Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 15, Número: 4, Publicado: 2014
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Competências e habilidades relevantes para um chefe de unidade descentralizada de perícia da polícia federal Gestão Humana E Social

    Gloria Junior, Odair de Souza; Zouain, Deborah Moraes; Almeida, Gustavo de Oliveira

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo descrever as competências técnicas e habilidades necessárias para um perito criminal federal no exercício da função de chefe de unidade de perícia da Polícia Federal, especificamente nos setores técnico-científicos (Setecs) e nas unidades técnico-científicas (Utecs), segundo a teoria de competências e habilidades. A releitura desses fundamentos, incluindo habilidades sociais nesse escopo, fortaleceu o embasamento teórico para análise dos resultados da etapa empírica desta pesquisa. Essa postura pode contribuir, na prática, para a construção de uma política de gestão de pessoas, baseada em competências, alinhada com o planejamento estratégico em desenvolvimento na organização, otimizando a designação para os cargos de liderança, sobretudo na área de criminalística, considerando as especificidades da área de atuação. Foi aplicado um questionário com dez questões sobre a atuação profissional e informações sociodemográficas, além de um inventário em que os respondentes indicavam a importância e o grau de domínio de uma série de competências selecionadas por meio de análise da literatura. Após a devida aprovação, o questionário foi enviado para todos os 53 chefes de unidades de perícia da Polícia Federal. Os resultados indicam diferenças no que tange ao domínio de competências entre os chefes da Utec, mais jovens e com menor tempo de experiência, e o grupo de chefes do Setec, com maior tempo de atuação na perícia e também em gestão. Os resultados ainda permitiram destacar algumas competências técnicas e habilidades mais relevantes que deverão ser desenvolvidas para e pelos peritos que exercem a função de chefia em unidade de perícia da Polícia Federal ou aspiram a ela. Os resultados permitiram também uma melhor compreensão das relações entre competências e habilidades, e, na prática, auxiliaram a esclarecer o panorama de avanços e limitações na gestão atual. Conclui-se, pois, que o governo federal promoveu avanços na política de recursos humanos do serviço público, no entanto a implementação de um sistema moderno de gestão de pessoas ainda não foi consolidado no Departamento de Polícia Federal. Isso fica evidenciado pela carência de competências primordiais para que os chefes exerçam com excelência a função de gestores de unidades de perícia técnica.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo describir las competencias técnicas y habilidades necesarias para un perito criminal federal, cuando ocupan el cargo de jefe en unidades descentralizadas de la Policía Criminalística Federal, específicamente en los Sectores Técnico-Científicos (Setecs) y Unidades Técnico-Científicas (Utecs), de acuerdo con la teoría de competencias y habilidades. Releyendo estas bases teóricas, incluyendo habilidades sociales, fortalecieron la base teórica para el análisis de los resultados de la fase empírica. Esta postura puede contribuir en la construcción de una política de gestión de personas, basados en competencias, alineados con la planificación estratégica en el desarrollo de la organización, la optimización de la asignación a puestos de liderazgo, en particular en el área de la criminología, teniendo en cuenta el área específica de especialización. Se utilizó un cuestionario con 10 preguntas sobre la actividad profesional y la información socio-demográfica, así como un inventario en el que los encuestados señalaron la importancia y el grado de dominio de una serie de habilidades seleccionadas a través de un análisis de la literatura. Después de la autorización correspondiente, el cuestionario fue enviado a los 53 jefes de las unidades de pericia de Policía Federal. Los resultados indican diferencias en cuanto a las competencias entre los jefes de Utec, más jóvenes y con experiencia más corta, y los Jefes de Setec, con mayor experiencia en pericias y también en la gestión. Los resultados pueden destacar algunas habilidades técnicas y capacidades más relevantes que deben ser desarrolladas por y para los peritos, que son o aspiran a desempeñar el papel de jefes en una unidad de pericia. Los resultados permitieron una mejor comprensión de la relación entre las habilidades y capacidades, y en la práctica ayudaron a clarificar el panorama de los avances y las limitaciones en la gestión actual. Concluimos, pues, que el gobierno federal avanza en la política de recursos humanos, sin embargo, la implementación de una moderna gestión del personal, aún no se ha consolidado, en el Departamento de Policía Federal. Prueba de eso es la falta de habilidades esenciales para que los jefes pueden desempeñar su papel como gerentes funcionales con excelencia en las unidades de pericias.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to describe the technical competences and skills needed for federal criminalist forensic experts acting as managers in a unit of criminalist Forensic at Federal Police in Brazil, specifically in Technical and Scientific Sectors (Setecs) and the Scientific-Technical Units (Utecs), according to the theory of competences and abilities. Rereading these fundamentals, including social skills, strengthened the theoretical basis for analysis of the results of the empirical phase of this research. From a practical point of view this procedure can contribute to construct a policy for managing people, based on competency, aligned with strategic planning for the development of the organization, optimizing the assignment process to leadership positions, particularly in the area of Criminology, considering the specificities of this area of expertise. We used a questionnaire with 10 questions with professional activity and socio-demographic information, as well as an inventory in which respondents indicated the importance and the degree of mastery of a series of selected competences, derived through literature analysis. After proper approval, the questionnaire was sent to all 53 unit leaders for Federal Police Criminalist offices. The results indicate differences regarding the competencies between the heads of Utec, younger and with shorter experience and the heads of Setec, with longer experience both with forensics and in management. The results also allowed to highlight some technical skills and abilities as being most relevant and to be developed by and for experts, who are or aspire to play the role of managers in the unit of Forensics in the Federal Police. The results also allowed a better understanding of the relationship between competences and abilities, and in practice, helped to clarify the picture of progress and limitations in current management. We conclude therefore that the Federal Government promoted advances in the human resources policy of the Public Service, however, the implementation of a modern personnel management has not yet consolidated, the Federal Police Department. This is evidenced by the lack of skills essential for the managers to operate with excellence the function of managers of Units of Technical Expertise.
  • Tempo dedicado ao trabalho e tempo livre: os processos sócio-históricos de construção do tempo de trabalho Gestão Humana E Social

