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Desempenho em uma tarefa de timing coincidente e velocidade do estímulo: o uso de índices de acertos

Performance in a coincidence timing task and stimulus velocity: use of hit rates

Resumos

O objetivo deste estudo foi investigar o número de acertos consecutivos em uma tarefa complexa de timing coincidente, que foram utilizados como índices de desempenho, e o efeito da velocidade do estímulo luminoso no alcance desses índices. Trinta adultos de ambos os sexos foram testados no equipamento de Timing Coincidente para Tarefas Complexas em três velocidades do estímulo luminoso: alta, moderada e baixa. As análises mostraram que dois índices de desempenho podem ser usados como critério da estabilização do desempenho: três e quatro acertos consecutivos na meta de coincidência. A análise descritiva parece sugerir que na condição de alta velocidade o índice de acertos consecutivos talvez tivesse que ser mais rigoroso.

Aprendizagem; Prática; Desempenho Psicomotor


The aim of this study was to investigate the number of consecutive hits in a complex coincidence timing task, which were used as performance indices, and the effect of light stimulus velocity on reaching these indices. Thirty adults of both genders were tested using an apparatus of coincidence timing for complex tasks and three light stimulus velocities (high, moderate and low). Analysis showed that two performance indices can be used as criteria of performance stabilization: three and four consecutive hits in the coincidence goal. Descriptive analysis suggests that the index of consecutive hits should be more rigorous at high light stimulus velocity.

Learning; Practice; Psychomotor Performance


ARTIGO ORIGINAL

Desempenho em uma tarefa de timing coincidente e velocidade do estímulo: o uso de índices de acertos

Performance in a coincidence timing task and stimulus velocity: use of hit rates

Maria Teresa CattuzzoI; Luciano BassoII; Rafael dos Santos HenriqueI; Jorge Sabino Pereira de OliveiraI

IUniversidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física. Recife, PE. Brasil.

IIUniversidade de São Paulo. Laboratório de Comportamento. São Paulo, SP. Brasil.

Correspondencia para Maria Teresa Cattuzzo Rua Bispo Coutinho 821 – Carmo. CEP: 53120-130 – Olinda – PE E-mail: mtcattuzzo@hotmail.com

RESUMO

O objetivo deste estudo foi investigar o número de acertos consecutivos em uma tarefa complexa de timing coincidente, que foram utilizados como índices de desempenho, e o efeito da velocidade do estímulo luminoso no alcance desses índices. Trinta adultos de ambos os sexos foram testados no equipamento de Timing Coincidente para Tarefas Complexas em três velocidades do estímulo luminoso: alta, moderada e baixa. As análises mostraram que dois índices de desempenho podem ser usados como critério da estabilização do desempenho: três e quatro acertos consecutivos na meta de coincidência. A análise descritiva parece sugerir que na condição de alta velocidade o índice de acertos consecutivos talvez tivesse que ser mais rigoroso.

Palavras-chave: Aprendizagem; Prática; Desempenho Psicomotor

ABSTRACT

The aim of this study was to investigate the number of consecutive hits in a complex coincidence timing task, which were used as performance indices, and the effect of light stimulus velocity on reaching these indices. Thirty adults of both genders were tested using an apparatus of coincidence timing for complex tasks and three light stimulus velocities (high, moderate and low). Analysis showed that two performance indices can be used as criteria of performance stabilization: three and four consecutive hits in the coincidence goal. Descriptive analysis suggests that the index of consecutive hits should be more rigorous at high light stimulus velocity.

Keywords: Learning; Practice; Psychomotor Performance

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Endereço para correspondência:

Recebido em 01/03/09

Revisado em 11/04/09

Aprovado em 22/09/09

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  • Maria Teresa Cattuzzo
    Rua Bispo Coutinho 821 – Carmo.
    CEP: 53120-130 – Olinda – PE
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      09 Out 2012
    • Data do Fascículo
      Abr 2010

    Histórico

    • Recebido
      01 Mar 2009
    • Revisado
      11 Abr 2009
    • Aceito
      22 Set 2009
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