested in opening the "black box" of a variable of interest. This approach allows a privileged access to individuals' repertoire of narratives. Each vignette reflects a situation that places the interviewee in a situation where she is led to evoke values, beliefs, attitudes and narratives that would not be collected otherwise. Thus, this paper suggests that the development of vignettes are an important exploratory tool, not only for theoretical, but also for business teaching.
  • Atributos da transação e mensuração, e sua influência nas relações entre cooperados e cooperativas em sistemas agroindustriais suinícolas Fórum Especial Temático Sobre Alianças Estratégicas E Redes De Alianças

    Martins, Daniele de Lourdes Curto da Costa; Souza, José Paulo de

    Resumo em Português:

    Neste artigo, busca-se discutir as relações entre os cooperados e as cooperativas especificamente em transações suinícolas, as quais envolvem atributos da transação e dimensões mensuráveis. Para tanto, o objetivo deste artigo foi compreender como os atributos da transação e a mensuração podem influenciar nas relações contratuais entre produtores e processadores em estruturas cooperadas suinícolas localizadas na região oeste do Paraná. Teoricamente, recebeu suporte das teorias dos custos de transação de Williamson (1985) e dos custos de mensuração de Barzel (2005). Para atender ao objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo em duas cooperativas no oeste paranaense. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de obtenção de dados secundários da Organização Brasileira de Cooperativas, de institutos de pesquisa, da Secretaria da Agricultura e de órgãos relacionados à atividade de suínos. Os dados primários foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada com as cooperativas e os produtores. Como resultado, identificou-se que a estrutura de governança utilizada pelas cooperativas se caracteriza como híbrida, a qual, mesmo na presença de alta especificidade de ativos, se justifica pela possibilidade de mensuração. Os contratos entre as partes são formais e informais. Em relação ao contrato formal, este tem relevância para as partes no sentido de trazer garantia e continuidade da atividade. Entretanto, a presença de aspectos acordados envolvendo certa especificidade e mensuração pode gerar perda de direito de propriedade, notadamente para os produtores. Identificou-se também que os contratos passam a desempenhar um duplo papel na relação entre as partes: 1. geram o equilíbrio na relação e reduzem a possibilidade de comportamento oportunista, em razão do investimento especifico realizado e da necessidade de obtenção de padrão de produto e processo; 2. são utilizados como um mecanismo para manter o cooperado produtor de suíno como sócio fiel na cooperativa, atuando como uma forma de manutenção na relação agente e principal.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se aborda la temática de las relaciones entre cooperados y cooperativas, considerando las transacciones de la industria porcina, de dimensiones considerables. Por lo tanto, el objetivo de este artículo fue comprender cómo los atributos comerciales y la mensuración pueden influenciar en las relaciones contractuales entre productores y procesadores de las estructuras cooperadas porcinas localizadas en la zona oeste del Paraná. Del artículo tiene el soporte de las teorías de costos de transacción de Williamson (1985) y de costos de medición de Barzel (2005). Para alcanzar el objetivo propuesto fue realizada una encuesta cualitativa de carácter descriptivo en dos cooperativas en el oeste paranaense. La obtención de la información fue desarrollada a través de la obtención de datos secundarios de la Organización Brasileña de Cooperativas, Institutos de Investigación, Secretaría de Agricultura y órganos relacionados a la actividad porcina. En lo que se refiere a los datos primarios, éstos fueron obtenidos por medio de una entrevista medio estructurada con las cooperativas y productores. Como resultado se identificó que la estructura de orientación aplicada por las cooperativas se caracteriza como híbrida, la cual aún con la presencia de alta especialidad de activos se justifica por la posibilidad de medición. Los contratos entre las partes son formales. En relación al contrato formal, este tiene relevancia para las partes, en el sentido que brinda garantía y continuidad de la actividad. Por otro lado, la presencia de aspectos acordados, que envuelven cierto grado de exactitud y medición, puede generar pérdida del derecho de propiedad, primordialmente para los productores. Se identificó también que los contratos pasan a desempeñar un doble papel en la relación entre las partes: 1. generando equilibrio en la relación y reduciendo la posibilidad de actitud oportunista, dados la inversión específica realizada y necesidad de obtención del estándar del producto y del proceso; 2. utilizando, todavía, como un mecanismo para mantener al cooperado productor porcino como socio fiel en la cooperativa, actuando como un forma de manutención en la relación agente y principal.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to discuss the relationship between the cooperative and cooperative transactions specifically swine, which involves attributes of the transaction and measurement dimensions. Therefore, the aim of this article was to understand how the attributes of the transaction, proposed by Williamson (1985), and the measurement, proposed by Barzel (2005), may influence the contractual relations between producers and processors in swine cooperative structures, located in the west of Paraná. In order to attend this goal was performed a descriptive qualitative research in two cooperatives in western Paraná. Data collection was carried out by obtaining secondary data from the Organization of Brazilian Cooperatives, Research Institutes, Department of Agriculture and agencies related to the swine activity. In relation to primary data, data was collected through a semi-structured interview with cooperatives and producers. As a result it was found that the governance structure used by cooperatives was characterized as hybrid, which even with the presence of highly specialized asset is justified by the possibility of measurement. The contracts between the parties are formal and informal. On the other hand, the presence of agreed issues, which involve some degree of accuracy and measurement, may generate loss of property rights, primarily for producers. On the other hand, the presence of agreed issues, which involve some degree of accuracy and measurement, may generate loss of property rights, primarily for producers. It was also identified that contracts play a dual role in the relationship between the parties: 1. creating a balance in the relationship and reducing the possibility of opportunistic behavior, given the specific investment made and the need to obtain standardized product and process; 2. using also as a mean in order to keep the swine cooperated producer as a faithful partner in the cooperative, acting as a form of support between the agent and the principal.
  • As alianças estratégicas no picadeiro da arte/negócio circense Fórum Especial Temático Sobre Alianças Estratégicas E Redes De Alianças