    Faria, José Henrique de; Ramos, Cinthia Letícia

    Resumo em Português:

    O presente ensaio tem como propósito discutir como o tempo de trabalho ultrapassa o tempo formal da jornada de trabalho a partir das três seguintes categorias de análise: 1. tempo de trabalho socialmente necessário ou simplesmente tempo de trabalho necessário, 2. tempo dedicado ao trabalho ou tempo disponível e 3. tempo livre (que compreende o chamado "tempo socialmente supérfluo", quando se refere ao tempo ocioso, e o "tempo socialmente disponível", o qual é mediado pela velocidade decorrente das transformações emergentes no mundo contemporâneo). O conceito de tempo empregado neste ensaio parte de uma concepção que possibilita apreender essa categoria como construção social e histórica, e não como uma categoria abstrata arbitrária. Neste ensaio, serão tratadas as concepções de construção temporal, tempo de trabalho e tempo livre, com o propósito de entender como a fronteira do tempo de trabalho invadiu sutilmente o tempo livre do sujeito trabalhador, tornando esses tempos fluidos, tensos, urgentes e flexíveis. Tempo aprisionado não por um controle minucioso da atividade, para adaptar o corpo ao exercício do trabalho, mas por dispositivos que mobilizam o sujeito a partir de objetivos e projetos, canalizando o conjunto de suas potencialidades para fins do capital. Os argumentos desenvolvidos aqui permitem sugerir que o tempo de trabalho necessário corresponde àquele em que o trabalhador produz o equivalente ao seu próprio valor. Tempo excedente é aquele que extrapola o tempo necessário de trabalho. Dessa forma, o tempo de trabalho necessário não constitui, no sistema de capital, o tempo de trabalho ou tempo disponível de trabalho, pois este engloba igualmente o tempo necessário e o tempo excedente de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Este ensayo tiene como objetivo discutir cómo el tiempo de trabajo excede el tiempo de trabajo formal de las siguientes tres categorías de análisis: 1. el tiempo de trabajo socialmente necesario o simplemente las horas de trabajo requeridas, 2. el tiempo dedicado al trabajo o tiempo disponible y 3. tiempo libre (que comprende el denominado "tiempo socialmente prescindible", al referirse al tiempo de inactividad, y "tiempo socialmente disponible" que es mediada por la velocidad resultante de las transformaciones emergentes en el mundo contemporáneo). El concepto de tiempo referido en este ensayo parte de una concepción que permite capturar esta categoría como construcción social e histórica y no como una categoría abstracta arbitraria. En este ensayo se tratarán de los conceptos de construcción temporal, tiempo de trabajo y tiempo libre, tratando de comprender cómo la frontera del tiempo de trabajo sutilmente invadió el tiempo libre del trabajador, haciendo estos tiempos líquidos, tensos, urgentes y flexibles. Este tiempo es aprisionado no por un control exhaustivo de la actividad, para adaptar el cuerpo al trabajo, pero por dispositivos que movilizan el trabajador a partir de los objetivos y proyectos, canalizando todo su potencial para fines del capital. Los argumentos desarrollados en este ensayo sugieren que el tiempo de trabajo debe corresponder al tiempo en que el trabajador produce el equivalente a su propio valor. El tiempo excedente es el que va más allá de los plazos requeridos. De esta manera, el tiempo de trabajo necesario no constituye, en lo sistema de capital, el tiempo de trabajo o el tiempo disponible, porque esto también incluye el tiempo necesario y el tiempo excedente de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This essays aims to discuss how working time exceeds the formal working time from the following three categories of analysis: 1. working time socially necessary or simply working times required, 2. time devoted to work or time available and 3. free time (which comprises the so-called "time socially expendable", when referring to the idle time and "time socially available", which is mediated by the speed resulting from the emerging transformations in the contemporary world). The concept of time spent in this essay is part of a theoretical design that tries to capture this category as social and historical construction and not as an abstract arbitrary category. This will be dealt with the conceptions of the temporal structure of working time and free time, trying to understand how the border of working time invaded subtly the spare time of the subject employee, making these fluid times, tense, urgent and flexible. This time trapped not by a thorough control of the activity, to adapt the body to work, but for devices that mobilize the subject from goals and projects, channeling all of their potential for capital purposes. The arguments developed in this essay let suggest that working time must correspond to that time in which the worker produces the equivalent to your own value. Over time is the one that goes beyond the time required. In this way, the working time required does not constitute, in the capital system, working time or time available, because this also includes the time needed to produce the worker own value and the work over time.
  • Uma investigação acerca do fenômeno do turn-away entre os profissionais de tecnologia da informação Gestão Humana E Social

