Acessibilidade / Reportar erro

The serum homocysteine level in patients with acute ischemic stroke (AIS) after thrombolysis and its relationship with clinical outcomes

RESUMO

OBJETIVO

O presente estudo tem por objetivo investigar se a hiperhomocisteinemia (HHcy) afeta os resultados do tratamento trombolítico em pacientes com AVCI agudo.

METODOLOGIA

Uma amostra de 120 pacientes AVCI agudo foi recrutada e agrupada de acordo com os níveis séricos de homocisteína (Hcy). Uma avaliação nos padrões do National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS) foi obtida antes do tratamento e 7 dias após ele para avaliar desfechos neurológicos e a escala de Rankin modificada foi utilizada 12 semanas depois para avaliar os desfechos funcionais. A curva ROC (Receiver Operating Caracteristic) foi utilizada para demonstrar a relação entre os níveis séricos de Hcy e os desfechos após tratamento com t-PA.

RESULTADOS

Os níveis séricos de Hcy de 120 pacientes foi de 27,57±20,17μmol/L. Os escores NIHSS dos pacientes no grupo de baixo nível de Hcy foram notavelmente mais baixos em comparação àqueles do grupo de nível mais alto (p<0,05), após 7 dias de tratamento. Além disso, os escores mRS dos pacientes no grupo de baixo nível de Hcy, após 12 semanas, foram consideravelmente mais baixos em comparação com os do grupo de alto nível (p<0,01). A curva ROC demonstrou que o nível sérico de Hcy tem relação com os desfechos clínicos do tratamento trombolítico com especificidade moderada (80,3%) e sensibilidade (58,2%).

CONCLUSÃO

Podemos concluir então que níveis séricos mais altos de Hcy podem prever desfechos clínicos piores para o tratamento trombolítico em pacientes com AVCI agudo.

Homocisteína; Derrame; Terapia trombolítica

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br