    Quaresma Júnior, Edson Antunes; Silva, Everton Rodrigues da; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é estudar a contribuição das alianças para a longevidade das empresas, tendo como objeto um campo quase esquecido pela administração, as organizações circenses. A despeito de sua importância econômica e simbólica, tal setor é pouco estudado sob o ponto de vista de suas práticas gerenciais. Nesse sentido, o problema proposto para exame é identificar em que medida as unidades pesquisadas realizam alianças capazes de gerar benefícios competitivos. O foco de investigação são as parcerias com licenciadas de marcas ícones do entretenimento infantil nacional, como Patati Patatá, Galinha Pintadinha e Turma da Mônica. Como objetivo secundário, pretende-se gerar subsídios para pesquisas futuras acerca do circo, razão pela qual o referencial teórico sobre alianças organizacionais foi elaborado em uma perspectiva ampla, posição coerente com o estágio incipiente da produção científica no segmento. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa com base em entrevistas em três circos de grande porte, da Região Sudeste. As informações foram trabalhadas por meio da análise do discurso. Os casos estudados apontaram que as alianças são uma fonte de valor por proporcionarem ganhos de performance nas dimensões: econômica (redução de risco, maximização dos ativos e de receita), de diferenciação competitiva (oriunda da partilha de recursos), e de desenvolvimento de capacidade adaptativa, denotada pelo senso de oportunismo decorrente das parcerias. Outro achado relevante diz respeito à presença antiga das alianças no cotidiano dos circos. Também foram apontados caminhos para esforços acadêmicos posteriores sobre: 1. os modos de existência das organizações circenses; 2. a fluidez e extensão dos limites organizacionais; 3. a relação de subordinação e os jogos de poder entre as partes envolvidas, com destaque para o exame da ambivalência gerada pelas alianças, expressa pelo paradoxo da conquista de flexibilidade versus a restrição competitiva; 4. a influência dos laços sociais na escolha e na coordenação das alianças; 5. as relações contratuais na indústria circense; 6. o aprofundamento da identificação dos recursos compartilhados. Por fim, cabe pontuar que as constatações levantadas não podem ser generalizadas, dado o recorte da população investigada.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del artículo es estudiar la contribución de las alianzas para la longevidad de las empresas, teniendo como objeto un campo casi olvidado por la administración, las organizaciones circenses. A pesar de su importancia económica y simbólica, este sector es poco estudiado desde el punto de vista de sus prácticas de gestión. En este sentido, el problema propuesto para examen es identificar en qué medida las unidades investigadas realizan alianzas que generen beneficios competitivos. La investigación se centra en las asociaciones hechas con marcas relevantes del entretenimiento infantil nacional, como Patati Patatá, Mónica y su Pandilla y Gallina Pintadita. Como objetivo secundario, se pretende generar sugerencias para futuras investigaciones acerca del circo, razón por la cual el referencial teórico sobre las alianzas organizacionales ha sido elaborado en una perspectiva amplia, posición coherente con la etapa incipiente de la producción científica en el segmento. Metodológicamente, se ha adoptado un abordaje cualitativo, basándose en entrevistas en tres grandes circos de la Región Sudeste de Brasil. Las informaciones han