    Ramos, Eduardo Augusto de Andrade; Joia, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Dois problemas extremos têm sido observados com alguma frequência em relação aos profissionais de tecnologia da informação (TI): o turn-over - situação em que o profissional de TI muda de emprego, mas ainda se mantém na mesma área - e o turn-away - situação em que o profissional de TI abandona essa área, assumindo posição em outra área distinta da empresa ou fora dela, muitas vezes evoluindo para uma posição gerencial. O objetivo deste artigo é, portanto, estudar o problema do turn-away. Sobre tal problema, há pouca literatura tanto no Brasil como no exterior. Assim, o objetivo principal deste trabalho é entender como e por que os profissionais de TI mudam de área, de modo a identificar características típicas da transição dessa área para outras. Para tal, com base em referencial teórico sobre avanço de carreira, hipóteses de pesquisa foram geradas para serem analisadas pelos pesquisadores. Um estudo de caso múltiplo com várias unidades de análise foi adotado em duas empresas de grande porte, uma atuando na área de serviços de TI e outra na área de energia. Entrevistas foram conduzidas, entre maio e julho de 2010, com profissionais de TI que haviam migrado para outras áreas dentro das respectivas empresas, os quais foram considerados as unidades de análise dos estudos de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os profissionais de TI precisam de mais oportunidades de crescimento do que as empresas são capazes de oferecer ou do que é possível oferecer dentro da área técnica. Além disso, para as organizações, a pesquisa evidencia também que o desejo dos profissionais de TI de mudar de área não está tanto ligado a uma insatisfação com as suas atividades, mas sim à busca por atividades interessantes e diferentes e por novos desafios e experiências. Dessa forma, empresas interessadas em reter esses profissionais de TI devem proporcionar-lhes esses tipos de oportunidade.

    Resumo em Espanhol:

    Dos problemas extremos tienen sido observados con alguna frecuencia en relación a los expertos en tecnología de la información (TI): el turn-over - cuando el experto en TI cambia de empleo pero todavía se mantén en el área de TI - y el turn-away - cuando el experto en TI deja esta área, asumiendo posición en otra área de la misma empresa o en otra, con frecuencia avanzando a posiciones gerenciales. El objetivo dese artículo es estudiar el problema del turn-away - la transición de los expertos en TI para posiciones fuera de la área de TI. Acerca de tal problema, hay una carencia de literatura tanto en Brasil como en el exterior. Así que, el objetivo principal dese trabajo es comprender como y por que motivos los expertos de TI cambian de área, identificando las características típicas de la transición de los mismos de la área de TI para las otras áreas. Para tal, a partir de referencial teórico acerca de desarrollo de carrera, hipótesis de pesquisa fueran generadas para que sean analizadas pelos investigadores. Un estudio de caso múltiplo con varias unidades de análisis ha sido adoptado en dúas empresas de grande porte, una con actuación en la área de servicios de TI y otra en la área de energía. Entrevistas han sido desarrolladas, entre mayo y julio de 2010, con expertos en TI que han migrado para otras áreas dentro de sus empresas, siendo eses considerados las unidades de análisis de los estudios de caso. Los resultados obtenidos han mostrado que los expertos en TI tienen necesidad de más oportunidades de crecimiento do que las empresas están siendo capaces de los ofrecer, o do que es posible ofrecer dentro de la área técnica. Además, para las organizaciones, la pesquisa también muestra que el deseo de los expertos en TI en cambiar de área es más una búsqueda por nuevos retos y actividades interesantes, do que una insatisfacción con su trabajo en TI. Dese modo, las empresas interesadas en retener eses expertos deben ofrecerles eses tipos de nuevas oportunidades.

    Resumo em Inglês:

    Two important problems have been noticed quite often regarding the information technology (IT) professionals, namely: the turn-over - in which the IT professional moves to another company but still remains in the IT arena - and the turn-away - in which the IT professional abandons this area in order to play a role in a different area in either the same company or in another, sometimes going to a managerial function. In which concerns to this problem, few research papers were found both in Brazil and abroad. Then, the main target of this work is to understand how and why the IT professionals abandon this area, identifying typical characteristics in this career transition. Thus, from a literature review about career development, research hypotheses were developed in order to be analyzed by the researchers. A multiple case study method with several unities of analysis was applied into two large companies, one in the IT services business and the other in the energy business. Interviews were conducted between May and July 2010 with IT professionals who had migrated to other areas within their organizations, being them considered the unity of analysis. The results accrued from this research unveil that the IT professionals need to have more growing opportunities than either their companies have being able to offer them or it is possible to be offered within the technical arena. Besides, this research points out for the organizations that the IT professionals willingness to move to a non-technical area is more related to a lack of professional challenges and new experiences than to a lack of satisfaction with their professional technical duties. Thus, companies interested on retaining these IT professionals are supposed to present them these opportunities.
  • A produção científica Brasileira sobre a gestão de recursos humanos entre 2001 e 2010 Gestão Humana E Social

    Meneses, Pedro Paulo Murce; Coelho Junior, Francisco Antônio; Ferreira, Rodrigo Rezende; Paschoal, Tatiane; Silva Filho, Antônio Isidro da

    Resumo em Português:

    Em 1990, conforme revisão de literatura empreendida na área de gestão de recursos humanos, prevaleciam os estudos de caso como método de pesquisa. Desde então, a exemplo da gestão por competências, novos modelos, sistemas e tecnologias passaram a integrar o rol de prescrições da área. Considerando que o estudo de caso tem reduzido potencial de validade externa, questiona-se até que ponto, mantida a tradição metodológica das pesquisas notada na referida década, há suporte empírico para toda a sorte de normativos que imperam nas vias profissionais, e mesmo acadêmicas, da área de gestão de pessoas. É nesse sentido que o presente estudo caracteriza a produção nacional sobre a gestão de pessoas, entre 2001 e 2010, veiculada em todos os 121 periódicos nacionais, das áreas de administração, ciências contábeis e turismo, classificados entre A1 e B4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e cujas linhas editoriais abarcavam temáticas relacionadas direta e indiretamente com o foco proposto. Com a utilização de filtros arbitrados por 18 juízes especialmente treinados para a tarefa, foram analisados 197 artigos cujas temáticas centrais versavam sobre modelos, sistemas, tecnologias e políticas e práticas de recursos humanos. Os resultados evidenciaram um campo marcado por estudos teórico-empíricos que descrevem facetas da gestão de funções de recursos humanos, sobretudo a da avaliação, a partir da percepção de públicos diversos amostrados de modo não probabilístico em uma organização por vez, cujo acesso transversal se deu por levantamentos de opinião e estudos de casos operados por questionários e entrevistas que resultaram no uso prevalente de técnicas estatísticas e de análise de conteúdo. Assim, considera-se que o conhecimento acumulado não permite as devidas generalizações que recorrentemente se constatam nas obras técnico-científicas da área. Observações sobre a metodologia empregada na maioria dos estudos, sobretudo no que se refere ao método de pesquisa e aos procedimentos de amostragem escolhidos, revelam que a produção da área mais serve ao propósito de descrever, ou mesmo explicar, a dinâmica dos temas pesquisados no lócus em que foram aplicados do que gerar ideais normativos.

    Resumo em Espanhol:

    En 1990, según la revisión bibliográfica realizada en el ámbito de la gestión de los recursos humanos, se impuso estudios de caso como método de investigación. Desde entonces, el ejemplo de las capacidades de gestión, nuevos modelos, sistemas y tecnologías se han unido a la lista de necesidades de la zona. Considerando que el estudio de casos se ha reducido potencial de validez externa, la cuestión es hasta qué punto, mantuvo la tradición de la investigación metodológica se señaló en esa década, no hay apoyo empírico para todo tipo de reglas que prevalecen en las trayectorias profesionales y académicas misma el área de la gestión de personas. En este sentido, el presente estudio caracteriza a la producción nacional sobre la gestión de personas entre 2001 y 2010 circularon en los 121 revistas nacionales en el área de administración, ciencias contables y el turismo, clasificado entre A1 y B4 para la Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) de temas más altas y cuya línea editorial abarcó relacionados directa e indirectamente con el enfoque propuesto. Con el uso de filtros arbitrados 18 jueces especialmente capacitados para la tarea, se analizaron 197 artículos cuyos temas centrales fueron acerca de los modelos, sistemas, tecnologías y políticas y prácticas de recursos humanos. Los resultados mostraron un campo marcado por los estudios teóricos y empíricos que describen aspectos de la gestión de las funciones de recursos humanos, en especial la evaluación de la percepción pública de los diversos muestreados en una organización uno no probabilística a la vez, a los que se da acceso transversal las encuestas de opinión y estudios de casos operados mediante cuestionarios y entrevistas que dieron como resultado el uso frecuente de técnicas estadísticas y análisis de contenido. Por lo tanto, se considera que el conocimiento acumulado no permite las generalizaciones apropiadas que recurrentemente salen en los trabajos técnicos y científicos en el área. Notas sobre la metodología empleada en la mayoría de los estudios, especialmente con respecto al método de investigación y los procedimientos de muestreo optaron, revelan que la zona de producción más largo sirve el propósito de describir, o incluso explicar la dinámica de temas específicos en el locus que se aplicaron para generar las normas ideales.

    Resumo em Inglês:

    In 1990, as literature review of the human resource management, prevailed case studies as a research method. Since then, as the example of competence management system, new models, systems and technologies have joined the list of prescriptions of the area. Whereas the case study has reduced potential for external validity, the question is to what extent, maintained the tradition of methodological research noted in that decade, there is empirical support for all sorts of norms that prevail in career paths, and same academic, of the area of people management. In this sense, the present study characterizes national production on the human resource management between 2001 and 2010 circulated in all 121 national journals in the area of administration, accounting sciences and tourism, rated between A1 and B4 for the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) and whose editorial spanned topics related directly and indirectly with the proposed focus. With the use of filters refereed by 18 judges specially trained for the task, it was analyzed 197 articles whose central themes were about models, systems, technologies and human resource management policies and practices. The results showed a field marked by empirical studies that describe facets of the management of human resource functions, especially the evaluation, from the public perception of various sampled in a non-probabilistic way at one organization at a time, to which access is given transverse by opinion surveys and case studies operated by questionnaires and interviews that resulted in prevalent use of statistical techniques and content analysis. Thus, it is considered that the accumulated knowledge does not allow the proper generalizations that recurrently come out in the technical and scientific works in the area. Notes on the methodology employed in most studies, especially with regard to the research method and sampling procedures, reveal that the production area longer serves the purpose of describing, or even explain the dynamics of specific topics in the locus that were applied to generate the ideal regulations.
  • Fundos multimercados: desempenho, determinantes do desempenho e efeito moderador Finanças Estratégicas

    Malaquias, Rodrigo Fernandes; Eid Junior, William

    Resumo em Português:

    O principal objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho dos fundos multimercados brasileiros com uma medida alternativa, relacionada ao trabalho de Amin e Kat (2003). Essa medida pode ser considerada como uma alternativa não paramétrica para avaliar a performance de fundos de investimento, especialmente aqueles que têm retornos com distribuição de frequência diferente da normal. Para garantir maior confiabilidade à estimativa da performance dos fundos, foram criados intervalos de confiança para a medida de Amin e Kat (2003) por meio da técnica de bootstrap, o que pode ser considerado uma contribuição metodológica para novas pesquisas a serem desenvolvidas na área. Com dados de 107 fundos, no período de janeiro a agosto de 2011, os principais resultados do estudo mostraram que, para a performance líquida, não há evidência de geração de valor extraordinário pelos fundos, o que é coerente com a hipótese de eficiência de mercado. Já para a performance bruta, ou seja, a performance antes de serem deduzidas as taxas de administração e performance, há indícios de valor extraordinário agregado em cenários econômicos fora de fortes evidências de restrições financeiras. Em outras palavras, a gestão ativa, no Brasil, pode até agregar valor extraordinário, contudo, em linha com Jensen (1978), Fama (1991) e Castro e Minardi (2009), os custos necessários para a obtenção desse retorno comprometem-no, e, com isso, a rentabilidade líquida percebida pelos cotistas fica prejudicada. No estudo, também se evidenciou que períodos de crise impactaram significativamente a performance dos fundos da amostra e moderaram a relação entre a performance e seus determinantes, o que é uma das principais contribuições do trabalho. Esses achados podem significar importantes contribuições para estudos sobre fundos de investimentos, uma vez que resultados similares para o efeito moderador não foram identificados em trabalhos anteriores.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo principal de este estudio fue analizar el desempeño de los fondos multimercados brasileños con una medida alternativa, relacionado al trabajo de Amin y Kat (2003). Esta medida puede considerarse como una alternativa no paramétrica para evaluar el desempeño de los fondos de inversión, especialmente para aquellos que tienen rendimientos con distribución de frecuencia diferente de la normal. Para lograr una mayor fiabilidad para estimar el rendimiento de los fondos, se crearon los intervalos de confianza para la medición de Amin y Kat (2003), utilizando la técnica de bootstrap. Este procedimiento puede considerarse como una contribución metodológica para futuras investigaciones sobre el tema. Con datos de 107 fondos, de enero/2005 a agosto/2011, los resultados mostraron que, para el rendimiento neto, no hay evidencia de que los fondos agregaron valor extraordinario; esto es consistente con la hipótesis de la eficiencia de los mercados. Ya para el rendimiento bruto, hay evidencia de extraordinarios valores agregados en escenarios económicos fuera de una fuerte evidencia de las limitaciones financieras. En otras palabras, la gestión activa en el Brasil puede agregar valor extraordinario; sin embargo, de acuerdo con Jensen (1978), Fama (1991) y también con lo ya discutido por Castro y Minardi (2009), los costos necesarios para la obtención de los rendimientos acaban comprometiendo el rendimiento y, con ello, el rendimiento neto obtenido por los partícipes se ve perjudicado. El estudio también mostró que los períodos de crisis tenían un impacto significativo en el rendimiento de los fondos de la muestra, y que estos períodos moderan la relación entre el rendimiento y sus determinantes, que es uno de los principales aportes de este estudio. Estos resultados pueden significar una importante contribución a la construcción de la teoría de los fondos de inversión, ya que los resultados similares para el efecto moderador no han sido identificados en trabajos anteriores.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we analyzed the performance of Brazilian multimarket funds. In order to do so, we used an alternative tool that is related to the study carried out by Amin and Kat (2003). This performance measure represents a non-parametric test that can be used to evaluate funds with non-normally distributed returns. Based on the bootstrapping technique, we created confidence intervals for the Amin and Kat (2003) test in order to ensure more reliability to the performance estimates of the funds, and this procedure could be a methodological contribution to new studies in this area. With data of 107 funds in the period between January, 2005 and August, 2011, and applying the multiple regression analysis, the main results showed that, for the net performance, there is no evidence of extraordinary value added by the funds. This result is in conformity with the market efficiency hypothesis, specifically in the semi-strong form. When it comes to gross performance (which refers to the performance measured before the deduction of management fees and performance fees), in economic scenes without financial restrictions, we found evidences of extraordinary value added by the managers of the funds in the sample. In other words, active management can generate extraordinary value in Brazil; however, in accordance with Jensen (1978), Fama (1991) and also with the already discussed by Castro and Minardi (2009), this extraordinary return is eroded by the costs that are necessary for its achievement. We also show that periods of financial crisis had a significant impact on the funds' performance. Such periods also showed a moderator effect between the fund's performance and its determinants, which is one of the main contributions of this paper. These findings may indicate relevant contributions to the theory about investment funds, as similar results about the moderator effect were not found in previous researches.
  • Custo de liquidez do contrato futuro de boi gordo da BM & FBOVESPA Finanças Estratégicas

    Marquezin, Charles Luan; Mattos, Leonardo Bornacki de

    Resumo em Português:

    O custo de liquidez é uma variável que não é diretamente conhecida pelos investidores, sendo tão importante quanto os demais custos de transação envolvidos em mercados futuros. Sua relevância são os fatos de poder resultar na redução do retorno esperado pelos investidores, ocorrer perda de participantes potenciais no mercado, o preço não servir mais como papel de comunicação de informação, ser essencial para a decisão da utilização de um contrato futuro, além de ser uma variável fundamental para o custo de oportunidades de hedgers e especuladores. O propósito deste trabalho foi analisar o custo de liquidez relativo ao contrato futuro de boi gordo da BM&FBovespa, no período de setembro de 2010 a fevereiro de 2013, utilizando dados intradiários, contendo 355.311 registros de negócios efetuados. Para tanto, foram utilizados os modelos de Roll (1984), Chu, Ding e Pyun (1996), Thompson e Waller (1987) e Wang, Yau e Baptiste (1997), todos bastante discutidos na literatura internacional. Os resultados mostram que, embora as metodologias adotadas sejam diferentes, três dos quatro métodos apresentaram correlações elevadas entre eles. Os contratos analisados apresentaram custo de liquidez médio de R$ 0,13 por arroba, sendo relativamente baixo quando comparado ao volume financeiro destinado para cada contrato. Quanto aos determinantes, o tempo de maturidade teve impactos nos resultados, pois os contratos acima de 80 dias úteis até o vencimento e de até cinco dias úteis até o vencimento tiveram custo de liquidez mais elevado. Os contratos que tiveram menores números de negócios efetuados, contratos negociados e volume, foram os que tiveram maiores custo de liquidez. A contribuição deste estudo está na geração de informações fundamentais para profissionais do mercado, produtores e agentes do mercado, que tomam suas decisões em ambientes de incertezas, buscando mensurar o custo de uma variável que não é diretamente apresentada e é tão importante quanto os demais custos envolvidos no contrato futuro.

    Resumo em Espanhol:

    El costo de la liquidez es una variable que no se conoce directamente por los inversores, al ser tan importante como otros costos de transacción en los mercados de futuros. Su relevancia son los hechos que pueden dar lugar a la reducción de la rentabilidad esperada por los inversores, dar lugar a la pérdida de participantes potenciales del mercado, el precio no sirve más como la comunicación impresa de la información que es esencial para la decisión de utilizar un contrato de futuros, y ser un factor clave para el costo de oportunidad de los operadores de cobertura y los especuladores. El objetivo del estudio fue analizar el costo relacionado con la liquidez en relación con el contrato de futuros de ganado BM&FBovespa, entre septiembre de 2010 y febrero de 2013, a partir de datos intradía, que contiene 355.311 registros de negocios realizados. Por lo tanto, se utilizaron los modelos de Roll (1984), Chu, Ding Y Pyun (1996), Thompson y Waller (1987) y Wang, Yau y Baptiste (1997), tanto tratado en profundidad en la literatura. Los resultados muestran que, aunque las metodologías utilizadas son diferentes, los tres métodos cuarta mostraron altas correlaciones entre ellos. Los contratos examinados tuvieron costo promedio de R$ 0,13 por arroba, que es relativamente bajo en comparación con el volumen financiero por cada contrato. En cuanto a la determinación del tiempo de maduración tuvo un impacto en los resultados debido a que los contratos de más de 80 días a su vencimiento y hasta cinco días a madurez poseían mayor coste de liquidez. Los contratos que se han realizado pequeños negocios números, contratos y volumen, fueron los que tuvieron mayor coste de liquidez. La contribución de este trabajo es generar información fundamental para los profesionales del mercado, los productores y los agentes del mercado que toman decisiones en entornos de incertidumbre, que tratan de medir el costo de una variable que no se presente en forma directa y es tan importante como los otros costos involucrados en el contrato de futuros.

    Resumo em Inglês:

    The liquidity cost is a variable that is not directly known by investors, being as important as other transaction costs involved in futures markets. Its relevance is related to the facts that it may result in the return reduction expected by investors, cause loss of potential market participants, interfere in the price that may not serve more as an information communication role, be essential to the decision of using a prospective contract, besides being a fundamental variable for the opportunities cost of hedgers and speculators. The purpose of the study was to analyze the liquidity cost concerning to the futures contract of BM&FBosvespa's fat cattle, in the period between September 2010 and February 2013, utilizing intraday data, converting 355,311 registers of trades accomplished. For this, it was used models from Roll (1984), Chu, Ding and Pyun (1996), Thompson and Waller (1987) and Wang, Yau and Baptiste (1997), all largely discussed in the international literature. The results show that although the methodologies adopted are different, three of four methods showed high correlations among them. The contracts analyzed exhibited an average liquidity cost of R$ 0.13 per arroba, being relatively low when compared to the financial volume for each contract. Regarding to determinants, the maturity time had some impacts on results, because contracts over 80 business days until maturity and the ones till five business days had higher liquidity costs. Contracts with less trades accomplished, contracts negotiated and volume were the ones that had the highest liquidity cost. The contribution of this study is to generate fundamental information for market professionals, producers and market agents that take their decisions in uncertain environments seeking to measure the cost of a variable which is not directly presented and which is as important as the other costs involved in the futures contract.
  • Efeito momentum no curto prazo: vale a pena comprar ações vencedoras no Brasil? Finanças Estratégicas

    Silva Neto, Odilon Saturnino; Silva, Valéria Louise de Araújo Maranhão Saturnino; Raboni, Pierre Lucena; Oliveira, Marcos Roberto Gois de

    Resumo em Português:

    Este artigo teve como objetivo básico verificar possível persistência dos resultados de retorno das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no curto prazo, sob a hipótese de que ações vencedoras continuam vencendo e perdedoras tendem a manter seus retornos abaixo da média do mercado em um período de seis meses, em uma estratégia baseada no efeito momentum. Essa suposição foi feita com base no comportamento impulsivo dos investidores diante de ações com alta liquidez, está calculada pelo volume em dinheiro e supondo que se trate de uma variável relevante para uma manutenção dos bons resultados de retorno em curtos períodos. Para analisar essa estratégia, formaram-se nove carteiras de ações classificadas por volume nas categorias alto, médio e baixo, e cada uma delas foi subdividida em grupos de vencedoras, médias e perdedoras de acordo com o retorno médio mensal. A formação correspondeu a um período semestral, de outubro de 1994 a março de 2011, e as ações foram classificadas de acordo com as carteiras estabelecidas por volume em dinheiro e pelo retorno médio acumulado. Na análise do comportamento dessas ações nos seis meses posteriores (de abril de 1995 a setembro de 2011), avaliou-se a hipótese de que aquelas com retornos maiores no passado recente continuam proporcionando bons resultados no curto prazo, especialmente em seis meses de formação e análise semestral posterior. Constatou-se, por meio de uma análise de séries temporais, que foi recomendável a manutenção de ações com baixo volume em carteira por, no mínimo, três meses. Os dados em corte transversal levaram a uma versão multifatorial do modelo CAPM que consistiu na incorporação das defasagens dos retornos e do logaritmo natural do volume, sendo posteriormente rodada a regressão com dados em painel. Os resultados corroboraram que ações vencedoras com baixa liquidez e de volume intermediário se apresentaram como as melhores opções de investimentos no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    El artigo tuve como objetivo verificar posible persistencia de los resultados de retorno de las acciones negociadas en la Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) en el corto plazo con la hipótesis de qué las acciones vencedoras continúan venciendo y perdedoras tienden permanecer debajo de la media de mercado en un periodo de seis meses después, en una estrategia basada en el efecto momentum. Esa suposición fue fundamentada en el comportamiento impulsivo de los inversores la frente de acciones con una alta liquidez, en este caso calculada por volumen in dinero y supongo en se tratar de una variable relevante para una manutención de los buenos resultados de retorno en los cortos periodos. Para analizar esa estrategia fueran formadas nueve carteras de acciones clasificadas por volumen en las categorías alto, medio y bajo, con cada una de ellas subdivididas en los grupos de vencedoras, medias y perdedoras de acuerdo con el retorno medio mensual. La formación fue correspondiente a uno periodo semestral, de octubre de 1994 a marzo de 2011, siendo las acciones clasificadas de acuerdo con las carteras establecidas por volumen in dinero e pelo retorno medio acumulado. Al analizar el comportamiento de las carteras en los seis meses después de la formación (de abril de 1995 a septiembre de 2011), fue avalada la hipótesis de que acciones con mayores retornos en el pasado reciente continúan proporcionando buenos resultados en el corto plazo, en especial seis meses de formación y análisis semestral posterior. Fue constatado, por la análisis de series de tiempo que es recomendado la manutención de las acciones con uno bajo volumen en cartera por no mínimo tres meses. Los dados transversales levaran a una versión multifactorial de lo modelo CAPM consistiendo de la incorporación de lo retraso de los retornos e do logaritmo natural del volumen, siendo después rodada la regresión con los dados en painel. Los resultados corroboraran que las acciones vencedoras con baja liquidez o volumen intermediario se presentaran como las mejores opciones de investimentos en el Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper had as basic objective analyze possible persistence on the short term of the stock returns traded on the Brazilian capital market, in this case, on the São Paulo Stock Exchange (Bovespa). The hypothesis was that winner stocks remains winners and loser stocks trend maintain its returns under of the market return's media at the period of six months, in a strategy based on momentum effect. This supposition was made having as base the impulsive investor's behavior in front of stocks with high liquidity, being this calculated for volume in money and supposing that be a relevant variable for the maintenance of good return's results at the short term. With the purpose to analyze this strategy were formed nine portfolios of stocks classified according to volume on the categories high, medium and low and each other subdivided in groups of winners, medium and losers according to monthly medium return. The formation corresponded to a semiannual period, from October 1994 to March 2011, being the stocks classified according to portfolios formed with basis in volume in money and cumulative abnormal return. According to analysis of portfolios performance after six months (from April 1995 to September 2011), was evaluated the hypothesis of that stocks with high returns in a recent past continuum giving good return's results on the short term, especially six months of formation and analysis semiannual subsequently. Was verified through time series analysis that was recommended the maintenance of stocks with low volume in portfolio by at least three months. The cross section analysis lead to a multifactor version of the CAPM's model consisting of the lagged return's incorporation and of the volume's natural logarithm, being after rotated the data panel regression. The results confirmed that winner stocks with low liquidity and intermediate volume were the best investment's options in Brazil.
  • Riscos e incertezas na decisão de inovar das micro e pequenas empresas Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Silva, Glessia; Dacorso, Antônio Luiz Rocha

    Resumo em Português:

    A decisão de inovar envolve riscos e incertezas e está entre as difíceis decisões que as empresas precisam tomar em sua trajetória de evolução organizacional. Nesse contexto, as micro e pequenas empresas (MPEs), por deterem limitações financeiras e de sua própria estrutura, frequentemente se veem restringidas em suas ações e se tornam organizações pouco inovadoras. Diante disso, uma das alternativas que se apresentam a essas empresas é o modelo de inovação aberta, pautado na utilização do conhecimento externo como forma de agregar valor à organização, uma vez que o aprendizado e a interação mútua entre uma empresa e seus diversos agentes, propiciados pelo modelo, permitem compartilhar riscos e incertezas e podem conferir as competências necessárias para inovar de maneira dinâmica e contínua. Neste artigo, pretende-se analisar como o uso do modelo de inovação aberta por parte de MPEs pode reduzir os riscos e as incertezas presentes na decisão de inovar, com base na análise dos fatores de risco de Hammond, Keeney e Raiffa (1999) para verificar as incertezas, os resultados, as chances de ocorrência e consequências da decisão tomada. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, com uso de entrevistas semiestruturadas e análise bibliográfica. Os resultados apontam que as MPEs, ao passarem por momentos críticos em seu desempenho organizacional, buscam na inovação uma alternativa de sobrevivência ante os novos parâmetros que lhes são impostos. Entretanto, essas empresas apresentam como incertezas associadas à decisão de inovar a falta de know-how e a insuficiência de capital para arcar com o custo da inovação. No intuito de reduzir essas incertezas, buscam, nas fontes externas de conhecimento, o suporte financeiro, tecnológico, de mercado e competitivo que lhes permita inovar e alcançar vantagens competitivas sustentáveis, tendo como resultados desse formato de inovação a superação de suas incertezas, o lançamento de inovações de produto, serviço e processo, a melhoria de seu potencial competitivo e a formação de um processo de inovação. Dessa forma, pode-se afirmar que o uso do modelo de inovação aberta não só reduz os riscos e as incertezas relacionados à inovação, mas também contribui para que essas organizações inovem e melhorem seu desempenho organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    La decisión de innovar implica riesgos e incertidumbres y está entre las decisiones difíciles que las empresas necesitan tomar en su trayectoria de evolución organizativa. En este contexto, las microempresas y pequeñas empresas, por tener limitaciones financieras en su propria estructura, muchas veces se encuentran limitadas en sus acciones y se convierten en organizaciones poco inovadoras. Ante esto, una alternativa que se presenta a estas empresas es el modelo de innovación abierta, basado en el uso del conocimiento externo con el fin de agregar valor a la organización, ya que el aprendizaje y la interacción mutua entre una empresa y sus diversos agentes, propiciada por el modelo, permiten compartir los riesgos e incertidumbres y pueden conferir los conocimientos necesarios para innovar de forma dinámica y continua. En este artículo se analiza cómo el uso del modelo de innovación abierta por las micro y pequeñas empresas puede reducir los riesgos y las incertidumbres de la decisión de innovar, a partir del análisis de los factores de riesgo de Hammond, Keeney y Raiffa (1999) para comprobar las incertidumbres, los resultados, la probabilidad de ocurrencia y las consecuencias de la decisión tomada. Se trata de un estudio cualitativo y exploratorio, utilizando entrevistas semi-estructuradas y revisión de la literatura. Los resultados muestran que las micro y pequeñas empresas a pasar por momentos críticos de su desempeño organizacional buscan en la innovación una alternativa para la supervivencia por delante de los nuevos parámetros que se imponen a ellas. Sin embargo, estas empresas tienen incertidumbres asociadas a la decisión de innovar la falta de conocimientos técnicos y el capital suficiente para pagar el costo de la innovación. Para reducir estas incertidumbres, buscan en las fuentes externas de conocimiento el apoyo financiero, tecnológico, de mercado y competitivo que les permita innovar y lograr ventajas competitivas sostenibles, teniendo como resultado de este formato de innovación la superación de sus incertidumbres, el lanzamiento de innovaciones de productos, servicios y procesos, la mejora de su potencial competitivo y la formación de un proceso de innovación. Por lo tanto, se puede afirmar que el uso del modelo de innovación abierta no sólo reduce los riesgos e incertidumbres relacionados con la innovación como contribuye las organizaciones a innovar y mejorar su desempeño organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The decision to innovate involves risks and uncertainties and is among the difficult decisions that businesses need to take in their organizational evolution. In this context, the MSEs, for detaining financial constraints in their very own structure, often find themselves and their actions limited and become lesser innovative companies. Given this, one of the alternatives that is presented to these companies is the open innovation model, based on the use of external knowledge in order to add value to the organization, since learning and mutual interaction among a company and its various agents, fostered by the model, allow the sharing of risks and uncertainties and may confer the necessary skills to innovate dynamically and continuously. In this article we analyze how the use of the open innovation model by micro and small enterprises may reduce the risks and uncertainties in the decision to innovate, starting from Hammond, Keeney and Raiffa's (1999) analysis of risk factors to verify the uncertainties, outcomes, probability of occurrence and consequences of the decision taken. This is an exploratory qualitative study, using semi-structured interviews and literature review. The results show that as micro and small enterprises go through critical times in their organizational performance, seek in the innovation an alternative for survival ahead of new parameters that are imposed on them. However, as these companies have uncertainties associated with the decision to innovate the lack of knowhow and insufficient capital to afford the cost of innovation. To reduce these uncertainties, they seek in the external sources of knowledge the financial, technological, market and competitive support that enable them to innovate and achieve sustainable competitive advantages, having as the results of such innovation model the overcoming of uncertainties, the launching of product, service and process innovations, and improvement of their competitive potential and the formation of an innovation process. Thus, it can be argued that the use of the open innovation model not only reduces the risks and uncertainties related to innovation but also helps those organizations to innovate and improve their organizational performance.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br