sido trabajadas a través del análisis del discurso. Los casos estudiados han mostrado que las alianzas son una fuente de valor por proporcionar ganancias de desempeño en las dimensiones: económica (la reducción de riesgos, la maximización de los activos y los ingresos); de diferenciación competitiva (resultante de la partición de recursos); y de desarrollo de la capacidad adaptativa, que se denota por el sentido de oportunismo derivado de las asociaciones. Otro hallazgo relevante se refiere a la antigua presencia de las alianzas en el cotidiano de los circos. También han sido apuntados caminos para esfuerzos académicos posteriores sobre: 1. los modos de existencia de las organizaciones circenses; 2. la fluidez y extensión de los limites organizacionales; la relación de subordinación y los juegos de poder entre las partes implicadas, especialmente el examen de la ambivalencia producida por las alianzas, expresa por la paradoja de la conquista de la flexibilidad versus la restricción competitiva; la influencia de los lazos sociales en la elección y en la coordinación de las alianzas; 5. las relaciones contractuales en la industria circense; 6. la profundización de la identificación de los recursos compartidos. Por último, se señala que las constataciones detectadas no pueden generalizarse, dado el recorte de la población investigada.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to study the alliances contribution for companies longevity, having as object a field almost forgotten by management, the circus organizations. Despite the economic and symbolic importance, the sector is poorly studied from a view point of their management practices. In this sense, the problem proposed is to identify the extent to which the researched organizations realize alliances that generate competitive benefits. The research focus is partnerships with licensed brand icons of the Brazilian children's entertainment, as Patati Patatá, Lottie Dottie Chicken and Monica's Gang. A secondary objective sought to generate suggestions for future research on the circus, reason why the theoretical framework on organizational alliances was prepared in a broad perspective, consistent with the early stage of scientific production at segment. Methodologically, a qualitative approach was adopted, based on interviews in three Southeast Brazilian large circuses. Information was worked through discourse analysis. The case studies showed that alliances are a source of value for providing performance gains in the economic, competitive differentiation, and development of adaptive capacity, denoted by an opportunism sense, emerged from partnerships. Another important finding concerns the presence of old alliances in everyday circuses. Paths for future academic efforts were also mentioned on: 1. organizational existence modes of circus; 2. organizational boundaries fluidity and extent; 3. subordination relationship and power games between the involved parties, with emphasis on ambivalence generated by alliances, expressed by the paradox of flexibility conquest versus competitive constraint; 4. social ties influence both in alliances selection and in their coordination; 5. contractual relations in circus industry; 6. a depth identification of shared resources. Finally, it's required to point out that findings raised can not be generalized, due to the investigated population cut.
  • Para além do olhar econômico nas alianças estratégicas: implicações sociológicas do caso Unihotéis Fórum Especial Temático Sobre Alianças Estratégicas E Redes De Alianças

    Vizeu, Fabio; Guarido Filho, Edson Ronaldo; Gomes, Marcelo Alves

    Resumo em Português:

    O propósito do presente artigo é discutir o fenômeno das alianças estratégicas à luz da perspectiva sociológica de análise em contraponto com a orientação econômica que privilegia a concepção de ator racional, sob uma lógica utilitarista e contratualista. O trabalho foi construído a partir do estudo do caso da constituição de uma aliança estratégica no setor de hotelaria brasileiro. Entrevistas e dados documentais foram analisados qualitativamente, combinando análise de conteúdo tradicional e história oral. Os resultados apontaram aspectos emergentes de ordem sociológica no estudo de alianças estratégicas, os quais serviram de base para a constituição de quatro proposições analíticas: 1. o processo de constituição de alianças estratégicas é influenciado pela atividade interessada de diferentes atores distribuídos numa arena política, cujas ações são orientadas não apenas por expectativas utilitárias, mas também simbólicas; 2. o esforço de atores incumbentes para justificar e legitimar um projeto de cooperação interorganizacional e para mobilizar outros atores em favor de ideias e interesses que se coadunam a esse projeto influencia o processo de formação de alianças estratégicas; 3. princípios, categorias e entendimentos compartilhados acerca da cooperação interorganizacional, construídos na interação dos atores constituintes com agentes externos, condicionam os arranjos formais e relacionais no processo de formação de alianças estratégicas; 4. a constituição de alianças estratégicas depende do quanto os atores organizacionais interpretam sua adesão como desejável ou obrigatória em um determinado contexto social. Conclui-se em favor da complementaridade entre a perspectiva econômica e o olhar sociológico na análise das alianças estratégicas, reconhecendo a inserção social dos atores econômicos, bem como outras dimensões institucionais do ambiente, o que possibilita um entendimento mais aprofundado sobre alianças estratégicas.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito del artículo es analizar el fenómeno de las alianzas estratégicas a la luz de la perspectiva sociológica del análisis en contrapunto a la orientación económica que favorece la concepción del actor racional, bajo una lógica contractualista y utilitaria. El artículo tiene como base un estudio de caso el cual retrata una alianza estratégica en el sector de hotelería del Brasil. Las entrevistas y los datos documentales fueron analizados cualitativamente mediante la combinación de análisis de contenido tradicional y la historia oral. Los resultados mostraron aspectos emergentes del estudio sociológico de las alianzas estratégicas que sirvió de base para el establecimiento de cuatro proposiciones analíticas: 1. el proceso de formación de alianzas estratégicas es influenciado por la actividad de los diferentes actores interesados distribuidos en el terreno político, cuyas acciones se guían no sólo por las expectativas utilitarias, sino también simbólica; 2. el esfuerzo de los actores interesados para justificar y legitimar un proyecto de cooperación entre organizaciones y movilizar a otros actores a favor de las ideas e intereses que son consistentes con este proyecto influye en el proceso de formación de alianzas estratégicas; 3. principios, categorías y conceptos compartidos de la cooperación interinstitucional, basado en la interacción de los actores constitutivos con agentes externos, influyen en los acuerdos formales y relacionales en el proceso de formación de las alianzas estratégicas; 4. el establecimiento de alianzas estratégicas depende de cómo los actores organizacionales interpretan su membresía como deseables o exigibles en un contexto social particular. Se concluye a favor de la complementariedad entre la perspectiva económica y sociológica en el análisis de las alianzas estratégicas, el reconocimiento de la inserción social de los actores económicos, así como otras dimensiones institucionales del ambiente, lo que permite una comprensión más profunda del fenómeno.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to discuss the phenomenon of strategic alliances through a sociological perspective as a counterpoint to prevailing economic view, which privileges a conception of rational actor in a utilitarian and contractual basis. The case study investigates the process of constitution of a strategic alliance in the hotel industry in Brazil. Interviews and documentary data were analyzed qualitatively through traditional content analysis and oral history technique. The results revealed relevant emergent sociological aspects concerning strategic alliances which formed the basis for the establishment of four analytical propositions: 1. the process of constituting strategic alliances is influenced by the activity of different interested actors distributed in the political arena, whose actions are guided not only by utilitarian expectations, but also symbolic; 2. the effort of incumbent actors to justify and legitimize a project of interorganizational cooperation and to mobilize other actors in favor of ideas and interests that are consistent with this project influences the process of constituting strategic alliances; 3. principles, categories and shared understandings of interorganizational cooperation, built on the interaction of the constituent actors with external agents, determine the formal and relational arrangements in the process of constituting strategic alliances; 4. the constitution of strategic alliances depends on how organizational actors interpret their membership as desirable or obligatory in a given social context. We conclude in favor to a complementary approach between economic perspective and sociological view in strategic alliance studies, which recognize the social embeddedness of the economic actors as well as the relevance of the institutional dimension of organizational environment. In doing so, we believe the economic approach will benefit from a more complex and comprehensive understanding of strategic alliances.
  • Embeddedness estrutural e espacial em redes estratégicas: efeitos atitudinais no nível das díades Fórum Especial Temático Sobre Alianças Estratégicas E Redes De Alianças

    Maciel, Cristiano de Oliveira; Taffarel, Marinês; Camargo, Camila

    Resumo em Português:

    O objetivo no presente trabalho é dimensionar os efeitos da imersão (embeddedness) estrutural e espacial sobre a similaridade atitudinal dos agentes de uma rede estratégica caracterizada como arranjo produtivo local (APL). O referencial discorre sobre o embeddedness estrutural e espacial em redes estratégicas e também sobre a similaridade atitudinal dos agentes. Argumenta-se que o grau de similaridade entre dois agentes, em termos de embeddedness estrutural e espacial, será relacionado ao grau de similaridade atitudinal em redes estratégicas do tipo APL. Mais especificamente, defende-se aqui que a identificação dos agentes com sua rede e a avaliação que estes fazem do desempenho da coordenação da rede em buscar suporte externo para desenvolvimento do arranjo figuram como duas variáveis importantes em termos de grau de cooperação entre os agentes e desempenho coletivo e individual. Como facilitador ou inibidor das interações, o embeddedness espacial é o elemento que tem potencial para complementar mais prontamente a análise da influência do embeddedness estrutural sobre a similaridade entre atores sociais no que concerne ao maior grau de concordância atitudinal ou uniformidade comportamental. A análise ocorreu no nível diádico por considerar esse o lócus micro de reprodução e transformação de lógicas ou padrões sociais de maior espectro, que, portanto, afetam o sistema da rede e até o nível societal como um todo. Para teste das hipóteses, foi empregado o Multiple Regression Quadratic Assignment Procedure (MRQAP). O número de observações foi de 600 díades geradas a partir de 25 organizações. Os resultados evidenciaram que a similaridade em prestígio estrutural e em grau de clusterização do ego se relaciona positivamente com a similaridade na identificação do agente com a rede. Em relação ao embeddedness espacial, comprovou-se a hipótese de que a proximidade geográfica entre os agentes se relaciona positivamente com a similaridade na avaliação de desempenho da coordenação da rede em relação a buscar suporte externo para desenvolvimento do APL.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en el presente trabajo es dimensionar los efectos de la inmersión (embeddedness) estructural y espacial sobre la similitud actitudinal de los agentes de una red estratégica caracterizada como arreglo productivo local (APL). El referencial discurre sobre el embeddedness estructural y espacial en redes estratégicas y también sobre la similitud actitudinal de los agentes. Se sostiene que el grado de similitud entre dos agentes en términos de embeddedness estructural y espacial, estará relacionado con el grado de similitud de actitud en las redes estratégicas como APL. Más concretamente se sostiene que la identificación de los agentes con su red y la evaluación de que estos agentes están coordinando el funcionamiento de la red en la búsqueda de apoyo externo para el desarrollo de la disposición mostrada como dos variables importantes en términos del grado de cooperación entre los agentes y desempeño colectivo e individual. Como un facilitador o inhibidor de interacciones arraigo espacial es el elemento que tiene el potencial para complementar más fácilmente a análisis de la influencia de arraigo estructural en la similitud entre los actores sociales en relación con el mayor grado de concordancia de actitud o de la uniformidad de comportamiento. El análisis ocurrió en el nivel diádico por considerar ese el locus micro de reproducción y transformación de lógicas o normas sociales de mayor espectro y que, por tanto afectan el sistema de la red y hasta el nivel societal como un todo. Para test de las hipótesis fue empleado el Multiple Regression Quadratic Assignment Procedure (MRQAP). El número de observaciones fue de 600 díadas generadas a partir de 25 organizaciones. Los resultados evidenciaron que la similitud en prestigio estructural y en grado de agrupación del ego se relaciona positivamente con la similitud en la identificación del agente con la red. En relación al embeddedness espacial se comprobó la hipótesis de que la proximidad geográfica entre los agentes se relaciona positivamente con la similitud en la evaluación de desempeño de la coordinación de la red en relación a buscar soporte externo para desarrollo del APL.

    Resumo em Inglês:

    This paper objective is to dimension the effects of structural and spatial embeddedness on the attitudinal similarity of strategic networks agents characterized as local productive system (LPS). The theoretical background highlights the structural and spatial embeddedness on strategic networks and also on the agent's attitudinal similarity. It is argued that the degree of similarity between two agents in terms of structural and spatial embeddedness will be related to the degree of attitudinal similarity in strategic networks as LPS. More specifically, it is argued that the identification of agents with your network and the evaluation that these agents are coordinating the performance of the network in seeking external support for development of the arrangement shown as two important variables in terms of the degree of cooperation among agents and collective and individual performance. As a driver or inhibitor of interactions the spatial embeddedness is the element that has the large potential to complement more readily the analysis of the influence of structural embeddedness on the similarity between social actors regarding the higher degree of attitudinal agreement or behavioral uniformity. The analysis occurred in the dyadic level because it is the micro locus of reproduction and transformation of logics or social patterns, the biggest spectrum e because it affects the network system and societal level as a whole. It was employed the Multiple Regression Quadratic Assignment Procedure (MRQAP) to test the hypothesis. The number of observations was 600 dyads generated by 25 organizations. The results reveal that similarity in structural prestige and clustering coefficient ego relate positively with similarity in agent network identification. Regarding to spatial embeddedness it was proven the hypothesis that geographical proximity between the agents is positively related with similarity in performance evaluation of network coordination concerning to search external support to LPS development.
  • Os diferentes contratos de trabalho entre trabalhadores qualificados brasileiros Gestão Humana E Social

    Azevedo, Marcia Carvalho de; Tonelli, Maria José

    Resumo em Português:

    Ao longo das últimas décadas, as relações de trabalho têm se modificado de forma contínua na direção de contratos mais flexíveis vis-à-vis relações de trabalho mais estáveis e de longo prazo. Essas transformações também têm atingido o mercado de trabalho brasileiro, ainda que este tenha características distintas das economias mais desenvolvidas. No Brasil, as relações de trabalho sempre tiveram um forte componente de flexibilidade, uma vez que o emprego formal e o informal são igualmente importantes na economia do país. Apesar da informalidade presente no cenário brasileiro, trabalhadores qualificados brasileiros mantiveram vínculos de trabalho estáveis, com contratos CLT, ao longo da segunda metade do século passado. Entretanto, esse panorama tem sido modificado nas últimas décadas. Apesar da constatação dessas mudanças no mercado de trabalho, pesquisas que investigam a disseminação de diferentes tipos de contrato de trabalho no mercado brasileiro são escassas. Dados referentes a profissionais qualificados são ainda mais raros. Tendo esse cenário como pano de fundo, esta pesquisa tem como objetivo identificar os diferentes tipos de contrato de trabalho existentes entre trabalhadores qualificados no Brasil. Para isso, discute os resultados de uma pesquisa empírica e apresenta, com base na literatura e nos dados de 47 entrevistas com trabalhadores, 15 tipos de contrato de trabalho que se distinguem do padrão CLT. Os resultados mostram que, dada essa diversidade, as relações flexíveis de trabalho não podem ser tratadas como um processo homogêneo. Os dados também retratam uma realidade preocupante. Podemos dizer que existe um descompasso dentro do contexto brasileiro entre as relações de trabalho atuais e o ambiente no qual elas estão inseridas. A sociedade brasileira e a legislação trabalhista estão estruturadas com base nas relações de trabalho formais. As organizações muitas vezes não sabem lidar com uma força de trabalho com diferentes tipos de contrato, enfrentando problemas complexos decorrentes dessa situação. E os trabalhadores em geral não estão preparados para atuar nesse mercado de trabalho diferenciado. Ressaltamos que os trabalhadores são o elo mais frágil desse contexto, enfrentando dificuldades de maximizar os aspectos positivos e minimizar os aspectos negativos associados aos contratos de trabalho que diferem dos tradicionais.

    Resumo em Espanhol:

    En las últimas décadas las relaciones laborales han cambiado continuamente en la dirección de contratos más flexibles en comparación con relaciones de trabajo más estables y de largo plazo. Estos cambios también han afectado al mercado de trabajo brasileño, a pesar de tener características distintas de las economías más desarrolladas. En Brasil, las relaciones laborales han siempre tenido un fuerte elemento de flexibilidad, una vez que el empleo formal e informal son igualmente importantes en la economía del país. A pesar de la informalidad presente en el escenario brasileño, los trabajadores calificados brasileños mantuvieron contratos de trabajo estables con CLT, en la segunda mitad del siglo pasado. Sin embargo, este escenario se ha modificado en las últimas décadas. A pesar de la confirmación de estos cambios en el mercado laboral, la investigación acerca de la propagación de los diferentes tipos de contratos de trabajo en el mercado brasileño es escasa. Datos relativos a trabajadores calificados son aún más raros. Tomando este escenario como telón de fondo, esta investigación tiene como objetivo identificar los diferentes tipos de contratos de trabajo existentes entre los empleados calificados en Brasil. Para ello, analiza los resultados de un estudio empírico, y presenta, a partir de la literatura y de los datos de las entrevistas con 47 trabajadores, 15 tipos de contratos de trabajo que difieren de la norma CLT. Los resultados muestran que, dada esta diversidad, las relaciones de trabajo flexibles no pueden ser tratadas como un proceso homogéneo. Los datos también muestran una realidad preocupante. Podemos decir que hay un vacío en el contexto brasileño de las relaciones de trabajo actuales y el medio ambiente en el que operan. La sociedad brasileña y la legislación del trabajo se estructuran sobre las relaciones de trabajo formales. Las organizaciones a menudo no saben cómo hacer frente a una fuerza de trabajo con diferentes tipos de contratos, tratando complejos problemas que surgen de esta situación. Y los trabajadores en general no están preparados para actuar en este mercado de trabajo diferenciado. Hacemos hincapié en que los trabajadores son el eslabón más débil en este contexto, que luchan para maximizar los efectos positivos y minimizar los aspectos negativos asociados a los contratos de trabajo que se diferencian de lo tradicional.

    Resumo em Inglês:

    Over the past decades working relationships have been continuously changed toward more flexible relations vis-à-vis labor relations of the traditional type. These transformations have also reached the Brazilian labor market, even though it has characteristics quite different from those of more developed economies. At the Brazil context, labor relations have always had a strong element of flexibility, since the formal and informal work is equally important in the economy. However, despite the informality in the Brazilian scenario, Brazilian skilled workers remained in stable work bonds, with CLT contracts, during the second half of the last century. But this scenario has been modified in recent decades. Although all these changes in labor market, research about different types of work contracts in the Brazilian market is scarce. Data relating to qualified professionals are even rarer. Considering this situation this paper aims to identify the different types of working contracts among skilled workers in Brazil. The paper discusses the results of empirical research and presents, based on literature and on data from 47 workers' interviews, 15 variations of work contracts, which could be distinguished from CLT type. Considering these diversity the results of this research indicate that flexible labor relations cannot be taken as a homogenous process. The data also depict a troubling reality. We can say that there is a gap in the Brazilian context between current labor relations and the environment in which they operate. Brazilian society and labor laws are structured based on formal working relations. Organizations often do not know how to deal with a workforce with different contract types, facing complex problems arising from this situation. And workers in general are not prepared to act in this differentiated labor market. We emphasize that the workers are the weakest link in this context, struggling to maximize the positive and minimize the negative aspects associated with labor contracts that differ from traditional.
  • Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade Gestão Humana E Social

    Closs, Lisiane Quadrado; Antonello, Claudia Simone

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo geral compreender processos de aprendizagem transformadora - que objetivam transformações conscientes nos quadros de referência dos indivíduos, por intermédio da reflexão crítica sobre pressupostos - ocorridos entre gestores. Investigou-se a percepção destes acerca do impacto de problemáticas contemporâneas, enfocando, em especial, questões relacionadas à sustentabilidade. Além disso, discutiu-se o papel da educação gerencial na conscientização desses profissionais quanto à sua responsabilidade no desenvolvimento da sustentabilidade. Para a realização da investigação, foi adotado o método de história de vida. Essa abordagem metodológica favorece o estudo de processos de aprendizagem gerencial, possibilitando a contextualização pessoal, histórica, social, institucional e política das narrativas. Foram entrevistados sete gestores, e teve-se a preocupação de contemplar ambos os gêneros, diferentes faixas etárias e formações superiores, experiências em funções e setores diversos, e a realização de cursos de mestrado em diferentes instituições, obtendo suficiente riqueza de dados para análise e para a consecução do objetivo estabelecido. Os achados em campo revelam que a teoria e os processos de aprendizagem transformadora: 1. não podem ocorrer de modo individual, em meio a pressões sociais e corporativas contrárias, mas sim como um processo de transformação coletiva, compartilhado por outros, em meio a mudanças sociais e culturais; 2. abrem possibilidades para uma formação gerencial que vise a posturas mais críticas e reflexivas, levando em consideração a subjetividade dos indivíduos e visões mais inclusivas e participativas, tal como requer a educação para a sustentabilidade; 3. possibilitam a inserção crítica do gestor na sociedade, incorporando, no processo de ensino e aprendizagem, as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica, além das dimensões intelectual, afetiva e moral e não apenas as materiais, favorecendo o desenvolvimento da sustentabilidade. Sugere-se a realização de pesquisa-ação, em que se incorporem os fundamentos da teoria da aprendizagem transformadora em programas de educação gerencial que promovam a sustentabilidade, dados os potenciais benefícios da reflexão crítica para a consecução dos seus objetivos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo comprender los procesos de aprendizaje transformador - que tienen por objeto cambiar los marcos de referencia en los individuos conscientes, a través de la reflexión crítica sobre los supuestos - que se produjo entre los directivos. Se investigó la percepción sobre el impacto de los problemas contemporáneos centrados en particular en las cuestiones relacionados con el desarrollo sostenible. Se discute el papel de la educación de gestión en la concienciación de los profesionales en cuanto a su responsabilidad en el desarrollo de la sostenibilidad. Para llevar a cabo el método de investigación fue la historia de vida que favorece el estudio de los procesos de gestión del aprendizaje, permitiendo la contextualización personal, histórica, social, institucional y política de las narrativas. Entrevistamos a siete gerentes, incluyendo ambos sexos, diferentes grupos de edad y programas de educación superior, los roles y experiencias en diversos sectores, y la realización de cursos de posgrado en diferentes instituciones. Se obtuvieron datos con riqueza suficiente para el análisis y para alcanzar el objetivo establecido. Los resultados muestran que la teoría y los procesos de aprendizaje transformador: 1. no pueden ocurrir de forma individual, en medio de presiones sociales y de las empresas contrarias, sino como un proceso de transformación colectiva, compartida por otros, en medio a cambios sociales y culturales, 2. abren posibilidades de una educación de gestión crítica y reflexiva, teniendo en cuenta la subjetividad de los individuos y contemplando visiones más incluyentes y participativas que la educación para la sostenibilidad requiere, 3. permitiría la inserción crítica de los gerentes en la sociedad y la incorporación en la enseñanza y el aprendizaje de las dimensiones socio-económicos, políticos, culturales y históricas más allá de lo intelectual, emocional y moral, no sólo los materiales, favoreciendo el desarrollo sostenible. Se sugiere llevar a cabo una investigación-acción que incorpora los fundamentos de la teoría del aprendizaje transformativo en los programas de educación para gestión orientados a la sostenibilidad teniendo en cuenta los beneficios potenciales de la reflexión crítica para lograr sus metas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand transformative learning processes - aiming at conscious changes in individuals' frames of references, through critical reflection on assumptions - that occurred among managers. We investigated their perception about the impact of contemporary problems focusing, in particular, issues related to sustainable development. We discuss the role of management education in the awareness of professionals as to their responsibility in the development of sustainability. The life history method was adopted to carry out the research since it favors the study of management learning processes, allowing the personal, historical, social, institutional and political contextualization of narratives. Seven managers were interviewed, including genders, different age groups, higher education programs, positions and experiences in various sectors, who attended to Masters Courses in different institutions, obtaining sufficient data to analyze and to achieve the proposed objective. The findings show that transformative learning theory and its processes: 1. cannot occur individually, in the midst of contrary social and corporate pressures, but as a process of collective transformation shared by others, amid social and cultural changes, 2. open possibilities for management education that seeks to develop a critical and reflective posture, taking into account the subjectivity of individuals and more inclusive and participatory visions that education for sustainability requires, 3. make it possible the critical insertion of managers in society, incorporating in the teaching and learning process, the social, political, cultural and historical dimensions beyond the intellectual, emotional and moral and not just the economical, favoring sustainable development. We suggest carrying out an action research incorporating the fundamentals of transformative learning in management education programs that encourage sustainability given the potential benefits of critical reflection to achieve its goals.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br